Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: marco1talvez não,,, coloca antes umas arvores de folha caduca e limita a abertura de vãos a poente.

    Para mim a melhor opção são as árvores mas nem sempre dão jeito .
    Numa moradia onde eu agora me "passeio" perto de Faro, tem um campo de ténis frente à sala que tem uma área envidraçada que fica a poente ...
    Não pode colocar árvores e muito menos um muro ! A minha solução foi uma pergula com 3 metros e no final um estor em madeira em rolo como se vê muito em Espanha ... Claro que como estava aflito com o calor já colou uns blackouts pelo interior e ficou na mesma...
    De seguida colocou uns toldos eléctricos automáticos e agora vai ter que fazer o que eu lhe disse, pois as temperaturas em Março já eram insuportáveis... Os vidros são do melhor no mercado ... Mas ele até mudava para vidros novos pois massa não é o seu problema .
    Se duvida do que digo até lhe posso enviar umas fotos, mas claro que não vou meter no fórum !
    Você pode pensar que eu estou no gozo ou só numa de chatear, pois não imagina os problemas que por cá há com o calor nos vidros ... Muitos colegas seus só depois de caírem algumas vezes é que aprendem. Mas acho que nesta matéria isto vai melhorar sobretudo de obrigarem agora a certificar até para alugar !

    Colocado por: marco1e outra coisa, as fotos que o dynamic444 pôs são casos perfeitamente possíveis e com boaeficiência energética, não fica barato mas depois são eficazes.


    Sim podem ter boa eficiência em zonas frias ou seja no que diz respeito a ganhos energéticos no inverno ... Mas isso no verão em Portugal é uma coisa impensável !
  2.  # 22

    Para quem não é entendido no assunto pergunto o problema de ter um vão envidraçado virado a poente mas com estore?
    A minha opinião de quem não tem formação na matéria é a de que à priori que a divisão vai ser mais quente no verão, mas por outro lado, no inverno num dia soalheiro pode também vai ser mais quente.... penso eu de que..
    obg
  3.  # 23

    Colocado por: aslogiA minha opinião de quem não tem formação na matéria é a de que à priori que a divisão vai ser mais quente no verão, mas por outro lado, no inverno num dia soalheiro pode também vai ser mais quente.... penso eu de que..
    obg


    Correcto .... E pode ser uma vantagem para gastar menos energia no inverno ... Por isso é que eu digo que em vão envidraçados virados a zonas que possam ser fontes de calor no inverno devemos colocar vidros que deixem passar o calor e não vidros que cortam o calor.
    Deixar passar o calor no verão e evitar que o mesmo entre no verão protegendo os envidraçados do sol .

    Convém que os estores não sejam de cor escorra, porque chegam a mais de 100 º em dias de verão se forem negros ou cinza escuros !
  4.  # 24

    Colocado por: PicaretaE levou ou não? já foi ver o que é que está no projecto? Procure no estudo térmico.


    Nribas, afinal o que é preconizado no projecto de comportamento térmico ? Tem alguma DCR a acompanhar o projecto ?

    www.gabineteop.com
  5.  # 25

    Colocado por: Gabinete OPNribas, afinal o que é preconizado no projecto de comportamento térmico ? Tem alguma DCR a acompanhar o projecto ?


    Deve Ter DCR; e deve ter CE Final .... e as tantas é Classe A! .... deve ser mais um Certificado Feito as tres pancadas... Esta malta não se convence que a legislação tem de ser cumprida!


    Colocado por: Jorge Santos - FaroÉ que os meus amigos que certificam casas dizem que apanham no Algarve casas com classe H ! ou seja rebentam a escala que como sabemos só vai até G :

    Classe G foi até Dezembro de 2013! Agora pára na Classe F

    Se o vidro instalado é o que Refere (Planistar), já é de Controle Solar. Mais uma prova de que os estores exteriores são Necessários! Agora resta saber se foi mesmo esse vidro que foi aplicado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
    •  
      FD
    • 18 junho 2014 editado

     # 26

    Há um ano...

    Colocado por: becasEu tenho blackouts nos quartos e screens na sala e escritório. Muito me arrependo de não ter posto estores exteriores...resolvia-me o problema da privacidade, do controlo da luz e do conforto térmico. Pense e repense essa opção...

    Colocado por: nribasA soluçao passa exclusivamente pelo interior... daí a minha questão inicial.

    Colocado por: becasBem, daqui a uns tempos me dirá se continua com a mesma convicção :-)

    Colocado por: nribasbecas,

    Entendo o que diz, mas não vou sacrificar o exterior por causa desta questão. O preço a pagar quer monetário quer em questões estéticas é demasiado alto para optar por estores exteriores, embora compreenda o que diz.
    A casa é toda com linhas rectas e não contemplava estores exteriores...

    https://forumdacasa.com/discussion/29858/1/blackouts-screens-blackouts--screens/

    A discussão era sobre privacidade mas, gostava de saber se o nribas, um ano depois, mantém o que disse. :)
    E não leve a mal eu ter ido buscar isto mas, gosto de perceber como e porque é que as decisões se alteram ao longo do tempo... ainda há pouco tempo comentei a mesma questão de outro membro (arrependeu-se de uma solução que adoptou mesmo depois de avisado no fórum).
  6.  # 27

    Caro FD,

    O problema da privacidade foi resolvido.
    Relativamente aos estores exteriores, mantenho o que disse, ou seja, "O preço a pagar quer monetário quer em questões estéticas é demasiado alto para optar por estores exteriores".

