Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No passado inverno, com a elevada humidade e poucas oportunidades de arejar a casa, recebi a inoportuna companhia de vários amigos designados por fungos e bolores. Como esses amigos não foram embora quando lhes pedi com gentileza, peguei em lixívia e resolvi a coisa de forma mais drástica, para já num quarto apenas.

    Entretanto, a minha experiência diz-me que estas limpezas com lixívia não são duradouras, sendo recorrente a necessidade de o fazer periodicamente (o que é um aborrecimento sério, desde o "desmontar" do quarto, aos cheiros que inutilizam as divisões, ao trabalho que dá, ao tempo que me é "roubado", ao esforço e à irritação respiratória por causa do cloro).

    A minha ideia, já que tenho o quarto "virado do avesso", posso pintá-lo com tinta anti-fungo (que, pelo que me tenho apercebido, é razoavelmente eficaz).

    No entanto, dado que a pintura ainda está OK, poderia aplicar algum tipo de produto anti-fungo directamente sem ser com a pintura (nem sei se existe produto eficaz para tal).

    Logo, o que me sugerem?

    Opção A) "Homem, pinte logo o quarto e não pensa mais nisso por 6 anos, e até lhe recomendo a tinta com anti-fungo que deve usar/misturar.";

    Opção B) "Olhe que há um produto magnífico, dura uma vida e aplica-se sem dramas e sujeira sobre pinturas antigas, e até lhe digo a marca".

    :)
    • eu
    • 14 abril 2014

     # 2

    Opção A. Eu usei logo de início tinta anti-fungos nos WCs e é mesmo bastante eficaz...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    •  
      FD
    • 14 abril 2014

     # 3

    Tem certeza absoluta que os bolores são por deficiente "respiração" da casa?
    Acontecem em zonas totalmente diferentes? Nas paredes exteriores?

    Se é só num quarto, pinte mas, tem que limpar (lixívia), desinfectar (desinfectante), aplicar o anti-fungo e misturar o anti-fungo com a tinta a aplicar ou aplicar uma tinta própria.

    Contudo, é importante lembrar que não é por as paredes não ficarem pretas que o problema não está lá.
    O excesso de vapor continuará e, o bolor que não aparecer nas paredes poderá aparecer noutros sítios (roupeiros, por exemplo).

    As únicas soluções verdadeiramente eficazes são isolar o quarto e/ou ventilar, repondo o equilíbrio de vapor de água.
    Tudo o resto é adiar ou mascarar um problema.
    Concordam com este comentário: Neon
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  2.  # 4

    FD, infelizmente a casa tem alguns problemas de infiltração, que irão ser corrigidos este Verão. Só não foi resolvido mais cedo porque é um prédio em propriedade horizontal e o condomínio tem uma grande inércia. Infelizmente os bolores não são apenas numa divisão, e às vezes são bastante mais que bolores (infiltrações feias). Agora vai levar ETICS. Mas falemos do quarto em questão.


    O quarto de que falo não tem infiltrações. Quando comprei o apartamento há uns anos não tinha problemas nenhuns de bolor porque a ventilação estava assegurada: o vento que entrava pelas frinchas da caixa de estore testemunhava bem isso.

    Depois calafetei as frinchas com umas tiras de espuma autocolante e pouco densa. Começaram a aparecer alguns bolores, especialmente na zona fria da caixa de estore e junto ao parapeito da janela, coisa que se resolvia mais ou menos sem problema com uma limpeza naquela área.

    Depois casei-me, e passaram a dormir naquele quarto duas almas em vez de uma e quatro pulmões em vez de dois. Os bolores cresceram mais rapidamente, mas ainda assim "domáveis".

    Este inverno foi o caos. Com o vento quente e húmido a soprar semanas a fio e a chover semanas a fio, sem possibilidade de arejar o quarto ou deixar a janela aberta para arejar (saio de casa de manhã e volto ao fim da tarde como aqueles mortais que ainda têm emprego), os bolores "alambazaram-se" à grande.

