Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.
    Tenho um cilindro de 150 litros da Roca. 'E aquecido por um recuperador de calor a água Aquatondo 29 da Edilkamin.
    Depois de a cadeira do recuperador marcar 55º C, que é quando a água começa a circular e depois vai subindo chegando a estar nos 80º C demora cerca de 50 minutos para a água no cilindro atinja os 65º.
    No catalogo do fornecedor do recuperador diz que aquece 14l por minuto ou seja era para aquecer a água no máximo em 15 minutos, isto partindo do principio de que a água estava a"0" graus, mas a água está sempre no minimo a 30º quando começa a aquecer.
    Estou inclinado em adquirir um novo cilindro de 200 litros, que aqueça a água mais rápido.
    O que me aconselham?
    Qual a diferença de uma serpentina ou duas serpentinas.
    Que marca ? quanto poderá custar?
    Agradeço a vossa ajuda
  2.  # 2

    O fabricante deve estar a dizer a verdade, tem de controlar o tempo da água do recuperador e não do cilindro...

    o tempo de aquecimento da água do cilindro vai depender da potencia da serpentina do cilindro, porque a água do recuperador não é a que anda dentro do cilindro mas sim de uma serpentina que está dentro do cilindro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  3.  # 3

    Colocado por: ultrahipermegamas sim de uma serpentina que está dentro do cilindro.

    Penso que esse da Roca é de dupla camisa,os antigos eram,aliás eles dizem Roca mas na verdade são ACV.


    Patrícia Silva
  4.  # 4

    A Geminox tinha uns de 150L em inox com uma permuta(serpentina interna)de 30kw de potencia.


    Patrícia Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
  5.  # 5

    Colocado por: Dynamic444
    Penso que esse da Roca é de dupla camisa,os antigos eram,aliás eles dizem Roca mas na verdade são ACV.


    Patrícia Silva


    desconhecia esses de camisa dupla, mas o efeito é o mesmo, possivelmente demoram mais a aquecer que os de serpentina.
    • PatSil
    • 15 janeiro 2014 editado

     # 6

    Pela experiência acho que não aquecem tão rápido como os convencionais.


    Patrícia Silva
  6.  # 7

    Colocado por: Dynamic444convencionais.


    convencionais = Serpentina?
  7.  # 8

    Sim.


    Patrícia Silva
  8.  # 9

    Colocado por: leiria
    Estou inclinado em adquirir um novo cilindro de 200 litros, que aqueça a água mais rápido.



    Colocado por: ultrahipermegao tempo de aquecimento da água do cilindro vai depender da potencia da serpentina do cilindro

    Como se determina a "potência" da serpentina?
    - Pela diâmetro da tubagem utilizada na serpentina?
    - pelo comprimento da tubagem utilizada na serpentina?
    - pela disposição da serpentina no interior do cilindro?
    - outros factores?
    • leiria
    • 22 outubro 2014 editado

     # 10

    Boa tarde

    Acabei por adquirir um cilindro da Roth o quadroline de 300 litros, com 2 serpentinas uma para o recuperador outra para os painéis solares.

    Estou muito satisfeito, quanto ao tempo que demora aquecer, com o recuperador, ainda não posso dizer quanto tempo demora aquecer, porque não foi testado, mas relativamente aos painéis solares é um espectaculo. A água hoje marca 72º C. Os painéis ficaram um uma inclinação de 50º.

    Este cilindro quadroline da Roth trabalha o inverso dos convencionais, ou seja a água potável é que passa pela serpentina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  9.  # 11

    Aqui tem o meu cilindro Quadroline da Roth
      SISTEMA_QUADROLINE[1].jpg
  10.  # 12

    Colocado por: leiriaBoa tarde
    Este cilindro quadroline da Roth trabalha o inverso dos convencionais, ou seja a água potável é que passa pela serpentina.

    E a água interior do cilindro é normal? ou leva algum tratamento?
    digo isto por nao saber se as aguas do cilindro, paradas, criam ou nao porcaria (verdete, etc)
  11.  # 13

    Colocado por: bodrelhosE a água interior do cilindro é normal? ou leva algum tratamento?
    normal sem tratamento



    Colocado por: bodrelhosdigo isto por nao saber se as aguas do cilindro, paradas, criam ou nao porcaria (verdete, etc)
    pois mas este nao cria porque nao ha agua para consumo paradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, bodrelhos
  12.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodrigues
    1. pois mas este nao cria porque nao ha agua para consumo paradas

    ou seja:
    - nem que crie não há problema porque não são para consumo
    ou
    - não cria de todo
    ?
  13.  # 15

    Colocado por: JoseBlinoou seja:
    - nem que crie não há problema porque não são para consumo
    ou
    - não cria de todo
    ?
    a que lhe interessa não!
  14.  # 16

    Colocado por: leiriaAcabei por adquirir um cilindro da Roth o quadroline de 300 litros, com 2 serpentinas uma para o recuperador outra para os painéis solares.

    Não compreendi bem a sua instalação:
    então, se uma serpentina é para o recuperador outra para os painéis, qual é a serpentina que utiliza para aquecimento instantâneo da água?
    ou só tem os painéis ligados numa e AQS noutra?
  15.  # 17

    Colocado por: leiriaAqui tem o meu cilindro Quadroline da Roth
    sempre foi pro quadroline? e que tal? mantem uma boa estratificação?
  16.  # 18

    uma é para as AQS instantanea e a outra é para o solar, pro recuperador é directo!
    Concordam com este comentário: leiria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  17.  # 19

    Colocado por: Sergio Rodriguessempre foi pro quadroline? e que tal? mantem uma boa estratificação?

    estratificação, pelo nome, suponho que seja manter a água mais fria no fundo e a mais quente no cimo, não permitindo a homogeneização da temperatura com o tempo. É isso?
    Como é que implementam isso? Pela sua pergunta suponho que haja marcas que o façam melhor que outras...
  18.  # 20

    Colocado por: JoseBlinoestratificação, pelo nome, suponho que seja manter a água mais fria no fundo e a mais quente no cimo, não permitindo a homogeneização da temperatura com o tempo. É isso?

    Entretanto encontrei aqui no fórum a resposta e parece que sempre é isso.


    Colocado por: JoseBlino
    1. Como é que implementam isso? Pela sua pergunta suponho que haja marcas que o façam melhor que outras...

    Bem, já deu para entender que no interior do depósito a água é separada fisicamente de alguma forma, como exemplifica aqui p.e.

    Não percebi ainda se os depósitos vem com poucos ou muitos níveis de estratificação. São sempre dois? Mais? Como posso saber quantos "patamares" tem o meu cilindro que tenho em casa?
 
0.0206 seg. NEW