    Gostaria de perceber como identificou que a minha opinião mudou. Eu procuro ajuda para resolver um problema. Já me foi indicado por outros membros que estores exteriores resolveria parte do problema. Eu não disse que o ia fazer, aliás dificilmente o poderei fazer (a casa é nova e não me passa pela cabeça partir tudo de novo para colocar estores). Se esta for a unica solução vou ter de pensar 2 vezes... mas seria mm a ultima hipótese, se é que existem outras.
  7.  # 28

    Colocado por: fernandoFerreira

    Deve Ter DCR; e deve ter CE Final .... e as tantas é Classe A! .... deve ser mais um Certificado Feito as tres pancadas... Esta malta não se convence que a legislação tem de ser cumprida!



    Classe G foi até Dezembro de 2013! Agora pára na Classe F

    Se o vidro instalado é o que Refere (Planistar), já é de Controle Solar. Mais uma prova de que os estores exteriores são Necessários! Agora resta saber se foi mesmo esse vidro que foi aplicado!


    Caro fernandoFerreira,

    Em meu poder não tenho nenhuma DCR nem CE, aliás nem sei ao que se refere. Vou averiguar junto do construtor.

    Pq razão afirma que se os vidros sao Planistar (e são mesmo, foram colocados por uma pessoa de confiança) é MESMO necessário estores exteriores?
  8.  # 29

    Colocado por: Gabinete OP

    Nribas, afinal o que é preconizado no projecto de comportamento térmico ? Tem alguma DCR a acompanhar o projecto ?

    www.gabineteop.com


    Em meu poder não tenho, mas vou averiguar junto do construtor.
    Nem sei o que DCR significa, alguém me pode elucidar?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 18 junho 2014

     # 30

    Colocado por: nribasGostaria de perceber como identificou que a minha opinião mudou.

    Eu não disse que tinha mudado, por isso é que lhe perguntei se mantinha a mesma posição. :)
    Na minha segunda frase apenas indiquei a razão pela qual fui buscar aquelas citações, não estava a dizer que tinha mudado de opinião, achei que seria interessante contextualizar no tempo a sua situação.

    Colocado por: nribasO problema da privacidade foi resolvido.

    Pode "fechar" a discussão que indiquei com a solução encontrada para o problema?
    É sempre útil que as discussões tenham uma conclusão. :)
    Obrigado.

    Colocado por: nribasNem sei o que DCR significa, alguém me pode elucidar?

    DCR = Declaração de Conformidade Regulamentar.
    CE = Certificado Energético.

    DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE REGULAMENTAR E CERTIFICADO ENERGÉTICO E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR
    No âmbito das suas actividades no SCE, os Peritos Qualificados podem emitir dois tipos de documentos comprovativos da situação regulamentar e do desempenho energético de um edifício ou fracção autónoma, nomeadamente:
    Declaração de Conformidade Regulamentar (DCR), após verificação do projecto do edifício ou fracção autónoma e que deverá ser integrada no processo de pedido de licenciamento ou de autorização de construção;
    Certificado Energético e da Qualidade do Ar Interior (CE), após verificação da obra concluída, e que será utilizado no processo de pedido de licenciamento ou autorização de utilização.
    Embora sejam documentos distintos a DCR e o CE obtêm-se através do mesmo processo de base, funcionando DCR como um “pré-certificado”. Na prática, uma DCR tem o mesmo formato e tipo de conteúdos que um CE, com algumas diferenças a nível de apresentação final (nome e número do documento). A informação contida na DCR tem um carácter provisório, pois baseia-se em elementos e dados de projecto (incluindo classificação energética). A informação contida na DCR passa a definitiva com a emissão do CE, após a verificação do PQ no final da obra.
    As DCR’s e CE’s com a marca de água com o texto “Impressão de teste – sem validade legal” não são legalmente válidas para entrega na entidade licenciadora.

    http://www2.adene.pt/pt-pt/SubPortais/SCE/Apresentacao/ProcessodaCertificacao/Paginas/Declaracaodeconformidaderegulamentar.aspx
  9.  # 31

    DCR significa Declaração de conformidade regulamentar e deveria acompanhar o projecto térmico que deu entrada na câmara. Uma vez que a moradia já está construida e é recente também tem o chamado CE ( certificado energético ). Nestes documentos vêm as eficiências energéticas da moradia bem como medidas propostas pelo perito para as melhorar com os custos associados, que podem passar por exemplo por colocar um A/C multisplit.
    Num projecto que fizemos para um membro aqui do fórum, que vai ter uma grande área envidraçada no quadrante sul ( duplo pé direito no hall ), vai ter uma árvore de folha caduca junto ao mesmo e tem no projecto térmico classificação A, se colocar o A/C vai passar para A+. Ou seja, no final da construção se o dono de obra colocar o tal A/C passara de classificação A para A+.

    www.gabineteop.com
  10.  # 32

    Colocado por: FDPode "fechar" a discussão que indiquei com a solução encontrada para o problema?
    É sempre útil que as discussões tenham uma conclusão. :)
    Obrigado.


