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  1.  # 21

    Colocado por: Bricoleiro

    O teste até é bom, mas os parâmetros dele não valem nada, é mais um sistema para nos sacar algum do bolso.
    Sabia que se tiver os 2 amortecedores da frente rebentados o carro passa? Basta estarem os 2 iguais e passa sempre. Só se houver diferença de valores da direita para a esquerda é que chumba.



    Os parâmetros de passagem/chumbo são irrelevantes para o que estamos a discutir. O que importa é falar com o inspector no fim e perguntar se viu alguma coisa errado junto daquela roda, independentemente de o carro passar ou chumbar.

    Numa oficina comum metem o carro no elevador mas este tipo de folgas, a menos que sejam estupidamente grandes e descaradas, não são facilmente detectadas. Já com as máquinas do IPO a fazerem testes de esforço isto salta mais à vista.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 22

    Colocado por: ClioII


    Os parâmetros de passagem/chumbo são irrelevantes para o que estamos a discutir. O que importa é falar com o inspector no fim e perguntar se viu alguma coisa errado junto daquela roda, independentemente de o carro passar ou chumbar.

    Numa oficina comum metem o carro no elevador mas este tipo de folgas, a menos que sejam estupidamente grandes e descaradas, não são facilmente detectadas. Já com as máquinas do IPO a fazerem testes de esforço isto salta mais à vista.


    E eu posso pedir para fazer uma inspeção extraordinária, exactamente para fazer essa pergunta ao inspector? Não me importava nada de gastar 30 euros na inspeção, mesmo que tivesse de a fazer outra vez, mas ao menos descobrir o que era.
  3.  # 23

    Colocado por: ClioII


    Os parâmetros de passagem/chumbo são irrelevantes para o que estamos a discutir. O que importa é falar com o inspector no fim e perguntar se viu alguma coisa errado junto daquela roda, independentemente de o carro passar ou chumbar.

    Numa oficina comum metem o carro no elevador mas este tipo de folgas, a menos que sejam estupidamente grandes e descaradas, não são facilmente detectadas. Já com as máquinas do IPO a fazerem testes de esforço isto salta mais à vista.


    Concordo consigo, mas o inspector tem tempos e objectivos a cumprir, é para isso que lhes pagam, eles não estão ali para fazer revisões.
  4.  # 24

    só quando trava é que faz o barulho ?
  5.  # 25

    tive uma vez um problema parecido , num toyota starvan , era um casquilho da barra estabilizadora ...
  6.  # 26

    Colocado por: rafaelisidorosó quando trava é que faz o barulho ?


    Sim, só quando trava.
  7.  # 27

    Colocado por: rafaelisidorotive uma vez um problema parecido , num toyota starvan , era um casquilho da barra estabilizadora ...


    O que é um casquilho? Uma borracha?
  8.  # 28

    Tyrande, experimente a carregar o pedal de travão várias vezes com o carro parado e imobilizado mas com o motor a trabalhar, se não fizer não é nada de travões, mas sim de suspensão.
  9.  # 29

    Colocado por: Bricoleiroconsigo, mas o inspector tem tempos e objectivos a cumprir, é para isso que lhes pagam, eles não estão ali para fazer revisões.


    E eu também concordo consigo, mas olhe que com esta coisa da falta de dinheiro no bolso os inspectores nos IPO estão sem muito que fazer.

    E, obviamente, depende sempre de quem nos atende, e eu neste caso até tenho sido um gajo com sorte: quando vou buscar a folha verde aproveito para perguntar ao inspector se viu uma coisa ou outra que merecesse atenção ou um defeito em particular aqui ou acolá, e eles lá me dizem algumas coisas mesmo que não as tenham anotado nas folhinhas.

    Às vezes basta falar com bons modos... :)
  10.  # 30

    Colocado por: BricoleiroTyrande, experimente a carregar o pedal de travão várias vezes com o carro parado e imobilizado mas com o motor a trabalhar, se não fizer não é nada de travões, mas sim de suspensão.


    Ok, assim que sair do trabalho experimento.
    entretanto, fui procurar se podia fazer a tal inspecção extraordinária.

    Encontrei isto no site do IMTT

    "Inspeções Facultativas

    As inspeções facultativas têm como finalidade a verificação das condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos veículos.

