Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estava a pensar fazer eu próprio (redução de custos!) umas portas para a parte de baixo do meu churrasco / forno, cuja foto coloco em anexo.

    A altura das portas seria de 72 cm e as larguras seriam 2 de 56cm, 2 de 35cm e uma de 42cm.

    A solução "normal" seria portas de madeira, talvez com paineis de melanina de 16mm, no entanto, apesar de ter algum jeito para a bricolagem, não sei se será demasiado ambicioso da minha parte. Não sei se terei que pensar em guarnições e batentes ou se poderei simplesmente prender as dobradiças directamente ao tijolo burro e colocar um pequeno taco a servir de batente.
    Havia uma outra solução que era capaz de ser interessante que era com folhas de borracha (de 5mm por exemplo), presas em cima, que serviriam basicamente de portadas no entanto não estou a ver como segurava as "portas" ao abrir.

    Alguma sugestão?

    Obrigado desde já!
      Churrasco.jpg
    • jd_
    • 6 outubro 2014

     # 2

    Porque não faz em madeira, aglomerado(normal) perto de água e no exterior não é a melhor das opções. Se for hidrofuga, não tenho a certeza mas penso que sairá mais caro que uma madeira barata.
  2.  # 3

    a fazer de madeira...no fim é verniz maritimo para cima! problema das aguas e humidades resolvido!
    Concordam com este comentário: jd_
  3.  # 4

    Poderá fazê-las em mdf hidrofugado criando umas ilhargas e fixa lateralmente, quanto ás dobradiças poderá ser aquelas que se utilizam nas portas de cozinhas por ex.
  4.  # 5

    Ripado de casquinha e forro de contraplacado marítimo de 3mm, no final tudo envernizado, nunca mais tem fim, fica apresentável e barato.
  5.  # 6

    Obrigado pelas sugestões.
    Não estava inicialmente a pensar em madeira porque presumi que com a humidade poderia empenar. Claro que o aglomerado com água estraga-se e apodrece mas estava a pensar revestir com um protector, como verniz marítimo como referiu o loverscout.

    O mdf hidrófugo ou contraplacado marítimo parece ser um pouco mais caro, creio que ficará mais em conta fazer em madeira com verniz marítimo.

    As dobradiças que estava a pensar eram mesmo essas de cozinha, que necessitam de uma furação redonda na porta.

    Tenho que passar numa dessas lojas grandes a ver por quanto me fica esta bricolagem.
  6.  # 7

    Se nunca fez portas em madeira maciça a minha recomendação será comprar aglomerado ou melhor mdf folhado a melamina cortado a medida e orlado para as portas. as orlas protejem os cortes da infiltração de humidade. tb pode orlar com ripas de madeira maciça, mas nao sei que ferramentas tem e domina.
    depois compre uns barrotes de pinho e faça um aro simples fixando-os aos tijolos com parafusos e buchas para alvenaria. aplique as dobradiças de copo nestes e e nas portas. estas dobradiças precisam duma broca forstner de 35mm (tipicamente).

    Caso nao estejam expostos a chuva directa os paineis folheados duram bastante tempo. outra alternativa é contraplacado folheado (nao precisa ser maritimo) mas fica bem mais caro.
    • jd_
    • 7 outubro 2014

     # 8

    Eu faria um aro em madeira e depois preenchia a moldura com ripas de madeira com um intervalos de 1,5cm, no fim como já disseram verniz marítimo. Mas como já se viu, soluções não faltam, agora é ver o que melhor se enquadra no seu orçamento.
  7.  # 9

    se fosse para mim eu não faria aro nenhum...
    tem estas dobradiças por exemplo...
    http://media.batista-gomes.pt/produtos//DOBRADICAS_GIROS_PIVOTANTES/DOBRADICAS_PERNO/D8118.jpg

    quanto as portas eu faria como já disseram em casquinha forrada a contraplacado marítimo de 5mm


    mas claro que os gostos são seus e apenas estamos a dar ideias...
 
0.0131 seg. NEW