    Logo, julgo que o principal problema é o vapor da respiração de duas pessoas e o facto de não ter conseguido arejar a divisão.
  3.  # 5

    Colocado por: eu. Eu usei logo de início tinta anti-fungos nos WCs e é mesmo bastan



    Eu no WC também tenho tinta anti-fungo, e o tecto tem-se aguentado. Por vezes acabo por fazer lá enormes nuvens de vapor durante o banho para que a minha bebé, que tem alguns problemas respiratórios, possa respirar o vapor e desentupir os canais respiratórios (conselho do médico).


    "eu", tens alguma marca/gama preferencial de produtos que aconselhes?
  4.  # 6

    Colocado por: FDSe é só num quarto, pinte mas, tem que limpar (lixívia), desinfectar (desinfectante), aplicar o anti-fungo e misturar o anti-fungo com a tinta a aplicar ou aplicar uma tinta própria.


    Ena, obrigado! Vamos por partes para eu perceber tudo, já que tenho lido alguns conselhos on-line de fabricantes de tintas mas ainda estou um bocado confuso! :)

    - tem que limpar (lixívia) -> Isto eu já fiz. Segundo percebo, deverei passar água para remover os restos de lixívia, Certo?

    - desinfectar (desinfectante) -> Este passo nunca ouvi falar. Que tipo de desinfectante? A lixívia não é desinfectante que chegue?

    - aplicar o anti-fungo Ou seja, além da tinta anti-fungo ainda tenho de dar uma mão prévia de anti-fungo sozinho?

    - misturar o anti-fungo com a tinta a aplicar ou aplicar uma tinta própria. OK


    Alguém me ajuda com as dúvidas escritas em destacado?
    •  
      FD
    • 15 abril 2014

     # 7

    Colocado por: ClioIILogo, julgo que o principal problema é o vapor da respiração de duas pessoas e o facto de não ter conseguido arejar a divisão.

    Correctíssimo. E pela minha experiência, quanto mais pequenas forem as divisões, pior.

    Colocado por: ClioII"eu", tens alguma marca/gama preferencial de produtos que aconselhes?

    Não sou o "eu" mas, na altura em que precisei usei o aditivo da Dyrup: http://www.dyrup.pt/diy/produtos/dyrup/produtos-auxiliares-diversos/5320-aditivo-antialgas-e-fungos.aspx
    Nas divisões mais críticas, pintei com esmalte aquoso em vez da tinta "normal", não me lembro é da marca.
    Numa casa de banho onde o problema acontecia com uma frequência brutal deixou de acontecer e além disso, a pintura tornou-se mais resistente e muito mais fácil de limpar.
    Na altura pintei com acabamento acetinado, neste momento já pesquisei e acho que há com acabamento mate.

    Provado no meu caso: aditivo + tinta normal nos casos menos graves, esmalte aquoso + aditivo nos casos mais graves.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    •  
      FD
    • 15 abril 2014

     # 8

    Colocado por: ClioIIIsto eu já fiz. Segundo percebo, deverei passar água para remover os restos de lixívia, Certo?

    Certo.

    Colocado por: ClioIIEste passo nunca ouvi falar. Que tipo de desinfectante? A lixívia não é desinfectante que chegue?

    Pelo que na altura me aconselharam, a lixívia não é totalmente eficaz.
    Não me lembro do nome e do produto mas sei que borrifei as zonas onde tinha bolor com um produto, deixei actuar durante algum tempo e depois limpei com água.

    Colocado por: ClioIIOu seja, além da tinta anti-fungo ainda tenho de dar uma mão prévia de anti-fungo sozinho?

    Depende da gravidade da situação. No meu caso, como disse acima, usei tinta normal + anti fungo e chegou mas, alguns fabricantes sugerem usar as duas ao mesmo tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 9

    Colocado por: FD
    Não sou o "eu" mas, na altura em que precisei usei o aditivo da Dyrup:http://www.dyrup.pt/diy/produtos/dyrup/produtos-auxiliares-diversos/5320-aditivo-antialgas-e-fungos.aspx
    Nas divisões mais críticas, pintei com esmalte aquoso em vez da tinta "normal", não me lembro é da marca.
    Numa casa de banho onde o problema acontecia com uma frequência brutal deixou de acontecer e além disso, a pintura tornou-se mais resistente e muito mais fácil de limpar.
    Na altura pintei com acabamento acetinado, neste momento já pesquisei e acho que há com acabamento mate.

    Provado no meu caso: aditivo + tinta normal nos casos menos graves, esmalte aquoso + aditivo nos casos mais graves.


