Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    Medicina são 6 + especialidade, não esquecer isso.

    Voltando ao tema, eu não adjudico uma única coisa sem dar um sinal. Normalmente é de 20%, sendo que quando peço fabrico de alguma coisa é de 50%.

    Nas obras que fui umas paguei a pré, outras a pronto, outras ainda a 60 ou 90 dias. Como sabem quem está do lado de cá não há tanto problema. E estou a falar de valores consideráveis.
  2.  # 322

    Podem comparar entre Arquitectos,entre os Grandes nomes por exemplo...são todos arquitectos mas na realidade as coisas não funcionam assim.

    Dentro da classe existe a ultra "elite".
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 323

    Colocado por: loverscout5 com ou sem estágio?

    Não havia estágio obrigatório naquele tempo, já lá vão 15 anos desde que finalizei o curso...
    O estagio comecei eu próprio a fazê-lo, ainda andava no último ano ;)
  4.  # 324

    Colocado por: Pedro BarradasO estagio comecei eu próprio a fazê-lo, ainda andava no último ano ;)


    Se fosse na Alemanha teria começado o estagio antes de curso e assim ao estudar tinha outra noção dos materiais :-)

    Mas você esculpe que lhe diga !!! nota-se que sabe de construção cível, notei logo que tem prática ! Mas só à pouco tempo descobri porquê :-)

    Alguns pedreiros que estão lá fora, dizem que os arquitectos até chegam ao pondo de assentar as primeira pedras / cerâmicas !
    Acabarem um curso de eng. Civil sem ter visto assentar um tijolo ou encher uma laje ... É mesmo ridículo.
    Concordam com este comentário: 1234
  5.  # 325

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Acabarem um curso de eng. Civil sem ter visto assentar um tijolo ou encher uma laje ... É mesmo ridículo.


    Eu acabei um curso de engenharia electrotécnica sem cavar valas e enterrar cabos... Não é por isso que não sei como deve ser feito.
    Concordam com este comentário: jerolize
  6.  # 326

    Colocado por: ceacEu acabei um curso de engenharia electrotécnica sem cavar valas e enterrar cabos... Não é por isso que não sei como deve ser feito


    tambem ninguem abra valas agora, é tudo por wifi na sua area
  7.  # 327

    Colocado por: ceacEu acabei um curso de engenharia electrotécnica sem cavar valas e enterrar cabos... Não é por isso que não sei como deve ser feito.


    As valas pode servir até para enterrar mortos, não fazem parte da electricidade :-)
    Mas aprendeu a passar cabos ? soldar a estanho , usar um multimetro ? Fazer um esquema muito "dificel" da ligação de uma lampeda florescente ? ou teve só teoria ?
    Pergunto isto, porque os meus amigos que tiram o seu curso se queixam que nunca viram nem fusíveis !
    • ceac
    • 10 julho 2014

     # 328

    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    As valas pode servir até para enterrar mortos, não fazem parte da electricidade :-)
    Mas aprendeu a passar cabos ? soldar a estanho , usar um multimetro ? Fazer um esquema muito "dificel" da ligação de uma lampeda florescente ? ou teve só teoria ?
    Pergunto isto, porque os meus amigos que tiram o seu curso se queixam que nunca viram nem fusíveis !


    Passei cabos a fazer biscates e no secundário...
    Soldar, incrivelmente, não é ensinado na Universidade... Eu aprendi com o meu pai e amigos.
    Usar todos e mais alguns equipamentos de medida e entender as limitações do mesmo... Coisa que imensa gente que deita abaixo os cursos não entende.
    Todo o género de circuitos de electricidade no secundário.

    O que muita gente, erradamente, julga é que a Universidade serve para ensinar tudo... Quando na realidade não é assim. É preciso ver fusíveis para saber o que são e como são usados, ou qual o fusível a usar?
  8.  # 329

    Colocado por: ceac

    Passei cabos a fazer biscates e no secundário...
    Soldar, incrivelmente, não é ensinado na Universidade... Eu aprendi com o meu pai e amigos.
    Usar todos e mais alguns equipamentos de medida e entender as limitações do mesmo.

    Sendo assim você é dos bons ... Mas os seu colegas não sabem todos pois não ?
    Colocado por: ceacCoisa que imensa gente que deita abaixo os cursos não entende.

