Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estamos em Junho de 2014, a tarifa regulada está cada vez mais incerta, pelo que decidi dizer adeus à EDP Universal e aderir às empresas do mercado livre. Depois de consultar alguns tópicos no fórum, cheguei à conclusão que pairam muitas confusões em relação a estas novas empresas de energia, sobretudo, no que respeita à fidelização.

    Nesse sentido, vou partilhar a minha experiência (que é pessoal) mas pode ser útil a outros usuários numa situação semelhante.

    electricidade:
    A minha opção foi a Ylce, empresa com capitais exclusivamente portugueses. O processo foi todo online, fiz a solicitação, preenchi o contrato e partilhei na área de clientes (demorei 2 dias). 10 dias depois, recebi a factura de liquidação da EDP. Não existe período de fidelização na Ylce porém, de desejarmos interromper temos de comunicar com 20 dias de antecedência.

    gás:
    A opção de gás foi a goldenenergy. O processo de adesão online foi simples: preencher um formulário e esperar pela confirmação. Antes de aderir, contactei a empresa (depois de várias tentativas - a linha telefónica é muito concorrida) e confirmaram que não existe período de fidelização (ao contrário do que está ecrito no site e daquilo que muitas pessoas dizem). A disponibilização de gás pode ser interrompida a qualquer momento.

    Resultados? Mudei para melhor? Sim. No meu caso particular, os gastos mensais foram reduzidos. Mas, para ser possível comparar é preciso apresentar os "sintomas". Os dois elementos do agregado têm profissões liberais, utilizam a casa durante o dia, por vezes, almoçam em casa e quase sempre jantam em casa (5x/semana), por isso, a tarifa simples é a adoptada.

    Tipologia: T3

    Agregado: 2

    Potência electricidade contratada: 6,9 khw
    Escalão de gás: 2

    Electricidade 2013: edp universal (tarifa simples), conta certa - 40€/mês

    Gasto anual: 2000khw
    Gasto mensal (média): oscila entre 130khw-160khw. É estranho não existirem oscilações entre inverno/verão, nem mesmo nos períodos em que estive a trabalhar no estrangeiro, o consumo é sempre o mesmo ou até superior!

    Factura anual: 480€ (40€x12) + 70€ (acerto) = 550

    nota: Os electrodomésticos são todos classe A+, a placa é de indução, existe apenas um televisor em casa (plasma), o forno é utilizado poucas vezes (2x/mês), a máq. lavar roupa (2x/semana), a máq. louça (2x/semana), a maq. secar roupa só é utilizada entre Dez-Fev.

    Gás 2013: edp universal, conta certa - 30€/mês

    Gasto anual: 3000khw
    Gasto mensal é radical do inverno para o verão: entre 300khw-800khw (média: 500khw)

    Factura anual: 360€ (30€/mês) + acerto (-11€) = 349€
    nota: o gás é utilizado apenas nos banhos (caldeira) e no aquecimento central (entre Dez-Fev).

    Factura Total Aanual: 550€ (electricidade) + 347€ (gás) = 899€

    Junho 2014

    Desde que começei a fazer a contagem, notei maravilhas. Tudo começou com a factura de liquidação da EDP, o período de 20 dias apresentou um gasto de 96khw e o valor de 14€ - muito longe dos 40€ mensais fixos (30 dias)

    A minha factura da Ylce (30 dias): 138khw/27€.
    A minha factura da goldenenergy (30 dias): 10€/300khw (foi mesmo muito bom!)

    Devo, no entanto, ter em consideração que no inverno a factura de gás aumentará. De qualquer forma, mesmo que considere os valores um pouco acima nos outros meses e, considerando que os gastos nestas facturas da Ylce e Goldenenergy registaram os valores da média nas facturas anteriores da EDP, as contas não parecem enganar.

    Simulação média mensal um puco acima destes valores: 25€/mês (gás) e 36€/mês (electricidade)

    Total: 300€ (gás) + 432€ (electricidade) = 660€

    DÉFICE: 899€-660€= - 234€

    O que acham? Já fizeram mudança? Qual o resultado? Partilhem as vossas experiências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, Mac, jotapm, Ze Lopes
    • mmgreg
    • 25 junho 2014 editado

     # 2

    Eu estou à espera de mais testemunhos como o seu para mudar.

