Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Também gostamos de omeletas e, de vez em quando, fazêmo-las, de preferência com ovos de galinhas domésticas, sempre que nos é possível.
    A única gordura que usamos é o azeite (pouco...) que perfuma, e muito, a nossa omeleta. Convém utilizar uma frigideira anti-aderente, para não pegar ao fundo da mesma. Outra sugestão para quem goste: depois de retirada a omeleta da frigideira, coloque um pouco de azeite; embeba o pão no prato onde bateu os ovos, até o deixar «limpíssimo», e frite-o na mesma frigideira. Quente ou frio, é muito apreciado pelos comensais, cá de casa.
    Para lavar os utensílios, que usou para bater os ovos, aplique umas gotas de vinagre e lave assim primeiro, antes de outra lavagem. Se não gosta do cheiro a ovo cru, para além do vinagre, evite pôr em contacto os tais utensílios (prato, garfo, batedor de claras ou outros) com a restante loiça antes dessa lavagem «envinagrada»!!
  2.  # 182

    Quando precisar de sumo de limão para temperar um qualquer alimento, experimente cortar em gomos, na longitudinal, e pique-os com um garfo, repetidas vezes. Verá que obtém sumo (talvez mais do que esperaria...) mais rapidamente.
  3.  # 183

    Nas lides culinárias, usamos farinha ou pão ralado quando fritamos peixe, na confecção de rissóis, croquetes, panados, entre outros. Algumas vezes sobejam desses ingredientes e, quase sempre, tendemos a deitá-los para o lixo; ora basta que os peneiremos num passador de rede fina - para rejeitar os grânulos que se formaram com a utilização dos ingredientes -, colocar num tabuleiro ou prato raso, por uns dias, deixar secar convenientemente e colocar em frascos com tampa. Podem ser usados de novo, para o mesmo efeito, se assim o entendermos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, branco.valter, rmarinho
  4.  # 184

    Para quem é apreciador(a) do nosso portuguesíssimo caldo verde recomendaria que se migassem as folhas dos hortos - mais conhecidos por couve galega - em casa, no momento de confeccionar esta deliciosa sopa. Deve migar-se miudinho - com máquina, ou manualmente - com as folhas bem enxutas - evita o cheiro a choqueiro (a choco) e que aquelas se deteriorem muito depressa. Depois de migadas, lave-as em água abundante, esfregue-as com as mãos, repetidas vezes, a ponto de a água ficar verde, apenas no momento anterior à confecção da sopa. Com esta operação vai retirando às couves (já migadas) o sabor a «marujo»- um gosto amargo que às vezes sabe a «fénico» -. Repita a operação uma a duas vezes.
    Para não desperdiçar o caldo verde, com as lavagens, recomenda-se que se filtre a água por um passador de rede fina, a ponto de aproveitar, bem, o caldo migadinho, sem grandes perdas.

    Nota: reconhece-se que é mais prático comprá-lo já migado, mas que não tem o mesmo saber, lá isso não tem. E, depois, sabermos que estamos a comer um legume biológico, cultivado nas nossas hortas - quem as tem -, é outra loiça! E... bom apetite!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  5.  # 185

    Para quem é apreciador de churrasco, quer de verão, quer de inverno, há uma sugestão a fazer: no momento de utilizar a(s) grelha(s) passe-a(s) por um trapo - pelo menos umas duas vezes -, embebido em azeite ou óleo usado, para tentar remover parte da ferrugem que se forma, nas grelhas, quando estas não estão, periodicamente, a uso. Verá como o(s) trapo(s) fica sujíssimo!
    Concordam com este comentário: branco.valter
  6.  # 186

    Aproxima-se o tempo quente com inspiração para uns grelhados em convívio familiar ou entre amigos. Para quem é apreciador de umas saborosas espetadas de porco - preferencialmente do lombinho - use besuntá-las, e envolvê-las, com uns borrifos de azeite e umas pedras de sal marinho (nada de excessos), no momento da confecção. Utilize paus de loureiro verde, para as espetadas, e ficará a saber que estas são bastante mais apetitosas.
  7.  # 187

    De vez em quando faço uma coisa parecida mas com novilho.
    Prato típico da Madeira.
      madeirense.png
  8.  # 188

    Colocado por: maria rodriguesAproxima-se o tempo quente com inspiração para uns grelhados em convívio familiar ou entre amigos. Para quem é apreciador de umas saborosas espetadas de porco - preferencialmente do lombinho - use besuntá-las, e envolvê-las, com uns borrifos de azeite e umas pedras de sal marinho (nada de excessos), no momento da confecção. Utilize paus de loureiro verde, para as espetadas, e ficará a saber que estas são bastante mais apetitosas.