    O que chama "tinta normal"? Tinta plástica para interiores?

    Quanto ao esmalte, julgava que era só usado para madeiras ou metais, e que não é uma tinta respirável. Estou enganado?
    Concordam com este comentário: N. C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
    •  
      FD
    • 15 abril 2014

     # 10

    Colocado por: ClioIIO que chama "tinta normal"? Tinta plástica para interiores?

    Quanto ao esmalte, julgava que era só usado para madeiras ou metais, e que não é uma tinta respirável. Estou enganado?

    Tinta normal = tinta normalíssima para paredes e tectos.

    Esmalte aquoso, não é só esmalte. Do site da CIN:

    Estas são as designações vulgarmente utilizadas para agrupar as tintas aquosas e as tintas à base de solvente, respectivamente. Por norma, a utilização que se associa às tintas plásticas é a pintura de paredes e tectos, enquanto que a utilização que se associa aos esmaltes é a pintura de madeiras e metais. Contudo, a preocupação ambiental aliada ao desenvolvimento tecnológico, permitiram contrariar esta regra, conduzindo ao aparecimento de esmaltes aquosos. Com um acabamento idêntico aos de base solvente, os esmaltes aquosos apresentam baixo cheiro, constituindo um claro benefício para o seu utlizador.

    http://www.cin.pt/portal/cin/casa/exterior/plasticas-esmaltes?contentid=4F80809680CO&page=pintarpe.psml&nl=pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    • eu
    • 15 abril 2014 editado

     # 11

    Colocado por: ClioII"eu", tens alguma marca/gama preferencial de produtos que aconselhes?

    Não conheço vários produtos, só usei uma tinta da Cin que já traz o anti-fungos, e o que posso dizer é que é muito eficaz. O meu WC fica todos os dias com o tecto cheio de humidade e nunca apareceram bolores. Já a porta de madeira, está uma desgraça...

    Quanto ao desinfetante, duvido muito que seja necessário, pois a lixívia é super poderosa e desinfeta tudo. Não há nada orgânico que escape...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    •  
      FD
    • 15 abril 2014 editado

     # 12

    Colocado por: euJá na porta de madeira, está uma desgraça...

    Lá está o que eu disse acima - deixam de estar nas paredes para irem para outro sítio qualquer onde se consigam reproduzir.

    Tenho uma casa de banho revestida a pedra não impermeabilizada que é uma tristeza. Os bolores não aparecem na tinta mas, aparecem na pedra!
  6.  # 13

    eu e FD, foram ambos de uma enorme ajuda! Irei hoje a uma loja de tintas ver se compro os materiais adequados. :)
    •  
      FD
    • 15 abril 2014

     # 14

    Colocado por: euQuanto ao desinfetante, duvido muito que seja necessário, pois a lixívia é super poderosa e desinfeta tudo. Não hánadaorgânico que escape...

    Disse aquilo porque li este passo a passo da CIN: http://www.cin.pt/portal/attachs.pdf?CONTENTITEMOID=AB81808080F881GC&CLASSTOKEN=folheto&ATTRIBUTEID=monoficheiro
  7.  # 15

    Bom, a divisão foi toda lavada com lixívia, já foi enxaguada duas vezes e entretanto fui a uma loja Dyrup comprar um latão de tinta plástica e quantidade de anti-fungo proporcional. A ver se erradico a bicharada... :)
  8.  # 16

    E pronto!

    Dia 25 de Abril vesti o melhor fato de Domingo e lá fui para o quarto resolver o assunto. Cobrir todos os rodapés e caixilhos com fita-cola, jornais e cartões no chão, escadote, pincéis, rolo, vara comprida e lençóis velhos.

    O quarto originalmente era "casca-de-ovo" muito clarinho, mas agora ficou todo branco (e nota-se que ganhou luminosidade) com duas boas demãos.

    Retirar o radiador do aquecimento central é que fez um bocado de "cagada", mas lá se resolveu.
      IMG_7688.JPG
    •  
      FD
    • 28 abril 2014

     # 17

    Colocado por: ClioIIfui a uma loja Dyrup comprar um latão de tinta plástica e quantidade de anti-fungo proporcional

    O que é que comprou? (tipo, nome comercial, etc.)
  9.  # 18

    Na foto já estavam os jornais e as fitas retirados, daí os caixilhos da janela estarem desprotegidos. Os espelhos do material eléctrico também já estavam recolocados. Pena não ter uma foto do "antes", ainda com os bolores, para que se visse o contraste abissal.