    Sobre a Ylce, já estou meio decidida.

    Sobre o Gás, tenho gás propano, o que é mau, pois chego a ter três tarifas por m3 diferentes, por mês. Nunca sei quanto vai ser e só tenho um esquentado inteligente, o resto é eléctrico.

    Para além disso, creio que nem todas as empresas têm gás propano.
    Concordam com este comentário: jotapm
  2.  # 3

    Sobre a Ylce, já estou meio decidida.


    A Ylce é uma boa surpresa! Basta simular online. Quanto gasta normalmente por mês? Potência contratada?

    tenho gás propano, o que é mau,


    O meu é gás natural. Mas, a golden gás tem todos os serviços. A tarifa é mesmo muito barata. Qual é o consumo mensal? Também podemos simular.
  3.  # 4

    Estive a ler, por alto, os termos do contrato de fornecimento da YLCE e deparei-me com esta contradição entre a clausula 2.1 e a 14.1 c) que passo a transcrever:

    2. Duração
    2.1 O presente Contrato tem a duração de 1 (um) ano, renovando-se automática e sucessivamente por períodos de 1 (um) ano, se nenhuma das Partes notificar a outra, por escrito, com 60 (sessenta) dias de antecedência relativamente à data da sua cessação, ou renovação, da oposição à sua renovação.

    14. Cessação do Contrato
    14.1 A cessação do presente Contrato pode ocorrer:
    c) Por revogação unilateral, a todo o tempo, por iniciativa do Cliente ou da ENFORCESCO SA, mediante notificação por escrito a enviar com uma antecedência mínima de 20 (vinte) dias úteis relativamente à data de produção de efeitos da revogação;

    Acho contraditório o facto de exigirem um pré-aviso de 60 dias caso não se queira renovar o contrato e apenas 20 dias caso se queira pura e simplesmente interromper o fornecimento do serviço.

    No site da YLCE reparei que a linha de apoio a clientes é 808, logo é paga como chamada local. Hoje em dia, cada vez mais pessoas têm pacotes de telemóvel/fixo que permitem fazer chamadas para 9# e 2# sem custos para além da mensalidade. O 808 tem por trás um número fixo ou telemóvel que a empresa podia facultar para não onerar os clientes sempre que precisem de contactar a linha de apoio.

    Alguma vez contactou directamente com eles via telefone? Qual o horário de atendimento (cuja informação não está disponivel online) e o nível de serviço/ajuda prestada?

    Outras perguntas: quando passou a ser cliente YLCE, o contador teve de ser mudado? Exigem pagamento por débito directo? Como fazer para comunicar as leituras?

    Neste momento estou em fase de análise de alternativas à EDP SU. Mas tenho dificuldade em perceber como é que a YLCE consegue oferecer preços mais baixos se a distribuição é feita via EDP, ou estou errado?

    Curiosidade: A YLCE é uma marca registada da Enforcesco que está sediada na Covilhã, ou seja, fora dos grandes centros corporativos e de decisão em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  4.  # 5

    Não é necessário mudar de contador quando se muda de fornecedor, aliás quem continua a fazer as contagens, ligações e interrupções de serviço são os mesmos independentemente do comercializador: EDP Distribuição no caso da eletricidade e o operador incumbente no caso do gás (em Lisboa é a Gás de Lisboa).
    Os comercializadores são apenas comercializadores "virtuais" de eletricidade e gás, basicamente a única diferença que um consumidor pode notar em termos de serviço é na faturação e questões contratuais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  5.  # 6

    Eu também já sou cliente Ylce, recebi a primeira fatura, dentro do esperado.
    No meu caso com tarifa bihorária a poupança rondará os 6%, com tarifa simples a poupança ronda os 10%, comparação com o serviço universal.

    Nunca telefonei, mas comuniquei algumas vezes por mail com respostas em poucas horas.
    A comunicação das leituras é feita on-line na área do cliente.
    O site ainda é simples, mas nota-se que tem vindo a fazer implementações.
    É obrigatória a faturação eletrónica e o débito direto.

