Iniciar sessão ou registar-se
    • mcg
    • 10 março 2014 editado

     # 1

    Boas,
    Estive esta semana a montar um termoacumulador pela primeira vez. Depois de me informar em todos os procedimentos, e não me parecendo uma coisa complicada, decidi avançar.
    A minha ideia inicial era pôr uma valvula termostatica à saida do termoacumulador de forma a evitar queimaduras na minha pequenina e ter mais rendimento de agua quente no termoacumulador.
    Parece-me ter ficado tudo OK excepto uma questão: Quando ponho a misturadora termostatica à saida do termoacumulador, tenho perda de pressão de água. Não sei se é uma coisa normal ou se estou a errar em algum procedimento. Pela seguinte fotografia consegue-se ver com fiz a instalação:
    Eu sei que as bichas estão curvadas demais, mas ainda são provisórias e já testei com outras, aliás, até já testei com bichas de caudal alargado.
    A minha casa até tem, aparentemente, boa pressão de agua. Nota-se quando tiro a misturadora que a pressão da agua quente fica igual à da agua fria. Pelo que chego à conclusão que, ou é a misturadora termostatica que reduz a pressão, ou a forma como eu a montei que faz reduzir a pressão.
    Alguém tem ideias de como resolver esta questão ou terei mesmo pôr a misturadora de parte?
      20140310_103250.jpg
  1.  # 2

    nunca i tal coisa o meu tem unicamente válvula de segurança na agua fria.

    E será que vale a pena ter instalado o relógio???
    • Tocha
    • 10 março 2014 editado

     # 3

    .
  2.  # 4

    Colocado por: mcgAlguém tem ideias de como resolver esta questão ou terei mesmo pôr a misturadora de parte?


    Não necessita da misturadora termostática o proprio termocumulador tem um termostato ligado á resistência que através dele pode controlar a temperatura que pretende e normalmente não se utiliza a misturadora termostatica.

    Ela está mal montada tem que trabalhar com ela na vertical embora as ligações estejam corretas o que aconteceu foi que ao apertar diretamente no tubo do termocumulador apertou demais e o tubo está a pressionar a válvula de retenção da própria válvula dificultando a passagem de água quente se colocar um joelho e um casquilho e colocar a válvula na vertical (manipulo de regulação para cima) passa a funcionar normalmente.
    • mcg
    • 10 março 2014

     # 5

    Bem, quanto ao relogio ainda estou a testar para ver se compensa ligar só na bi-horaria. É essa a intenção da válvula, se puser a temperatura do termoacumulador a 80º e regular a termostatica para 45º, quase que se duplica o rendimento da agua quente. Isto se ligar o termo 3 horas durante a tarifa bi-horaria.
    A válvula, não está mal montada, no esquema da Callefi, é nesta posição que deve estar. Quanto ao ter apertado directamente no tubo do termoacumulador é uma boa observação, mas já tentei apertar com uma união no meio e a pressão é a mesma. estou a ficar sem ideias...
      522430_t.jpg
    • fsc
    • 10 março 2014

     # 6

    a válvula está bem montada e faz todo o sentido tê-la. na prática, a mistura na saida do acumulador, limita a entrada de água fria no acumulador e a temperatura na tubagem de água quente - consequentemente terá menos perdas e uma maior disponibilidade de água quente a uma temperatura próxima de consumo. tem é de manter o acumulador a 60 graus para não haver desenvolvimento bacteriológico.
    todas as válvulas aumentam a perda de carga, em especial as termostáticas.
    tenho uma misturadora convencional monobloco que dá +/-12l/min na IS social e na IS da suite tenho uma cabine com mistura termostática que dá +/-7 l/min (é pouco mas dá p o gasto).
    a perda de pressão é tal que n consegue tomar banho?
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • mcg
    • 10 março 2014

     # 7

    Bem, para tomar banho dá mas a pressão é um pouco fraca. E se há coisa que gosto, é de ter bastante pressão no duche. Existem chuveiros que aumentem a pressão?
  3.  # 8

    Não haverá para aí nenhuma sujidade a impedir a passagem da água?
    • fsc
    • 10 março 2014

     # 9

    os chuveiros não aumentam a pressão. fazem justamente o contrário.
    poderá ser sujidade na instalação? as torneiras que tem na parede têm filtro? podem estar com detritos...
    • mcg
    • 10 março 2014

     # 10

    Sujidade não pode ser, a torneira do duche também é nova. E como tinha dito, quando tiro a valvula termostatica, e ligo directamente as bichas ao termoacumulador, a pressão da agua quente fica igual à da agua fria.
    Só pode ser mesmo a valvula termostatica que reduz a pressão. Ou habituo-me a tomar banho com esta pressão, ou removo-a...
    • rm77
    • 9 março 2020

     # 11

    Chegou a perceber a razão dessa perda de pressão? Conseguiu resolver?
  4.  # 12

    Instale válvula retenção na ligação água fria à válvula.
    Coloque termoacumulador aquecer 65 graus, 80 graus não tem necessidade e começa a perder muita temperatura pelo isolamento.
    Consoante a classificação energética desse termo e consoante vosso tipo de utilização (horas certas ou não), poderá justificar também ter relógio
    •  
      GMCQ
    • 26 janeiro 2021

     # 13

    Alguém chegou a perceber o pq da perda de pressão? Tenho uma igual e acontece o mesmo! Sem a válvula a pressão volta ao normal!

    Obrigado
    • SrR
    • 26 janeiro 2021

     # 14

    La estava ligada ao contrário
    •  
      GMCQ
    • 26 janeiro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: SrRLa estava ligada ao contrário
    A minha estava, mas já estava na posição certa, foram lá hoje de manhã pô-la no sítio.

    Mas também tenho perda de pressão na termostática, começo a pensar que será assim por defeito.
      IMG_20210126_1431362.jpg
 
0.0185 seg. NEW