    É verdade sim senhora, já experimentei várias vezes com grandes resultados!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  9.  # 189

    Colocado por: branco.valterÁgua e vinagre, sai tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MikeMelga


    Tenho uma exaustor com filtros de aluminio. Agua + vinagre tira aquela gordura já pastosa? Qual o racio agua/vinagre?
  10.  # 190

    Colocado por: maria rodriguesPara quem é apreciador de churrasco, quer de verão, quer de inverno, há uma sugestão a fazer: no momento de utilizar a(s) grelha(s) passe-a(s) por um trapo - pelo menos umas duas vezes -, embebido em azeite ou óleo usado, para tentar remover parte da ferrugem que se forma, nas grelhas, quando estas não estão, periodicamente, a uso. Verá como o(s) trapo(s) fica sujíssimo!
    Concordam com este comentário:branco.valter


    eu desisti e acabei por mandar fazer uma grelha em inox ;)
  11.  # 191

    Colocado por: coisasdacasa

    Tenho uma exaustor com filtros de aluminio. Agua + vinagre tira aquela gordura já pastosa? Qual o racio agua/vinagre?



    Colocado por: maria rodriguesMergulhe totalmente em água e vinagre (meio por meio), durante algum tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MikeMelga


    Se quiser usar químicos, há o "tradicional" spray anti-gordura, cif creme, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
  12.  # 192

    Aqua quente/ferver e mistolin custuma resultar.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
  13.  # 193



    eu desisti e acabei por mandar fazer uma grelha em inox ;)

    Quei-me bem isso antes da a utilizar.
  14.  # 194

    Colocado por: coisasdacasa

    Tenho uma exaustor com filtros de aluminio. Agua + vinagre tira aquela gordura já pastosa? Qual o racio agua/vinagre?


    Água a ferver e bicarbonato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
  15.  # 195

    Colocado por: 21papaleguasQuei-me bem isso antes da a utilizar.

    Faltou essa referência: sim, primeiro aquece-se muito bem e depois usa-se um pano embebido em azeite/óleo para limpar a(s) grelhas(s).
    Mesmo que a grelha seja inox não se perde nada se se limpar pelo mesmo método.
  16.  # 196

    Se é daquelas pessoas que congela pão, porque não tem oportunidade de passar, todos os dias, na padaria ou pastelaria, há uma forma, relativa, de o descongelar quando se está com alguma pressa. Por exemplo: se quer descongelar uma carcaça ou uma bola embrulhe-a(s), num guardanapo de tecido e leve-a(s) ao microondas durante 10 a 12 segundos, de preferência, um de cada vez. Reduz, ao mínimo, a sua desidratação e come-se com o mesmo prazer de quem come pão fresco.
  17.  # 197

    Com este excesso de calor quando chega a noite, precisamos de arrefecer a casa abrindo portas e janelas a fim de desfrutarmos do "sereno" - como dizem os nossos amigos brasileiros -, o pior são as melgas e mosquitos tão indesejáveis, com picadas tão incómodas.
    Coloque uma meia dúzia de folhas de louro ( verdes ou secas, ou as duas) e faça-as arder num pequeno pote de barro - com alguma precaução - no ambiente familiar. É um óptimo repelente de insectos que evita o recurso a insecticidas químicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  18.  # 198

    Colocado por: maria rodriguesCom este excesso de calor quando chega a noite, precisamos de arrefecer a casa abrindo portas e janelas a fim de desfrutarmos do "sereno" - como dizem os nossos amigos brasileiros -, o pior são as melgas e mosquitos tão indesejáveis, com picadas tão incómodas.
    Coloque uma meia dúzia de folhas de louro ( verdes ou secas, ou as duas) e faça-as arder num pequeno pote de barro - com alguma precaução - no ambiente familiar. É um óptimo repelente de insectos que evita o recurso a insecticidas químicos.


    Conheço bem essa técnica, já vem do tempo da minha avó.
    Funciona durante 20 minutos apenas, infelizmente.
  19.  # 199

    Colocado por: marcoaraujo
    Conheço bem essa técnica, já vem do tempo da minha avó.
    Funciona durante 20 minutos apenas, infelizmente.

    Quem diz 20 minutos diz meia hora; pode-se tentar, também, com recurso aos mesmos métodos, uma mistura de alecrim e tomilho, por exemplo.

    Depois temos aquelas dicas dos nossos amigos brasileiros muito dados a recomendações caseiras e, verdade seja dita, até dão resultado. Pelo menos o cravo-da-índia tem muitas aplicações e é bem nosso conhecido.

    https://www.youtube.com/watch?v=siKCek9lJIo
    • rxpt
    • 1 agosto 2021

     # 200

    Boas

    Vou aproveitar este tópico para colocar uma pergunta.

    Opiniões e comentários sobre estes produtos: https://www.inokem.com/

    Ouvi falar sobre esta empresa e produtos há uns dias e realmente parece que se pode poupar um pouco neste tipo de produtos.
    Fiquei interessado no pack de poupança para os produtos de limpeza de chão, vidros e cozinha. Mas para detergente de roupa e loiça já parece que não compensa muito.

    Alguém tem opinião sobre esta marca ou outras? Para o mesmo gênero de produtos?

    Cumps
 
0.0383 seg. NEW