    Não me diga que não acha melhor fazerem por cá como na Alemanha e noutros países evoluídos ? Mostrar primeiro a pratica e depois aprender a teoria ?
    Um eng. mecânico alemão sabe fazer tudo e não apenas teoria ...
    Colocado por: ceacO que muita gente, erradamente, julga é que a Universidade serve para ensinar tudo... Quando na realidade não é assim.

    Nada do que se aprende deve ser ensinado ser ter as bases !
    Colocado por: ceacÉ preciso ver fusíveis para saber o que são e como são usados, ou qual o fusível a usar?

    É preciso ver um fusível para saber o que é um fusível, é preciso namorar para saber como se faz aquilo :-)
    Já viu o que é um colega seu com medo de apanhar um choque ? Ou com medo de mudar um fusível ...
    Todas as universidades deviam dar alguma prática nos cursos como por exemplo nas faculdades de medicina !
    Não podemos formar eng. apenas para dar aulas. Temos que formar pessoas aptas a trabalhar e não aptas apenas a estar com o rabo na secretária !
    Já viu o que é um tipo tirar um curso de informática, ( Incluindo doutoramento ) e não saber mudar um disco de um computador ! As minhas filhas desde os 13 anos sabem mudar discos e até fazer as ligações das placas ... Pois eu já vejo mal ao pé ...

    ( Não sou informático )
  9.  # 330

    Informática pouco ou nada tem a ver com hardware.

    Os cursos mais práticos seriam, supostamente, nos politécnicos.
  10.  # 331

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    As valas pode servir até para enterrar mortos, não fazem parte da electricidade :-)
    Mas aprendeu a passar cabos ? soldar a estanho , usar um multimetro ? Fazer um esquema muito "dificel" da ligação de uma lampeda florescente ? ou teve só teoria ?
    Pergunto isto, porque os meus amigos que tiram o seu curso se queixam que nunca viram nem fusíveis !


    Sei fazer isso tudo e nunca necessitei de curso algum para o fazer. São coisas simples embora trabalhosas que se aprendem quando há vontade em fazê-las.
    • ceac
    • 10 julho 2014

     # 332

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSendo assim você é dos bons ... Mas os seu colegas não sabem todos pois não ?


    Vou arriscar que alguns nunca o fizeram, mas não será por isso que são incapazes de o fazer. Duvido que o façam de forma eficiente, mas fazem. Atenção que aprender a usar equipamentos de medida é feito na Universidade.
    Lembrei-me agora que tive umas aulas de soldadura no secundário... ahhh e fazer placas de circuito impresso.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroÉ preciso ver um fusível para saber o que é um fusível, é preciso namorar para saber como se faz aquilo :-)
    Já viu o que é um colega seu com medo de apanhar um choque ? Ou com medo de mudar um fusível ...
    Todas as universidades deviam dar alguma prática nos cursos como por exemplo nas faculdades de medicina !
    Não podemos formar eng. apenas para dar aulas. Temos que formar pessoas aptas a trabalhar e não aptas apenas a estar com o rabo na secretária !
    Já viu o que é um tipo tirar um curso de informática, ( Incluindo doutoramento ) e não saber mudar um disco de um computador ! As minhas filhas desde os 13 anos sabem mudar discos e até fazer as ligações das placas ... Pois eu já vejo mal ao pé ...


    São sistemas diferentes e não sei se será o mesmo nível de ensino. Sinceramente, não conheço o sistema alemão.
    O problema do nosso sistema não estará tanto nas Universidades, mas na paspalhice do ensino secundário. Se uma pessoa quer seguir um curso técnico de Engenharia, tem de levar com 80% de disciplinas que não vão servir para nada no futuro, desperdiçando assim tempo que seria bem aplicado na prática base do que quiserem seguir na Universidade. No entanto, anda-se ali a garantir postos a professores.

    Existe também o problema, aliado à falta de ligação à indústria, de não haver verbas para mostrar algumas coisas... Outro problema ainda é a nossa indústria estar a morrer e ninguém se preocupar com isso. (venham é mais Ubers e sapatos dos chineses que são baratos e dão para passar por rico...).

