Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: AgonçalvesDiz que tem uma saída de espuma com a duração de 30 minutos.


    UAU!

    Tendo em conta que os extintores 'normais' demoram entre 30 segundo a 1 minuto... esse é o rolls-royce dos extintores. De quantas toneladas é? :)
  2.  # 42

    Colocado por: ultrahipermegaPor incrível que pareça eu confio muito mais num extintor sem manómetro que num extintor com manómetro. Porque será?


    Agora fiquei eu curioso. Porquê?
  3.  # 43

    Colocado por: ClioII

    Agora fiquei eu curioso. Porquê?


    Já retirei muitos manómetros viciados... consegue imaginar o que acontece ao pó depois de estar muito tempo sob pressão?

    Num extintor sem manómetro (extintores de agua ou pó) só fica com pressão no momento da utilização, o pó anda sempre solto e a garrafa interior não perde gaz, ou seja, esta sempre apto para o trabalho.
  4.  # 44

    Colocado por: loverscout

    o que existe melhor para as minis?


    Com um extintor de 5kg de co2 a grade de minis fica como antes, apenas o vidro das garrafas fica gelado.
  5.  # 45

    Colocado por: MikeMelga

    UAU!

    Tendo em conta que os extintores 'normais' demoram entre 30 segundo a 1 minuto... esse é o rolls-royce dos extintores. De quantas toneladas é? :)


    30 segundos? De quantos kg?
  6.  # 46

    Colocado por: MikeMelga

    UAU!

    Tendo em conta que os extintores 'normais' demoram entre 30 segundo a 1 minuto... esse é o rolls-royce dos extintores. De quantas toneladas é? :)



    Os 30 minutos foram uma gralha... São 30 segundos.
  7.  # 47

    mesmo 30 segundos... só se for um caudal muiiiito pequenino!!!!. Isso não tem eficácia nenhuma.
    Um extintor de CO2 de 2 kg.. não chega a 8s.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  8.  # 48

    Um extintor com eficácia 21A 113B (pó quimico 6kg) demora entre 12 a 16s a ficar vazio...
    Um extintor com eficácia 27A 183B (pó quimico 6kg) demora entre 14 a 20s a ficar vazio...
  9.  # 49

    Antes de mais, obrigado pelos vossos esclarecimentos sobre extintores.
    Gostava da vossa colaboração para ainda me ajudar no seguinte:

    Tenho um apartamento com 70m2 onde pretendo receber turistas (Alojamento Local).
    O apartamento tem fogão a gás (mais tarde poderá ter placa de vitrocerâmica) e o habitual em termos de recheio e equipamentos eléctricos.
    Imagino que muitos turistas não saberão escolher nem manusear um extintor, em especial numa altura de aflição, pelo que estou à procura de uma solução mais ou menos genérica que salvaguarde os próprios turistas, quer do fogo, quer dos acidentes decorrentes do mesmo, e o imóvel, quer em termos de eficácia no combate às chamas, quer na protecção do recheio.

    Após alguma pesquisa estas são as considerações que apontei:

    EXTINTOR PÓ QUÍMICO
    Como positivo, parece ser o mais eficaz porque serve para mais situações / classes de fogos.
    Como negativo, pode causar acidentes entre os turistas pelo factor pânico (dificuldade em ver e respirar) e danificar o recheio, no caso do equipamento eléctrico até podem ocorrer avarias apenas passados os meses, o que dificulta ou até mesmo impossibilita accionar um seguro de recheio (por já ter passado demasiado tempo para reclamar).

    EXTINTOR CO2
    Como positivo, é o mais limpo e não danifica equipamentos eléctricos.
    Como negativo, pode ferir os turistas com queimaduras até 2º grau caso o direccionem para eles próprios, a força do jacto pode espalhar um fogo causado por óleo, a baixa temperatura pode partir uma placa de vitrocerâmica e a eficácia é mais reduzida (não só porque na classe A os reacendimentos são mais fáceis de ocorrer, mas também porque o tempo de descarga é mais reduzido e um turista aflito pode desperdiçar grande parte desse tempo a tentar fazer pontaria).

