Iniciar sessão ou registar-se
    • ecsm
    • 21 janeiro 2014 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Já pesquisei aqui sobre acabamento em cimento afagado, mas não encontrei resposta às minhas dúvidas.
    A ideia que eu tenho é que este é um tipo de acabamento que usa pó de cimento sobre o reboco e que depois se alisa com uma colher. É isto?

    Peço a vossa ajuda para as seguintes questões:
    1- como se dá o acabamento de cimento afagado e com que materiais? Poderiam explicar-me a técnica correcta?
    2- se quiser juntar cor ao cimento, o que se utiliza e como?
    3 - qual a garantia de impermeabilidade para uma bancada de cozinha e eventualmente bases de duche em cimento afagado?

    Agradeço todas as ajudas, pois o pedreiro não está muito familiarizado com esta técnica e tenho receio do resultado não ser aquele que eu espero. uma espécie acabamento "vidrado".
    Obrigado
    • PatSil
    • 21 janeiro 2014 editado

     # 2

    O pedreiro é uma pessoa nova?



    Patricia silva
    • ecsm
    • 21 janeiro 2014

     # 3

    Sim, cerca de 40 anos
  1.  # 4

    E que tal Microcimento, ai pode obter várias cores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecsm
    • PatSil
    • 21 janeiro 2014 editado

     # 5

    Colocado por: ecsmSim, cerca de 40 anos
    Pela idade ele devia saber como se faz,mas se não souber que pergunte a nu dos "velhinhos" que eles sabem!

    O chamado microcimento é o mesmo processo mas com uma "sigla" nova....modernizada.

    Vou ver se encontro por aqui algumas fotos.

    Mas entretanto pergunte a este homem que ele de certeza sabe https://forumdacasa.com/account/7237/
    Outras pessoas do fórum saberão também,mas lembrei-me dele porque ainda deve ter alguns dos "velhinhos" a trabalhar com ele!



    Patricia Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ecsm
    • ecsm
    • 21 janeiro 2014

     # 6

    Obrigado pelas respostas.

    E o microcimento vende-se já acabado ou tem de se fazer alguma mistura?
  2.  # 7

    A bancada já está feita? (estrutura)



    Patricia Silva
    • LVM
    • 22 janeiro 2014 editado

     # 8

    Pelo que sei, microcimento e cimento afagado são coisas totalmente diferentes.
    O microcimento é caríssimo e há poucos que o sabem executar.
    • LVM
    • 22 janeiro 2014

     # 9

    Para dar cor ao cimento existem pigmentos que se misturam.
    • ecsm
    • 22 janeiro 2014

     # 10

    Mais uma vez obrigado.

    Não, a bancada ainda não está feita.
    Também já me apercebi pelas pesquisas que fiz que o microcimento é caríssimo e por isso se calhar é melhor voltar-me para o cimento afagado.
    A casa que estou a remodelar é no alentejo. É uma casa tipicamente alentejana e lembro-me de ver antigamente muitas casas no alentejo com o tal cimento afagado.
    Vamos então fixar-nos o afagado e não no microcimento e volto a fazer a pergunta:

    Poderá utilizar-se esta técnica numa bancada de cozinha e wc e nas bases de duche e garantir algum grau de impermeabilização?
    Também nesta técnica (cimento afagado) se poderão juntar pigmentos de cor? Onde os posso encontrar? Alguma marca?

    Quanto à aplicação/execução um pedreiro com experiência em rebocar, fará isto com facilidade?

    Obrigado
    • PatSil
    • 22 janeiro 2014 editado

     # 11

    Os chamados microcimentos e nanoconcretes e outras siglas,não é nada mais nada menos que trazer técnicas antigas para a actualidade com novos produtos....existem outros revestimentos de outros tipos,marroquinos,em que passa o mesmo!

    Os ditos pigmentos,eram os "óxidos de ferro" onde existiam várias cores.

    Existem muitas casas aqui na zona onde ainda tem esse tipo de acabamento,aqui chamamos "cimento queimado".





    Patricia silva
    • PatSil
    • 22 janeiro 2014 editado

     # 12

    Se ainda não está feita,pode então fazer como se fosse uma cofragem,moldes.

    Se assim fizer pode trabalhar o cimento como se trabalha as pedras,pode usar as mesmas ferramentas,desde o corte ao polimento!

    Mais logo coloco umas fotos.



    Patricia Silva
  3.  # 13

    Entretanto se tiver algum exemplo ou desenho do que quer...


    Patricia Silva
  4.  # 14

    Ainda não encontrei o raio das fotos,quando aparecerem já você não precisas delas.

    Eram umas fotos boas,via-se as pessoas a construírem os moldes,a fazer a armação para os mesmos,a polir o cimento etc etc ...as ferramentas usadas..


    Patricia Silva
    • ecsm
    • 22 janeiro 2014

     # 15

    Não faz mal Patrícia,

    Eu aguardo pelas fotos.Quando encontrar, agradeço que envie. Dava mesmo jeito.

    Obrigado
    • ecsm
    • 22 janeiro 2014

     # 16

    Já agora qual é a sua zona?
    E que tipo de empresas vendem esses óxidos de ferro? Que cores existem? Drogarias, Casas de tintas???

    Eu tenho uma ideia do que quero:
    para a bancada de cozinha que tem cerca de 3, 20m não há grandes dúvidas. Será lisa com um corte para o lava loiça em crâmica, mas queria dar-lhe uma cor ocre. A minha dúvida é se misturado com a cor do cimento não ficará um pouco esverdeado.
    Para o Wc queria que a própria bancada que é pequena já contivesse uma parte redonda e funda que seria o lavatório. Sem ter um lavatório de encastrar ou de sobrepor. Imagino que terá de ser mesmo feito um mulde, mas não sei se é possível, pois não imagino como fazer o molde.
  5.  # 17

    http://www.contemporist.com/2012/12/09/the-making-of-a-concrete-bench-by-sticks-and-stones-furniture/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+contemporist+%28CONTEMPORIST%29

    Neste link tem fotos de como fazer,não são bancadas mas o processo é mesmo....aqui neste exemplo adicionam fibras,mas se necessário podem ser outros!

    Agora é só por a imaginação a funcionar,atenção que os moldes e contra moldes é meio caminho andado,quanto melhor forem executados melhor vai ser o resultado final!!


    Patricia Silva
      ss_091212_19-940x1415.jpg
  6.  # 18

    .
      1 (3)2.jpg
  7.  # 19

    .
      2 (3).JPG
    • PatSil
    • 23 janeiro 2014 editado

     # 20

    .
      4 (2).jpg
      5 (3).jpg
 
0.0206 seg. NEW