Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    encontrei uma velha casinha (cerca de 50 a 70 anos) com um preço apetecível (menos de 70000), muito soalheira e com terreno para construir um belo jardim.
    O terreno é razoável (para a zona que é, no Porto) mas a casa é muito pequena (cerca de 4,5 por 6.... talvez): tem uma pequena cave; no r/c, uma pequena sala de jantar e cozinha e no 1º andar, um quarto e WC completo.
    FOTOS:

    Frente

    frente

    traseiras

    cozinha

    Cave

    escada

    1º andar


    No 1ºandar manteria apenas o quarto e um WC de serviço
    e o quartinho da cave serviria como um pequeno escritório


    Um tio meu perguntou a um empreiteiro qual a estimativa do custo da obra e este disse-lhe que tinha de ir praticamente tudo abaixo e que só em obras me ficaria no mínimo por 125000€ acrescendo ainda os acabamentos, iria para os 170000!!
    Ora o meu orçamento, para efeitos de pagamento de um possível crédito ao banco não pode exceder os 120000 (custo da casa (a negociar) + obras).
    Será que estou a sonhar alto e devo pôr totalmente de parte este meu sonho de reabilitar de uma forma simples mas bonita, uma pequena casa antiga?

    Agradecia as vossas opiniões

    Imagem da vista do Google Earth, sobre o local:
      casa.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: woodhousemas a casa é muito pequena (cerca de 4,5 por 6.... talvez):

    Não pode ser, 24m2 por piso?

    De qualquer maneira, também me parece que 40.000€ não faz mais que exteriores, mas coloque as diemnsões correctas para se poder "chutar" um preço
  3.  # 3

    Não sei as correctas (ainda) mas pelas fotos (é METADE da casa que aparece na 1ª foto) e pelo google não andará muito longe dos 25-30m2 ... São casas do tempo do Salazar...

    Mas são muito pitorescas e com uma envolvência que aprecio e tem uns quintais q.b. que é o que acima de tudo, procuro.

    A casa com os acrescentos que esbocei na última foto + planta, ficaria com +/- 6m de largura por 16 de comprimento (à dir.)

  4.  # 4

    O que você pretende não é uma reabilitação. É uma amplicação/reconstrução.

    Eu estou de acordo com o tal empreiteiro local.
    Fazer uma ampliação numa casinha com mais de 60 anos, não tem nada de complicado. Mas se o tal empreiteiro local fôr como eu (consciente), dá uma enorme vontade de deitar tudo abaixo e fazer de novo.

    1. Devia começar por consultar a Câmara e um Arquitecto para saber se é possível fazer LEGALMENTE a ampliação que pretende. Caso contrário, no dia em que começar a obra aparece lá um batalhão de fiscais da Câmara e da Polícia Municipal para embargá-la.

    2. Se avançar mesmo com o processo, certifique-se que o seu Arquitecto escolhe um BOM projectista de estruturas.

    PS: Chamar «aquilo» de pitoresco...!?
    Você não quereria dizer «pavoroso»? :-)
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.
    1- Eu estou de acordo com o tal empreiteiro local.
    2- Mas se o tal empreiteiro local fôr como eu (consciente), dá uma enorme vontade de deitar tudo abaixo e fazer de novo.

    3. Devia começar por consultar a Câmara e um Arquitecto para saber se é possível fazer LEGALMENTE a ampliação que pretende. Caso contrário, no dia em que começar a obra aparece lá um batalhão de fiscais da Câmara e da Polícia Municipal para embargá-la.