    O ensino da Universidade, embora peque por não dar experiência em certos campos e acima de tudo não ligar os alunos à indústria relacionada com o curso, não está muito mal estruturado.
    O objectivo não é fazer ligações eléctricas ou assentar tijolos, é óbvio que ter alguma experiência nesse sentido ajuda imenso na integração do engenheiro com gente experiente que muitas vezes não dão valor a um curso superior, mas o objectivo não é esse. Como disse um professor meu: "O trabalho do engenheiro é encontrar soluções, o trabalho do técnico é aplicá-las."

    Dito isto, eu admito perante qualquer um que os engenheiros não são diferentes de outros ramos. Existem bons engenheiros e existem maus engenheiros... mas não é por não saberem assentar tijolos ou passar cabos que são definidos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 333

    Colocado por: ceac

    Passei cabos a fazer biscates e no secundário...
    Soldar, incrivelmente, não é ensinado na Universidade... Eu aprendi com o meu pai e amigos.
    Usar todos e mais alguns equipamentos de medida e entender as limitações do mesmo... Coisa que imensa gente que deita abaixo os cursos não entende.
    Todo o género de circuitos de electricidade no secundário.

    O que muita gente, erradamente, julga é que a Universidade serve para ensinar tudo... Quando na realidade não é assim. É preciso ver fusíveis para saber o que são e como são usados, ou qual o fusível a usar?


    o problema é do sistema de ensino miserável que este país sempre teve. Cursos superiores é só bláblá para sacar o canudo, mas aulas práticas é zero. os cursos deviam ser mais abrangentes e os estágios deviam ser uma realidade e não a farsa que são. Sou licenciada e sei do que falo.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • ceac
    • 10 julho 2014

     # 334

    Colocado por: anatrindadeo problema é do sistema de ensino miserável que este país sempre teve. Cursos superiores é só bláblá para sacar o canudo, mas aulas práticas é zero. os cursos deviam ser mais abrangentes e os estágios deviam ser uma realidade e não a farsa que são. Sou licenciada e sei do que falo.


    O problema não está só no ensino superior... basta ver que a Faculdade de Engenharia do Porto passou um atestado de incompetência às escolas do país forçando os alunos a fazer um teste de matemática e física antes de os deixar ter aulas de Engenharia. Se não passarem, como a Universidade não os pode pôr de lá para fora, dão-lhes aulas de matemática e fisíca até estarem a um nível aceitável.

    Eu tive aulas práticas... mas muitas vezes o tempo dado para terminar trabalhos era curtíssimo... isso é também outro problema.
  12.  # 335

    a minha universidade é diferente, tenho muita pratica e a teorica é com o anos......
  13.  # 336

    Colocado por: ceacO problema não está só no ensino superior...

    Então onde está ? Nos maus professores ? Olhe que nem todos são maus !
    Veja como é que estudam nos Paises que mandam na Europa !
    Se uma pessoa estudar teoria sem ter visto como se faz nem dá valor ao que estuda ...

    Nos estado unidos até escolhem as disciplinas que querem estudar ... Aqui levam com metade de lixo !

    Colocado por: ins.Brunoa minha universidade é diferente, tenho muita pratica e a teorica é com o anos......

    Olhe, um amigo meu antigo colega de electricidade aos 40 anos resolveu voltar a estudar ... foi para eng electrotécnica. Trabalha numa grande empresa estava farto dos chefes e o curso seria bom para ele...
    Fizeram-lhe a vida negra com inveja ! Acabou o curso com facilidade ao 45 anos ! O chefes dele já foram todos para o olho da rua ! Porque este sabe mais de olhos fechados do que os outro todos juntos de olhos abertos...
    Se você ou eu fosse-mos empregados do estado o curso fazia-nos falta para subir na carreira e tira-se a brincar ! E quem quer aprender nem precisa de cabular !
    Mas como não somos empregados do estado temos é que trabalhar bem e com qualidade e tentar fazer sempre cada vez melhor !

    Quem tem a sorte de ter alguma pratica enquanto estuda fica com outra noção sobre o que aprende e dá outro valor ao que é mais útil !