    Estas inspeções podem ser efectuadas nos Centros de Inspeção técnica da categoria A e B"

    Já liguei para o IPO mais próximo de casa e perguntei se podia marcar para o efeito. Eles disseram que não garantiam conseguir detetar o problema, mas que poderia sempre tentar! Vou marcar para Sábado. Espero que tenha sorte!
  11.  # 31

    Colocado por: BricoleiroTyrande, experimente a carregar o pedal de travão várias vezes com o carro parado e imobilizado mas com o motor a trabalhar, se não fizer não é nada de travões, mas sim de suspensão.


    Não necessariamente. Pode-se dar o caso da folga estar na própria base das pastilhas e tal barulho ocorrer apenas com a sua deslocação aquando da travagem, isto porque por vezes há lotes de pastilhas com pequeno erro de dimensões ou pastilhas muito semelhantes entre modelos mas não exactamente iguais bem como uma cama com folga na própria bomba (menos comum).

    Mas claramente que se fizer ruido ao efectuar tal teste, a sua proveniência estará circunscrita aos travões.
  12.  # 32

    Colocado por: Tyrande

    O que é um casquilho? Uma borracha?
    é sim , neste caso é uma borracha que envolve uma barra de aço para não tocar na braçadeira de aperto , pode fazer barulho quando trava mas tambem quando o carro inclina-se a curvar , como é uma barra que exerce pressão na estabilização do carro pode fazer um barulho forte , mas até pode não ser isso ...
    Concordam com este comentário: treker666
  13.  # 33

    Colocado por: treker666

    Não necessariamente. Pode-se dar o caso da folga estar na própria base das pastilhas e tal barulho ocorrer apenas com a sua deslocação aquando da travagem, isto porque por vezes há lotes de pastilhas com pequeno erro de dimensões ou pastilhas muito semelhantes entre modelos mas não exactamente iguais bem como uma cama com folga na própria bomba (menos comum).

    Mas claramente que se fizer ruido ao efectuar tal teste, a sua proveniência estará circunscrita aos travões.


    Primeiro ao travar com o carro parado as pastilhas e bombas também mexem
    Segundo se fosse o que diz fazia desde o momento em que levou esse par de pastilhas e não só agora.
  14.  # 34

    Colocado por: BricoleiroPrimeiro ao travar com o carro parado as pastilhas e bombas também mexem


    Não para a frente e para trás, mas sim numa movimentação perpendicular aos discos.



    Colocado por: BricoleiroSegundo se fosse o que diz fazia desde o momento em que levou esse par de pastilhas e não só agora.


    Muita coisa pode acontecer que leve a que uma situação como a que descrevi, aconteça mais tarde e não apenas no início. Desde ferrugem ou sujidade acumulada e que entretanto salte, deixando a pastilha com folga, ou uma mola (dependendo dos modelos) que parta devido a sua idade (sim, há muito mecânico que não substitui as molas dos kits de pastilhas pois algumas são rijas que colocam as antigas por estarem mais fracas).

    Não estou a discordar do que disse nem lhe tiro a razão mas o interesse aqui passa por transmitir alternativas de avaliação para que a Tyrande solucione o caso. Nem tudo é chapa 5 na mecânica...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  15.  # 35

    pode ate ser um casquilho dos triangulos ...
  16.  # 36

    Colocado por: rafaelisidoropode ate ser um casquilho dos triangulos ...


    Se fosse isso também fazia em aceleramento, tanto a puxar como a travar. E notava-se no volante e na mudança de trajectória.
  17.  # 37

    É mais fácil fazer primeiro o teste com o carro parado, a partir daí exclui-se algumas hipóteses.
  18.  # 38

    a realidade é que pode ser muita coisa , mas tou inclinado para casquilhos ... mesmo a falta de molas dos calços não causa um barulho forte que parece que o carro se vai desmontar todo porque tem sempre uma base em ferro que não deixa muita folga para que tal aconteça , mas se falasse-mos de uma chocalheira numa estrada irregular ai sim poderia ser dos calços ... ponteiras , rolamentos nada disso faz um barulho assim o que não quer dizer que não estejam danificados mas não estão associados directamente aos travões ... poderá ser e deve ser uma questão de casquilhos é só procurar aonde e qual ...
  19.  # 39

    Colocado por: BricoleiroÉ mais fácil fazer primeiro o teste com o carro parado, a partir daí exclui-se algumas hipóteses.


    Dentro de 4 horas já posto o resultado dessa experiência...
  20.  # 40

    Colocado por: Bricoleiro

    Se fosse isso também fazia em aceleramento, tanto a puxar como a travar. E notava-se no volante e na mudança de trajectória.
    não , não ... se for o casquilho traseiro o carro nao foge nada , e quando travas ele bate bem , se for o da frente ele fica empenado e vai fazer fugir a direção ...
 
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