Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A uma semana de assinar a escritura, eis que levei com um balde de água fria.

    Fui à câmara municipal para informar-me sobre a existência de uma escada que existe na planta, mas não existe no terreno. (já abri tópico sobre isso anteriormente) Acabei por descobrir muito mais.
    Fui atendida por uma engenheira que perguntou-me se alguém tinha me informado sobre o histórico do lote. Respondi que não.
    A senhora explicou-me que de 6 moradias em banda, 4 apresentam problemas estruturais graves. Existe um pequeno ribeiro nas traseiras do lote e aparentemente o construtor não respeitou certas regras ao fazer as sapatas, e estas cederam, causando fissuras significativas. O proprietário dessa facção entrou com acção em tribunal, foi inclusive lá o LNEC e deduziu que as sapatas precisavam ser urgentemente reforçadas. O processo arrasta-se desde 2006, e parece que só têm se preocupado em arranjar responsáveis, mas não em resolver o problema... como o empreiteiro faliu, as obras nunca foram feitas.
    Bem, as frações que apresentam danos estruturasi são a A, B, C, e D. A fração E e F (sendo a F a que estou a pensar em comprar), não aparentam ter qualquer dano, como rachaduras ou fissuras, mas a engenheira da câmara diz que não garante que não venham a apresentar um dia, uma vez que são moradias em banda...
    Ao falar com vizinhos, eles disseram que aquelas casam são para serem demolidas, que as duas únicas que estão boas são as duas da ponta ( a fração E e F), pois foram as primeiras a ser construídas... As outras 4 tinham sido construídas de rajada, e não tinham ficado boas e era pra demolir...
    sendo isto uma retoma bancária, não sei se me adiantaria exigir ao banco uma inspecção de um engenheiro civil para garantir que a casa não apresenta problemas estruturais...
    Mas mesmo assim, não sei se seria um bom negócio...
    Foi mesmo um balde de água fria, deixou-me mesmo sem saber de que lado fica o norte...

    Opiniões? Acham que deva desistir disto e procurar outra? A casa é muito bonito, com cave, RC e 1º andar, e terreno adjacente de 326m2, por 92mil euros...
  2.  # 2

    Perante o que relata, eu desistiria, de imediato dessa aquisição... Livra !

    É obvio, que o perigo de cedência do terreno, naquelas circunstâncias, poderá surgir mais tarde ou mais cedo...

    O facto de ainda não existirem fissuras não garante a eterna sustentação da estrutura do imóvel.
    Concordam com este comentário: josealmeida
  3.  # 3

    Acho que vai meter-se numa carga de trabalhos...
  4.  # 4

    Colocado por: bjsilvaAcho que vai meter-se numa carga de trabalhos...


    Ainda não está nada assinado...
  5.  # 5

    Colocado por: sizePerante o que relata, eu desistiria, de imediato dessa aquisição... Livra !

    É obvio, que o perigo de cedência do terreno, naquelas circunstâncias, poderá surgir mais tarde ou mais cedo...

    O facto de ainda não existirem fissuras não garante a eterna sustentação da estrutura do imóvel.


    Já agora, a casa foi acabada em 2002, ou seja, já tem 12 anos.. Não sei se tem alguma relevância ou não...
  6.  # 6

    "foi inclusive lá o LNEC e deduziu que as sapatas precisavam ser urgentemente reforçadas.

    Se tiver acesso a este relatório pegue nele e vá consultar um técnico da especialidade
    Concordam com este comentário: doisarquitectos, maria rodrigues, josealmeida
  7.  # 7

    Colocado por: j cardoso
    Se tiver acesso a este relatório pegue nele e vá consultar um técnico da especialidade
    Concordam com este comentário:doisarquitectos,maria rodrigues


    Posso tentar, mas não sei se será possível porque este relatório não se refere à minha fracção, mas sim à fracção A. Ou seja, a minha casa é a primeira da banda, o relatório foi feito para a última da banda (e fracção, B C e D, que foram as que apresentaram danos)... Ou seja, da E e da F, não disseram nada, mas se aquilo é em bana, diz a engenheira que não garante que aconteça um efeito dominó...
  8.  # 8

    Moradias em banda é como um baralho de cartas: umas mexem com as outras...

    Eu fugia desse negócio a 7 pés...
  9.  # 9

    uma casa deve ser comprada considerando como ponto principal a sua localização, isto porque hoje em dia há muitas casas, assim eu desistia imediatamente dessa casa, tanto mais que moradias em banda dificilmente gosto delas.
    •  
      FD
    • 27 maio 2014

     # 10

    Colocado por: TyrandeOpiniões? Acham que deva desistir disto e procurar outra?

    Nem olhar para trás.

    Está a ver como um pouco de investigação a impediu de cometer um erro brutal?

    Como eu disse antes:

    Colocado por: FDHá duas formas de encarar a coisa:
    -> o banco tem obrigação, eu confio "cegamente", se der barraca, pode haver chatice e vou ter muitas complicações e stress no vai e vem das responsabilidades
    -> o banco tem obrigação mas, eu não confio e verifico, assim, evito que dê barraca lá para a frente e tenho a certeza de que fiz o possível para evitar qualquer problema

    :)

    É chato que tenha que recomeçar todo o processo quando, se calhar na sua cabeça, a casa já estava comprada... mas, é melhor assim que o contrário.
    Continue a dar notícias. ;)
  10.  # 11

    Balde de água fria?