    Coloquei screens e blackouts. Screens para o dia, blackouts para a noite, tenho 2 rolos em cada janela (nas que precisava privacidade).

    Obrigado pelos esclarecimentos relativamente a DCR e CE.
  11.  # 33

    Colocado por: Gabinete OPDCR significa Declaração de conformidade regulamentar e deveria acompanhar o projecto térmico que deu entrada na câmara. Uma vez que a moradia já está construida e é recente também tem o chamado CE ( certificado energético ). Nestes documentos vêm as eficiências energéticas da moradia bem como medidas propostas pelo perito para as melhorar com os custos associados, que podem passar por exemplo por colocar um A/C multisplit.
    Num projecto que fizemos para um membro aqui do fórum, que vai ter uma grande área envidraçada no quadrante sul ( duplo pé direito no hall ), vai ter uma árvore de folha caduca junto ao mesmo e tem no projecto térmico classificação A, se colocar o A/C vai passar para A+. Ou seja, no final da construção se o dono de obra colocar o tal A/C passara de classificação A para A+.

    www.gabineteop.com


    Obrigado.
  12.  # 34

    Colocado por: Gabinete OPOu seja, no final da construção se o dono de obra colocar o tal A/C passara de classificação A para A+.


    colega, tenho muitas duvidas que isso venha a acontecer!
    os edificios agora são classificados de acordo com o DL 118/2013, o que significa que os sistemas (equipamentos) já não têm peso quase nenhum. (excepto a Biomassa).

    portanto será melhor avisar já o seu cliente que não conte com esse A+ (a não ser que use Biomassa e tenha uma boa envolvente).
  13.  # 35

    Colocado por: nribasCaro fernandoFerreira,

    Em meu poder não tenho nenhuma DCR nem CE, aliás nem sei ao que se refere. Vou averiguar junto do construtor.

    Pq razão afirma que se os vidros sao Planistar (e são mesmo, foram colocados por uma pessoa de confiança) é MESMO necessário estores exteriores?


    Como Tem a Certeza que são Planistar?
    Só digo que precisa de estores porque se queixa que tem calor dentro de casa! se tem esse vidro e mesmo assim a casa aquece dessa forma!

    Isto apenas para reforçar a ideia, e tentar mudar a opinião das pessoas que dizem que não querem estores exteriores.

    Até porque com o Novo Regulamento, sem estores exteriores é muito difícil cumprir o mesmo. Este Novo Regulamento é Muito Exigente no Verão! não tem nada a ver com o anterior.
  14.  # 36

    Resumindo,

    Estores exteriores ou toldos são as soluções que existem?
    • PatSil
    • 18 junho 2014 editado

     # 37

    Se o argumento do edifício sede ser na Alemanha,porque supostamente lá não há sol.
    Pronto..neste já existe sol...http://vimeo.com/97215038

    O kogan não deve ter dinheiro para estores.
  15.  # 38

    Colocado por: Dynamic444Se o argumento do edifício sede ser na Alemanha,porque supostamente lá não há sol.
    Pronto..neste já existe sol...http://vimeo.com/97215038

    O kogan não deve ter dinheiro para estores.


    Não percebi nada do que escreveu.
  16.  # 39

    Colocado por: fernandoFerreiraClasse G foi até Dezembro de 2013! Agora pára na Classe F

    Pois ainda não li o novo regulamento... Devem ter fé que a nova geração fala melhor ao invés de se preocuparem apenas com a estética ! :-)
    Colocado por: Dynamic444O kogan não deve ter dinheiro para estores.

    Estou a ver uma enorme ponte térmica na massa enorme de betão nesse "lindo" projecto... E as palas nem devem estar a aproveitar o calor do sol de inverno ! Enfim, mais um mau exemplo de casas feitas para serem fotografadas !

    Colocado por: Gabinete OPque vai ter uma grande área envidraçada no quadrante sul


    Virado a sul ou a poente ? se for a sul com a devida protecção tudo mais ou menos... Mas a poente não se safam sem estores .
  17.  # 40

    Colocado por: fernandoFerreira
    Se o vidro instalado é o que Refere (Planistar), já é de Controle Solar. Mais uma prova de que os estores exteriores são Necessários! Agora resta saber se foi mesmo esse vidro que foi aplicado!


    nribas existem prai umas maquinetas que lhe debitam toda a informação do vidro (composição do mesmo).
    E se o seu vidro é mesmo Planistar com certeza que deve ter o certificado que a Saint Gobain disponibiliza juntamente com os seu vidros.
    Eu também vou colocar Planistar One juntamente com esta caixilharia Domo 75.
    No entanto também tenho contemplado a colocação dos famosos brisa solar, onde para já vou deixar a pré instalação e verificar se realmente tenho a necessidade dos mesmos.
 
0.0300 seg. NEW