Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Já faz alguns anos que consulto o site para ideias e ajudas, vou deixar agora o progresso do desafio que decidi iniciar.

    Umas poucas palavras sobre mim, sou de Aveiro, trabalho de casa, tenho por isso alguma margem de manobra com tempo. Sou entusiasta do DIY, seja qual for a área, gosto sempre de aprender coisas novas!

    Habito uma residência que era da minha mãe, após o seu falecimento acabei por ficar com a casa, apesar de ter acompanhado a sua construção (há uns 13 anos atrás), ela foi feita ao gosto da minha mãe. Decidi entretanto aos poucos ir mudando uma divisão (de cada vez) para algo mais à minha imagem...

    O projecto neste momento é remodelar uma pequena casa de banho (suite), para depois mudar para esse quarto.

    O custo de todo o projecto será super controlado, tentarei manter-me em produtos mais acessíveis.

    A casa de banho é pequena, quadrada, 4m2, tinha poliban, bidé, sanita e lavatório.

    A ideia é modernizar, trocar louças, trocar cerâmicas, melhorar a iluminação e tentar optimizar o pequeno espaço.

    Logo à partida o bidé é para remover, abrindo mais espaço para nos mexer-mos na casa de banho.

    A escolha das louças é primeiramente para ganhar espaço, as louças originais ocupavam eram muito grandes (sanita com deposito tinha 76cm de profundidade...)

    A alteração que mais impacto visual terá (para além das cerâmicas) será o poliban/chuveiro, que pretendia que fosse minimalista, base com a mesma cerâmica do piso e apenas um vidro fixo de protecção. Para a iluminação pretendia que fosse indirecta, LED.

    O maior desafio são as cerâmicas, estou ainda no dilema de remover ou não as originais, mas estou seriamente inclinado a remover. Num espaço tão pequeno todo o espaço conta, mesmo uns míseros cms.

    Todo o trabalho será efectuado por mim, poderei tentar encontrar alguém para me ajudar/ensinar partes mais complexas, se alguém da zona de Aveiro, Cacia, estiver disponível para trabalhar a horas agradeço o contacto!

    Tenho a esperança de que sozinho consiga terminar os trabalhos em 3 meses (menos se entretanto conseguir alguém).

    Vou de seguida deixar umas fotos de excelentes exemplos que encontrei neste mesmo fórum para o chuveiro.

    Posteriormente vou metendo fotos com o progresso dos trabalhos.
      exemplos.jpg
  2.  # 2

    Deixo já umas fotos do pequeno progresso até agora.

    No fim a cerâmica escolhida!

    Dicas e opiniões são agradecidas!



















  3.  # 3

    Uma maneira d poupar espaco e agua
      lavabo-y-vater-unidos-2.jpg
  4.  # 4

    Obrigado pela sugestão!

    Interessante tanto pelo ser compacto como pelo aspecto ambiental/poupança, mas... ultrapassa várias vezes o orçamento TOTAL da obra :D

    Convém deixar claro que quero evitar mexer nas canalizações, só se realmente necessário.

    Parte eléctrica alterar um bocado, iluminação, pontos de electricidade e o sistema de extracção.
  5.  # 5

    E qual é o orçamento da obra?

    Eu remodelei uma casa de banho +- com essas dimensões por 1600€ tendo apenas que pintar o tecto, tudo o resto foi contratado, esses 1600 incluem ceramicas, louças, resguardo da banheira, colas, mão de obra de assentamento de tudo e tubos novos de água sob pressão.

    Se optar pelas linhas simples das louças poupa centenas de euros, eu ganhei espaço na remodelação, porque possuia louças grandes em espaços pequenas, agora tenho mais espaço e continua com a mesma funcionalidade.

    Força com o projeto!
  6.  # 6

    Obrigado pelo incentivo!

    Estou com mira nos 1000€ (máx 1200€), penso que onde devo gastar mais dinheiro será nas louças (talvez também no vidro para o duche).

    Até agora as contas estão nos 250€ na cerâmica.

    Sim espero ganhar bastante espaço escolhendo louças mais compactas!

    O seu orçamento até me parece muito em conta... em quanto tempo foi feita a obra?
  7.  # 7

    Olá!

    Colocado por: DOGMAVai usar sanita de 48 ou de 46cm?

    Ainda não sei, faltava confirmar a localização do esgoto, vou entretanto ver o que posso colocar nas próximas semanas. Ando a ver umas muito compactas.

    Colocado por: DOGMAA tubagem é de que material?

