Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    Tenho um problema com o meu esquentador inteligente, e que é o seguinte;

    Em dias de muito calor tenho muitas (enormes) dificuldades em ligar o esquentador.

    Eu abro a torneira como sempre, mas o esquentador faz a faisca mas os queimadores não acendem.

    Não tem falta de gás, e as pilhas estão boas, caso contrário não fazia a faisca. O esquentador está bem ventilado.

    Será que alguém me dá uma dica de qual será o problema?

    Obrigado
  2.  # 2

    é gas d botija?
  3.  # 3

    Colocado por: JFonsecaTenho um problema com o meu esquentador inteligente, e que é o seguinte;

    Em dias de muito calor tenho muitas (enormes) dificuldades em ligar o esquentador.

    Pois eu acho que está tudo bem!!..um esquentador inteligente não liga nos dias de calor, só liga quando está frio!!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jorge Santos - Faro, dfserra, Silver Wolf
  4.  # 4

    Colocado por: Picareta
    Pois eu acho que está tudo bem!!..um esquentador inteligente não liga nos dias de calor, só liga quando está frio!!!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,dfserra,Silver Wolf


    Tirou-me as palavras do teclado! :)
  5.  # 5

    Esse esquentador é inteligente demais! Será que o sítio onde está colocado apanha da parte exterior uma fachada com sol intenso grande parte do dia e/ou mal isolada e aquece os tubos de água parada?!! Pode ter que insistir mais com torneira aberta para que a primeira água morna ou quente circule e chegue água fria, se diz que está bem ventilado só vejo esse motivo.
  6.  # 6

    Pois!!!

    O "problema" é que o esquentador tem 12 anos e só este ano é que não liga em dias de muito calor. Talvez só tenha feito calor este ano!!!! e eu não reparei nisso!!!!!

    Sérgio Rodrigues, o gás é de botija, propano.

    Será o automático de gás?

    Quando eu desligo e volto a ligar um dos fios do automático ele liga...
  7.  # 7

    Colocado por: JFonsecaO "problema" é que o esquentador tem 12 anos e só este ano é que não liga em dias de muito calor.


    Se tem 12 anos não é muito inteligente !

    Pode ter uma má tiragem na chaminé ! No verão a tiragem é sempre inferior porque a diferença de temperatura é menor !

    Para verificar se é um problema da conduta de exaustão ou da chaminé retira o tubo de alumínio e deixe os gases saírem para a divisão... Mas antes abra a janelas todas da casa para não morrei intoxicado .

    Se não desligar com o tubo retirado fica a saber que pode ter um ninho na chaminé ou a conduta estreita de mais.

    Mas o melhor mesmo é chamar um técnico, mas um técnico que não desligue ou afaste o termostato de segurança... Só que os técnicos nada percebem de chaminés !

    Pode ver aqui neste link alguns exemplos de chaminés que não deviam ter sido projectadas e muito menos executadas !
  8.  # 8

    experimente trocar o redutor de gas na botija!
  9.  # 9

    Eu uso duas garrafas de gás, uma grande e uma pequena, cada uma com o seu redutor, por isso acho pouco provável ser o redutor.

    poderá ser a chaminé, algum sensor ou o automático do gás.

    Eu chamei um técnico que vem cá ver, depois eu digo qual é a avaria.
  10.  # 10

    Colocado por: JFonsecaEu uso duas garrafas de gás, uma grande e uma pequena, cada uma com o seu redutor, por isso acho pouco provável ser o redutor.
    as vezes!!!



    Colocado por: JFonsecapoderá ser a chaminé,
    nao me parece, como diz que ele nem sequer acende!!



    Colocado por: JFonsecaalgum sensor ou o automático do gás.
    aqui talvez possa ser, embora se fosse algum sensor penso que nem faisca faria!! vamos la ver o que diz o tecnico!!
  11.  # 11

    Colocado por: JFonsecapoderá ser a chaminé, algum sensor ou o automático do gás.

    Se a chaminé não estiver boa, o sensor dispara ... Não deixe o técnico desligar o "sensor" nem desencostar da parte metálica do esquentador pois deixa de funcionar e podem morrer !
    Ele que tente ver se a conduta está desobstruída e se tem uma boa dimensão !
    Se não conseguir ver que coloque uma câmara de vídeo pela chaminé acima .
  12.  # 12

    Resolvido!!

    Nada melhor do que chamar o técnico para resolver o problema.

    O problema de o esquentador não ligar em dias de muito calor é a Unidade de Ignição avariada.

    O esquentador não liga porque a "electrónica" da unidade está com algum problema e o calor deverá desencostar algum contacto o que faz com que a chama do piloto não funcione. Ou seja, a unidade de ignição dá ordem ao automático do gás para abrir o gás para o piloto, mas como não há o impulso eléctrico para o automático apenas a faisca funciona.

    A Unidade de Ignição é uma pequena caixa que está do lado esquerdo do esquentador, por cima da caixa das pilhas.