    EXTINTOR ÁGUA ADITIVADA ABF
    Como positivo, é relativamente limpo e abrangente, sendo bom para cozinhas.
    Como negativo, aqui é que tenho as maiores dúvidas. Contactadas várias empresas especializadas (verifiquei na listagem da Autoridade de Protecção), a maioria aconselha logo o pó químico e dizem peremptoriamente que água aditivada não serve para equipamentos eléctricos. Será porque ainda não conhecem bem ou desconfiam deste "novo" extintor ABF? Apenas uma empresa não tem dúvidas que este tipo de extintor é o melhor do mercado e até tem videos no YouTube a demonstrar isto, bem como outros videos que fazem parte das suas acções de formação. Não ponho os videos, nem outro link que fala dos benefícios deste tipo de extintores, porque tenho receio que possam ser considerados publicidade.

    Resumindo isto tudo, solicito comentários às observações colocadas acima, bem como resposta às 3 seguintes perguntas:

    1. Melhor solução para o meu caso (1 extintor ou 2 e que classe(s))?
    2. Como água e electricidade nunca andaram de mãos dadas, os equipamentos eléctricos avariam-se se levarem com esta água aditivada ABF?
    3. Caro ultrahipermega, é possível ordenar as marcas EXFAEX, VALLE-UNION e MHI por ordem de qualidade dentro daquela lista que já forneceu?

    Muito obrigado!
  10.  # 50

    Pjmatos,
    A minha humilde opinião como projectista SCIE de 3ª/4ª CRI, autor de diversas Medidas de autoprotecção e auditorias em matéria de SCIE, bem como na fiscalização da implementação de sistemas e equipamentos SCIE.
    No caso em apreço, deverá:
    - instalar uma manta abafa-fogo (1.20x1.2m no mínimo)
    - Instalar um extintor polivalente, que não vai prejudicar bens materiais se houver uso devido e/ou indevido, recomendo o ABF de pelo menos 6l ( sem medos e/ou receios - Pode ser utilizado em situações de riscos eléctricos... desde que dentro das margens de segurança patenteados)
    - instalar pelo menos uma armadura de segurança/ emergência do tipo não permanente, com autonomia de pelo menos 30 minutos (que ilumine o espaço/ saída e os meios de combate SCIE)

    NOTAS:
    - Não deve ter aparelhos de confecção a gás. A manter, por favor meta um detector de gas autónomo ligado a um electrovalvula de corte de gás ( e todos devidamente ligados a uma fonte de alimentação)
    - Deve ter instruções de segurança afixadas, em Português e em inglês. (nomeadamente o que fazer em caso de emergência; modo de operação dos equipamentos de SCIE; contactos de emergência)
    - A população estrangeira (Paises nordicos e anglo-saxónicos) tem maior cultura em matéria de segurança contra incêndios do que a portuguesa.
    - O AL, deverá cumprir também o estipulado no Decreto-Lei n.º 128/2014
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjmatos
  11.  # 51

    Como desenhador 3D na área do mobiliario em madeira deixo aqui a minha sugestão. (lolol Pedro barradas).

    A sigla ABF do extintor corresponde ás classes de fogo, esse extintor é um extintor agua+AFFF (agente formador de filme flutuante) nada mais que espuma de baixa expansão.

    Em vês de fazer a consulta de mercado por ABF, faça por extintor de água (desmineralizada) + aditivo ou então extintor AFFF.

    Em todo o caso, pergunta ás empresas que consultar se lhe arranjam um extintor verde, se lhe arranjarem garanto-lhe que leva o melhor extintor alguma vês comercializado.

    Se procurar em empresas (boas) de comercialização de extintores também pode perguntar por extintor de agente limpo ou FE 36,

    Ainda tem tb hfc-125 (FE-25) ou o FM -200 mas estes só em botijas grandes para instalações fixas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjmatos
  12.  # 52

    Pjmatos

    tambem tenho aqui um extintor penso ser de po...
    uma vez, uns miudos portugueses, de boa raça, lembraram-se a abrir-me o extintor dentro do quarto... resultado, o po infiltrou-se por tudo o que foi sitio no quarto, e levamos meses a retirar o pó!!!

    Como fui obrigado a por 2 extintores AL... por 3 quartos, e extintores grandes, agora estou agarrado a este pó... se bem que gosto muito mais daquelas mantas!

    Extintor de agua desmineralizada... nunca tinha ouvido falar disso... apenas usa agua presumo Ultrahipermega?
  13.  # 53

    Colocado por: Pedro Barradas- Não deve ter aparelhos de confecção a gás.


    Mais importante que o extintor, é isto.

    Não sou contra a utilização de aparelhos a gás mas uma vez que a utilização é na área do turismo, não se esqueça que muitos turistas não lidam com instalações/aparelhos de gás como as que temos na nossa casa, sendo que em muitos países apenas a electricidade está presente em casa.
  14.  # 54

    É agua com aditivo AFFF

    Colocado por: ultrahipermegaComo desenhador 3D na área do mobiliario em madeira deixo aqui a minha sugestão. (lolol Pedro barradas).

