Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Olá pauloagsantos,
    Não sei se ficou assim tão pequeno..............
    Ao analisar as fotos que publicou, reparei que você consegue colocar 3 pizzas dentro do forno; o que já é óptimo!
    Penso que o forno deve ser de 0.80cm.
    Mas de qualquer forma o trabalho está excelente, os meus Parabéns!
    Vou fazer o meu mas talvez neste formato:
    http://www.mervbergman.net/wp-content/uploads/ssbrickoven/#IMG_0044.JPG
    Cumprimentos:
    Valério Teixeira
  2.  # 62

    Bingo. 80cm
    Se fosse hoje talvez teria feito de 90 mas até à data coube tudo. Se for para meter um leitão aí pode ficar com a cabeça de fora.
    A chaminé tem registo mas obviamente perde calor. Para o uso que lhe dou não acho importante e aguenta bem de um dia para o outro.
  3.  # 63

    É pá, vou deixar de frequentar o fórum!!!

    Mais uma tentação para eu gastar €€€ lol!!!

    Será a empreitada seguinte, ao deck!! ;)
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  4.  # 64

    Colocado por: Rodri12É pá, vou deixar de frequentar o fórum!!!

    Mais uma tentação para eu gastar €€€ lol!!!

    Será a empreitada seguinte, ao deck!! ;)


    Alguém me consegue dar os materiais a usar e a construção passo a passo? ;)
  5.  # 65

    Boas Again,
    80cm é muito bom!Se tivesse feito de 90cm também não era mau, mas é preciso ter em conta uma coisa......... o forno quanto maior for mais lenha consome.
    É a mesma coisa que um automóvel, para andar tem de beber.
    Quanto à chaminé era essa a minha ideia, mesmo com registo perde calor, dai colocar a porta antes da chaminé.
    Rodri, continue a frequentar o forum, a vida é feita de tentações, sonhos, sabores e dissabores, é o que levamos desta vida.
    Chamo a isto projectos saudáveis ;)
    Quanto aos materiais segundo sei é preciso:
    Tijolo refractário
    cimento fogo
    leca
    lã de rocha
    arame de galinheiro
    reboco hidráulico e há quem use cale. A cale é misturada com o cimento fogo.
    Depois tem a chaminé e a porta, acessórios em ferro ou outro material resistente ao calor.
    Também se quiser pode colocar um termómetro.
    http://www.ebay.com/itm/Vitcas-Pizza-Bread-Oven-Probe-Thermometer-500-C-/320814685822?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item4ab20b9e7e
    Quanto à montagem vou deixar aqui um video passo a passo.
    https://www.youtube.com/watch?v=52rNdGBNDA0
    Cumprimentos:
    Valério Teixeira
  6.  # 66

    Colocado por: Valério TeixeiraBoas Again,
    80cm é muito bom!Se tivesse feito de 90cm também não era mau, mas é preciso ter em conta uma coisa......... o forno quanto maior for mais lenha consome.
    É a mesma coisa que um automóvel, para andar tem de beber.
    Quanto à chaminé era essa a minha ideia, mesmo com registo perde calor, dai colocar a porta antes da chaminé.
    Rodri, continue a frequentar o forum, a vida é feita de tentações, sonhos, sabores e dissabores, é o que levamos desta vida.
    Chamo a isto projectos saudáveis ;)
    Quanto aos materiais segundo sei é preciso:
    Tijolo refractário
    cimento fogo
    leca
    lã de rocha
    arame de galinheiro
    reboco hidráulico e há quem use cale. A cale é misturada com o cimento fogo.
    Depois tem a chaminé e a porta, acessórios em ferro ou outro material resistente ao calor.
    Também se quiser pode colocar um termómetro.
    http://www.ebay.com/itm/Vitcas-Pizza-Bread-Oven-Probe-Thermometer-500-C-/320814685822?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item4ab20b9e7e
    Quanto à montagem vou deixar aqui um video passo a passo.
    https://www.youtube.com/watch?v=52rNdGBNDA0
    Cumprimentos:
    Valério Teixeira


