Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rafaelisidorose for no mesmo sitio e no mesmo armário sim ... Muito embora haja vários vernizés de água se for bom com certeza que isola ... Agora não é um verniz que vai evitar certos cheiros e certos bolores ... sendo que os sinteticos por vezes funcionam melhor .


    Rafael, importa-se de elaborar mais um pouco s.f.f?

    Neste caso estou a falar de um gaveteiro em que as zonas interiores estão em cru. Queria evitar o sintético porque a minha mulher "passa-se" com os cheiros dos solventes, daí eu estar a olhar para o aquoso. Mas eu nunca, nunca, trabalhei com aquoso, não sei se deixa uma "pele" espessa de verniz como um sintético que me "isole" o bicho.
  2.  # 22

    Colocado por: ClioII

    Rafael, importa-se de elaborar mais um pouco s.f.f?

    Neste caso estou a falar de um gaveteiro em que as zonas interiores estão em cru. Queria evitar o sintético porque a minha mulher "passa-se" com os cheiros dos solventes, daí eu estar a olhar para o aquoso. Mas eu nunca, nunca, trabalhei com aquoso, não sei se deixa uma "pele" espessa de verniz como um sintético que me "isole" o bicho.
    Eu disse que nao é só por isolar que não dá bolor ... Por vezes mesmo isolando com sintético ou aquoso aparece bolor na mesma só não penetra na Madeira. .. aquoso isola mas se a madeira já está contaminada tem mais probabilidade de desenvolver o fungo ... terá que arranjar algo sintético com pouco cheiro , na dyrup julgo que conseguiria arranjar uma solução para isso com uma base de um esmalte sintético transparente diluída com diluente de baixo teor aromático. .. Assim isolava bem e cheirava pouco ( muito menos que os vernizes normais sinteticos ) . Mas se me lembrar na segunda disso posso fazer um teste e verificar se funciona mesmo a base ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 23

    Caro ClioII, tarde mas chegou... Fiz uma amostra do que disse e cheguei a uma conclusão, a base do esmalte sintético serve perfeitamente para o pretendido desde que aplicada somente na Madeira isto porque aplicado por exemplo em cima de outro verniz como mostra na segunda foto a base fica esbranquiçada dado que não é absorvida pela Madeira. .. Na primeira foto os topos de uma outra amostra tem vestígios de branco mas são da amostra anterior ... Dá para ver que estão completamente transparentes , o cheiro é reduzido e seca em menos de duas horas com alguma humidade como teve esta semana por cá ... deixo-lhe as referencias da dyrup , esmalte base 30 ( 1110-100) e diluente 8020 de baixo teor aromático.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief, ClioII
      1542454454863-1345313364.jpg
      15424544128441152367080.jpg
  4.  # 24

    A proposito disto dos bolores / fungos em superficies de madeiras tipo platex, frequentemente usadas nos fundos de gavetas do ikea, tenho apannhado bastantes, depois colocarei fotos reais

    Para ja eis algumas que abundam na internet sobre o problema em causa:
      SX.Vaio.10585.jpg
      SX.Vaio.10586.jpg
      SX.Vaio.10587.jpg
      SX.Vaio.10588.jpg
      SX.Vaio.10589.jpg
      SX.Vaio.10590.jpg
      SX.Vaio.10591.jpg
      SX.Vaio.10592.jpg
  5.  # 25

    Neste post sobre o IKEA fala-se deste assunto

    E quase todos os que comentam sao unanimes em culpar que o problema nao esta nos moveis do ikea, mas sim na humidade do local onde estao os moveis

    https://www.facebook.com/ikeapt/posts/1474903012567061/
      SX.Vaio.10593.jpg
    • eu
    • 12 julho 2019

     # 26

    De facto isso deve-se à humidade excessiva e pode acontecer em muitas superfícies diferentes, até em tecidos. Basta que absorvam humidade.
    • Nelhas
    • 12 julho 2019 editado

     # 27

    Isola, isola, isola, isola, isola.
    Ele é janelas xpto que não deixam passar nada.
    Ele é isolamento, mais y, mais z.
    Mais borracha liquida, mais membrana, mais a b c.
    Ventilação não é preciso.
    Nem mecânica nem de nenhuma.
    Abrir janelas , nunca. ( Cheguei a ouvir dizer que abrir as janelas fazia entrar mais humidade).

    È que eu tenho , ou melhor achava que tinha humidade em casa, mas realmente, vendo essas fotos, acho que não.

    E claro que o IKEA têm culpa ZERO.
    Nem entendo como é que o Ikea pode ser acusado do que for.
    • eu
    • 12 julho 2019 editado

     # 28

    Colocado por: NelhasE claro que o IKEA têm culpa ZERO.
    Nem entendo como é que o Ikea pode ser acusado do que for.


