Colocado por: Pedro Barradas1º a agua, depois junta cal!!!
Colocado por: Pedro Barradas1º a agua, depois junta cal!!!
Colocado por: Pedro BarradasMas leiam aqui um procedimento para fazer uma tinta de cal com alguma qualidade... nada de apagar a cal num dia e aplicar a tinta no outro!!!
http://domusmater.blogs.sapo.pt/23885.html
Como é sabido, com a CAL natural quanto mais tempo esta tiver melhor.
Uma boa pasta de cal necessita de mais de 2 anos de "repouso".
PS: Para fixar a tinta de cal, após esta secar, coar a agua que restar da cal apagada, é uma solução rica em hidroxido de calcio, utilize-a, para selar a superficie....
Colocado por: maria rodrigues
Voltando atrás no meu tempo seria 1 kg de cal viva (em pedra) para 5 litros de água, ou talvez mais um pouco.
Sendo cal granulada será, talvez, mais esmigalhada. O truque, digo eu, será colocá-la num balde de plástico e juntar água aos poucos (com a máxima precaução, atenção aos olhos) até a cal ficar submersa. Deixar arrefecer e mexer com um pau até esta se dissolver. Acrescentar água aos poucos, mexendo com cuidado, sem ultrapassar os 5 litros. Depois de bem misturada experimente caiar numa parte mais escondida da parede. Consegue verificar se está na medida certa ou não.
No meu tempo era importante que a cal fosse "gorda" para ficar um caiado perfeito. Bem, depois disto... boas pinturas!
Colocado por: LMGuerreiroO balde não deve ser de plástico mas sim de metal. O plástico pode derreter com a temperatura.
Colocado por: branco.valterOu seja, os cuidados com radiação solar (ensombramento), o isolamento e ventilação (de preferência natural) de uma "casa passiva", (...)e alguns apontamentos da típica moradia saloia.
Colocado por: Pedro BarradasNestes dias... Workshop em arquitectura de terra - Taipa
Colocado por: zinna
Gostava de ver ao vivo...