Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, alguém me poderia dizer quais os sistemas/painéis solares funcionam melhor. Isto é, estou prestes a acabar uma casa, pelo que verifiquei há vários tipos de painéis solares...Uns com o depósito logo debaixo do painél, outros com o depósito no interior da casa. Quais são os melhores???Mais económicos? E efecientes?
    Obrigado
  2.  # 2

    Bom dia! Esse 3 em 1 é impossivel (melhores, mais económicos e eficientes) .. .. ,:(
  3.  # 3

    Olá de novo.
    O empreiteiro propos instalar um sistema solar da marca atsu-taro 200, alguém conhece este equipamento?
    • Mac
    • 23 fevereiro 2009

     # 4

    Ricardo
    Qualquer que seja a marca escolhida opte por paineis certificados e por instalador autorizado.
    Estão na net listagens de paineis certificados e de instaladores autorizados.
    Além disso aconselho a optar por equipamento com uma garantia de 6 anos, por escrito.
    Seja como for acho que deve adiar a escolha por uns tempos até se informar convenientemente. Parace-me ainda muito "verde".
    Cumprimentos
    • PatSil
    • 23 fevereiro 2009 editado

     # 5

    Colocado por: MacRicardo
    Qualquer que seja a marca escolhida opte por paineis certificados e por instalador autorizado.
    Estão na net listagens de paineis certificados e de instaladores autorizados.
    Além disso aconselho a optar por equipamento com uma garantia de 6 anos, por escrito.
    Seja como for acho que deve adiar a escolha por uns tempos até se informar convenientemente. Parace-me ainda muito "verde".
    Cumprimentos

    Essa dos "paineis certificados" é "treta" (sem ofensa à sua pessoa!)!! Trabalhamos com sistemas Alemães, Austríacos etc.. Que mais certificações podem eles ter tendo por proveniência países muito mais evoluídos e exigentes que nós (falando em termos de construção e o que demais advém)?? Com tantas "leis" e obrigatoriedades que temos que estão completamente obsoletas e que lá fora são até proibidas?? A certificação é nada mais nada menos que uma forma de arrecadarem dinheiro!
  4.  # 6

    Obviamente que comprador tem que saber o que está a fazer e não se deixar levar pelo primeiro vendedor ou sistema que lhe propõe!
  5.  # 7

    Colocado por: Dynamic
    Essa dos "paineis certificados" é "treta" (sem ofensa à sua pessoa!)!! Trabalhamos com sistemas Alemães, Austríacos etc.. Que mais certificações podem eles ter tendo por proveniência países muito mais evoluídos e exigentes que nós (falando em termos de construção e o que demais advém)?? Com tantas "leis" e obrigatoriedades que temos que estão completamente obsoletas e que lá fora são até proibidas?? A certificação é nada mais nada menos que uma forma de arrecadarem dinheiro!

    Não percebi o que quer dizer, a certificação na Alemanha, Austria, etc... é a mesma que cá (excepção feita à Espanhola), para mais quase todos os colectores no mercado são certificados.

    Em relação à pergunta do Ricardo devo dizer:
    - Sistema forçado é mais eficiente, é mais estético, mais caro, ocupa mais espaço, mais difícil de instalar e mais sujeito a avarias.
    - Sistema kit termossifão é mais simples, mais barato, menos sujeito a avarias, mais feio menos eficiente (uma boa diferença) e tem menos escolhas no equipamento,
    - O sistema que fala (atsu-taro 200) é da Yazaki. Que eu conheça é o único com essas características e para mim tem o pior dos dois mundos. É inestético e menos eficiente como os de termossifão. É caro e possui sistemas de circulação sujeitos a avarias como os sistemas forçados. Eu não instalaria.

    A minha escolha recai sempre sobre os sistemas forçados a não ser que estejamos a falar de remodelações em que é muito mais simples a colocação do sistema todo na cobertura.

    Um sistema forçado é mais eficiente principalmente por possuir o depósito na vertical, o que é muito melhor.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  6.  # 8

    Não percebi o que quer dizer, a certificação na Alemanha, Austria, etc... é a mesma que cá (excepção feita à Espanhola), para mais quase todos os colectores no mercado são certificados.



    O que quis dizer é que que os sistemas já trazem certificados do pais de origem mas em certas ocasiões ainda pedem que sejam certificados e aprovados em Portugal.. ..
  7.  # 9

    Caro Nuno Nunes,
    Não percebo o seu post, pois está a contradizer-se quando diz que não instalaria um painel com circulação forçada como é o caso do Atsu-Taro da Yazaki, e depois diz que instalaria um com sistema de circulação forçada. Mas se o painel da Yazaki é de circulação forçada não deveria dizer que aconselha a sua instalação.
    Tenho um instalado em minha casa e posso dizer-vos que é muito eficaz, mesmo em dias com o tempo encoberto, tenho agua quente.
    É tão eficaz, que até a bomba para fazer a circulação é alimentada por um painél fotovoltaico, não necessitando ligação à rede electrica da casa.
    Não digam que este painel não presta, pois todo o reservatório e e os colectores são em inox 316, em que outros tidos como muito melhores nem de inox são mas de chapa vitrificada.
    Ah! o preço no meu caso foi uma pechincha, custando-me 50% menos que os melhores
  8.  # 10

    Não percebo o seu post, pois está a contradizer-se quando diz que não instalaria um painel com circulação forçada como é o caso do Atsu-Taro da Yazaki, e depois diz que instalaria um com sistema de circulação forçada. Mas se o painel da Yazaki é de circulação forçada não deveria dizer que aconselha a sua instalação.
    Tenho um instalado em minha casa e posso dizer-vos que é muito eficaz, mesmo em dias com o tempo encoberto, tenho agua quente.
    É tão eficaz, que até a bomba para fazer a circulação é alimentada por um painél fotovoltaico, não necessitando ligação à rede electrica da casa.


    Tem algum link onde seja possível ler as especificações técnicas? O que consegui encontrar na net são apenas descrições muito sumárias.

    Obrigado
  9.  # 11

    veja este link se responde as suas questões:
    http://energia.pt/colectores_planos-caracteristicas.htm
  10.  # 12

    Se um painel tiver marcação "Solar Keymark" (certificação europeia) pode ser contabilizado para efeitos de crtificação. Caso não tenha, ajuda a cumprir a regra de 1m2 por ocupante, mas o seu contributo energético é desprezado (igual a zero, literalmente).
 
0.0178 seg. NEW