    Obrigado pelas dicas, quanto ao video esse já tinha visto mas esse tem batota, ou seja, tem peças já pré-feitas e é só encaixar umas nas outras ;)
  7.  # 67

    Pois Rodri, não vejo isso como batota, se reparar é ele próprio que faz essas peças com moldes em cartão.
    Mas isso é uma questão de você personalizar à sua maneira.
    Aliás a questão do forno você pode fazer de dois formatos, deste:
    http://www.thefoodinmybeard.com/2008/10/pizzaweekday4brickoven/
    ou deste:
    http://www.fornobravo.com/pompeii_oven/pompeii_kit.html
    é uma questão de de analisar e ver o mais simples, eu por exemplo vou fazer como está demonstrado no primeiro link, é muito mais fácil.
    só não podemos fazer rectangular ou quadrado, isto porque o calor acumula-se nas esquinas e acaba por não conseguir cozinhar o que quer, além de que vai gastar muito mais lenha.
    Cumprimentos:
    Valério Teixeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  8.  # 68

    Eu usei uma mistura de barro refractario, areia fina, cal hidraulica e cimento para a massa. Penso que era isto. Não me recordo é das proporcoes. Mas sei que fica MUITO mais em conta que o cimento refractario. E desde que bem humidificado na secagem funciona 5 estrelas. Até hoje nem uma rachadela, e já levou com muito calor.
  9.  # 69

    Boas again,
    Desde já agradeço a sua informação.
    Você disse que o seu forno já levou muito calor, eu acredito que sim e já vou lhe dizer porque.
    Tenho um primo que construiu um forno sem tijolo, e já vou vos dizer está 5 estrelas.
    Ele criou um molde depois cobriu com uma mistura de:
    Uma pá de areia
    Uma pá de cal
    Uma de cimento
    um saco de 25 kg de cimento refractário
    e por fim dos sacos de 25 kg de areão feijoco peneirado, não sei se sabem o que é este areão feijoco.
    É um areão que existe aqui na ilha da Madeira, e que é utilizado pedras deste material para a construção de fornos e cantarias para janelas.
    Lanço um desafio vão ao google e pesquisem areão feijoco da Madeira.
    Voltando à vaca fria, sei que o forno do meu primo ficou excelente, já lá vão 2 anos e sem uma rachadela.
    Diz-me ele que em 20 minutos a 270ºc coze 6 pães.
    Em 10 minutos cerca de 210ºc coze um bolo.
    Está satisfeito com o resultado final e ficou muito barato.
    Com os melhores cumprimentos:
    Valério Teixeira
    até breve................
    • valrft
    • 29 fevereiro 2016 editado

     # 70

    Olá viva malta.
    Levou algum tempo, mas presumo que agora vai!
    Cá vai algumas fotos da construção do meu forno a lenha.
    Tenho algumas dúvidas relativamente à chaminé.
    Estou pensando em construir antes da porta, isto porque depois da porta iria perder muito calor pela chaminé.
    Agradeço críticas positivas e negativas. ;-)
      IMG_20160226_074351.jpg
      IMG_20160227_153457.jpg
      IMG_20160227_153448.jpg
      IMG_20160227_153439.jpg
  10.  # 71

    Estou a achar esse forno muito baixo!?
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  11.  # 72

    não sou expert, mas acho que já está a fazer mal. não devia colocar tijoleira na base ao invés de tijolo? e não devia fazer uma cama como areia fina e cinza para assentar a base, para preservar melhor o calor?
    Concordam com este comentário: ramos1999
  12.  # 73

    Colocado por: pauloagsantosnão sou expert, mas acho que já está a fazer mal. não devia colocar tijoleira na base ao invés de tijolo? e não devia fazer uma cama como areia fina e cinza para assentar a base, para preservar melhor o calor?

    tal e qual o meu!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
    • valrft
    • 4 março 2016 editado

