Iniciar sessão ou registar-se
    • j. b
    • 23 fevereiro 2009 editado

     # 1

    gostaria de saber quais são os projectos de especialidade obrigatorios para uma moradia?
    • magia
    • 23 fevereiro 2009

     # 2

    O normal será: estabilidade, águas, esgotos, electricidade, gás, telefone, acústica. Não sei se me está a falhar alguma, mas a melhor forma de obter um informação correcta será junto da respectiva câmara municipal, departamento de urbanismo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j. b
  1.  # 3

    Olá a todos

    De facto na Câmara poderão informá-lo melhor. No meu caso serão:
    Estabilidade
    Energia Eléctrica
    Gás
    Redes de Água e Esgotos
    Águas Pluviais
    Arranjos Exteriores
    telecomunicações
    estudo Comportamento Térmico
    Segurança contra incêndios
    Acústico
    Televisão e Radiodifusão.

    Um dos mais importantes seria o de Ventilção mas ainda não está totalmente implementado no nosso país...
    Cumprimentos
  2.  # 4

    Não se esqueça do Plano de Segurança e saude que deve ser iniciado em fase de projecto, ou seja deveria ser mais um projecto de especialidade.
    O que realmente aconteçe é que não passa de um monte de fotocopias a quem ninguem dá importancia nenhuma mas pelas quais lhe vão cobrar bom dinheiro.
  3.  # 5

    zedasilva
    No meu caso, essas fotocópias estão cheias de banda desenhada que é para o pessoal da obra perceber bem o que se pretende.
    E... bolas! Esqueço-me sempre de cobrar dinheiro por essa parte ao dono de obra (se a obra me for adjudicada, claro).
  4.  # 6

    Vou rectificar a leticia abreu.
    Os projectos de Especialidade obrigatórios para a construção de uma habitação unifmiliar são:

    Projecto de Estabilidade estrutural
    Projecto de Distribuição de Água
    Projecto de Drenagem de Águas Residuais Domésticas e Pluviais
    Estudo de Comportamento Térmico (RCCTE)
    Projecto de Instalações de Telecomunicações (ITED)
    Projecto de Distribuição de Gás. (dependendo da zona poderá ser dispensado)
    Projecto de Condicionamento Acústico.
    Plano de Segurança e Saúde
    Ficha electrotécnica
    Projecto de Arranjos Exteriores (dependendo da câmara poderá ser dispensado)
  5.  # 7

    caro Luis.
    A banda desenhada é uma boa solução. Mas se não passam de fotocopias que vai tirando de umas obras para as outras provavelmente tb não serviram de muito.
    Quanto a não cobrar por elas, permita-me um simples comentário:
    Tótó
    : ))))
    Nem imagina o dinheiro que se consegue fazer com essa fotocopias
 
0.0120 seg. NEW