Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Pedro Barradas1º a agua, depois junta cal!!!

E devagar, e mexendo...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, maria rodrigues
  2.  # 42

Colocado por: Pedro Barradas1º a agua, depois junta cal!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:branco.valter

Engraçado, mas do que eu lembro-me das minhas memórias de infância, o meu pai fazia o contrário. Mas confio no Barradas por isso será assim que irei fazer. ;o)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 43

Mas leiam aqui um procedimento para fazer uma tinta de cal com alguma qualidade... nada de apagar a cal num dia e aplicar a tinta no outro!!!
    http://domusmater.blogs.sapo.pt/23885.html

Como é sabido, com a CAL natural quanto mais tempo esta tiver melhor.
    Uma boa pasta de cal necessita de mais de 2 anos de "repouso".

PS: Para fixar a tinta de cal, após esta secar, coar a agua que restar da cal apagada, é uma solução rica em hidroxido de calcio, utilize-a, para selar a superficie....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  4.  # 44

Também já li algures que antes de caiar se devia passar essa água da cal na superfície a caiar, como se fosse um primário.
  5.  # 45

Colocado por: Pedro BarradasMas leiam aqui um procedimento para fazer uma tinta de cal com alguma qualidade... nada de apagar a cal num dia e aplicar a tinta no outro!!!
    http://domusmater.blogs.sapo.pt/23885.html

Como é sabido, com a CAL natural quanto mais tempo esta tiver melhor.
    Uma boa pasta de cal necessita de mais de 2 anos de "repouso".

PS: Para fixar a tinta de cal, após esta secar, coar a agua que restar da cal apagada, é uma solução rica em hidroxido de calcio, utilize-a, para selar a superficie....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maria rodrigues

Desconhecia por completo que a cal deveria ser preparada com MESES de antecedência...
  6.  # 46

Então faço isso na próxima segunda-feira e depois só uso em Setembro... penso que não devo esperar mais, porque senão começa a época das chuvas e estraga-me todo o trabalho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 47

Feito.
  8.  # 48

Mostra lá isso ;)
  9.  # 49

Não tenho fotografias... até porque foi tudo a correr, já que tive uma alegre surpresa, estava muito bem no meu carro a caminho da horta e estava a chegar a uma rotunda (somos saloios mas chiques, ok?!)... e o carro foi em frente todo contente e alegre da vida. Pois, fiquei quase sem travões! Felizmente consegui reduzir usando a caixa de mudanças e cheguei ao destino final com muito cuidadinho.

Ainda fiz muita coisa, a calda foi a primeira, depois limpei a casa das galinhas, cortei parcialmente das sedes dos meus pais e mais umas coisitas.

Uma coisa, tive pouca efervescência... por isso presumo que que a cal seja velha.
  10.  # 50

Colocado por: maria rodrigues
    Voltando atrás no meu tempo seria 1 kg de cal viva (em pedra) para 5 litros de água, ou talvez mais um pouco.
    Sendo cal granulada será, talvez, mais esmigalhada. O truque, digo eu, será colocá-la num balde de plástico e juntar água aos poucos (com a máxima precaução, atenção aos olhos) até a cal ficar submersa. Deixar arrefecer e mexer com um pau até esta se dissolver. Acrescentar água aos poucos, mexendo com cuidado, sem ultrapassar os 5 litros. Depois de bem misturada experimente caiar numa parte mais escondida da parede. Consegue verificar se está na medida certa ou não.
    No meu tempo era importante que a cal fosse "gorda" para ficar um caiado perfeito. Bem, depois disto... boas pinturas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:branco.valter

O balde não deve ser de plástico mas sim de metal. O plástico pode derreter com a temperatura.
  11.  # 51

Um slide do metodo de apagar a cal
    https://pt.slideshare.net/joao_neves/apagar-a-cal
  12.  # 52

Obrigado pessoal, penso que para a próxima semana vou queimar mais um pouco de cal para nas férias fazer mais umas coisitas...
  13.  # 53

Um pequeno exercício que estou a fazer... moradia uni-familiar térrea com:

1 suite;
    1 quarto;
    escritório;
    arrecadação;
    cozinha;
    sala de estar e jantar;
    telheiro para 2 carros.

Usando como ponto de referência isto:

Acham que as duas coisas conseguem ser conjugadas?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
      cp.jpg
      TAFEL_XIII_PRAIRIE_HAUSE_FUR_DIE_PRAIRIE_GEMEINSCHAFT_ (1).jpg
  14.  # 54

...
      prairie-town-ad1-e1432934050360.jpg
      DSC_0260.JPG
  15.  # 55

Ou seja, os cuidados com radiação solar (ensombramento), o isolamento e ventilação (de preferência natural) de uma "casa passiva", com a arquitectura das "praire houses" do Frank Lloyd Wright e alguns apontamentos da típica moradia saloia.

Eu sei, é muita coisa junta, mas penso que pode vir a ser interessante.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 56

Colocado por: LMGuerreiroO balde não deve ser de plástico mas sim de metal. O plástico pode derreter com a temperatura.

Tem razão, no meu tempo usava-se um balde de madeira ou de zinco.
  17.  # 57

Nestes dias... Workshop em arquitectura de terra - Taipa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, zinna
      DSC_0066.JPG
  18.  # 58

Colocado por: branco.valterOu seja, os cuidados com radiação solar (ensombramento), o isolamento e ventilação (de preferência natural) de uma "casa passiva", (...)e alguns apontamentos da típica moradia saloia.

Eu acho que a junção da arquitectura saloia e passive house num mesmo conceito pelo menos faz todo o sentido.

Já a prairie house, e a arquitectura saloia, será que resultaria em algo colonial ?
  19.  # 59

Colocado por: Pedro BarradasNestes dias... Workshop em arquitectura de terra - Taipa

Gostava de ver ao vivo...
  20.  # 60

Colocado por: zinna

Gostava de ver ao vivo...

É inscrever-se para o próximo workshop. (arqcoop)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna

0.0329 seg. NEW