Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 15 julho 2014

     # 61

    Só acho é o limite de 700 W demasiado baixo...
    Concordam com este comentário: electrao
  1.  # 62

    http://www.enfsolar.com/directory/panel

    Luxen Solar Energy LNSE 240P-26... Polycrystalline 240 ~ 260 Wp 14.8 ~ 16% €0.364/Wp


    Já vão em 36 cêntimos o watt. :| Isto tem bastante potencial para fazer mossa nos grandes produtores.
    Concordam com este comentário: eu, SAMBINO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
    • eu
    • 15 julho 2014

     # 63

    A esses preços, começa a fazer sentido pensar em usar painéis fotovoltaicos para aquecer água de forma elétrica...
  2.  # 64

    Colocado por: euA esses preços, começa a fazer sentido pensar em usar painéis fotovoltaicos para aquecer água de forma elétrica...


    Tem calma. Isso é o valor do "peak watt", e dos painéis. Ainda faltam os inversores, baterias, suportes... E para aguentar com consumos de potencia alta suspeito que não possam ser quaisquer baterias. O que parece fazer sentido é começar-mos a produzir alguma energia e a injectar a mesma na rede, usando a rede como bateria. Produzimos todos para consumo instantâneo durante o dia.
    • eu
    • 15 julho 2014

     # 65

    Colocado por: danobregaTem calma. Isso é o valor do "peak watt", e dos painéis. Ainda faltam os inversores, baterias, suportes... E para aguentar com consumos de potencia alta suspeito que não possam ser quaisquer baterias. O que parece fazer sentido é começar-mos a produzir alguma energia e a injectar a mesma na rede, usando a rede como bateria. Produzimos todos para consumo instantâneo durante o dia.

    Mas eu estou com calma, por isso é que disse: "começa a fazer sentido pensar".

    Baterias? Não são necessárias para aquecer água, pode ser feita uma ligação direta: paineis -> inversor -> resistência elétrica. Ou até uma ligação direta dos painéis a resistências elétricas, sem inversor... (resistências de baixa tensão).
  3.  # 66

    Colocado por: euBaterias? Não são necessárias para aquecer água, pode ser feita uma ligação direta: paineis -> inversor -> resistência elétrica. Ou até uma ligação direta dos painéis a resistências elétricas, sem inversor... (resistências de baixa tensão).


    Suspeito que vai ser dificil esse caminho ser mais eficiente que os painéis "normais" de aquecer água. :)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • eu
    • 15 julho 2014

     # 67

    Colocado por: danobregaSuspeito que vai ser dificil esse caminho ser mais eficiente que os painéis "normais" de aquecer água. :)

    Há uns anos atrás, essa resposta seria óbvia e razoável. Mas com os preços atuais do fotovoltaico, há que começar a fazer contas...
  4.  # 68

    Diz o Solterm que aqui na Santa Terrinha, um termossifão Vulcano 200l, com 2,3 m2 de área e um consumo RCCTE normalizado T2 (3 ocupantes), produz 1599 kWh anuais, o que dá uma fracção solar de 69,8% (optimizado para a orientação dos colectores e sem sombreamentos).

    Diz o PVGIS, que um sistema PV, sem seguidor, nas mesmas condições, produz 1460 kWh anuais por kWp. Assim, preciso de 1,1 kWp. Qualquer coisa como 5 módulos Luxen Solar Energy LNSE 240P-26.

    5*240*0.364 = 437 € + IVA = 537 €

    Considerando que eu quero fazer o sistema o mais barato possível, mando o inversor às couves e faço a ligação da resistência em corrente contínua. Lá se vai o MPPT e assim tenho de aumentar a potência em 35% (mais palmo, menos dedo). 1,5 kWp de PV para fazer solar térmico. 6 painéis de 250 W para fazer contas certas.

    6*250*.364= 546 € + IVA = 672 €

    Moral da história: se eu vendesse solar térmico começava a ficar preocupado porque com estas chinesices qualquer dia o pessoal ainda aprende a fazer contas.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 69

    Claro que depois ainda falta instalação, depósito, mas sim, poderá ser mais barato, para além de se poder esconder o depósito tal como num sistema de circulação forçada, sem custos adicionais relevantes.

    A desvantagem desta solução é que ocupa uma área maior de paineis.
    • eu
    • 16 julho 2014

     # 70

    Outras vantagens do fotovoltaico: manutenção quase nula e possibilidade de gerir a utilização da energia, entre os consumos da casa e o aquecimento da água (usando apenas as "sobras" de eletricidade para aquecer a água).

    E claro, se em vez de uma resistência elétrica, for usada uma bomba de calor, todas essas contas mudam drasticamente.
  6.  # 71

    "manutenção quase nula" ???

    Inversores e irem À vida,painéis a partirem-se com as tempestades, etc...

    Olha que não é assim tão nula...


    Colocado por: euOutras vantagens do fotovoltaico: manutenção quase nula e possibilidade de gerir a utilização da energia, entre os consumos da casa e o aquecimento da água (usando apenas as "sobras" de eletricidade para aquecer a água).

    E claro, se em vez de uma resistência elétrica, for usada uma bomba de calor, todas essas contas mudam drasticamente.
    • eu
    • 16 julho 2014

     # 72

    Colocado por: system32painéis a partirem-se com as tempestades

    E não esquecer os terramotos e queda de meteoros...
  7.  # 73

    Isso já é abusar.
    Agora o que referi é algo comum.
    Ou acham que um inversor dura 20 anos?? (Se calhar até há, mas deve custar uma nota preta!).
    O que eu sei é que quem faz as contas como deve de ser numa instalação solar TEM de incluir custos e manutenção , seja térmico ou fotovoltaico (até as produção eólica os tem!!)


    Colocado por: eu
    E não esquecer os terramotos e queda de meteoros...
  8.  # 74

    Já há novidades relativamente à legislação dos FV?
  9.  # 75

    acho que está para setembro
  10.  # 76

  11.  # 77

    Colocado por: danobregahttp://ciclovivo.com.br/noticia/bairro_solar_na_alemanha_produz_quatro_vezes_mais_energia_do_que_consome


    Não é a coisa mais bonita do mundo, sobretudo pelas cores, mas é uma ideia genial. Temos tanto telhado para ser ocupado com painéis, sem provocar impacto arquitectónico, ex: bombas de gasolina, estádios, centros comerciais e tantos outros.
 
0.0215 seg. NEW