    Quanto às cláusulas contraditórias do contrato, realmente assim o parecem, mas é comum a outros operadores como a Endesa. Penso que é uma questão de terminologia jurídica sem problemas práticos, assim se passou com a saida da Endesa.

    Neste momento claramente recomendo Ylce para a eletricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  6.  # 7

    Colocado por: dfserraEu também já sou cliente Ylce, recebi a primeira fatura, dentro do esperado.
    No meu caso com tarifa bihorária a poupança rondará os 6%, com tarifa simples a poupança ronda os 10%, comparação com o serviço universal.

    Nunca telefonei, mas comuniquei algumas vezes por mail com respostas em poucas horas.
    A comunicação das leituras é feita on-line na área do cliente.
    O site ainda é simples, mas nota-se que tem vindo a fazer implementações.
    É obrigatória a faturação eletrónica e o débito direto.

    Quanto às cláusulas contraditórias do contrato, realmente assim o parecem, mas é comum a outros operadores como a Endesa. Penso que é uma questão de terminologia jurídica sem problemas práticos, assim se passou com a saida da Endesa.

    Neste momento claramente recomendo Ylce para a eletricidade.


    Na minha opinião a fatura eletronica e debito direto até facilitam a vida.

    O que não me parece pratico é ter de lembrar e de fazer a comunicação de leitura do contador, se não fizer a comunicação das leituras o que acontece?
  7.  # 8

    Acho contraditório o facto de exigirem um pré-aviso de 60 dias caso não se queira renovar o contrato e apenas 20 dias caso se queira pura e simplesmente interromper o fornecimento do serviço.

    Goliver:
    Não me parece existir contradição. Trata-se de ser necessário existirem cláusulas de contrato conforme os períodos de renovação. Sempre que fazemos um contrato deste género existem terminologias semelhantes. E, se pensarmos bem, faz algum sentido. Contrato longa duração (1 ano) são 60 dias de antecedência para que não exista renovação automática. No caso de querer abandonar completamente o serviço de um dia para o outro, segundo a lei, o período pode ser inferior a 30 dias, daí os 20 dias de antecedência. A goldenenergy, por exemplo, informoume que era possível suspender o gás quase de um dia para o outro.

    Um pouco como explica miguelg:

    Quanto às cláusulas contraditórias do contrato, realmente assim o parecem, mas é comum a outros operadores como a Endesa. Penso que é uma questão de terminologia jurídica sem problemas práticos, assim se passou com a saida da Endesa.


    Na minha opinião, importa as pessoas não ficarem com a ideia errada de que tem de ficar presas a estas companhias por 1 ano. Não sei quem espalha isso mas, acaba por influenciar as pessoas a simplesmente não mudarem. Eu pensava o mesmo... por isso, decidir informar-me correctamente "junto" destas empresas.

    No site da YLCE reparei que a linha de apoio a clientes é 808, logo é paga como chamada local


    Sim, é um ponto negativo o 808... MAS, na EDP é a mesma coisa. Hoje, não existe outra forma. Aliás, considero ainda pior no caso da EDP pois os capitais são "internacionais" - é uma multinacional que vive à custa de todos nós!

    Em relação a estas novas empresas de pequena estrutura, pensemos um pouco: se queremos o serviço mais barato na factura, temos de compreender que as empresas reduzam os seus gastos ao máximo.
    Aliás, no site da Ylce refere exactamente isso:

    "A YLCE, assume uma relação exclusiva com o cliente, através da sua plataforma na web, reduzindo em muito os seus custos de estrutura e operacionais.Desta forma consegue praticar preços mais baixos de energia, não colocando em causa a qualidade da prestação do serviço."

    Alguma vez contactou directamente com eles via telefone? Qual o horário de atendimento (cuja informação não está disponivel online) e o nível de serviço/ajuda prestada?

    Sim, contactei a Ylce via telefone para esclarecer as minhas dúvidas antes de aderir! Francamente, não sei o horário de atendimento mas, deve ser o normal - 10h-20h (seg-sex). Sei que liguei pelas 18h30 da tarde. Simpáticos e eficientes. Responderam a todas as minhas dúvidas.

    Outras perguntas: quando passou a ser cliente YLCE, o contador teve de ser mudado? Exigem pagamento por débito directo? Como fazer para comunicar as leituras?