    4-Você não quereria dizer «pavoroso»? :-)


    1- Mesmo no preço?
    2- Se isso representar menos custos para mim... Ah, as paredes são em pedra.
    3- Como é evidente, nem se quer passou pela cabeça fazer as coisas à "sucapa". Mas existem muitas casas destas reconstruídas/ampliadas na zona ( e com cartaz de licenciamento de obra... por isso...)
    4- Refere-se à casa propriamente dita ou ao projecto que idealizei?
    Nem sempre temos aquilo que queremos mas aquilo (ou nem isso) que podemos.
  6.  # 6

    woodhouse
    1. Quanto ao preço..., só olhando para os bonecos, hmmm.., projectos com calma. Tenho umas dúvidas relativamente ao telhado e à impermeabilização das paredes da cave.
    Mesmo assim, arriscaria para aí uns 75.000,00 a 100.000,00euros, apenas não incluindo os acabamentos exteriores. Quanto ao IVA teria mais de metade a 5% e o restante a 20% (provavelmente menos de 10.000,00euros).

    2. Só não recomendo a demolição completa porque a casa do lado também vinha a baixo (estou a brincar!). :-)
    Se as paredes são em pedra (olhe que não me parece nada), os cuidados terão de ser redobrados.

    3. ÓPTIMO! Mas, antes de comprar, INFORME-SE bem (Câmara + Arquitecto).

    4. O seu projecto está bonitinho.
    Como está, é que apetece implodi-la (ou transformá-la em museu dos horrores) :-)
  7.  # 7

    Pronto, parece-me que a questão é nitidamente ter mais olhos que barriga e parece-me que, o barato vai mesmo ficar caro, leia-se, acima de um orçamento que eu posso suportar.

    1ª conclusão: procurar uma casinha, que não necessite de reconstrução (ou quando muito, uma pequena ampliação e/ou remodelação). O problema são os preços... mesmo para as pavorosas! LOL

    Luis K.W., sei pelo que tenho lido, que tem uma espécie de horror, pelo antigo!
    Mas acredite que, pelo menos no que a mim diz respeito, uma bela porta de madeira recuperada, uma grade de janela retocada e pintada, ou as floreiras em pedra nas janelas, cheias de flores (cujos elementos aparecem nas fotos), fazem as minhas delícias.
    O meu sonho idílico era ter uma tipíca "english cottage" e o Luís lembra-me a cara do Poirot, quando lhe falavam na vida no campo! LOL

    Já agora deixo-lhe um link de uma casa com as mm características mas com 2 frentes, e um pequeno espaço para trás, a pouco metros da PAVOROSA!
    http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/2/fe320642-bd01-4962-8cb2-f662478fbcb8.html

    Quanto ao Paulo Correia, acho que a estimativa do orçamento que ele me daria , só iria acentuar a sensação de impossibilidade (penso eu de que)

    Prometo continuar a chatear, até porque não desisto de perseguir este meu sonho e trabalhar para ele!
    Bom fim de semana!
  8.  # 8

    Colocado por: woodhouseQuanto ao Paulo Correia, acho que a estimativa do orçamento que ele me daria , só iria acentuar a sensação de impossibilidade (penso eu de que)

    Essas casas são casas em tijolo maciço de difícil adaptação em termos de áreas. O seu empreiteiro é mesmo capaz de ter razão, embora se não me engano as áreas sejam superiores ao que disse, por volta dos 45m2 por piso.

    Se gosta do antigo e já reparou que eu me recuso a adulterar o antigo, terá de procurar noutro lado, porque essa me parece apenas velha, sem grande valor.

    Com 120.000€ só se encontrar alguém aflito com uma casa que permite ir fazendo obras ao longo do tempo. Sabe que ás vezes, o que nos destrói, são os nossos sonhos e temos de ter algum cuidado para não permitir que se tornem em pesadelos. Existem alguns, que estão para lá do nosso alcançe
  9.  # 9

    woodhouse, como o percebo! Este topico poderia ter sido aberto por mim, pois estou na eminencia de comprar uma velharia e recuperar/reconstruir...
    Adorei o seu projecto :) eu também consigo imaginar a potencialidade dessa casota.