    De qualquer das formas, há materiais que são mais suscetíveis de apanhar fungos que outros...
    Concordam com este comentário: Nelhas
  6.  # 29

    A informação da humidade ainda não está espalhada pela mente da população...
    neste momento estou com 84 exterior e 82 interior de humidade às 11h

    desumificador nem que seja 3h por dia já ajuda a reduzir bolores
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 30

    estou a montar uma cozinha ikea, a qual tambem usa platex deste genero nas traseiras

    optei por pintar atras, como se vê na foto

    é bem capaz de resultar
      IMG_20190714_151610.jpg
    • eu
    • 18 julho 2019

     # 31

    Colocado por: civismooptei por pintar atras

    Se adicionar anti-fungos à tinta fica perfeito.
  8.  # 32

    atenção , só um pequeno aparte , existe 2 factores que fazem criar bolor nas madeiras 1º humidade excessiva na madeira através da absorção ambiente ou da própria madeira aí o isolamento funciona como bloqueio , o 2º factor é a própria humidade relativa do ar e a falta de arejamento aonde este tipo de solução não resolve nada excepto facilita a limpeza posterior .
    • eu
    • 18 julho 2019

     # 33

    Colocado por: rafaelisidoroeste tipo de solução não resolve nada

    As tintas com anti-fungos evitam a formação de fungos, pelo menos nessa superfície.
  9.  # 34

    Colocado por: eu
    As tintas com anti-fungos evitam a formação de fungos, pelo menos nessa superfície.
    nop , as tintas com anti-fungos evitam que os fungos se alimentam delas mas eles podem aparecer caso o segundo ponto seja a origem dos fungos , sendo assim irá ter um comportamento como uma tinta anti - fungos para WC por exemplo ... pode criar um bolor ( superficial ) mas sai facilmente e não marca a tinta ... mas isso não é regra só alertei porque ás vezes pintamos com varios tipos de produtos e nunca mais olhamos para aquilo e depois vá-se limpar pelo natal tá cheio de bolor eheheheheh
    • eu
    • 18 julho 2019

     # 35

    Colocado por: rafaelisidoromas eles podem aparecer caso o segundo ponto seja a origem dos fungos


    Não quero generalizar, e muito menos discutir com quem sabe mais que eu de tintas.

    Posso é contar a minha experiência: no apartamento tinha um problema permanente de fungos no tecto do WC. Limpava com água e lixívia e passado um mês estava na mesma. Até que um dia comprei uma tinta de qualidade para WC, reforcei-a ainda mais com um líquido anti-fungos e pintei o tecto.

    Nunca mais apareceram fungos! Quando vendi o apartamento, tinham passado uns 4 ou 5 anos e o tecto nem precisou de ser limpo. Nem uma mancha!
  10.  # 36

    Colocado por: eu

    Não quero generalizar, e muito menos discutir com quem sabe mais que eu de tintas.

    Posso é contar a minha experiência: no apartamento tinha um problema permanente de fungos no tecto do WC. Limpava com água e lixívia e passado um mês estava na mesma. Até que um dia comprei uma tinta de qualidade para WC, reforcei-a ainda mais com um líquido anti-fungos e pintei o tecto.

    Nunca mais apareceram fungos! Quando vendi o apartamento, tinham passado uns 4 ou 5 anos e o tecto nem precisou de ser limpo. Nem uma mancha!
    eu disse que não era a regra e ás vezes quando se faz uma certa mudança ( de um modo geral ) porque estamos fartos nem sempre se muda só o objecto ou o problema em questão , com a aprendizagem ou culpa mesmo muitas vezes mudamos hábitos , costumes sem dar por isso , no teu caso poderias ter o primeiro ponto que referi e com uma tinta anti-fugica ainda para mais reforçada resolveu , em ambos os pontos que referi os fungos são diferentes até ...
  11.  # 37

    No caso destas placas de patex do ikea, tenho reparado que os fungos só se geram na fase que não tem acabamento , naquela em que está branca os fungos raramente aparecem

    Por isso assumo que se a face que nao esta tratada for pintada --- como fiz, provavelmente ira ser mais dificil desenvolverem-se
  12.  # 38

    Já nem me lembrava que tinha aberto este tópico.

    Nos móveis onde me apareceram bolores foi exactamente nessas zonas sem acabamento (fundos em platex, cortes de aglomerado sem orla, etc...). O que eu tenho feito é dar limpeza com Barbot Biochoque e depois aplico um verniz aquoso. Comecei por usar um da Titan, muito bom e espesso mas caro, e depois passei a um Luxens do Leroy Merlin um pouco mais barato qq coisa.

    Entretanto resolvi muitos problemas de humidade que tinha em casa, estes sim, raiz do problema.
  13.  # 39

    Colocado por: ClioIIEntretanto resolvi muitos problemas de humidade que tinha em casa, estes sim, raiz do problema.
    lá está as tais mudanças que eu falo que por vezes acabamos por fazer sem nos apercebermos que faz a grande diferença .no seu caso foram propositada .
  14.  # 40

    ola a todos,
    Conheço uma pessoa com moveis IKEA (as famosas comodas MALM) que tinha recorrentemente problemas de humidade e fungos (aliás, tem-nos no quarto onde elas estão..). O problema sobretudo na parte de trás, desse tal material mais poroso e "inacabado". Ela resolveu assim: mudou mesmo a parte de trás, e foi buscar uma nova, pregou e isolou-a com papel autocolante... qualquer um, papel de parede, ou qualquer um plastificado autocolante. Nunca mais teve problemas... se calhar poderia ser uma hipotese com menos cheiro, mais fácil, mais barata e que resulta...
    Ate agora, ja passaram 2 ou 3 anos, sem prblemas..
    Obrigada
 
0.0231 seg. NEW