Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou fazer uma reforma na cozinha. Pensei em mandar fazer armários em tijolo, construindo depois as bancas e parte da parede(+/- 50 cm) mais sujeita a salpicaduras de gordura com microcimento. Depois de começar a ler discussões anteriores apercebi-me que o preço é muito alto e fiquei com algumas duvidas:
    - O cimento afagado tratado/pintado com alguma resina /tinta poderá ter um efeito visual igual ou parecido com o microcimento?;
    - Porque a cozinha é para usar, a gordura limpa-se bem do microcimento ou do cimento afagado (sem deixar mancha)?
    - Após a utilização de alguns produtos de limpeza mais agressivos que são vulgarmente utilizados há possibilidade de deixarem manchas?
    - É preciso algum tipo de manutenção?
    - O preço do microcimento ainda está a rondar os 65€/m2 ?
  2.  # 2

    Colocado por: silvia pedrosaVou fazer uma reforma na cozinha. Pensei em mandar fazer armários em tijolo, construindo depois as bancas e parte da parede(+/- 50 cm) mais sujeita a salpicaduras de gordura com microcimento. Depois de começar a ler discussões anteriores apercebi-me que o preço é muito alto e fiquei com algumas duvidas:
    - O cimento afagado tratado/pintado com alguma resina /tinta poderá ter um efeito visual igual ou parecido com o microcimento?;
    - Porque a cozinha é para usar, a gordura limpa-se bem do microcimento ou do cimento afagado (sem deixar mancha)?
    - Após a utilização de alguns produtos de limpeza mais agressivos que são vulgarmente utilizados há possibilidade de deixarem manchas?
    - É preciso algum tipo de manutenção?
    - O preço do microcimento ainda está a rondar os 65€/m2 ?

    Fiquei interessadíssima e curiosa neste seu tópico. Acho que faria exactamente as mesmas perguntas e mais esta: pode ser feito por um pedreiro habilitado ou tem de ser um técnico especializado?
  3.  # 3

    O microcimento não é o mais adequado para zonas de salpicos de gordura.
    MAS (em maiúsculas!!) se aplicar um bom verniz - por exemplo, de dois componentes - sobre o microcimento (ou sobre o reboco afagado) o resultado poderá ser o que pretende.

    Para limpar a parede e a bancada assim "envernizada" basta um pano com água (evite detergentes).

    Esse preço de 65€/m2 ... depende da argamassa que utilizar.
    Como lhe disse, l'important c'est le verniz.

    O trabalho pode ser feito por um estucador. Não precisa de ser alguém com um curso superior (o que até podia ser cómico).

    Em minha casa acabei com os azulejos nas paredes das casas de banho e cozinha. Coloquei "microcimentos" de várias cores. O resultado ficou espectacular.
  4.  # 4

    Luis K. W.
    O microcimento não é o mais adequado para zonas de salpicos de gordura. (...)


    (...) Em minha casa acabei com os azulejos nas paredes das casas de banho e cozinha. Coloquei "microcimentos" de várias cores. O resultado ficou espectacular.

    Obrigada pelas informações.
    Se o microcimento não é o »mais adequado para zonas de salpicos de gordura» que solução proporia, na parede onde vai ficar instalado o fogão, com chaminé tradicional (nada de exaustores, que são os maiores sorvedouros de gorduras...), para substituir o microcimento (ou reboco afagado)?
    Faz sentido e adequa-se dois tipos de revestimentos, nas paredes da cozinha? O envernizamento de dois componentes, é o quê? (Perdoe-me a santa ignorância). Garantidamente se for correctamente envernizado o microcimento ou reboco afagado (qual é a diferença entre um e outro?...), não há o risco de absorver os tais salpicos de gordura?

    Agradeço, muitíssimo, os esclarecimentos.
  5.  # 5

    às vezes fico banzado quando as pessoas pretendem re-inventar a roda...e mais tarde dá barraca
  6.  # 6

    Colocado por: Paramonteàs vezes fico banzado quando as pessoas pretendem re-inventar a roda...e mais tarde dá barraca

    Paramonte, é só um desabafo ou, sendo uma crítica construtiva, é um alerta para não se tomarem opções que considera absurdas? Posso pedir-lhe que seja mais explícito?... Já agora quais são os inconvenientes do microcimento, ou do reboco afagado, em cozinhas? Ou refere-se à chaminé, em desfavor do exaustor?...
  7.  # 7

    Em baixo, a minha cozinha renovada (inacabada - faltava o forno e mais umas coisitas).
    Como vê, o acabamento das paredes na zona do fogão/exaustor é liso (e envernizado).