    Não compreendo esse orçamento... 170mil para uma simples casota=??? mesmo que venha abaixo e se faça de novo, porque tão caro???
  10.  # 10

    Obrigada a todos pelas respostas, incluindo a do Luis K.W. - o idolatrador do betão (sic Paulo Correia)

    Eu adoro sim, o antigo, mas há gostos que sendo sonhos estão longe das nossas bolsas cada vez mais pé rapadas.
    Parece que só a deinhac me percebeu, ié, com as limitações que a maioria de nós tem, só nos resta ver a "tal" potencialidade numa casota e imaginá-la substancialmente mais bonita, dando largas à criatividade e (espero) bom gosto!

    Mas descansem que já desisti "daquelas" casotas que mesmo não deixando de o ser estão com preços inimagináveis....aliás.... mesmo as casotas a cair de velhas estão pela hora da morte :S

    Os "inconvenientes" de viver na cidade

    Vou "fassendo" parte e darei notícias :) PORQUE NÃO DESISTO!
  11.  # 11

    woodhouse.
    Porque é que não falou com outro construtor?
    Normalmente, "os construtores da zona" não são a melhor referência.

    Conto muitas vezes aquela do dono de obra que pediu uma duzia de orçamentos para a construção de uma moradia na zona de Sines-Santo André. Os 3 melhores preços eram de empresas de LISBOA, sendo que todas as outras eram "construtores da zona" (de Sines, Porto Covo, etc.) eram mais caras! E são uns 175km de distância...
  12.  # 12

    A explicação é simples: em Lx existe mais concorrência!

    Deixei cair o interesse pela casa por outras condicionantes (p. exemplo: a rua de acesso não deve ter mais de 2m de largura - o que se chama cá no Nuerte, uma quelha)

    As que tinham melhores acessos estavam todas para valores acima dos 170000.... a cair de podres e com as áreas que referi! Nop.... voltei a minha atenção para as periferias à espera de ver a tal "casa gémea"

    Mas quando a encontrar, descansem, que vos vou chatear a paciência! Prometem-me é que não vão escarnecer da futura velharia....que será tudo menos uma obra de arte LOL
  13.  # 13

    Aqui em Silves, uma casita com 50m2 cobertos e com um quintalzinho,´só com as paredes da fachada custa em média 100 000,00€

    Terreno 100 000,00€
    Demolição e Construção 120 000,00€

    Total 220 000,00€

    Uma casa pra demolir nunca deveria passar dos 60 000,00€
  14.  # 14

    Colocado por: woodhouseObrigada a todos pelas respostas, incluindo a do Luis K.W. - o idolatrador do betão (sic Paulo Correia)

    Eu adoro sim, o antigo, mas há gostos que sendo sonhos estão longe das nossas bolsas cada vez mais pé rapadas.
    Parece que só a deinhac me percebeu, ié, com as limitações que a maioria de nós tem, só nos resta ver a "tal" potencialidade numa casota e imaginá-la substancialmente mais bonita, dando largas à criatividade e (espero) bom gosto!

    Mas descansem que já desisti "daquelas" casotas que mesmo não deixando de o ser estão com preços inimagináveis....aliás.... mesmo as casotas a cair de velhas estão pela hora da morte :S

    Os "inconvenientes" de viver na cidade

    Vou "fassendo" parte e darei notícias :) PORQUE NÃO DESISTO!


    Não desista! Eu sou das que prefiro uma casa velha do que uma nova, sem duvida, o restauro ou renovação de algo antigo é interessantíssimo, e apaixonante. Viver numa casa antiga é um privilégio. Eu que o diga! E o trabalho (e a despesa que dá, mas, de forma ou outra, mais cedo ou mais tarde, vão dando todas as casas) bem merecem!
    Cumprimentos,
  15.  # 15

    Bem, cá vou eu tentar voltar à carga, fazendo contas à vida.