    Agradeça a todos os anjinhos ter conseguido essa informação a tempo!

    Fuja disso.
    Havendo problemas nas outras fracções ainda se arrisca a pagar, na proporção das permilagens, dos danos das outras fracções.

    Há tanta casa por aí...
    Concordam com este comentário: FD, josealmeida
  11.  # 12

    Balde de água fria coisa nenhuma, foi a melhor coisa que lhe aconteceu!

    Fuja dessa casa porque casas para comprar é o que não falta por aí!
  12.  # 13



    É chato que tenha que recomeçar todo o processo quando, se calhar na sua cabeça, a casa já estava comprada... mas, é melhor assim que o contrário.
    Continue a dar notícias. ;)


    Pode crer. A escritura estava apontada para a primeira ou segunda semana de Junho, ou seja, já estava à porta. Já tinha orçamentos para piso flutuante, cerâmica e finalmente, a dita da cozinha!

    Agora pimba.

    Dirigi-me à imobiliária e apresentei o problema. Fizeram-se de espantados e disseram que desconheciam a situação (pois claro...). Disseram-me para expôr a situação ao banco.
    Fui ao banco no dia seguinte (hj de manhã) e expliquei tudo novamente. Disseram-me que tinha de expôr tudo o que tinha explicado por escrito numa carta endereçada ao banco. Pergunto eu, isto já não devia ser função da imobiliária? Eu fiz o trabalho de casa deles, pois a meu ver eles é que deveriam fazer o check-up dos imóveis que têm para venda, para saber o que estão a vender. Sem contar que o banco, que é o proprietário, também não sabe aquilo que tem.
    eu exponho o problema e ainda sou eu que tenho de me mexer para os resolver. Pergunto eu, que anda ali a imobiliária a fazer?
    De qualquer forma, a carta irá ser quase um formalismo, pois não estou a ver eles a satisfazerem todas as exigências que fiz no balcão (análise de todo o processo das outras moradias por um engenheiro civil e garantia de que a mjnha fracção não tem, nem corre o risco de vir a sofrer problemas estruturais em virtude do problema das outras...) coisa que eles ou não vão querer, ou não vão poder provar.

    Já estou é a prever mais chatices. Como já tinha tudo aprovado, já tinha conta aberta no banco, seguro multi-riscos e seguro de vida assinado. Agora vou ter de cancelar tudo e ainda estou a prever que tenha de pagar qualquer coisa por ter desistido do negócio. Não houvesse eu já gasto uns 500€ só em gasolina, portagens, etc, nas várias viagens que andei a fazer de lisboa-santa maria da feira nestes meses todos... e os dias de férias que tive de meter no trabalho para supostamente resolver isto também foram por água abaixo...


    Safa....
  13.  # 14

  14.  # 15

    Deixe lá, antes perder 500€ do que perder 200.000€! (ou lá quanto possa custar a casa...).
    Concordam com este comentário: pc ferreira, josealmeida
  15.  # 16

    Fuja desse negócio enquanto tem tempo.
    Mais vale perder os 500 euros agora do que comprar problemas.
    Não se esqueça que tanto o banco como a imobiliária tentaram brincar consigo. Não venham com tretas, ambos tinham mais do que conhecimento desses defeitos.
    Só por isso devia pedir o reembolso de todas as despesas que teve com a tentativa de o enganarem.
    Concordam com este comentário: pacel, josealmeida
  16.  # 17

    Colocado por: 1255Fuja desse negócio enquanto tem tempo.
    Mais vale perder os 500 euros agora do que comprar problemas.
    Não se esqueça que tanto o banco como a imobiliária tentaram brincar consigo. Não venham com tretas, ambos tinham mais do que conhecimento desses defeitos.
    Só por isso devia pedir o reembolso de todas as despesas que teve com a tentativa de o enganarem.
    Concordam com este comentário:pacel


    Acredite que já pensei nisso, mas provavelmente teria de por advogado ao barulho e ir ficar mais caro que os 500€ que poderia vir a recuperar...
  17.  # 18

    Mas de uma reclamação escrita de tentativa de burla (documentada com o que você sabe e com as notícias vindas a público), tanto na imobiliária, como no banco proprietário do imóvel, por mim não se livrariam...
  18.  # 19

    Colocado por: El_58Mas de uma reclamação escrita de tentativa de burla


    Merecem sim...mas pode virar o feitiço contra o feiticeiro pois não há nenhuma decisão concreta sobre aquela casa em, apenas pela casa do lado contrário da linha de lotes construídos, pelo que ir por essa via poderia causar dissabores. Mais vale pressionar e desistir do negócio sem penalizações, ou mesmo utilizar esta situação para obter algum benefício no empréstimo em alguma outra propriedade pertencente ao banco e do interesse da forista.
  19.  # 20

    Pelo que li, não há sobre aquela fracção específica, mas há sobre outras. E estando inseridas num conjunto em banda, dificilmente as duas que não tenham sido objecto de fiscalização/analise/verificação ficariam de fora.

    O que é que a forista perde em reclamar junto da imobiliária? Nada. Junto do banco? talvez, na obtenção de outro crédito, mas como diria o outro "bancos há muitos...". Claro que há que ser prudente, e a via negocial é sempre de melhor efeito, mas perante o relatado tembém eu me sentiria vítima de burla (ou de tentativa...)
 
0.0255 seg. NEW