    Não muda nada! A "energia" é igualmente distribuida pelas redes de "EDP", o prestador de serviço é que é outro (um pouco como aconteceu no telefone há uns anos atrás), a PT é dona de todas as linhas MAS, podemos ter a NOS. A Ylce explica isso:

    "As marcas LOW-COST, são cada vez mais procuradas (...) No caso da energia, o produto final entregue ao cliente, não tem qualquer diferença com o da concorrência, na medida em que a energia é adquirida no mercado, por todos os comercializadores e entregue a cada consumidor pelas mesmas redes, partilhadas por todos. A diferença está efetivamente no processo de negócio e relação com o consumidor."

    O nosso problema quando vamos a pagar são as taxas! A YLCE garante a tarifa mais baixa, sem alterações, pelo menos durante o ano do contrato. Se simular no site vai perceber a diferença.

    Quanto ao pagamento: débito directo é obrigatório (para mim, é mais cómodo);
    Leitura contador: na área de clientes online.
    Factura electrónica é obrigatória (e acho que nos dias que correm devia ser para todos os sectores em que os contratos são efectuados via web.

    A ylce é uma empresa da covilhã, aliás era de Matosinhos mas, mudou-se para a covilhã. Considero importante numa altura em que todas as pessoas se queixam de serem controladas pelas grandes corporações, apostar em novas empresas do mercado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  8.  # 9

    Se não comunicar as leituras, supostamente acontece o que sempre aconteceu. A EDP distribuição faz leituras periódicas, no meu caso de 3 em 3 meses, e supostamente comunica-as ao comercializador de eletricidade que depois faz os acertos aos valores estimados.

    Eu quase nunca dou as leituras, os acertos de 3 em 3 meses são-me suficientes. Agora vamos ver se a comunicação entre a edp distribuição e a ylce funcionam bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelg, pontesilva
    • eu
    • 25 junho 2014

     # 10

    Acabei também de mudar os meus dois contratos para a YLCE.

    Adeusinho EDP... ou deveria dizer antes: 再见 EDP
  9.  # 11

    O que não me parece pratico é ter de lembrar e de fazer a comunicação de leitura do contador, se não fizer a comunicação das leituras o que acontece?

    Sinceramente, não sei o que acontece. Ainda só fiz uma contagem. De qualquer forma, se não formos nós a fazer a contagem, alguém tem de a fazer e isso fica mais caro! Eu até gostei de o fazer pois, fiquei com a sensação de que ninguém me engana. E, sinceramente, acho que na EDP a contagem parecia-me ser aldrabada, pois em períodos que estive no estrangeiro (2 meses), a contagem de khw na factura anual registvaa basicamente o mesmo gasto.

    Já via outras pessoas aqui no fórum dizer que não compreendem como não estão em casa todo o dia e a factura é elevadíssima.
    Das duas uma: ou as pessoas não sabem controlar o seu gasto e duplicam-no nas poucas horas que estão em casa (sei que acontece em alguns agregados) ,muitas pessoas adoptam a tarifa bi-horária porque saem as 9h e chegam as 19h e depois gastam energia a dobrar entre as 19h30-22h na cozinha, a ver tv, tomar banho, etc. Geralmente, colocam as máq. a lavar à noite mas, esquecem-se que um forno ligado as 21h30 gasta 4vz mais do que uma 2 maq lavar roupa durante o dia!

    Se não for esse o caso, não é o meu caso com toda a certeza, não vejo explicação para ter consumos de khw sempre iguais, quando sei que uso a maq. de secar ropa no inverno (que gasta muito) e não uso a partir de Março... tenho mais luzes ligadas no inverno (é normal), alguns periodos vou trabalhar para o estrangeiro (não fica ninguém em casa) e o gasto diminui 6khw! é muito estranho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  10.  # 12

    Caro pontesilva, não percebi quando diz que se não formos nós a dar a contagem que alguém faz e fica mais caro.

    Mesmo que nós demos a contagem a EDP distribuição vai contar na mesma, caso contrário eu passo a dar apenas 1kw/h por mês!