    Colocado por: ceacDito isto, eu admito perante qualquer um que os engenheiros não são diferentes de outros ramos. Existem bons engenheiros e existem maus engenheiros... mas não é por não saberem assentar tijolos ou passar cabos que são definidos.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Pergunte lá aí ao Arq. Pedro Barradas se não gostava de saber o que sabe mas alem disso chegar a uma obra, tirar a colher da mão do pedreiro e mostrar como se faz !
    Eu não sou pedreiro mas já o fiz muitas vezes !
    E quando chego a uma obra bem vestido ... E começam a enrolar ... O que me dá mais gozo é ir ao carro mudar de roupa e mostrar como se faz...
    É isso que fazem lá fora ! Sabem fazer e não apenas mandar!
    Mas calma que já conheço alguns eng. de mecânica (térmica ) que sabem instalar aparelhos de ar condicionado ... E até conheço um eng, de electricidade que sabe passar cabos e passa... Mas também sabe fazer as contas !
    Pois é todos estes primeiro trabalharem depois foram estudar e olhem que estes não estão a procura de emprego ! E não querem dar aulas porque não tê paciência para aturar os filhos do outros (Pois é a parte mais chata do ensino)
    Concordam com este comentário: 1234
    • ceac
    • 11 julho 2014

     # 337

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEntão onde está ? Nos maus professores ? Olhe que nem todos são maus !
    Veja como é que estudam nos Paises que mandam na Europa !
    Se uma pessoa estudar teoria sem ter visto como se faz nem dá valor ao que estuda ...

    Nos estado unidos até escolhem as disciplinas que querem estudar ... Aqui levam com metade de lixo !


    Tendo em conta o que tenho visto em gente dos Estados Unidos, diria que o sistema de ensino deles é bem pior que o nosso (sou supervisor de vários americanos em posições técnicas). Mas não conheço o sistema a fundo logo não posso dizer muito acerca do mesmo.

    Como referi lá atrás, os professores não são diferentes de engenheiros e outras profissões... há os bons profissionais e há os maus. O nosso desGoverno é que tem tomado uma atitude quase criminal perante os professores. É impossível alguém ter gosto no que faz se é obrigado a ir trabalhar a 300 ou mais km de casa. O que muitos acabam por fazer é não dar metade do ano de aulas por causa disso.
    É um facto que ser professor era visto há uns anos atrás como uma vidinha santa... imensas férias um horário teoricamente desafogado... e isso fez com que toda a gente quisesse ir para professor mesmo não tendo vocação para tal. O Governo por sua vez, para fundar o negócio das Universidades abriu vagas e mais vagas não tendo em conta que não ia haver emprego para tanto professor.

    Hoje os professores não estão numa posição muito confortável... o que é mau ou horrível tendo em conta que eles são quem mais diferença pode fazer no futuro do país. Sem professores dedicados e bons, o país não tem muita hipótese de sair do buraco onde está.

    No entanto, o meu comentário era mais virado ao secundário. O secundário é o local ideal para dar alguma prática e deixar de lado disciplinas que não servem em nada (a parte de cultura geral). Basta ver que se alguém quiser ir para a Faculdade para um curso seja do que for, ninguém manda essa pessoa para fazer o 10º ao 12º numa área especializada ou de cariz técnico-profissional. Aglomeram a "carneirada" (da qual fiz parte) no cientifico-natural e ensinam pouco de muito. Esta era a realidade quando passei por lá. Espero que agora seja melhor.

    Quanto ao seu colega, o que ninguém aqui está a compreender é que as empresas não contratam um puto para ir aprender e para contratarem, o puto tem de deixar de estudar. Por outro lado, as escolas não têm verbas para todos os anos construir uma casa para dar oportunidades aos alunos de construirem uma e nem as empresas aceitam receber alunos para ganharem prática.
    O grande problema, que também foquei lá atrás, é esta falta de ligação entre empresas e Universidades. A não ser por escolha pessoal, não faz sentido alguém ir perder dois anos a acartar tijolos antes de ir para Engenharia Civil. O mesmo a passar cabos para ir pra Engenharia electrotécnica.
    Também existe a estupidez de acabarem com os politécnicos e bacharelatos. Há uns anos existia diferenças entre ambos onde os alunos saídos do politécnico tinham mais prática do que alunos das Faculdades (eu sei, sou bacharel dum politécnico e fiz a licenciatura na universidade) e existe lugar no mercado de trabalho para bacharéis... O problema é que subitamente os politécnicos esqueceram-se da sua função e estão a competir com Faculdades pelos mesmos alunos quando não devia ser assim.

