Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de saber se algum dos membros já colocou este género de soluções de ventilação e iluminação natural em caves e qual a sua opinião.

    http://www.sypro.com.pt/portal/index.php?id=1347&layout=detail

    www.gabineteop.com
  2.  # 2

    Já tentei implementar em projecto, mas não foi avante a cave projectada ;)
    Especifiquei um acessório equivalente da ACO, vê aqui:
    http://www.aco.pt/pt/prt/aco-edificios-/outros/aco-markant-/cat.html

    catalogo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP
  3.  # 3

    Esta cave tem +-140 m2 e é praticamente toda enterrada com apenas uma zona onde conseguimos ter 2 janelas com 40 cm de altura e 150 cm de largura, o que vai ser muito pouco. No entanto não gostaríamos de propor uma solução que depois ficasse aquém das expectativas do cliente.

    "LightShaft addresses these issues, and allows basement rooms to offer similar amounts of light and ventilation as above
    ground rooms"... será ? É esta a minha dúvida uma vez que ainda não vi nenhuma instalada.

    www.gabineteop.com
  4.  # 4

    Colocado por: DOGMAAndei numa obra na zona de Loures em tinha esse tipo de ventilação...mais de 100m2 de área.

    Não sei qual é a marca.


    E a nível de iluminação natural como era ? Tem ideia de mais ou menos quantas janelas destas tinha ?

    www.gabineteop.com
    • SVM
    • 22 fevereiro 2014

     # 5

    Aplicada em casa de familiares na suiça...
    solução fantástica para obter iluminação e principalmente ventilar naturalmente um espaço enterrado.
    A caixa foi feita em betão...

    fotos do google de exemplos
    Abraço
      window-well2.jpg
    • SVM
    • 22 fevereiro 2014

     # 6

    2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP
      AcrySlim.jpg
    • r.v
    • 22 fevereiro 2014

     # 7

    existem uns tubos para mandar a luz natural para o interior.americanos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP
    • eu
    • 22 fevereiro 2014

     # 8

    Estas coisas têm que ser mesmo muito bem aplicadas, caso contrário: infiltrações.
  5.  # 9

    Mas que sistema de caca!
  6.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021Uma das melhores soluções (que se usa muito por cá) para obter iluminação natural seria assim..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Gabinete OP
      cache_2410194281.jpg


    Obrigado pelas imagens, essa solução, para a moradia que estamos a desenvolver, tem um impacto muito grande na envolvente.

    www.gabineteop.com
    • jafn
    • 22 fevereiro 2014 editado

     # 11

    Mas sem umas guardas de protecção, não sei não, (se houver fiscalização não passa) e mais com miúdos pequenos, e mesmo dar uma festa mais há noite o pessoal que não conheça bem o exterior, já com uns copitos vai dar uma volta cá fora para tomar ar e catrapumba.
    E depois é como diz o estrumepufpumba
  7.  # 12

    Olá vivam!

    Como é que têm passado? Espero que bem!

    Colocado por: Gabinete OPGostava de saber se algum dos membros já colocou este género de soluções de ventilação e iluminação natural em caves e qual a sua opinião.


    Nós colocamos este sistema, na nossa moradia, que se situa, não no estrangeiro, nem na lua, nem no distante planeta Marte, mas, algures num País chamado Portugal, e foi elaborado pela gentes do local.
    No nosso caso, foi decidido pela construção das respectivas caixas em blocos de cimento, derivado a não existirem as respectivas "caixas" em fibra com as medidas especificadas no projecto. Havia sempre a hipótese de as mandar fazer por encomenda, mas, há sempre um mas... (Como se costuma a dizer).
    Foi decidido conjuntamente com o empreiteiro, que as caixas seriam construídas em alvenaria, assentes numa base (placa) que foi o prolongamento da janela, devidamente impermeabilizadas e as grelhas feitas por um serralheiro.
    O escoamento da água, foi feito directamente para o poço de recolha de águas pluviais que está na cave, e esta vai para o exterior através da acção de uma bomba.
    O sistema é o ideal para quem tem/quer caves enterradas e o resultado é espectacular. Temos boa ventilação sem que haja grandes correntes de ar, e a luminosidade é mais que suficiente. No geral, estamos muito satisfeitos!

    Seguem algumas fotos...













    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP
  8.  # 13

    E umas fotos do interior arranjam-se ? Para ver a luminosidade interior. Quantas destas caixas tem na cave ?

    www.gabineteop.com
  9.  # 14

    Jasus! Isto é cada invenção... Essa cave deve ser boa para raptar e manter prisioneira uma pessoa. Tenham juizo! Se querem luz e ventilação numa cave... construam-na acima do solo. Uma cave é para guardar o vinho, o presunto, os trastes velhos, prender a sogra... Uma cave quer-se escura e pouco ventilada. Que raio de ideia tem vocês de uma cave?
  10.  # 15

    Colocado por: Gabinete OPE umas fotos do interior arranjam-se ? Para ver a luminosidade interior.


    Pois é... Neste momento não tenho aqui fotos recentes! Tenho algumas fotos, tiradas com o tlm ainda na fase do tosco, e aquilo não é nada bonito de se ver...! :( Se ainda assim quiser ver... Tudo bem. :)

    Colocado por: Gabinete OPQuantas destas caixas tem na cave ?


    São três ao todo, com as seguintes medidas:

    2 - 1200 x 50
    1 - 800 x 50

    Cumpts
  11.  # 16

    Colocado por: EstrumpfUma cave é para guardar o vinho, o presunto, os trastes velhos, prender a sogra...


    E já agora, para o meu estaminé particular. ;)

    Capiche?
    • Smaug
    • 22 fevereiro 2014

     # 17

    Veja neste site.
    http://www.solatube.pt/portefolio

    tem uns tubos enterrados que levam a luz para as caves. Penso que também há com a opção de ventilação.
    Eu tenho um em casa (túnel de Luz) sem ventilação, vem do telhado para a cave , +- 5 m de extensão, e dá uma luz razoável. O meu é da velux, e acho que tb os há ventilados.
    Pode ser uma opção com menos impacto na envolvente.
    • r.v
    • 23 fevereiro 2014

     # 18

    é esses mesmo que eu me estava a referir.solatube.
  12.  # 19

    Colocado por: Estrumpfprender a sogra...


    Para quem vive em casa da sogra ...
  13.  # 20

    Bom dia,

    Colocado por: Gabinete OPE umas fotos do interior arranjam-se ?



    Colocado por: Tavares MiguelTenho algumas fotos, tiradas com o tlm ainda na fase do tosco, e aquilo não é nada bonito de se ver...!


    Aqui estão elas...





    Pode avançar sem receio nenhum.Tem luminosidade suficiente até ao escurecer no exterior. E, se as aberturas forem posicionadas a sul ou a oeste, melhor será o rendimento.

    P.S.1 - A área da nossa cave é de 80m².

    P.S.2 -Neste momento encontro-me no estrangeiro, e por essa razão, não tenho fotos actualizadas das peças já finalizadas. As escolhas dos materiais é um dos aspectos muito importante a ter em consideração, para a obtenção de um melhor resultado... Nós optamos por cores claras, como por ex: piso creme, paredes branco semi-acetinado.

    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP, pedromdf
 
0.0225 seg. NEW