    - tenho em vista uma moradia T3, 3 frentes, que anda à volta dos 85000€ e precisa de remodelação total porque já tem mais de 40 anos.
    Algumas imagens:
    http://www.custojusto.pt/images/68/6812970312.jpg
    http://www.custojusto.pt/images/68/6865794061.jpg
    http://www.custojusto.pt/images/68/6878877036.jpg

    Relativamente a um hipotético cenário de financiamento (aquisição + obras) = aprox. 45 a 50000 para as obras, necessito de um empréstimo de 130 a 135000€ e de uma avaliação à volta dos 150000 (como se a obras já estivessem realizadas).
    Exequível? Tenho neste momento o meu apartamento pago e que foi avaliado há 5 anos por 95000€. Claro que não posso colocar no imediato o apartamento à venda, pois precisaria dele para viver, até as obras estarem concluídas. Por isso, terei de ter a capacidade de pagar a prestação, até poder amortizar parte do capital em dívida com a venda do meu apartamento.

    O que eu gostaria relativamente a esta casa era de eliminar a garagem do interior (e colocar o carro lateralmente, sob um coberto que pode ser feito posteriormente) e deitar (se tal for possível) a parede desta abaixo de modo a que a entrada e sala(s) estejam em open-space, apenas a cozinha ficaria fechada (por causa dos cheiros). Alterava assim a fachada principal, colocando uma janela onde está a porta da garagem e nas traseiras rasgava a janela existente e punha uma de sacada para ter melhor visão/acesso do/ao pátio+jardim. As dimensões da casa são aprox. 5 por 10m.

    Para quem já passou pela situação, como explicito nos bancos, para simulação, o valor a financiar para obras? Tenho de contratar arquitecto, ou basta numa primeira fase, um orçamento alinhavado por um empreiteiro?
    Nos dias de hoje, medo...muito medo...

    Obrigada :)
  16.  # 16

    woodhouse antes demais parabéns pela iniciativa, umas excelentes escolhas na minha opinião, tanto a primeira casa como a segunda.
    deveriam existir mais mentalidades assim, em recuperar, recuperar nem que seja um espaço mais pequeno mas não quer dizer que tenha qualidade pelo contrario.

    tudo a abaixo? porque? isso seria grave, claro que encarecia a obra assim, além de deitar algo que parece estar bem, não tenho dados mas quase que asseguro que não é precisar deitar quase nada a baixo exteriormente, interiormente claro que vai levar bastantes mudanças.

    estas casas existem muitos na zona do amial, prelada e um pouco por todo o porto.

    eu sinceramente com os valores que fala acho que consegue fazer, 120.000? acho que sinceramente consegue bem, mas é a minha opinião, uma recuperação ampliação dessas por exemplo no interior do pais ronda quase a metade disso.

    vá em frente na minha opinião não está a sonhar alto, tem é de ver até onde pode ampliar a primeira casa, de lado não vejo problemas, de trás não sei como está a levar muito atrás a casa, pode existir alguma reticencia.
    a segunda casa é fantastica falando em arquitectura exterior.
    mas tanto uma como a outra são um bom achado na minha opinião.

    ps- só agora vi que já tinha aberto o topico há algum tempo :)
    gosto muito dessa casa, a sua ideia é exequivel, libertar a casa da garagem e aproveitar para sala, penso não haver problema no acrescentar garagem.
    para explicitar o valor da obra ao banco penso que com um avaliador, não sei se um orçamento de empreiteiro chega, e isso deve variar de banco para banco, mas eu nisso não percebo nada :) talvez perguntar primeiro no respectivo banco se calhar varia de banco para banco
  17.  # 17

    Colocado por: Fernando Gabriel
    ps- só agora vi que já tinha aberto o topico há algum tempo :)
    gosto muito dessa casa, a sua ideia é exequivel, libertar a casa da garagem e aproveitar para sala, penso não haver problema no acrescentar garagem.
    para explicitar o valor da obra ao banco penso que com um avaliador, não sei se um orçamento de empreiteiro chega, e isso deve variar de banco para banco, mas eu nisso não percebo nada :) talvez perguntar primeiro no respectivo banco se calhar varia de banco para banco


    Fernando Gabriel, agradeço a sua resposta e sim, a primeira casa já foi posta de lado. A zona era em S. Roque, perto da Circunvalação! Mais de metade das casas da zona estão recuperadas e embelezadas por bonitos jardins!

