Iniciar sessão ou registar-se
    • nomic
    • 20 fevereiro 2009 editado

     # 1

    Ola a todos,

    Ando as voltas com a compra de um apartamento...
    Foi-me dado pelo dono uma caderneta predial que ele tirou da net.
    Aqui surgiu-me uma questão:
    na identificação do predio esta indicado a artigo matricial e depois diz:
    "Descrito na C.R.P. de: Lisboa sob o registo nº. 0"
    Será mesmo assim? ter o registo zero??
    como é que consigo confirmar isto? Disseram-me que existe uma coisa chamada não certificada em q dá pra ver o estado do predio... como é que eu consigo tirar isto?
    • Kynia
    • 20 fevereiro 2009

     # 2

    Vai á conservatória com essa caderneta predial e pede uma fotocópia nao certificada desse imovel.
    A conservatória consegue a descrição atraves do artigo das finanças.
    Assim até fica a saber quem são os proprietários e mais importante saber se á onus ou encargos ou mesmo penhoras.
    • nomic
    • 20 fevereiro 2009

     # 3

    e não e possivel fazer isso on-line? se sim onde?
    • Kynia
    • 20 fevereiro 2009

     # 4

    Colocado por: nomice não e possivel fazer isso on-line? se sim onde?


    Tem de ser na conservatória.
  1.  # 5

    Um primeiro comentário:

    Gostava de saber quais são as fontes da Kynia, pois já não é a primeira vez que dá informações erradas.O que refere nas duas respostas que aqui coloca, está incorrecto.

    Posto isto:

    Todos os artigos têm um numero, portanto parece-me que esse ZERO é estranho. Como ninguem sabe tudo, tem que ir por tentativas.

    1)Vá ao site dos mapas cadastrais, e coloque os dados desse imovel -bem como o numero do artigo- e veja se o consegue identificar.Se conseguir, ele existe. (Não é preciso ser na conservatória) Se não conseguir, passe ao ponto seguinte.

    2)A descrição da conservatória NADA tem que ver com a das finanças. A conservatória dá a posse, as finanças tributam. Ora bem, peça uma certidão de Teor, desse artigo, e compare a descrição daí, com a das finanças. A que conta para efeitos tributários, é a das finanças, para efeitos legais, a da conservatória.

    Se não existir esse artigo, caso esteja no ponto 2, é-lhe dito na conservatória.

    PS: Site dos mapas cadastrais
  2.  # 6

    O que pode ter acontecido:
    - A caderneta predial não está actualizada com o número de registo da conservatória.
    - O prédio não está registado na conservatória.

    O que fazer:
    Ir á conservatória munida da caderneta predial e consultar se o prédio está inscrito, ou não.
    • Kynia
    • 20 fevereiro 2009 editado

     # 7

    Sr Parreira, sinseramente nao sei o que está incorreto na 1º resposta
    Em relação á 2ª resposta desconhecia esse tal site de mapas cadastrais. Peço desculpa de nao ser tao culta como o sr a nivel de internet.



    Colocado por: Pedro Barradas
    O que fazer:
    Ir á conservatória munida da caderneta predial e consultar se o prédio está inscrito, ou não.


    Ora aí está, o sr Pedro concorda comigo.
    • nomic
    • 20 fevereiro 2009

     # 8

    no site do mapa de cadastros, so dá para rusticos... e este trata-se de um apartamento em propriedade horizontal em plena cidade de Lisboa...

    Bom tou a ver que tenho mesmo que ir a uma conservatória... eu basicamente preciso de saber se efectivamente o imóvel é de quem é... e se esta tudo ok... porque este numero zero... devo confessar que me deixou bastante intrigado.

    a caderneta que tenho e recente, foi tirada da Internet pelo proprietários no dia 11-02-2009... portanto é nova...
  3.  # 9

    Sr Parreira, sinseramente nao sei o que está incorreto na 1º resposta
    Em relação á 2ª resposta desconhecia esse tal site de mapas cadastrais. Peço desculpa de nao ser tao culta como o sr a nivel de internet.


    O que esta incorrecto é isto:"A conservatória consegue a descrição atraves do artigo das finanças." Não há aqui nenhuma falta de cultura.

    Ora aí está, o sr Pedro concorda comigo.


    Concordo que há vários procedimentos a tomar, e um deles poderá ter que ser, ir á conservatória. PODERÁ.
 
0.0142 seg. NEW