Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 28 setembro 2014

     # 1

    Quando construí a vivenda, a ideia era vender o apartamento onde vivia. Entretanto veio a crise e tornou-se impossível vender o apartamento por um preço razoável (pelo menos o mesmo preço que me custou), pelo que decidi alugar os 3 quartos a estudantes.

    Por princípio sou cumpridor da lei, pelo que faço contratos, apresento-os nas finanças e passo recibo de todas as rendas, pagando o respetivo imposto (uns brutais 28%). Ora, apercebi-me que aqui na zona, sou dos poucos que tenho tudo legal! Quando vou às finanças com os contratos, eles até ficam admirados e olham para mim a pensar "olha, este totó declara as rendas no IRS". E é isso mesmo que me sinto, um totó, pois à minha volta vejo quase toda a gente a fugir alegremente ao fisco.

    Ora, um efeito secundário desta fuga fiscal é ao nível da concorrência: quem não declara as rendas pode fazer preços muito mais baixos, pelo que tenho tido algumas dificuldades em arrendar os quartos. Porque é que a máquina fiscal não atua ? Toda a gente sabe o que se passa e o fisco não faz nada?
    • fpc
    • 28 setembro 2014 editado

     # 2

    Não é fácil detetar estas situações. Como é que faz o fisco, vai de porta em porta perguntar se há quartos arrendados com contrato ou sem contrato? Muitas vezes os próprios estudantes não querem assinar contratos, prontificam-se a pagar em dinheiro vivo, conseguindo assim um preço mais baixo. Porque é que o fisco não arranja um sistema mais simplificado, taxas mais baixas e assim apanhar alguma coisa, em vez de nada...?
  1.  # 3

    Benvindo a Portugal.
    Concordam com este comentário: sergyio
  2.  # 4

    Isto não se passa só em Portugal...
    Concordam com este comentário: treker666
  3.  # 5

    Colocado por: mingosmBenvindo a Portugal.


    Que mania que o pessoal tem de mandar abaixo este pequeníssimo rectângulo do mundo. Há que conhecer outras realidades e em vez de falar mal por falar...

    Quem vos houve falar parece que assim que se passa a fronteira é tudo um mar de rosas!
  4.  # 6

    Colocado por: Pedro FernandesIsto não se passa só em Portugal...
    Concordam com este comentário:treker666


    Claro que não. Já vivi um mês na Holanda, no apartamento de um particular (que alugava quartos, precisamente) e nem sequer se falou em recibos.
    Concordam com este comentário: Paramonte
    • El_58
    • 28 setembro 2014 editado

     # 7

    Colocado por: euPorque é que a máquina fiscal não atua ?

    Não atua porque não sabe, nem tem forma de saber sem mais nem menos...


    Colocado por: euToda a gente sabe o que se passa e o fisco não faz nada?

    Mais uma vez, o fisco não sabe...


    Mas o fisco tem forma de saber. Ou por cruzamento de informação (o que hoje em dia tem funcionado) ou por denuncia. A denuncia pode ser anónima, desde que se identifiquem os prevaricadores. Se for possível nessa denuncia indicar nomes "exatos" dos chamados fugitivos bem como os seus NIF's, então é quase certo que vão atuar, chamando os contribuintes em falta a prestar esclarecimentos.

    Desses esclarecimentos, podem sair 2 vertentes. Ou o funcionário "engole" a justificação, ou perante o caso retifica-lhe o IRS por metodos indiretos, tais como estimativas de rendimentos não declarados, conforme a denunia, e, paga e não "bufa"!
  5.  # 8

    E que é que interessa à realidade portuguesa nos outros países cometer-se crimes fiscais? Passa a ser menos grave por isso. Ou passa a ser tolerável? É que não percebo a lógica da batata. Enfim...

    Colocado por: treker666
    Que mania que o pessoal tem de mandar abaixo este pequeníssimo rectângulo do mundo. Há que conhecer outras realidades e em vez de falar mal por falar...


    Mandar abaixo??? Fuga ao fisco é crime caríssimo. E como tal deve ser denunciado e reprovado por todos. Se concordam com a economia paralela... À custa disso é que pagamos impostos altíssimos.

