Iniciar sessão ou registar-se
    • ecsm
    • 1 outubro 2014

     # 1

    Bom dia

    Depois de uma série de noites sem dormir com o barulho na sala da vizinha, que fica paredes meias com o meu quarto, decidi que tenho que passar à acção.
    A senhora que se mudou para o lado da minha casa é velhota, com certeza surda e infelizmente vê televisão até muito tarde.
    Para além disso há um relógio daqueles com 2m de altura e um pêndulo enorme a badalar a todas as horas.
    De dia não se nota, mas no silêncio da noite é insuportável e para que tem de se levantar cedo e tem problemas de sono, torna-se dramático.
    Apesar de já ter falado com a senhora há uns meses atrás e ela até parar o relógio às 11h, agora deve ter-se esquecido e à meia-noite lá estou eu a ouvir aquelas 12 balaladas infernais que se repetem noite fora. Quanto à surdez, deve ter aumentado porque a televisão está cada vez mais alta e a sra não vai melhorar, de certeza.

    Percebi que não vale a pena falar com ela e que a solução tem de vir do meu lado - Isolar a parede.
    Gostaria de pedir a vossa ajuda para saber que materiais devo usar, pois sei que algum dinheiro terei de gastar e já agora, queria que a solução fosse eficaz.
    A minha ideia é esta:
    Na parede comum aos dois apartamentos (meu quarto e sala da vizinha) tenho um roupeiro e a ideia é avançar o roupeiro e fazer uma espécie de parede falsa com isolamento na parte de trás do roupeiro.
    Faria essa espécie de "parede" com wallmate, aglomerado de cortiça,??? o tal bom isolante, para formar uma caixa de ar entre ela e a parede comum e na parede comum colava outro isolamento, tipo esponja ou o que melhor der para colar ou aparafusar à parede de tijolo.
    Tudo isto ficaria entre a parede comum e o roupeiro.
    Não sei bem qual a ordem e quais os materiais a utilizar e é para isso que peço a vossa ajuda.
    Se possível seria eu a fazer isto, a menos que me sugiram algum tipo de material que não saiba aplicar.
    Entre uma coisa e outra, o que prefiro é mesmo não ouvir o barulho e poder dormir. Já estou por tudo. Se tiver que gastar mais e contratar alguém, é o que farei.
    Acrescento só que a sala dela é maior que o meu quarto, ou seja a divisão ao lado do meu quarto, que é o escritório também dá para a sala dela e tenho receio que o som também se propague pela parede que divide o meu quarto do escritório e, para isso é que já não imagino solução.
    Agradeço a vossa ajuda, não só com os materiais que devo usar, mas também com a ordem em que devo colocá-los por trás do roupeiro.

    Obrigado
  1.  # 2

    Normalmente o que se usa é lã de rocha densidade de 70Kg/m3, a espessura é a maior que conseguir colocar 50mm ou 60mm por exemplo, quanto mais isolamento melhor.
    •  
      FD
    • 1 outubro 2014 editado

     # 3

    Já há bastantes discussões sobre este tema no fórum. Se pesquisar encontra informação mais detalhada.
    Por agora, vou-me cingir ao básico.

    Tem duas hipóteses:
    - isolar o som
    - isolar-se a si

    No primeiro caso é como diz, isolar o quarto.
    No segundo caso, tampões para os ouvidos.

    No primeiro caso, pode acontecer que isolando só uma parede nada resolva. Poderá ter que criar uma "caixa" dentro do quarto.
    Isso custa dinheiro e espaço.
    Anexo esquemas de isolamento encontrados em http://silencio.pt
    Não diz os materiais exactos mas, pesquisando um pouco pela internet, encontra-os.

    No segundo caso, pode não ser suficiente e, tem o problema de deixar também de ouvir outras coisas que podem ser importantes (filhos, sirenes, barulhos estranhos, etc.).

