Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Por favor, preciso de alguma orientação. Por conta do atraso do pagamento das prestações do meu crédito habitação, estas que subiram muito, deixei de pagar ao banco afim de que pudessem entrar em um acordo comigo. De forma que pudesse voltar ao valor anterior e que eu pudesse liquidar a dívida em atraso. O sr. banco não aceitou a minha proposta e informou que iria entrar com uma acção no tribunal para o pedido da entrega da casa. Preciso de auxílio, porque antes de passar por todo esse constrangimento de tribunal eu estou pensando seriamente em devolver a casa e ir arrendar algo que eu possa pagar, que seria ironicamente o valor da prestação inicial da minha casa. Não sei que procedimentos o sr. banco agora adopta, e não tenho a mínima idéia quanto a minha possível decisão vai acalmar ou afectar ainda mais esse processo. No caso da devolução da casa, ainda terei que pagar ao banco depois? Tendo em conta que minha casa vale muito menos do que quando a comprei... maldita crise!
    Por favor, ajudem-me!
    •  
      FD
    • 2 março 2009

     # 2

    Qual é o banco? Com quem é que falou, a quem fez essa proposta?

    Por quanto é que comprou a casa, quanto é pagou entretanto, qual é o montante ainda em dívida e quanto é que vale agora?
  2.  # 3

    Acima de tudo pense friamente e, possivelmente, consulte um advogado.

    Parece-me que no caso da devolução o banco vende a casa num leilão tendo o anterior proprietário que pagar a diferença para o empréstimo (não tenho a certeza disto mas parece-me lógico).

    de qualquer forma os juros estão a baixar imenso, na próxima revisão da sua prestação vai pagar um valor idêntico a quando fez o empréstimo.
  3.  # 4

    A resposta mais usual do forum quando as pessoas pedem ajuda porque estão com problemas financeiros:

    "consulte um advogado"

    Sabem quanto cobra um advogado? Se as pessoas estão a pedir ajuda por motivos financeiros, a ultima coisa que querem é gastar dinheiro num advogado...
  4.  # 5

    Pois todos compreendemos mas infizmente é a pessoa ideal para o ajudar, porque com bancos não se pode brincar tudo tem de estar visto e revisto.
  5.  # 6

    Colocado por: marcoaraujo
    Sabem quanto cobra um advogado? Se as pessoas estão a pedir ajuda por motivos financeiros, a ultima coisa que querem é gastar dinheiro num advogado...


    Há despesas que são inevitáveis - e umas dezenas de euros gastas a tempo podem evitar perdas de dezenas de milhares. Buscar conselhos num sítio destes é bom para ter uma orientação geral - e mesmo assim o que aqui é dito é muito falível, porque todos temos tendência a colocar a questão da maneira que mais nos interessa, omitindo factos e circunstãncias relevantes, mesmo que de forma inconsciente.
  6.  # 7

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: marcoaraujo
    Sabem quanto cobra um advogado? Se as pessoas estão a pedir ajuda por motivos financeiros, a ultima coisa que querem é gastar dinheiro num advogado...


    Há despesas que são inevitáveis - e umas dezenas de euros gastas a tempo podem evitar perdas de dezenas de milhares.Buscar conselhos num sítio destes é bom para ter uma orientação geral - e mesmo assim o que aqui é dito é muito falível, porque todos temos tendência a colocar a questão da maneira que mais nos interessa, omitindo factos e circunstãncias relevantes, mesmo que de forma inconsciente.


    Nem mais...
  7.  # 8

    Colocado por: luisvvHá despesas que são inevitáveis - e umas dezenas de euros gastas a tempo podem evitar perdas de dezenas de milhares.Buscar conselhos num sítio destes é bom para ter uma orientação geral - e mesmo assim o que aqui é dito é muito falível, porque todos temos tendência a colocar a questão da maneira que mais nos interessa, omitindo factos e circunstãncias relevantes, mesmo que de forma inconsciente.

    A advocacia, tal como a maior parte das profissões (sobretudo neste País) tem alguns muito bons e muitos muito maus profissionais. Tenho vários amigos e familiares (até a minha mãe) que são licenciados em Direito, mas só recorro a eles como quem vem aqui ao Forum, para me darem umas dicas.
    Sempre que tive problemas a sério, para evitar enviezamentos provocados pela amizade/familiaridade, recorri a bons profissionais a quem paguei o que me pediam. E, até hoje, só tive boas experiências. Valeram bem o que paguei.
  8.  # 9