    E mais, o que escrevi ("Benvindo a Portugal") é apenas e só reflexo daquilo que penso e toda a gente sabe, é prática comum fugir ao fisco em PT. E os heróis são quem foge não quem paga. E é isto. Posso falar assim? Ou é deitar abaixo dizer que mais de metade do dinheiro que circula em PT é através da economia paralela e que isso é uma VERGONHA? Haja paciência...
  6.  # 9

    O fisco está a apertar o cerco das rendas. É uma questão de tempo até terem uma máquina montada.
  7.  # 10

    Tinha ideia que dependendo do valor em causa poderá tratar-se de uma contra ordenação e não de um crime fiscal...Tal como conduzir com álcool que apenas acima de 1.3 é crime e abaixo disso uma contra ordenação...
  8.  # 11

    Então e se os estudantes estiverem num apartamento a título de amigos ou hóspedes do dono ( podem estar até 3 nestas condições) como é que o fisco pode actuar? Está estudado em Economia que quando a carga fiscal começa a ser demasiada esta torna-se ineficiente e contraprodutiva.

    E nas PPP´s o fisco actua? E nas empresas do psi20 , quase todas multinacionais só para fuga ao fisco? Isto são peanuts sem quaquer importancia ao pé disso. Não nos atirem (mais)areia para aos olhos...

    Colocado por: tostexO fisco está a apertar o cerco das rendas. É uma questão de tempo até terem uma máquina montada.
  9.  # 12

    boas
    bastava fazerem com que os estudantes deslocados justificassem onde fixam residencia.
    resolviam logo as coisas.
    abraço
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 13

    Consigo entendê-lo. Eu declaro as rendas e tenho prejuízo? Se não declarasse, podia fazer um boa viagem ao estrangeiro.
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 14

    Colocado por: carlosj39Então e se os estudantes estiverem num apartamento a título de amigos ou hóspedes do dono ( podem estar até 3 nestas condições) como é que o fisco pode actuar? Está estudado em Economia que quando a carga fiscal começa a ser demasiada esta torna-se ineficiente e contraprodutiva.

    E nas PPP´s o fisco actua? E nas empresas do psi20 , quase todas multinacionais só para fuga ao fisco? Isto são peanuts sem quaquer importancia ao pé disso. Não nos atirem (mais)areia para aos olhos...



    Essas conclusões podem tirar-se pela curva de Laffer. No entanto, não é esta curva que nos diz quando é que podemos ou não fugir ao fisco.

    O que têm as PPPs? E quais as empresas que fogem ao fisco no PSI20? Se o fazem, há que denunciá-lo pois é crime.
  12.  # 15

    Colocado por: carlosj39Então e se os estudantes estiverem num apartamento a título de amigos ou hóspedes do dono ( podem estar até 3 nestas condições) como é que o fisco pode actuar? Está estudado em Economia que quando a carga fiscal começa a ser demasiada esta torna-se ineficiente e contraprodutiva.


    Está tudo dito!
  13.  # 16

    Denuncie!
    Já ouviu dizer que quem cala consente!
    Ou que é tão ladrão quem rouba como quem vê?
  14.  # 17

    pode denunciar..... julgo que á ASAE inclusive que ultimamente tem-se feito passar por supostos arrendatários interessados!


    A malta que fala da fuga porque os outros fogem.... é hilariante!
  15.  # 18

    Colocado por: LuisPereiraDenuncie!
    Já ouviu dizer que quem cala consente!
    Ou que é tão ladrão quem rouba como quem vê?

    Quantos casos já denunciou nas mais variadas situações de incumprimento fiscal?

    Não me diga que também consente ou ...
  16.  # 19

    Colocado por: El_58A denuncia pode ser anónima


    Não pode não El_58... O denunciante tem que se identificar...Precisamente por isso é que não há muitas denuncias...

    Colocado por: Pedro FernandesTinha ideia que dependendo do valor em causa poderá tratar-se de uma contra ordenação e não de um crime fiscal..


    Correcto...
    • size
    • 29 setembro 2014

     # 20

    Colocado por: eu

    Ora, um efeito secundário desta fuga fiscal é ao nível da concorrência: quem não declara as rendas pode fazer preços muito mais baixos, pelo que tenho tido algumas dificuldades em arrendar os quartos. Porque é que a máquina fiscal não atua ? Toda a gente sabe o que se passa e o fisco não faz nada?


    E será que a dificuldade em arrendar os quartos se deva ao valor da renda ?

    A que distância estão da Faculdade mais próxima ?

    Quantidade de oferta nos dias de hoje ?
 
0.0230 seg. NEW