Iniciar sessão ou registar-se
    • pimane
    • 25 agosto 2014 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual será a maneira melhor e, preferencialmente, económica de preparar um jardim para colocar uma piscina Gre que leva 25.000l (cerca de 25 toneladas de água).
    A minha ideia inicial era enterrar a piscina no solo mas, segundo o construtor que me fez a casa, tal não é possível pois o jardim está sobre uma pedra enorme e também há a questão do saneamento que passa 50cm abaixo do jardim.
    Depois dessa noticia comecei a planear uma eventual pavimentação do terreno com cimento onde seria colocar a piscina e depois, numa segunda fase quando houvesse mais disponibilidade financeira, construir um deck elevado ao nível da piscina.
    A ideia da pavimentação com cimento seria para não ter que me preocupar mais com ervas e afins debaixo do deck e ter mais firmeza para colocação do deck.
    A área a cimentar é aproximadamente de 62m2 onde será colocada a piscina e depois esta será "rodeada" pelo deck, sendo que a piscina ocupará uma área de 24m2 (não retos pois é oval...).
    Alguém me pode indicar qual a melhor forma para fazer isto? Se é necessário cimentar para colocar a piscina e depois o deck, ou se posso simplesmente remover a grama e nivelar a terra e colocar alguma tela (ou outra coisa) para não ter problemas com eventuais ervas/relvas que possam aparecer debaixo do deck,?
    E para o deck, que já vi por alto que pode ser muito caro, qual o melhor material para construção? Madeira e ter manutenção ou compósito e adeus manutenção periódica...
    A ideia para o deck será fazer um deck elevado, até o nível da piscina, com 1m de altura. Fechar a parte inferior mas evitar ter vegetação a crescer por lá. Ter grades na parte superior para não haver o risco de quedas.

    Obrigado,
    Pedro Oliveira

    PS: na imagem em anexo o lado inferior, de 11m, está encostado a uma varanda da casa, os lado laterais são parte do jardim que quero manter e os lados inclinados são os muros da casa.
      jardim2.jpg
  1.  # 2

    Boa noite Piname,
    A minha ideia futura é fazer exactamente o que pretende.
    Pode facultar os custos dessa obra? Com escavação, reforço , deck ,e preço piscina?
    Obg
  2.  # 3

    Vai precisar:
    Um arquitecto para fazer os bonecos e responsabilizar-se pelo projecto de arquitectura. As piscinas são alvo de comunicação prévia na câmara municipal.
    Um engenheiro para olhar com olhos de ver para o que acontece no jardim, acima e abaixo, e para fazer as especialidades necessárias nomeadamente de movimentação de terras, estabilidade, abastecimentos, e os que forem necessários.

    Um ou outro, ou os dois, podem responder a todas as questões que coloca, em relação aos materiais, revestimentos, estruturas, destino dos resíduos (em conjunto com o empreiteiro) entre o demais, porque são especialistas e vão realizar um projecto para a construção da piscina.

    Entretanto provavelmente aparece aí opiniões de quem já fez coisas similares só para ter uma ideia.
    • pimane
    • 26 agosto 2014 editado

     # 4

    @frigas75
    Boas, eu estou ainda na fase inicial de decisão, pois não sei se vou aplicar betão no solo, se vou necessitar de armação de ferro para dar mais suporte (a piscina é pesada) ou se simplesmente nivelo a terra e coloco lá piscina em cima de areia (tal como a Gre diz para fazer).
    Assim que for tendo novidades vou colocando aqui, mas agradecia também as opiniões de quem sabe da matéria...

    @brunomrosa
    Boas,
    A piscina é de superficie, não enterrada. Não preciso de projeto nem comunicação. Quanto ao jardim o construtor conhece-o melhor que ninguém pois na altura que a casa foi feita esteve praticamente sem terra alguma e depois foi encher com terra que tivemos que mandar vir.
    A terra parece-me bastante firme, já vão 10 anos de chuvas intensas e brincadeiras no jardim entre outras coisas e não desnivelou...

    Só coloquei aqui a questão pois gostaria de saber a opinião de pessoas neutras e entendidas na matéria... Isto é como perguntarmos a quem vende caldeiras para aquecimento se os paineis solares são bons... cada um vende a sua "sardinha". Se perguntar ao construtor que trabalha com cimento e afins diz já para fazer as fundações também em cimento e afins..

    Ob,
    Pedro
  3.  # 5

  4.  # 6

    Colocado por: pimaneA piscina é de superficie, não enterrada. Não preciso de projeto nem comunicação

    Será sempre necessário pois vai haver alterações na estabilidade / alterações exteriores.

    Já foi confrontar a autarquia com essa situação ? Confirme.
    Se a autarquia disse que não é necessário, I rest my case
  5.  # 7

    Colocado por: brunomrosa
    Será sempre necessário pois vai haver alterações na estabilidade / alterações exteriores.

    Já foi confrontar a autarquia com essa situação ? Confirme.
    Se a autarquia disse que não é necessário,I rest my case


    Boas,

    Já falei com a junta de freguesia que já tiveram mais casos destes não foi necessário comunicar nada.
    Além disso também não é necessário comunicar às finanças para efeitos de IMI pois não é enterrada (total ou parcialmente), embora não me importasse de enterrar uns 50cm para não ter um deck tão elevado.
    Agora é perguntar a quem sabe e pode aconselhar sobre como colocar a piscina...
    Gostaria de ser "simplemente" nivelar a terra, colocar uma tela para não ganhar ervas e colocar depois a piscina sobre a tela e montar o deck... se bem que o custo de cimentar deverá ser minimo comparado com o custo do deck..

    Ab,
    Pedro Oliveira
  6.  # 8

    Bom dia,

    Falei com um construtor, que não conhece a casa mas deu uma dica "geral" sobre piscinas: disse para não colocar a piscina sobre o terreno com a areia tamisada mas sim sempre sobre betão com malha.
    No manual da piscina diz que se deve nivelar e alisar bem a terra (retirar ervas e pedras e afins) por forma a "evitar futuros problemas" e depois colocar uma camada de areia que deve ser alisada e regada e compactada com um rolo...
    Alguém pode ajudar nisto? A verdade é que provavelmente pavimentar só a zona onde ficará a piscina (30m2) ficará por metade do total e depois à volta posso sempre limpar a grama e colocar uma tela anti ervas.

    Ab,
    Pedro
  7.  # 9

    Já falei com a junta de freguesia

    A junta de freguesia não tem nada a ver com isso, é da competência da câmara
  8.  # 10

    Colocado por: pimane

    Colocado por: j cardoso
    A junta de freguesia não tem nada a ver com isso, é da competência da câmara


    Como referi a junta teve mais questões relacionadas com isto e eles próprios questionaram a câmara e receberam o feedback.
    Há juntas que ajudam e interagem em nome dos seus eleitores, ajudando em tudo que é possível para que os mesmos não necessitem de se deslocar à câmara, são poucas mas há..

    Cumps,
    Pedro
 
0.0140 seg. NEW