    Lolol....
    e na vida anterior técnico de manutenção e instalação de equipamentos SCIE...(utrahipermega)
  15.  # 55

    Colocado por: Pedro Barradase na vida anterior


    ainda sou isso tudo, o meu registo na ANPC deve ser dos mais completos, até me arrisco a dizer que poucas pessoas terão uma inscrição como a minha, tenho as categorias todas hehe.



    Colocado por: master_chiefExtintor de agua desmineralizada


    Sabe qual é a diferença da água dita normal para a desmineralizada (ou destilada)?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 56

    Eu sei...
    não me contenho e vou dizer ;)
    É má condutora de energia eléctrica... especialmente se a mesma for pulverizada... daí poder ser utilizada em fogos com riscos eléctricos.
  17.  # 57

    Como utilizador cheio de dúvidas, agradeço desde já ao Pedro Barradas e ultrahipermega.

    Sim, estou a par do novo Decreto-Lei n.º 128/2014, pelo que já tenho a manta ignífuga, falta o extintor, o estojo de primeiros socorros e a placa identificativa do 112.
    Obrigado pelos esclarecimentos, vou então optar pelo extintor verde, há uma empresa que até tem uma imagem inicial do website com esse extintor (está mesmo "pintado" a verde). :)

    Para juntar ao meu currículo, eis as dúvidas adicionais:

    • O apartamento, mesmo com tudo desligado, recebe bastante luz da cidade uma vez que tem portas de correr em vidro.
      Justifica-se mesmo a instalação de uma armadura de segurança/ emergência do tipo não permanente?
      Em caso afirmativo, qual deverá mais ou menos ser o custo da sua aquisição e instalação?

    • Graças aos vossos, oportunamente irei substituir o fogão a gás por uma placa de vitrocerâmica, mas o que fazer em relação ao esquentador, substituo-o também?
      Em caso afirmativo, qual é a melhor solução em alternativa?

    • Gostaria de obter recomendações para pelo menos 3 empresas / marcas de extintores, uma vez que os preços da manutenção variam bastante.
      Como não deve ser possível por aqui, agradeço mensagem privada.

    Obrigado novamente!
  18.  # 58

    Uma armadura LED, deve rondar os 50€ ( permite escolher modo permanente ou não permanente), pode aplicá-la directamente a uma caixa de derivação que normalmente se situam sobre as portas... ligue-a ao circuito de iluminação.
    Por exemplo da COOPERsafety, ou da legrand...
    Uma armadura de segurança/ emergência, não é somente para o caso de incêndio, permite ter iluminação mínima de segurança em caso de interrupção de energia eléctrica.

    Compre o extintor, a sinalética e a manta no mesmo local. eventualmente a armadura de segurança.

    Sim, o melhor extintor ABF, é mesmo esse "verde"...
    A alternativa, é um termoacumulador...como é para alugar, dê preferência a um com temperatura fixa ( só dá para regular o termoestato abrindo a carcaça do aparelho) e botão liga-desliga.
    Quanto à capacidade..., pelo menos 100l. dará para 4 pessoas.
    Não esquecer da devida protecção electrica e da valvula de segurança - O equipamento deve ser montado por técnico habilitado e emitido termo de responsabilidade.
    quanto ao contrato de manutenção... não o posso ajudar. tem de pedir cotação a empresas próximas do local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjmatos
  19.  # 59

    Colocado por: pjmatosGraças aos vossos, oportunamente irei substituir o fogão a gás por uma placa de vitrocerâmica, mas o que fazer em relação ao esquentador, substituo-o também?


    O esquentador se for inteligente, não necessita de ter operação constante por parte dos utilizadores, algo diferente de um fogão que a cada utilização. Claro que pode ter um fogão em que desliga a passagem de gás em caso de derrame de líquidos, correntes de ar etc, bem como piezo eléctrico em que liga automaticamente, mas no fim torna-se também mais difícil de limpar. Apenas uma opinião, nada mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjmatos
  20.  # 60

    A questão aqui é tem aparelhos a gás. Não deve haver aparelhos a gás em AL. Especialmente se não compartimentados dos locais de risco E (dormir) e ainda mais se não houver sistemas de deteção e alerta automática de gases combustíveis bem como corte automático do mesmo.
 
0.0304 seg. NEW