    Pois, de facto o serviço prestado pelo advogado custa dinheiro (como um médico, um arquitecto ou um engenheiro), mas, (como todos os outros que referi), deverá pensar nesse custo como uma forma de poupar: repare que um decisão errada poderá custar-lhe muito mais...
    Já agora, muuuuita atenção a essa ideia de "entregar a casa ao banco"... se a casa não valer bastante mais do que o valor actual do empréstimo terá um graaande problema para o resto dos seus dias.. è que, ao contrário do que referiu rui_e90, quem paga a diferença entre o valor arrecadado com a venda do imóvel pelo banco (em valor sempre muito inferior ao real valor do imóvel) é o Sr (devedor ao banco).. a bem ou a mal... em último caso com a penhora do seu vencimentodurante muitos e largos anos... Além disso, terá sempre de arcar com as custar e honorários de solicitador de execução e encargos com a venda do imóvel no proc. executivo que o banco proposer contra si...
    eu não iria por essa via... tente propor ao banco por exemplo um alargamento do prazo do empréstimo... verá reduzido o valor da prestação mensal...
  9.  # 10

    ao contrário do que referiu rui_e90, quem paga a diferença entre o valor arrecadado com a venda do imóvel pelo banco (em valor sempre muito inferior ao real valor do imóvel) é o Sr (devedor ao banco)


    isso foi exactamente o que eu quis dizer.
    falta uma virgula e a minha afirmação não ficou explicita.

    Se o proprietário não tivesse de pagar a diferença era muito fácil. Comprava uma casa, passado um ano ou dois, com a crise imobiliária, entregava a casa ao banco e ia comprar outra muito mais barata.
  10.  # 11

  11.  # 12

    Colocado por: PalhavaQue repercussões terá esta lei na prática?

    Nenhuma.
    Leu este pormenor importante: "desde que isso conste inicialmente no contrato"?
    Acha que os bancos vão meter essa clausula?
  12.  # 13

    Colocado por: Belhinho
    Nenhuma.
    Leu este pormenor importante: "desde que isso conste inicialmente no contrato"?
    Acha que os bancos vão meter essa clausula?


    Realmente,parece ser uma não lei...
  13.  # 14

    Colocado por: Palhava

    Realmente,parece ser umanão lei...


    Aos bancos só devem interessar imóveis com localizações que garantidamente não perdem valor e com muita procura.
    Ou seja com localização prime.

    Os outros clientes... são sempre os mesmos que ficam mais desprotegidos.
  14.  # 15

    Pôr a cláusula acredito que ponham, basta o cliente querer, mas também vão colocar condições pra se salvaguardarem nesse aspeto como ter um spread muito mais elevado, obrigar a seguros marados, etc. Os bancos jamais ficarão a perder.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  15.  # 16

    Colocado por: desofiapedrobasta o cliente querer,


    Coitadinho do cliente... é o elo mais fraco.

    Será que vai haver concertação da não inclusão pelos bancos?
  16.  # 17

    Quem pede dinheiro é sempre, sempre o elo mais fraco do negócio porque é a quem se impõem as regras mais pesadas. Isso vai ser para sempre assim. Coitadinho o cliente seria se estivesse em casa a dormir relaxado, entrasse alguém pela porta, o arrastasse violentamente até uma carrinha completamente amarrado e amordaçado, o sentasse a um balcão de um banco e o obrigasse a contrair um crédito ou a família seria toda cortada aos pedacinhos. De coitadinho tem pouco.
  17.  # 18

    Na minha humilde opinião esta cláusula vai funcionar como o seguro de proteção ao crédito, vai ser opcional.
  18.  # 19

    Cada indivíduo tem as suas motivações para comprar casa.
    Acho interessante quem diz que é obrigado a comprar, compelido pelo sistema.Tenho que concordar que muitas pessoas,a maioria é empurrada a contrair empréstimos.
    Não há nenhuma arma apontada,mas é como se houvesse.
    • Nelhas
    • 27 junho 2019 editado

     # 20

    Eu também estou meio baralhado.
    E atenção , nem sequer estou livre de me acontecer um dia a mim situações de incumprimento.
    Mas também não podemos fazer dos Bancos uns monstros quando não temos dinheiro, e uns tipos porreiros quando nos emprestam para um apartamento todo modernaço ou um SUV para passeios.
    Comprem casas mais baratas.
    " Não há casas mais baratas nelhas"
    Há, não existem é perto de tudo o que se quer, nem em sítios IN.
    Ainda ontem estava a ver um apartamento T3 bem jeitoso , com coisas já um pouco fora de moda, mas estimado , em Torres Vedras. - 120 000 negociáveis.
    "O Nelhas mas isso é a 40 minutos de autocarro de lisboa"
    Pois é. Mas se um gajo não tiver dinheiro para mais faz o que? Endivida-se todo para viver a 5km de Lisboa?
    O meu pai trabalhou 25 anos em Alverca e morava sabem aonde? Em Coina. Façam as contas a distância. Ao tempo.
    Mas queria uma casinha mais catita e só ali é que dava para o bolso dele.
    Não podemos é querer tudo .
    Então o Banco emprestava, não paga, entrega. Tá pago.
    Era uma festa. Depois quando um Banco estoirar , lá andamos nós a chorar mais impostos
 
0.0145 seg. NEW