Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Tive necessidade de substituir integralmente o pavimento da casa antiga onde moro, que estava bastante danificado. A casa é bastante antiga e tem diversos problemas. O pavimento era composto por várias vigas de madeira e soalho maciço. Foi tudo substituído. Anteriormente existiam alguns desnivelamentos pois notava-se na inclinação das paredes. Ainda gastei um valor significativo a reparar isto, mas na altura fiz alguns cálculos e achei um valor um pouco alto mas nada de extraordinário. Além disso, a pessoa que fez o trabalho foi dos que mais bem se portou nas obras cá de casa anteriormente, visto que já fui vítima de aldrabões da maior espécie em obras anteriores.

O chão levou barrotes novos e um pavimento novo. A casa tem um embasamento e paredes exteriores em alvenaria de pedra e tijolo nas interiores, mais finas. Os barrotes assentaram nos locais onde os outros anteriormente se situavam. A madeira levou tratamento, o chão foi afagado e envernizado. Fiz questão de frisar que um dos problemas da casa era o chão inclinado e os móveis um pouco inclinados antes de se fazer a obra e não coloquei uma laje aligeirada com abobadilhas por aumentar demasiado o valor da obra segundo o orçamento,

Acontece que agora, ao colocar as novas estantes, continua a existir inclinação e isso deixou-me um pouco descontente. Anexo uma imagem para dar a perceber o que se passa.

Sempre achei que era bastante complicado nivelar pavimentos que não sejam feitos com laje e com o tipo de acabamentos que a casa tem, sobretudo se for em madeira, mas gostava de saber se esta situação é normal porque julgava que com um trabalho bem feito este tipo de desnivelamento deixaria de existir totalmente. Gostava de ouvir opiniões nesse sentido e, se possível, ver outros exemplos de pavimento em soalho maciço assente em barrotes de madeira. Ainda não coloquei o resto das estantes mas penso que, pela colocação desta antes de a chegar para o canto, a situação é uniforme junto desta parede.

Agradeço desde já as respostas.
      P1090420.JPG
  2.  # 2

Digo-lhe que é muito comum o chão apresentar desnivelamentos da ordem que aí apresente, mesmo em obras de alvenaria, quanto mais com barrotes de madeira.
    Também pode dar-se o caso de o móvel estar a precisar de afinação. Isso parece-me material IKEA, certo? Os pés não são reguláveis?
  3.  # 3

Sim, é material do ikea. Este quarto vai albergar uma colecção e precisa de muitas estantes. São estantes Billy, de assentamento directo, ou seja, não têm pés. Mas fico mais descansado por ouvir aquilo que me acabou de dizer. Pessoalmente acho que nivelar chãos destes, especialmente em madeira, requer uma perfeição humana que é complicada. Obrigado pela resposta.
  4.  # 4

Resta saber se a parede está direita...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • Mac
    • 17 julho 2014

# 5

Não é assim que vê se está de ível
    Coloque uma régua no chão e use um nível sobre ela.
    Cumps
  5.  # 6

Conselho - aparafuse as estantes à parede, com as ferragens que vieram com ele.

Esse desnível é frequente e pode ser apenas devido a alguma imperfeição no local onde assenta o móvel.
    Pode-se também dar o caso de:
    - parede desprumada;
    - Pavimento desnivelado;
    - O cumulativo de ambas as situações anteriores.

O mais complicado e trabalhoso vai ser quando começar a forrar as paredes todas com as estantes, para alinhar as frentes das billy.
    Conselho. Paciencia aprafuse uns aos outros e vá calçado os pés se necessário.
    comece a colocar carga, começando por baixo. depois de estabilizar e nivelar as estantes pode aparafusar à parede com a ferragem fornecida.
  6.  # 7

Obrigado pelos comentários. Não, a parede definitivamente não está 100% linear, isso foi das primeiras coisas que eu verifiquei, mas mesmo assim está bastante direita para o que seria de esperar. Mas existe na mesma um desnível no pavimento. Eu fiz as minhas experiências para tentar perceber isso. Quando estiverem montadas logo verifico o resultado. Mas o que queria saber era ouvir outros relatos ou experiências para saber se isto era comum ou normal acontecer.
  7.  # 8

Colocado por: PeterDSim, é material do ikea. Este quarto vai albergar uma colecção e precisa de muitas estantes. São estantes Billy, de assentamento directo, ou seja, não têm pés. Mas fico mais descansado por ouvir aquilo que me acabou de dizer. Pessoalmente acho que nivelar chãos destes, especialmente em madeira, requer uma perfeição humana que é complicada. Obrigado pela resposta.

Há estantes semelhantes no IKEA, linha BESTA, que têm pés reguláveis para que os móveis fiquem direitos, nivelados, e as portas fechem bem (i.e., o armário não pode ficar torcido).
    Quando não há esses pés, a malta das casas de mobiliário nivela os móveis usando pequenas cunhas de madeira ou de cartão que ficam escondidas.
  8.  # 9

Andei a ver essa linha BESTA durante alguns anos, mas acabei por optar pela gama Billy. Inclusivé já tinha 2 móveis Billy com portas de vidro e mais profundidade que foram decontinuados. A verdade é que as dimensões da gama Billy são mais adequadas ao que pretendo fazer. Seja como for, não me posso queixar demasiado porque o alinhamento dos móveis está a correr bastante bem. Só falta mesmo o último. Em último caso. peço para nivelar os móveis. Mas estou finalmente a ficar satisfeito com a composição. Há anos que queria organizar os itens. Mais uma vez obrigado pelas respostas e sugestões :)

0.0096 seg. NEW