Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Tenho acompanhado o forum mas apenas como curioso pois ainda tenho que ganhar muito dinheiro antes de pensar em construir casa. No entanto aqui fala-se de vários temas e lembrei-me de vos colocar uma questão que nada tem que ver com construção.

    Neste momento estou desempregado e não recebo qualquer apoio da SS. Tenho em mente a criação de um negócio de revenda de acessórios para automoveis mas não tenho conseguido aceder aos preços de revenda pois os "importadores" das diferentes marcas exigem o inicio de actividade ou o NIF da empresa que ainda não foi formalmente criada pois neste momento não passa de uma ideia, ou" intenção de".

    O meu problema é que para fazer contas à vida, e elaborar um plano de negócios, terei que constituir a empresa para dessa forma aceder aos preços de revenda dos diferentes materiais, e caso as coisas não sejam o que estou á espera irei gastar dinheiro para nada pois para criar uma empresa terei que gastar dinheiro com SS, IRC ou outras que nem sei que existem.

    A minha principal questão é:
    - Existe algum beneficio ou isenção para quem cria uma empresa, nem que seja durante o primeiro ano, ou apenas tenho isenção na contratação de funcionários?
    - Quais os principais encargos, nem que sejam durante dois ou tres meses (isto se concluir que o negocio nao tem pernas para andar), que vou ter com a empresa?
    - É possivel "fechar" a empresa um ou dois meses após a sua criação?

    Desde já agradeço qualquer ajuda
    • El_58
    • 17 fevereiro 2014

     # 2

    - Existe algum beneficio ou isenção para quem cria uma empresa, nem que seja durante o primeiro ano, ou apenas tenho isenção na contratação de funcionários?
    Não há benefícios. Já lá vai o tempo... No pessoal, as isenções que fala são para primeiro emprego e desempregados de longa data.

    - Quais os principais encargos, nem que sejam durante dois ou tres meses (isto se concluir que o negocio nao tem pernas para andar), que vou ter com a empresa?
    O TOC é obrigatótio neste enquadramento jurídico. Conte sempre com 100 a 150 euros por mês. Mesmo depois de fechar a empresa, são necessários mais 2 e 3 meses para liquidar.

    - É possivel "fechar" a empresa um ou dois meses após a sua criação?
    Sim.



    Em minha opinião, e na sua situação, optaria por registar início de actividade em nome individual, com vendas estimadas em menos de 10.000 euros por ano para abranger a isenção de Iva. Obtém isenção de TSU por 1 ano. Dá tempo para se definir se avança ou não e aí, com mais certezas do que que e vai fazer, optará melhor e será mais capazmente aconselhado.

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos
  2.  # 3

    No caso de optar por estar como empresário em nome individual se a meio do ano atingir o valor dos 10mil (assim espero) posso alterar para empresa sem problemas?

    Obrigado pela ajuda
    • El_58
    • 17 fevereiro 2014

     # 4

    Sim, até porque 10.000 de vendas nessa área não é nada. Se não vender isso a cada 15 dias, maios vale estar quieto... Se considerar uma margem líquida de 7.5 a 10%...

    Quando lhe recomendei o início de actividade indivudual naqueles limites foi mesmo para você ter acesso aos tais preços para revenda... Essa realidade, no fim de contas, não é para si pelo que referi antes através do volume de vendas estimado.

    Também essas regras de actividade podem ser alteradas e manter a situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos
  3.  # 5

    Valeu a ajuda EL_58 ;)

    Já fiquei mais esclarecido. Obrigado
  4.  # 6

    Caro Luis,

    Nova empresa tem ainda isenção do PEC Pagamento Especial por Conta nisso primeiros 2 anos.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos
    • El_58
    • 17 fevereiro 2014

     # 7

    PEC só existe se houver prejuizos, não baralhe a cabeça do Luis Santos com tecnicismos fiscais :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos
    • tnjp
    • 27 novembro 2016

     # 8

    No caso de optar por estar como empresário em nome individual se a meio do ano atingir o valor dos 10mil (assim espero) posso alterar para empresa sem problemas?


    Não crie empresa, continue como empresário em nome individual! É o melhor que tem a fazer para um pequeno negócio. Não necessita de contabilidade organizada!
 
0.0130 seg. NEW