    O problema é que só saberá se qualquer uma das soluções é ou não eficaz quando a concretizar.
    E será chato se, obras feitas, perceber que nada ou pouco resolve...

    Também tive um vizinho com esse ruído de relógio. Não me fazia grande confusão porque sabia que aquilo só durava alguns toques e também porque usava tampões.
    Ouve-se mas, com uma intensidade menor, o que permite dormir sem grandes problemas.
  2.  # 4

    Eu penso que já existe discussões sobre este tema, é procurar.
    O isolamento seria a lã de rocha.
    O ideal penso ser em duas camadas cruzadas entre si para não haver fugas pelas juntas. Talvez 30mm + 30mm. Que daria um total de 6cm de espessura.
    Se for ao Leroy tem lá outros materiais. É ver.
    Não são aparafusadas nem nada. Talvez haja algumas que sejam autocolantes numa das faces.
    Poderia finalizar com pladur e que este tenha uma banda de borracha (acho que não é este o nome mas dá para perceber) no perfil do chão e do tecto (os canais) para o perfil ter algum corte na questão do barulho por percussão.
    Nota, eu não usaria a lã de rocha entre os perfis verticais do pladur (os montantes), muito normal fazerem. Colocaria o isolamento corrido entre a parede e a estrutura do pladur, perde mais espaço mas é mais eficaz.
    O ideal, e já que compra o material (é comprar mais quantidade) era isolar os dois espaços que dão para a sala.
    Em termos de mão de obra, o barramento do pladur tem a suas manhas. Mas se diz que tem um roupeiro para por depois, também não custa nada tentar. Se lhe sair bem, faz depois a sala.
    Pode não ficar sem ouvir nada, mas deve baixar consideravelmente os ruídos que ouve.
    • ecsm
    • 1 outubro 2014

     # 5

    Obrigado pela colaboração.

    Tanto quanto sei a lã de rocha não tem firmeza para se manter na vertical como se fosse uma parede, ou tem?
    Isso seria o material para encostar à parede de tijolo, certo?
    E como se fixa? Cola-se?
    Alguma sugestão para a parede dupla?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 1 outubro 2014

     # 6

    Colocado por: ecsmTanto quanto sei a lã de rocha não tem firmeza para se manter na vertical como se fosse uma parede, ou tem?

    Existe em duas formas: manta e painel, tem que comprar os painéis.
  3.  # 7

    Colocado por: ecsmPercebi que não vale a pena falar com ela e que a solução tem de vir do meu lado - Isolar a parede.


    Muito sensato da sua parte... e nada disto seria necessário se houvesse um isolamento decente de raiz! Enfim, é o que temos.
    • ecsm
    • 1 outubro 2014

     # 8

    Obrigado a todos vou fazer algumas pesquisas e depois volto.
    • ecsm
    • 1 outubro 2014

     # 9

    Das pesquisas que fiz, ficaram-me algumas dúvidas, pelo que agradeço se puderem esclarecer.
    Não sei nada de física e muito menos do processo de propagação do som. Só aquilo que é do senso comum.

    1- Nos links que o FD gentilmente postou percebi que existe uma diferença entre materiais isolantes e materiais absorventes. No meu caso será só isolante ou também absorvente?

    2- Li também sobre ruído aéreo e de percussão e não fiquei certo de qual é o tipo de ruído do relógio, porque no exemplo do pianista, a solução era isolamento aéreo e de percussão.

    Outra questão (nos esquemas para parede e para tecto) é que ao isolar o tecto, fica realmente uma caixa de ar sem preenchimento que dever ser à volta de 10cm, pelas contas que fiz.
    No caso da parede, não me parece que fique nenhum espaço por preencher.
    Estarei a interpretar bem?
    Isto deve-se a alguma razão especial que tenha a ver com o tipo de ruído - aéreo/percussão?