    Quanto à segunda casa, está dentro das minhas possibilidades, dependendo do financiamento do banco, A proprietária está a pedir 90K. Estou a tentar negociar por 85K.
    O problema é o que vai daí para cima (valor das obras) e sobretudo a avaliação que o Banco fará!
    Projecto vou ter de meter na Câmara pois gostava de alterar as fachadas e como lhe disse, o interior: deitar se possível as paredes que limitam a garagem do halll e da sala (fig. 2 - 1ª e 2ª portas do lado esquerdo, que dão acesso a garagem e sala respectivamente. Apenas deixava a cozinha - porta ao centro. Ao fundo é um anexo que deitaria abaixo e restituiria à casa o seu antigo pátio). A casa aguentará estas alterações ao nível do rés-do-chão? Vou tentar obter a planta da casa.

    Quanto a pedir conselhos a bancos, fui ao BPI, e saí pior que entrei porque percebi que o funcionário ainda percebia menos do que eu. Penso que existem as lojas habitação que devem prestar um serviço mais personalizado e esclarecedor. Gostava era de saber um pouco mais para não me andar a iludir e chegar à conclusão depois de muitas andanças e gastos, que ainda tenho de esperar e aumentar um pouco mais o meu pé de meia.
  18.  # 18

    pois s.roque também tem algumas casas assim tem, há lá alguns bons exemplos de arquitectura moderna(anos 20 a 70), principalmente mais austera.
    a casa tem 100m2 é isso, 5x10
    penso que esse preço é bom, mas sim é contar com 40 a 50€ mil em obras, o interior tem mesmo de ser basicamente todo mexido, pelo que reparo na segunda fotografia.
    é como diz é fazer um espaço mais livre possivel no r/c e aproveitar a garagem se der, também era essencial.
    sim concordo também com a demolição do anexo.
    se aguenta, em principio aguenta bem, deve ter é um pilar a meio da casa se for 5x10m, é preservar esse pilar e o resto é depois fazer o projecto jogar com os espaços e a escada.
    se tiver a planta era melhor para ver o que se podia fazer.
    é tentar mais sucursais do banco alguem há-de saber, acho eu :) da maneira que isto anda já não sei :) mas de certeza que há alguem que o aconselhe a nivel financeiro como proceder.
    há primeira vista parece-me uma boa oportunidade essa casa, vá e frente.
  19.  # 19

    Sou "A" woodhouse :)

    Dá para ver se tem algum pilar? http://www.era.pt/images_web//imoveis/351010183/1420/6.jpg (uma moradia da zona já remodelada)
    A fachada traseira é assim: http://www.imoproposta.imobiliario.com.pt/imofotos/3723/fotos/23511_9.jpg
    (esta faz parte do seguimento de moradias geminadas que terminam na "minha"). A outra alteração de fachada consistiria em abrir mais, a janela inferior direita (sala), para obter uma visão mais ampla do pátio e jardim e mais luminosidade, uma vez que esta parte está virada praticamente a Norte. Se isso não inflacionar demasiado os custos da obra...

    Vamos lá a ver se encontro quem me informe convenientemente e se entretanto não há, quem com mais disponibilidade financeira, compre a casa antes de mim. Vamos fazer figas LOL!

    E não há aqui foristas que tenham passado por isto? Onde andam a Deinhac, CMartin, outros?
  20.  # 20

    Muito gira!
 
0.0282 seg. NEW