    Não sei a descrição técnica, cada tubo (fria e quente) segue dentro de um tubo flexível de cor...
  8.  # 8

    Tendo a original 76cm qualquer medida a partir dos 66cm já é um ganho tremendo, estou a contar já com o depósito!
  9.  # 9

    Sim, pois, mas mesmo com essa limitação ainda acredito conseguir ganhar espaço!
  10.  # 10

    Colocado por: franciscolopesObrigado pelo incentivo!

    Estou com mira nos 1000€ (máx 1200€), penso que onde devo gastar mais dinheiro será nas louças (talvez também no vidro para o duche).

    Até agora as contas estão nos 250€ na cerâmica.

    Sim espero ganhar bastante espaço escolhendo louças mais compactas!

    O seu orçamento até me parece muito em conta... em quanto tempo foi feita a obra?


    Em 4/5 dias, coloquei serie Stylo da Sanitana, ceramicas da cinca de 30*60, no chão 60*60, a casa de banho foi a unica divisão que pouco fiz, preferi entregar a quem sabe, pois com águas e esgotos não mexo muito, optei por perder espaço e colar sobre a ceramica antiga, tirando eu proprio o chão anterior e o entulho.
  11.  # 11

    Estou limitado também pela localização actual do esgoto, pelo que tenho de optar mesmo por um modelo "clássico"...

    Das que já andei a ver esta era umas das que me chamou à atenção (linhas simples), ganho cerca de 16cm...

  12.  # 12

    Os meus conhecimentos da arte da louça da casa de banho são limitados, apenas mesmo o que vejo nas lojas e em alguns sites!

    De qualquer maneira ainda é apenas uma hipótese.

    De resto o chuveiro será feito com a mesma cerâmica do piso e o lavatório irá provavelmente acabar por ser um dos modelos compactos do IKEA, ainda não consegui encontrar uma outra solução parecida com a deles.
  13.  # 13

    Colocado por: DOGMASe vai fazer remodelação porque não faz alteração de esgoto?

    O projecto como está neste momento é uma aventura, não me quero meter em canalização já já :D

    Tento amanhã meter uns rabiscos com as ideias, talvez com uns desenhos dê para perceber melhor o espaço.
  14.  # 14

    Colocado por: Sergio RodriguesUma maneira d poupar espaco e agua
      lavabo-y-vater-unidos-2.jpg

    Bom dia.
    Não me interprete mal...pode particularizar como se poupa em espaço e água? Qual é a capacidade do tanque?
  15.  # 15

    Pode tirar um ideia por aki s pesquisar mais encontra a parte tecnica http://www.pt.roca.com/catalogo/colecoes/w-w/sanita-lavatorio-suspensos-porcelana-893020..1
  16.  # 16

    Colocado por: DOGMAE qual é essa solução?

    O LILLÅNGEN, suspenso, com pequeno espaço para arrumação debaixo do lavatório.
    A largura exacta ainda não está decidido, a profundidade deverá ser 41cm.

    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/categories/series/15288/16686/
  17.  # 17

    Eu fugia desses armários, MDF em folha numa casa de banho com vapores é para durar pouco normalmente, mas não tenho experiencias com esses do IKEA. Eu tenho um que já andou em 3 casas de banho diferentes (nas mudanças de casa ele tb vem) e tem aguentado tudo, MDF H, lacado a poliuretano branco, acho que será uma boa solução para espaços humidos. Este costou-me 350€ e tem +- 2,40m de altura e dimensão para um cilindro de 80L no interior (parte superior) e arrumação por baixo, como já não tenho o cilindro lá, fiz prateleiras em contraplacado de 16mm pintadas com esmalte acrilico brilhante.
  18.  # 18

    Até ser feita a compra vou andar à procura de lavatório/móvel alternativos.
  19.  # 19

    Colocado por: maria rodrigues
    Bom dia.
    Não me interprete mal...pode particularizar como se poupa em espaço e água? Qual é a capacidade do tanque?


    Espaço porque é lavatorio e sanita tudo em um, relativamente a economiza água, pode aproveitar a água de lavar as mãos, dentes.etc e tal para descarga na sanita, apesar de achar que não será boa solução, visto, que imaginendo o cenário de ir desfazer a barba, depois ficarem pelos na sanita, não me parece muito boa ideia..o conceito é interessante, mas na prática....
  20.  # 20

    Colocado por: franciscolopes
    O projecto como está neste momento é uma aventura, não me quero meter em canalização já já :D

    Tento amanhã meter uns rabiscos com as ideias, talvez com uns desenhos dê para perceber melhor o espaço.


    Mas se vai levantar o chão, aproveita e faz um trabalho certinho e mete tudo direito, é que depois já não pode mexer...
 
0.0239 seg. NEW