    O que pode acontecer é que se não der a contagem, entre uma medição e a outra, o resto é faturado por estimativa. Contudo mesmo que pague a mais nun dado períudo, significa que depois irá pagar menos. Por isso dar as contagens mensais permite pagar realmente o consumido, contudo no médio prazo pagará o mesmo dando ou não a contagem.

    Quando diz que no verão e inverno o consumo é semelhante, estamos a falar de contagens reais feitas por si/EDP ou por estimativas que vaem nas faturas?
    Diz que tem conta certa, sendo assim é normal que o valor de kw/h faturados por mês seja o mesmo, e que a contagem real apenas seja considerada uma vez por ano, para o acerto.
  11.  # 13

    Mesmo que nós demos a contagem a EDP distribuição vai contar na mesma, caso contrário eu passo a dar apenas 1kw/h por mês!


    Existem formas de controlar o contador da electricidade. Na minha casa actual, infelizmente não o posso fazer. Mas, faço-o noutros empreendimentos. A realização dessa "alteração doméstica" permite que a contagem feita pela EDP não corresponda ao valor real utilizado, o que significa que posso gastar 300khw por mês mas, a EDP regista sempre 100khw!

    Mas, passando à frente esta situaçaço "especial" que não pode aqui ser esclarecida e considerando situações normais em que as pessoas não são formadas em electrotecnia e a única coisa que podem fazer é olhar e anotar o valor, realmente eu não posso dizer que gastei 1khw e a EDP 150khw e, supostamente, a EDP também não pode dizer que gasto 200khw quando na verdade gastei 300khw casa. Tal como diz:

    O que pode acontecer é que se não der a contagem, entre uma medição e a outra, o resto é faturado por estimativa. Contudo mesmo que pague a mais nun dado períudo, significa que depois irá pagar menos.


    Estou totalmente de acordo. Partindo desse princípio, analisei a factura anual da EDP de 2013-2014 - já o ano passado me pareceu estranho - e reparei em algumas situações no mínimo que dão que pensar.
    No caso do gás também facturado pela EDP não tenho nada a apontar: a conta é certa mas, a oscilação parece fazer sentido. Uns meses gasto mais, noutros gasto menos MAS, fazendo a média são os 30€!

    Quando diz que no verão e inverno o consumo é semelhante, estamos a falar de contagens reais feitas por si/EDP ou por estimativas que vaem nas faturas?

    Consumo normal medido pela EDP. No meu caso como a factura é anual, não há valor estimado, apenas para os dias depois do final do contrato.

    Como tenho plano conta certa, só em Maio (altura de renovação) recebo a factura anual com registos períodicos, por exemplo,28abril-4maio. Depois 5maio-3 Set., 4Set-22Dez. Isto obriga-me a fazer as contas e tentar calcular a minha média mensal durante estes períodos. Quando faço as contas, percebo que a minha média durante o periodo de inverno é igual ao de Verão, a diferença é mínima, ronda no verão 160khw e no inverno 178khw e depois a contagem de 14Mar-26abril é 230khw (é sempre assim, quando se aproxima do final do contrato).

    Este ano curiosamente não estive cá entre 16 Abril e 30 Maio (estive a trabalhar nos EUA) e a factura, digamos, mensal,
    é superior à média do restante ano. Os hábitos em casa nunca se alteram, por isso, é que é estranho.

    a contagem real apenas seja considerada uma vez por ano, para o acerto.

    Claro, a contagem "real" apenas é considerada 1vz por ano.. aparece um acerto que uma pessoa até cai para o lado!! Só sei que assim que curtei co a EDP a factura que recebi foi como canja :) 14€ para pagar 20 dias de luz com um consumo de 90khw e os elementos do agregado estiveram muito por casa.

    Para já, estou satisfeita com a factura da Ylce, mais baixa que a factura da EDP e agora que agora não vou receber "acertos" acho que tudo vai melhorar!
  12.  # 14

    Colocado por: pontesilvaExistem formas de controlar o contador da electricidade. Na minha casa actual, infelizmente não o posso fazer. Mas, faço-o noutros empreendimentos. A realização dessa "alteração doméstica" permite que a contagem feita pela EDP não corresponda ao valor real utilizado, o que significa que posso gastar 300khw por mês mas, a EDP regista sempre 100khw!