    Você muda de roupa para ir mostrar??? Vê-se logo que não é engenheiro. :P Engenheiro que é engenheiro não muda de roupa. LOL Claro que vai estragar camisas... mas pelo menos trabalha com estilo. LOL (estou a brincar)
  14.  # 338

    Colocado por: ceacdiria que o sistema de ensino deles é bem pior que o nosso (sou supervisor de vários americanos em posições técnicas)

    Não é o que me diz um primo meu que veio dos estados unidos aos 30 anos para trabalhar cá e a supervisionar tugas . Telecomunicações.
    Mandou agora a filha para lá estudar a partir do 12º e a miúda que teve cá a semana passada contou como era por lá ... O que tem de bom é que escolhe as disciplinas dentro do certo limite obviamente.
    Agora uma coisa é certa os portugueses são mais polivalentes e menos calhaus ! Isso também me contam :-)

    Colocado por: ceacEngenheiro que é engenheiro não muda de roupa

    Conheço alguns que mudam ... Os alemães por exemplo, têm sempre o seu fato de macaco a bordo tal como eu !
    E gostam de jogar a mão e não de ficar apenas a ver... gostam porque sabem !
    Quanto a parar uns anos ... Está a ser agora uma nova moda ! Depois do 12 ano parar um pouco correr o mundo para decidir o que querem fazer no futuro !
    Ainda guardo algumas fotos tiradas numa fabrica de moldes Alemã por uma amiga minha alemã que trabalhou 6 meses lá depois de 1 ano de estudo de eng. civel na Alemanha.
    E antes de começar a estudar Eng. Civil teve 6 meses de estágio ... Não abriu valas mas até pregou paletes de madeira !
    Será que os Alemães estão errados ?

    Colocado por: ceacTambém existe a estupidez de acabarem com os politécnicos e bacharelatos.


    Acabaram com os bacharelatos ? Para mim acabaram com as licenciaturas que agora nada valem sem um mestrado ... Tal como nos estados unidos !
    A jogada dos governos é pagarmos agora 7.000 € por um mestrado bom !
    Mas cá há pessoal muito competente isso é um facto ! Damos cartas em informática e muita coisa mais !

    Apenas teoria é mais para os Padres :-)
    • ceac
    • 12 julho 2014

     # 339

    Colocado por: Jorge Santos - FaroNão é o que me diz um primo meu que veio dos estados unidos aos 30 anos para trabalhar cá e a supervisionar tugas . Telecomunicações.


    Supervisionar em que sentido? Tem de admitir que não existem níveis intermédios de ensino para telecomunicações (bem como noutras áreas). Em Portugal ou se é mestre, ou não há grandes escolhas no desenvolvimento técnico.


    Colocado por: Jorge Santos - FaroConheço alguns que mudam ... Os alemães por exemplo, têm sempre o seu fato de macaco a bordo tal como eu !


    Estava um pouco no gozo com essa frase... :P

    Colocado por: Jorge Santos - FaroQuanto a parar uns anos ... Está a ser agora uma nova moda ! Depois do 12 ano parar um pouco correr o mundo para decidir o que querem fazer no futuro !


    Sim, é moda, mas não é para ir trabalhar para algum lado... é mesmo para andar a passear pelo Mundo.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroAcabaram com os bacharelatos ? Para mim acabaram com as licenciaturas que agora nada valem sem um mestrado ... Tal como nos estados unidos !


    Sim... vá ao site dos politécnicos e não vê mais bacharelatos. Vê licenciaturas e mestrados. Onde as licenciaturas têm um ano a menos que os mestrados, mas têm a mesma estrutura. Ou seja, um licenciado será "meio" mestre... os bacharelatos no entanto focavam-se em formar profissionais para áreas intermédias. Isso, como ensino técnico de qualidade, já não há.

    Eu até me agrada o facto de standardizarem o nosso ensino para quem estudar cá ter mais facilidades no mercado de trabalho mundial (eu, por exemplo, sei que não é fácil explicar o que é uma licenciatura a um estrangeiro)... mas a maneira como foi feito, foi tipicamente à Português.
    • VMC
    • 12 julho 2014

     # 340

    Faz hoje uma semana que pedi informações complementares orçamento (material: microcimento e tinta) a uma empresa que faz questão de ter em letras garrafais no seu site que responde a orçamentos em 24h.

    Só quero preço de material.
 
0.0729 seg. NEW