    O que eu quis dizer é que o acabamento da parede onde vai haver salpicos não pode ser poroso.
    Daí a necessidade de se aplicar um bom verniz.
    (por "dois componentes" queria dizer um verniz a que se adiciona "endurecedor", e que fica com um acabamento menos poroso - quase parece um vidro).
      cozinha_resized.jpg
  8.  # 8

    Luis K. W., o microcimento na parede da zona do fogão fica sujeito a temperaturas muito elevadas. Não será prejudicial? Ou seja, não tenderá a estalar com o calor do fogão?

    Já agora, o chão da cozinha e a bancada da cozinha são de que material? Mármore?
  9.  # 9

    Muito obrigada pela simpatia de me esclarecer, tão bem!... Gostei da imagem, acho muito interessante, para uma cozinha citadina. No nosso caso, vamos investir numa reconstrução rural, com materiais rústicos pelo que vou fazer mais uma pergunta: se se usar verniz baço (opaco, sem brilho) não prejudica o efeito »impermeável« à gordura?
  10.  # 10

    Colocado por: goliverLuis K. W., o microcimento na parede da zona do fogão fica sujeito a temperaturas muito elevadas. Não será prejudicial? Ou seja, não tenderá a estalar com o calor do fogão?
    Preocupa-me mais o calor na parte inferior dos armários superiores, que o calor nas paredes.

    Colocado por: goliverJá agora, o chão da cozinha e a bancada da cozinha são de que material? Mármore?
    É. Mármore Estremoz corrente.

    Colocado por: maria rodrigues...vou fazer mais uma pergunta: se se usar verniz baço (opaco, sem brilho) não prejudica o efeito »impermeável« à gordura?
    Não.
    Segue uma fotografia de uma nossa obra em Oeiras, com o chão e parede em microcimento "sem brilho".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Rainha
      COZINHA_oeiras_3.jpg
  11.  # 11

    Luis K. W., nos armários superiores o calor acaba por ser maioritariamente desviado para o exaustor.

    Da forma que respondeu, deduzo que não afasta a hipótese se haver problemas com o microcimento na zona do fogão.
  12.  # 12

    Colocado por: goliverLuis K. W., nos armários superiores o calor acaba por ser maioritariamente desviado para o exaustor.
    É verdade! Em minha casa, às vezes o exaustor fica quente a valer.
    A minha preocupação é que o exaustor está preso a um armário de madeira e plástico...

    Colocado por: goliverDa forma que respondeu, deduzo que não afasta a hipótese se haver problemas com o microcimento na zona do fogão.
    Não afasto. Mas ainda não tive qualquer sinal de que isso possa acontecer.
    Tanto em minha casa (desde Outubro/2013) como na obra que fizemos em Oeiras (concluída em Abril/2009, há mais de 5 anos), ainda não houve qualquer problema.
  13.  # 13

    Muito Obrigada... É uma opção um bocado cara para os riscos que tenho. Limpeza com um pano húmido sem detergentes na cozinha não é viável.
  14.  # 14

    - Porque a cozinha é para usar, a gordura limpa-se bem do microcimento ou do cimento afagado (sem deixar mancha)?
    A limpeza do microcimento faz-se apenas com productos de Ph neutro.

    - O preço do microcimento ainda está a rondar os 65€/m2 ?
    Dependendo do estado da superficie a revestir, quantidade, entre outras situações pode chegar a esse valor, por norma ronda os 45-50€/m2.

    Quanto á aplicação do microcimento poder ser aplicado por "qualquer pessoa", de facto pode, o problema é que quando as coisas correm mal a culpa cai sempre sobre o material, nunca sobre quem aplicou porque supostamente é algo facil de fazer.

    Qualquer duvida esteja a vontade para perguntar.

    Cumprimentos,
    Leandro Amorim
    912963111
    www.efeitosdeluxo.pt
  15.  # 15

    Colocado por: Luis K. W.Não.
    Segue uma fotografia de uma nossa obra em Oeiras, com o chão e parede em microcimento "sem brilho".


    Caro Luís,

    Pode dar-me um exemplo desses vernizes de 2 componentes sem brilho?

    Obrigado
  16.  # 16

    Alguém sabe contactos de quem faça bancadas deste género?
      bancadacimento.jpg
 
0.0208 seg. NEW