Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Vou agora comprar casa.

Já tenho tudo tratado no entanto e para além da escritura no valor de 3000 e poucos euros a imobiliaria vem com mais 1500€ em impostos para pagar.

A minha duvida é a seguinte egostaria de saber se algume me pode ajudar:

A casa vai ser vendida por 110 Mil € que já engloba a garagem. No entanto vou ter de pagar mais impostos da garagem pois falam que é uma fracção a parte, isto quer dizer que já estou a pagar o imposto da garagem dentro dos 110 mil € e a garagem está avaliada em 5000 e tal € logo vou estar a pagar 2x este valor. Alguem já passou por está situação?

Podem me dar alguma dica para tentar contronar essa situação?
    •  
      FD
    • 12 março 2009

# 2

Se são duas fracções diferentes, é assim mesmo que funciona, paga o IMT para cada uma das fracções em separado.

Mas não faz qualquer sentido pagar IMT sobre 110, o preço do conjunto, e depois mais IMT sobre os 5 do "valor da garagem". Eles que dividam tudo pois é assim que deve ser.

E lembre-se que você é quem tem o dinheiro. Não vá em cantigas mal cantadas...
    • ccgs
    • 12 março 2009

# 3

Boa tarde.

Com os valores que apresente, se estiver a comprar habitação secundária, sendo a casa 105000€ e a garagem 5000€ o IMT dá aproximadamente os tais 1500€.

Mas se é habitação propria permanente, o imposto é muito menos.

Mas é claro que não pode pagar o imposto duas vezes.

Julgo que nem as finanças aceitam. Perca um pouco do seu tempo e vá pessoalmente ás finanças fazer o pagamento.
    Assim pode explicar claramente o que vai comprar e por que valor.
  2.  # 4

boa noite
    vou comprar uma garagem custa 7400 euros gostava de saber cuanto vou pagar de escritura
    •  
      FD
    • 13 março 2009 editado

# 5

Se utilizar o Casa Pronta, sem hipoteca (empréstimo bancário), conte com pelo menos 250€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio124
  3.  # 6

entao escritura e registo mais ou menos 250 euros? sem enprestimo bancario
    •  
      FD
    • 13 março 2009 editado

# 7

b) Preço dos registos prediais na compra e venda de uma casa sem financiamento bancário
    Preço actual: 312,48 euros (resultante da soma das várias parcelas envolvidas)
    Preço novo (a partir de 21 de Julho): 250 euros (preço fixo)
    Percentagem de redução: - 19,9%

3. Mas o custo das formalidades da compra de casa não resulta só do preço dos registos prediais. É sempre necessário pagar outras formalidades adicionais, respeitantes às escrituras públicas, à intervenção dos notários e à celebração dos contratos. Para saber o que custam as formalidades de compra de casa para os cidadãos e empresas é preciso conhecer o custo de todas as formalidades e não apenas as do registo predial (escrituras públicas notariais de compra e venda e de mútuo/empréstimo, assessoria notarial, certidões notariais, pagamento de páginas adicionais da certidão notarial a partir da 4.ª página, etc). O preço destas formalidades também não tem um valor único e resulta da soma de várias parcelas imperceptíveis para os cidadãos.

4. Eis os custos totais das formalidades da compra de casa, para as situações mais frequentes, relativas a um imóvel de custo médio (cerca de 126.000 euros):
    a) Compra e venda de uma casa com financiamento bancário
    Preço actual: 947,83 euros (resultante da soma das várias parcelas envolvidas)+impostos
    Preço novo (a partir de 21 de Julho): 500 euros (preço fixo dos registos)+preço cobrado por notário, advogado, solicitador ou câmara de comércio e indústria, que será livre+impostos
    b) Compra e venda de uma casa sem financiamento bancário
    Preço actual: 513,76 euros (resultante da soma das várias parcelas envolvidas)+impostos
    Preço novo (a partir de 21 de Julho): 250 euros (preço fixo dos registos)+preço cobrado por notário, advogado, solicitador ou câmara de comércio e indústria, que será livre+impostos

7. No balcão único Casa Pronta os preços são fixos, únicos e incluem todo o serviço. São os seguintes:
    a) Compra e venda de uma casa com financiamento bancário no Casa Pronta
    Preço actual: 650 euros+impostos
    Preço novo (a partir de 21 de Julho): 600 euros+impostos
    b) Compra e venda de uma casa sem financiamento bancário no Casa Pronta
    Preço actual: 350 euros+impostos
    Preço novo (a partir de 21 de Julho): 300 euros+impostos

c) Preço das formalidades na transferência de um financiamento bancário no Casa Pronta
    Preço actual: 350 euros+impostos
    Preço novo (a partir de 21 de Julho): 300 euros+impostos

http://www.portugal.gov.pt/Portal/Print.aspx?guid=%7BD16F668B-AFA9-48AF-A6EF-260D24DEF6F0%7D

Ou seja, se fizer tudo, escritura inclusive, pela CasaPronta, paga 300€ + IMT (6,5% sobre o preço de venda no caso de uma garagem) + IS (Imposto de Selo - 0,8% sobre o valor patrimonial acho eu)

Acho que é isto.
  4.  # 8

obrigado
  5.  # 9

boas ja fiz escritura da garagem paguei 325 euros + 0.8% is +6.5% de IMT custou quase 850.00 euros tanta massa
    agora quanto sera que vou pagar de IMI anual tenho isençâo obr.

0.0131 seg. NEW