Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Faz sentido colocar Capoto em parede com caixa-de-ar?

    Bom dia,
    tenho uma situação em mãos, em que a casa, construída há uns 50 anos, foi executada com parede dupla - tijolo na parede interior e exterior.
    A caixa-de-ar terá uns 5/6cms.

    Pretende-se isolar termicamente as paredes da casa e já que a casa também está a precisar de pintura, colocar capoto (ETICS) foi a solução avançada pelo artista.

    Agora, dúvida:
    - Tendo em conta a convecção que poderá ocorrer na caixa-de-ar, faz sentido colocar Capoto em parede com caixa-de-ar?
  2.  # 2

    Colocado por: Anonimo18072022ASe a caixa de ar estiver fechada (não ventilada) não existe convecção.


    Mas a eficácia de isolamento, é menor em parede dupla do que em parede normal?

    Irá haver elevadas perdas energéticas no cimo da caixa de ar ou não? Já que o cimo da caixa de ar, que veda então a mesma, há de ser cimento ou algo do gênero.. e não estando isolado será ponto de perdas de energia.. havendo mesmo, alguém sabe quantificar?
  3.  # 3

    Colocado por: bodrelhosIrá haver elevadas perdas energéticas no cimo da caixa de ar ou não? Já que o cimo da caixa de ar, que veda então a mesma, há de ser cimento ou algo do gênero.. e não estando isolado será ponto de perdas de energia.. havendo mesmo, alguém sabe quantificar?
    Claro que vai ter sempre pontes térmicas, mas ao colocar ETICS vai notar uma diferença muito grande, pense depois em isolar o sotão ou a laje do telhado para conseguir minimizar as perdas energéticas pelo "topo" da casa, faz todo o sentido se gastar dinheiro em isolar as paredes, isolar também o local mais propicio a perdas energéticas que é a cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  4.  # 4

    Colocado por: Jancidoisolar o sótão ou a laje do telhado para conseguir minimizar as perdas energéticas pelo "topo" da casa

    Foi até por onde comecei.

    Mas no isolamento da cobertura não deu para isolar a parte de cima da parede.
    Assim, quando vier a isolar as paredes, vou ficar ainda com um anel não isolado, o tal cimo das paredes :/





    Colocado por: Anonimo18072022ANão. A parede dupla para a mesma espessura de isolamento é melhor isto usando tijolo normal.

    hmmm
    pode explicar, tecnicamente, porquê?



    Colocado por: Anonimo18072022AO que se vê com alguma frequência é em situações de paredes simples com isolamento pelo interior ou exterior, usarem tijolo/bloco térmico e então neste caso os números são diferentes.

    hmmm, com bloco térmico são diferentes, para melhor, certo?



    Colocado por: Anonimo18072022ASe a caixa de ar estiver fechada (não ventilada) não existe convecção.

    Recapitulando ainda esta parte, em 6cms de caixa-de-ar, não poderá haver movimentação circular de ar?

    A minha grande dúvida é se colocando capoto em parede dupla o conceito de inércia funcionará da mesma forma. Ou seja, o calor acumulado no pano exterior da parede dupla liberta-se mais rapidamente para o ambiente da casa (quando esta arrefece, através então do pano interior) ou para o exterior (através da ponte térmica no cimo da caixa de ar)
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo18072022A...mas deveria estar a "discutir" essas dúvidas com quem lhe fez o projeto térmico. Ele deve ter um simulador onde pode introduzir as várias alternativas e obter os diferentes resultados.

    A casa não tem projecto que foi feita há 50+ anos.

    E neste momento estou a planear estas obras de conservação, sem projecto.
  6.  # 6

    bodrelhos, chegou a alguma conclusão??
 
0.0132 seg. NEW