    Mas, passando à frente esta situaçaço "especial" que não pode aqui ser esclarecida e considerando situações normais em que as pessoas não são formadas em electrotecnia e a única coisa que podem fazer é olhar e anotar o valor, realmente eu não posso dizer que gastei 1khw e a EDP 150khw e, supostamente, a EDP também não pode dizer que gasto 200khw quando na verdade gastei 300khw casa.
    Leia-se, programar os contadores do contador :-), certo?
    Um PDA com interface IR e o respectivo código, certo? ;-)
  13.  # 15

    Leia-se, programar os contadores do contador :-), certo?
    Um PDA com interface IR e o respectivo código, certo? ;-)


    Leia-se o que cada um quiser :-)
    Agora, não me venham com a treta de que os tipos não roubam minguém. Gosto de pensar dessa forma mas, a realidade é que quanto menos controlo temos sobre as coisas mais rapidamente os tipos nos passam a perna!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ze Lopes
  14.  # 16

    Em minha opinião as claúsulas que mencionei no meu post anterior não fazem mesmo sentido. Dou este exemplo: se um cliente quiser cessar o fornecimento ao fim de 1 ano e meio, tem de dar 20 dias de pré-aviso; se não quiser renovar ao fim de 1 ano, tem de dar 60 dias. Não tem lógica. Nestes termos, a cláusula 14.1.c) sobrepõe-se à 2.1..

    Na EDP SU, segundo informação da empresa, quando o cliente não comunicar a leitura do contador, é feita uma estimativa com base na média dos 12 meses anteriores.

    Cá em casa, faço sempre a comunicação das leituras via nº grátis que a EDP SU disponibiliza especificamente para o efeito. Não tenho conta certa porque, para além de preferir pagar o que devo na altura certa, os consumos no Inverno chegam a duplicar por causa dos aparelhos AC, o que implicaria um acerto mais "violento".

    O meu contador, desde que foi instalado há três anos, acumula um atraso de 16 minutos face à hora real. Caso mude para a YLCE, de quem é a responsabilidade do acerto do meu contador?

    Termino com esta pergunta: existe alguma empresa low-cost fornecedora de gás propano canalizado? No site da Goldenergy só percebi que tb fornecem gás propano canalizado quando acedo ao simulador, pois em nenhuma outra página do site falam nesse serviço (se é que vi bem). No entanto, quando acedo ao simulador e escolho outro tipo de energia/gás propano canalizado m3/mês, pedem-me para preencher o consumo em kwh/mês e o preço Kwh, mas na minha fatura da Galp Energia só constam consumos em m3/mês pelo que fico sem conseguir simular o meu caso particular.

    Em caso de igualdade de tarifas, por princípio, sou totalmente a favor de se mudar para a concorrência constituida pelas pequenas empresas. Sempre fui alérgico às monopolidades de mercado, principalmente as que gozam de factores exógenos de favorecimento/protecção.
  15.  # 17

    Colocado por: goliverO meu contador, desde que foi instalado há três anos, acumula um atraso de 16 minutos face à hora real.
    Já comunicou ao seu fornecedor dessa anomalia?
    Eles resolvem isso prontamente.
  16.  # 18

    A responsabilidade do acerto do contador é sempre da EDP distribuição, bem como as contagens. Agora se deve reclamar junto da Ylce ou da EDP distribuição não sei.
  17.  # 19

    Colocado por: mafgodJá comunicou ao seu fornecedor dessa anomalia?
    Eles resolvem isso prontamente.


    Quando liguei para a EDP SU devido a este assunto, disseram-me que sendo uma assistência técnica, o custo ficava a cargo do cliente. É por estas, e por outras, que não consigo ter simpatia por monopolistas encapotados.

    E como são apenas 16 minutos, que acabam por não me fazer diferença, esqueci o assunto até ao dia em que mude de fornecedor ou que comece efectivamente a fazer diferença.
  18.  # 20

    Essa de programar o contador parece ser uma outra maneira de dizer roubar...

    E alternativas para quem quer ser honesto? Se eu desligar no disjuntor a electricidade das zonas da casa que não uso, nota-se alguma diferença, por exemplo?
 
0.0382 seg. NEW