    Agora é limpar e voltar a colocar a mobília no quarto (só a cama lá ficou).

    Há quem não goste do cheiro da tinta, mas eu gosto: cheiro a obra a terminar, a limpeza e higiene! :) Espero que o anti-fungo resulte bem (comprei tudo da Dyrup nas doses aconselhadas).

    Entretanto sobrou-me alguma tinta e entra a síndrome do "já agora": uma vez que ando com isto, vou pintar também o tecto do quarto da bebé e do WC. Mas isso deixo para outro tópico.



    Entretanto, um grande agradecimento a todas as pessoas que ajudaram na tarefa! Muito obrigado!
  10.  # 19

    Colocado por: FD
    O que é que comprou? (tipo, nome comercial, etc.)


    Comprei tinta branca com a referência Dyrup 5781 | 003 (essa que andava aí anunciada na TV como 003-Licença para pintar, num spot alusivo ao Anonimo06082021). Em rigor, é tinta normalíssima para interiores. Embora jurem a pés juntos que basta uma demão, a verdade é que tive de dar duas para dar boa cobertura ao "casca de ovo" que lá estava, apesar da cor anterior ser muito mas mesmo muito clara.

    Comprei também o aditivo antifungo, julgo que o Dyrup 5310 | Aditivo Antibolores e Antialgas, embora a foto da embalagem site não corresponda à foto da embalagem que comprei (talvez seja mais antiga).

    Como o aditivo anti-fungo é à razão de uma embalagem por cada 5 litros de tinta, despejei para dentro do balde de 15 litros três embalagens. O resultado foi o balde ficar quase quase a transbordar, o que exigiu um trabalho de mistura delicado, demorado e paciente com um pau para que a mistura ficasse uniforme. Por acaso era simpático que o latão de tinta tivesse mais folga para se efectuarem misturas de aditivos e diluições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  11.  # 20

    Colocado por: ClioII

    Comprei tinta branca com a referência Dyrup 5781 | 003 (essa que andava aí anunciada na TV como 003-Licença para pintar, num spot alusivo ao Anonimo06082021). Em rigor, é tinta normalíssima para interiores. Embora jurem a pés juntos que basta uma demão, a verdade é que tive de dar duas para dar boa cobertura ao "casca de ovo" que lá estava, apesar da cor anterior ser muito mas mesmo muito clara.

    Comprei também o aditivo antifungo, julgo que o Dyrup 5310 | Aditivo Antibolores e Antialgas, embora a foto da embalagem site não corresponda à foto da embalagem que comprei (talvez seja mais antiga).

    Como o aditivo anti-fungo é à razão de uma embalagem por cada 5 litros de tinta, despejei para dentro do balde de 15 litros três embalagens. O resultado foi o balde ficar quase quase a transbordar, o que exigiu um trabalho de mistura delicado, demorado e paciente com um pau para que a mistura ficasse uniforme. Por acaso era simpático que o latão de tinta tivesse mais folga para se efectuarem misturas de aditivos e diluições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FD
    oh meu ... eu reconheço alguma qualidade neste produto e gostava de poder falar ligeiramente sobre ele mais uma vez , o 003 é uma tinta mate lavavel com um bom poder de cobertura , realmente dizer uma demão basta é e será relativo mas possivel , é uma tinta restyling feita para renovar branco ... é um produto 5* para este fim e uma demão chega garantidamente , quando se fala em pintar de um modo normal o produto não tem a capacidade de resposta que todos queria-mos enfim , este produto é um + reforçado em aditivo anti-bolores , daí ter - necessidade de levar aditivo pelo que eu acho que esta medida que usou um exagero mas mal não faz alem de retirar um pouco de cobertura ao 003 daí tambem ter notado uma maior falta de opacidade 1.5l de produto transparente + agua na diluição para um bom acabamento retira alguma opacidade .

    para mim é o produto + da Dyrup numa relação preço qualidade , já o tinha dito é verdade mas é bom lembrar ...
 
0.0209 seg. NEW