     # 74

    Boas malta,
    Desde já agradeço a vossa atenção!
    O ramos 1999 referia a altura do forno...........o forno tem 50cm de alto interno.
    Quanto ao comentário do pauloagsantos, o forno vai levar tijoleira no fundo sim! Primeiro levou a base de tijolo e em cima do tijolo leva a tijoleira.
    Quanto à tijoleira, aqui na Madeira é complicado encontrar tijoleira. A única tijoleira que temos aqui é aquela aplicada no chão das casas.
    Mas agradeço os comentários, é sempre instrutivo e educativo!
    De qualquer forma deixo aqui mais umas fotos da evolução.
    Abraço!!
      IMG_20160303_232119.jpg
      IMG_20160303_232107.jpg
  13.  # 75

    Colocado por: valrftBoas malta,
    Desde já agradeço a vossa atenção!
    O ramos 1999 referia a altura do forno...........o forno tem 50cm de alto interno.
    Quanto ao comentário do pauloagsantos, o forno vai levar tijoleira no fundo sim! Primeiro levou a base de tijolo e em cima do tijolo leva a tijoleira.
    Quanto à tijoleira, aqui na Madeira é complicado encontrar tijoleira. A única tijoleira que temos aqui é aquela aplicada no chão das casas.
    Mas agradeço os comentários, é sempre instrutivo e educativo!
    De qualquer forma deixo aqui mais umas fotos da evolução.
    Abraço!!
      IMG_20160303_232119.jpg
      IMG_20160303_232107.jpg


    acho o forno muito baixo,qualquer forno normal tera isso de altura de porta e depois la dentro será maior para manter o calor la em cima,o pior é quando meter algo nesse forno como o tijolo esta muito próximo em cima começa logo a queimar,,isso é um bom forno para pizzas de resto o rendimento será baixo!
  14.  # 76

    Olá viva,
    Bem nem sei o que dizer, nem por onde começar.
    De facto, analisando e pensando no seu ponto de vista tem razão!O calor se mantendo lá em cima seria melhor! Mas acha mesmo que só colocar um tabuleiro com algo para assar vai queimar logo? Por acaso numas pesquisas que fiz pela NET encontrei algumas imagens com alguns cozinhados feitos neste tipo de forno.
    E sim este modelo é de forno de Pizza.
    Mas agora com o forno praticamente pronto como vou selecionar este problema?
    Agradeço a ajuda de todos!
    Um abraço
    • valrft
    • 4 março 2016 editado

     # 77

    Para poderem dar alguma ajuda, vou dar as informações relativamente às dimensões do forno.
    80C x 80C x 50A.
    Atenção, estas medidas são internas.
    Se bem que também existe um promenor, um forno quanto maior, mais lenha consome. Digo isto avaliando pelo forno dos meus sogros.
  15.  # 78

    Colocado por: valrftPara poderem dar alguma ajuda, vou dar as informações relativamente às dimensões do forno.
    80C x 80C x 50A.
    Atenção, estas medidas são internas.
    Se bem que também existe um promenor, um forno quanto maior, mais lenha consome. Digo isto avaliando pelo forno dos meus sogros.


    eu acho que funcionara mas não tão bem como para o qual o forno è feito,para pão ou carnes não o acho eficiente como disse o forno maior consome mais lenha mas vai aguentar muito mais tempo para um cabrito ou galo assado e mandara calor muito proximo sujeito a queimar o pão sem lhe dar tempo para cozinhar e depois não podera aquecer demais pois queimara e demenos não cozinhara!!!!!!mas bom agora experimentando e vai funcionar mas,,,,
  16.  # 79

    Agradeço ramos1999.
    Bem já que está quase feito, vamos experimentar assim........ Logo que tiver concluído e experimentado, deixo o feedback aqui à malta!
    Relativamente a coifa para fumos o que me dizem?
    Concelhos?
    • valrft
    • 8 março 2016 editado

     # 80

    Olá viva malta,
    Vou vos deixar aqui mais umas fotos da construção do meu forno.
    Espero que comentem.
    Primeira cobertura em concreto.
      IMG_20160305_183213.jpg
 
0.0272 seg. NEW