Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pedi crédito para um apartamento e, sendo o valor baixo (a mensalidade é 20% do meu rendimento) tudo aponta para que seja aprovado. Contudo, uma vez que nem eu nem o meu namorado estamos efectivos é possível que o banco peça um fiador...coisa que não temos. A minha questão é, a vendedora tem outra pessoa interessada no apartamento e portanto pede que assinemos o contrato de compra e venda com pagamento de um sinal de 5000 euros e eu tenho receio que, depois de pagar, o banco peça o tal fiador inviabilizando o crédito. Claro que nessa situação tentaria outro banco pois estou mesmo interessada no negócio mas mesmo assim não será imprudente pagar o sinal sem ter o crédito garantido? Como tenho a certeza que haverá um banco que não peça fiador? ...É que também não quero perder o negócio!
    Agradeço resposta celere já que ta agendado para amanhã a celebração do contrato de compra e venda!
    Obrigado desde já!
    •  
      FD
    • 6 março 2009

     # 2

    Colocado por: selmaA minha questão é, a vendedora tem outra pessoa interessada no apartamento e portanto pede que assinemos o contrato de compra e venda com pagamento de um sinal de 5000 euros

    Cuidado. Isto pode muito bem ser verdade como pode ser apenas uma técnica de venda para que a prenda imediatamente ao negócio, evitando assim que pense melhor no que vai fazer.

    O que tem que fazer é um contrato de promessa de compra e venda onde esteja estipulado que o comprador pode desistir do mesmo, sem penalizações, se o crédito não for aprovado.

    Se essa cláusula não estiver presente no contrato arrisca-se a perder o sinal. No pior cenário, ou perde o sinal ou perde a casa, agora a escolha é sua.
    Por outro lado, não sei qual é o valor da casa, mas 5.000€ parece-me muito para quem não tem certezas do crédito ser aprovado (seja por falta de fiador ou não)...

    Leia a este propósito:
    Como pode um contrato mal redigido complicar uma situação simples
    Cuidados com avaliações e outras despesas
    Tenha a certeza do que vai comprar
    Cuidados primários a ter na assinatura de um contrato de promessa de compra e venda

    Pesquise um pouco mais pelo fórum (utilize as palavras sinal, promessa e contrato) e encontrará mais informação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: selma
    • selma
    • 6 março 2009 editado

     # 3

    Por outro lado, não sei qual é o valor da casa, mas 5.000€ parece-me muito para quem não tem certezas do crédito ser aprovado (seja por falta de fiador ou não)...


    Pois...De facto pode ser muito...é que me adiantei a dizer o valor do sinal e acabei por dizer mais que o que devia!! Inicialmente até propus 10000...não fazia ideia dos sinais que se davam...a vendedora é que disse que podia ser só 5000. O apartamento tem o valor de 71000. Será que ainda aceita uma renegociação do sinal? É que já marquei para amanhã a assinatura do contrato...de certo que ela não incluiu lá a cláusula de rescição em caso de não ser aprovado o crédito sem fiador...
    •  
      FD
    • 6 março 2009

     # 4

    Então ligue-lhe quanto antes e exponha o caso. É preferível agora que depois...
  2.  # 5

    Olá Selma! Acho que não deve assinar nada antes de ler com atenção o contrato... Peça antecipadamente a minuta do contrato para ler com atenção e só depois de ver se tá tudo ok é que marca a assinatura. Se não estiver no contrato a clausula de que só fará a escritura mediante aprovação bancária e caso essa não lhe seja concedida recebe o dinheiro de volta, arrisca-se mesmo a perder o sinal caso o banco não lhe aprove o crédito. E o mais provavel é não vir a clausula, pois isso é um ponto do SEU interesse (e nao da imobiliaria e muito menos do vendedor)
  3.  # 6

    Nem pense em assinar CPCV sem inclusão de clausula de rescisão se não for aprovado crédito bancário.
 
0.0115 seg. NEW