    O meu esquentador é um Vulcano, modelo WR 440-3.

    Só por curiosidade, a Unidade de Ignição custa 80€.

    Obrigado a todos os que me ajudaram na tentativa de resolução do meu problema. Aprendi mais sobre esquentadores.

    Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  13.  # 13

    Deixo aqui uma imagem do local da Unidade de Ignição.
      IN34617636_2.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: JFonsecaSó por curiosidade, a Unidade de Ignição custa 80€.

    80 e montado e pronto ? Ou seja com obra ? se assim for tudo bem .
    Tenho dois desses esquentadores, Um dele o problema que tinha todos os anos era a saída do gás do piloto que entupia, porque no inverno o esquentador não é usado e como a casa fica frente ao mar, o ar salgado é lixado... Vem o verão e o piloto não acende !
    Todos os anos é a mesmo coisa, mas mudo a peça em 2 minutos que custa 2 € No seu mudou também essa peca ? Pergunto isto porque acho estranho uma peça electrónica avariar com o calor !

    Ainda bem que o problema não era da chaminé pois poderia sair bem mais caro !
    Bons banhos :-)
  15.  # 15

    Colocado por: Jorge Santos - FaroPergunto isto porque acho estranho uma peça electrónica avariar com o calor !


    Estranho? Caro Jorge, não imagina a quantidade de coisas electrónicas que se estragam com o calor! :)

    Muitos dos problemas nos aparelhos electrónicos devem-se a soldaduras que estalam devido a ciclos de aquecimento/arrefecimento. Uma soldadura estalada pode dar um comportamento completamente errático como o descrito neste tópico. Dar uma "refrescadela" nas soldaduras mais duvidosas é o que fazem todos os reparadores de electrónica quando abrem um aparelho...
  16.  # 16

    Jorge Santos, os 80€ é só a peça, a montagem (mão de obra) depende de cada técnico. Mas trocar a Unidade de Ignição é bastante fácil, basta desligar dois ou três fios e trocar por uma peça nova.

    O problema é que não dá para reparar porque a Unidade de Ignição é blindada e não dá para abrir. Mas com um pouco de engenho talvez se consiga abrir e reparar algum componente estragado ou alguma solda partida.

    Se o problema fosse o automático do gás o preço sobe para 110€.

    Não foi necessário trocar o piloto!
  17.  # 17

    Colocado por: ClioIIEstranho? Caro Jorge, não imagina a quantidade de coisas electrónicas que se estragam com o calor! :)

    É verdade que no que diz respeito a peças electrónicas com o calor muitas se estragam e com a humidade pior ainda... O que eu estranho é não funcionar bem apenas no verão !
    O que eu tinha ( solar, estanque ventilado, que me tinha custado mais de 500€ Desligava-se no inverno era bem pior ... Na 1ª vez levaram-me 130 € por um electrónico novo que eu acho que era velho...

    Durou mais dois anos.... Na segunda vez fui a um agente oficial da Vulcano .... ( instalei o velhinho que tinha e nunca falhava) Ao fim de dois meses ainda o homem não tinha arranjado ... Depois de eu chatear muito lá me aparece um electrónico novo que custava 250 € sem m. o. Mas era quase igual ... Trouxe de volta tudo e comprei um novo por 350 €. Assim ficou quase ao mesmo preço da reparação do outro e tenho garantia de anos .

    Comprei um novo da vulcano/junkers, solar e que também controla a temperatura de saída . Só que este é a pilhas e não é ventilado ... Ou seja funciona mesmo sem energia eléctrica !
    E electrónica é a pior coisa que podemos ter num aparelho, mas infelizmente já não podemos passar sem ela !
  18.  # 18

    Colocado por: Jorge Santos - FaroE electrónica é a pior coisa que podemos ter num aparelho


    Quando tinha carros com carburador, distribuidor e platinados, muitas vezes os empurrei em manhãs húmidas para o motor pegar.

    Desde que tenho ignição e injecção electrónica, nunca mais...

    Venha daí a electrónica!!! :)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, Bricoleiro
  19.  # 19

    Colocado por: ClioII

    Quando tinha carros com carburador, distribuidor e platinados, muitas vezes os empurrei em manhãs húmidas para o motor pegar.

    Desde que tenho ignição e injecção electrónica, nunca mais...

    Venha daí a electrónica!!! :)
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Também é verdade sim senhor!
    Se não fosse a electrónica ainda conduzia-mos carros com motores 2000 de cilindrada para tirar apenas uns 70 cavalos. Já para não falar em mecanismos de segurança só existentes devido à electrónica.
    O senão disto tudo é o preço a pagar se algo se avaria, costuma ser mais caro que os sistemas antigos.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  20.  # 20

    Colocado por: ClioIIVenha daí a electrónica!!! :)


    Obviamente ... Isso é como o casamento !

    Males necessários :-)

    Mas que gostava ser menos dependente do casamento ( Mais livre ) e de não precisar de electrónica lá isso gostava !
 
0.0236 seg. NEW