    Agradeço mais uma vez os vossos preciosos esclarecimentos e toda a ajuda que puderem dar.
  4.  # 10

    Os sons de que fala são aéreos. Sons que viajam pelo ar.
    De percussão seria uma cadeira a arrastar, um objecto que cai no chão, o furo da parede. São sons que viajam pela estrutura (pela vibração). E esse terá dificuldade era conseguir livrar-se deles.
    O tecto falso, não tendo exatamente números, penso que deve ser consideravelmente caro.
    Eu tentaria resolver pela parede e perceber se o resultado é satisfatório ou não.
    • ecsm
    • 1 outubro 2014

     # 11

    Exacto.
    Penso que é isso que vou fazer já que estes ruídos são os mais fáceis de resolver.
    Vou colar aqui um post de um membro - ALV de 2011-, pois não sei ir buscá-lo de outra forma e peço mais uma vez ajuda para interpretar o conselho dele:
    Para além de suspensões elásticas, uma forma de atenuar bastante o efeito de transmissão por via sólida é aplicar um isolamento continuo em Painel semi-rígido em lã de rocha, e desta vez com 40 ou 70kg de densidade que funciona como massa isolante e aplicado contra o dorso da fonte emissora. Por baixo deste, e sobre o tecto, assente em cima da estrutura e da placa de gesso, deve ser aplicada a manta de lã de vidro, com o papel, se o tiver, virado para o lado da casa, devendo ser uma lã de baixa densidade, à volta dos 16kg que vai servir de absorsor, e aqui o principio do isolamento acústico é o principio da massa, absorsor e massa que faz (de uma forma muito simplista) com que a frequência das ondas sonoras seja "baralhada", isolando os ruídos de condução aérea. Enfim, e resumindo, é o melhor dos dois mundos, é o que se pode fazer de melhor, mas sempre com a consciência que não é eficaz a 100% para os ruídos de condução por via sólida.

    Agora as minhas questões:
    " contra o dorso da fonte emissora" - É a parede do meu quarto?

    "Painel semi-rígido em lã de rocha e manta de lã de vidro - qual a diferença e onde os encontro?

    "com o papel, se o tiver, virado para o lado da casa, - qual delas, a minha ou a da vizinha?

    Obrigado
  5.  # 12

    Boas...
    Existe alguma solução de apenas 3cm de espessura e que possa pintar diretamente?

    Obrigado
  6.  # 13

    Colocado por: A/C CasaBoas...
    Existe alguma solução de apenas 3cm de espessura e que possa pintar diretamente?

    Obrigado


    Banha da cobra, tudo o resto lhe vai ocupar uns bons 10cm.
  7.  # 14

    Colocado por: A/C CasaExiste alguma solução de apenas 3cm de espessura e que possa pintar diretamente?
    se quiser acreditar em milagres desses força, a não ser que esteja a falar de aerogel (mas isto custa €€€€€). e mesmo aerogel vai precisar de mais ou menos 1cm
  8.  # 15

    O aerogel não faz milagres em termos acústicos.
  9.  # 16

    Aquelas placas de lá de rocha com Pladur não podem ser solução?
  10.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesO aerogel não faz milagres em termos acústicos.
    ahhh.. nao li que era isolamento acustico.. erro meu.. seja como for, com 3mm nao pode haver milagres

    mas o aerogel tb faz isolamento acustico e pelos vistos melhor que muitos outros produtos (tb nao sabia fu ipesquisar agora)

    https://materialdistrict.com/article/new-aerogel-insulation-material-soundproof-heat-resistant/

    https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1876610217302394
    • lmcaet
    • 14 janeiro 2021 editado

     # 18

    Colocado por: antonylemoscom 3mm


    3cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  11.  # 19

    Colocado por: lmcaet
    3cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:antonylemos
    hoje ando mesmo parvo!
  12.  # 20

    Colocado por: larkhe

    Banha da cobra, tudo o resto lhe vai ocupar uns bons 10cm.


    Por isso questionei para não levar banha da cobra...:-)
 
0.0234 seg. NEW