Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Recentemente comprei uma moradia uni familiar com cerca de 170m2 de área útil (200m2 área bruta), a casa tem cerca de 14 anos.

    A moradia está equipada com aquecimento central por radiadores por toda a casa. O sistema que alimenta o aquecimento central é uma caldeira a gás natural, o mesmo sistema que aquece a água para as águas sanitárias. Para arrefecimento está instalado um sistema de ar condicionado apenas nos quartos e sótão. A casa está relativamente bem isolada, tem caixilharia com vidro duplo (6 – 12 -4) e a caixa de estore está também isolada. Devo ainda referir que a caldeira encontra-se no exterior da casa.

    Actualmente na sala, tem uma lareira (aberta) sem recuperador de calor.
    Gostaria que me desse a vossa opinião relativamente ao que estou a pensar fazer relativamente à lareira da sala. Uma vez que eu e a minha esposa, gostamos de estar na sala e ver o “a lenha a arder” e tendo em conta que temos lenha gratuita, estávamos a pensar:

    Opção 1:
    Remodelar a actual lareira “aberta” e colocar um recuperador de calor. Ou seja na sala (46m2), não seria mais necessário usar o aquecimento central, apenas usaríamos no resto da casa. Mais tarde, quando houver mais dinheiro, pensávamos substituir a caldeira a gás natural por uma caldeira a pellets para alimentar o aquecimento central.

    Opção 2:
    Não remodelar a lareira e mantê-la “aberta” sem recuperador de calor e substituir já a caldeira a gás natural por uma caldeira a pellets para alimentar o aquecimento central.

    Opção 3:
    Remodelar a actual lareira “aberta” e colocar um recuperador de calor a pellets com aquecimento de água. Mas provavelmente isto implicaria grandes obras (???), e neste momento não há dinheiro para tanto, e nem sei se isso seria possivel visto que actualmente o sistema que alimenta o aquecimento central está no exterior e a lareira está na sala (a alguns metros de distancia).

    Não tenho experiência quanto ao dinheiro necessário para pagar o gás natural para poder ter o aquecimento ligado nos meses mais frios inverno (Novembro a Janeiro), para perceber se compensa o investimento de substituir a actual fonte de alimentação do aquecimento central. (caldeira a gás) por um sistema de caldeira ou recuperado a pellets...

    Poderiam ajudar-me?

    Muito obrigado
    Joel
  2.  # 2

    pessolamente e se têm lenha gratuita, entao uma solução de aquecimento a lenha é de ponderar, no seu caso um aquecimento a pellets tera sentido somente no conforto em que não é necessario carregar lenha e ter que acender o lume etc etc!
  3.  # 3

    O problema está que para instalar um recuperador de calor a água para alimentação do aquecimento central na sala, implicaria grandes obras. Seria possivel? Neste momento a caldeira a gás natural esta no exterior da moradia, e o sitio a instalar o recuperador seria na sala... não é necessário espaço junto do recuperador para instalar valvulas, bombas etc...
  4.  # 4

    Já agora eu aproveito para fazer a pergunta ao contrário.
    Tendo o aquecimento central com recuperador de calor a lenha como se faz para interligar com uma caldeira a gás natural?
    Deduzo que o sistema a lenha tenha que ser fechado/pressurizado?
    Precisa de um relé para quando a bomba de circulação do recuperador estiver a funcionar não ligar a caldeira?

    Mais alguma coisa a prever?
    • SrR
    • 17 novembro 2019

     # 5

    Válvulas anti retorno
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  5.  # 6

    Já tenho uma na entrada da bomba circuladora do recuperador e uma na saída da água quente da ligação da caldeira
    Faz falta mais alguma?
  6.  # 7

    Colocado por: manelvcFaz falta mais alguma?
    não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
 
0.0074 seg. NEW