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  1.  # 41

    " ... Há cinco anos , quando o preço do barril era o mesmo de agora, o litro de gásoleo custava 1.08 eur."

    Chega, ou é preciso fazer um desenho não com tinta da china mas com tinta preta de petroleo em bruto?

    Colocado por: luisvv

    Muito bem. Como o carlosj39 não engole nem uma coisa nem outra, estará em condições de desmentiros factosapresentados.

    Pode começar por dizer-nos o que acha que está errado na explicação apresentada:

    1) O facto de aproximadamente metade do preço serem impostos, a maioria dos quais de valor fixo, logo não susceptível de variação relacionada com descidas ou subidas de preço?

    2) O facto de os produtos refinados serem transaccionados com referência a preços de mercados internacionais?

    3) O facto de os restantes custos não variarem de acordo com os preços dos produtos refinados?

    4) Ou o facto de as variações cambiais também influenciarem os preços?

    5) Talvez ainda o facto de ambas as premissas apontadas no post inicial (descida de 40% no preço do petróleo bruto e não-descida dos preços dos combustíveis) serem falsas?
  2.  # 42

  3.  # 43


    Colocado por: carlosj39" ... Há cinco anos , quando o preço do barril era o mesmo de agora, o litro de gásoleo custava 1.08 eur."
    Chega, ou é preciso fazer um desenho não com tinta da china mas com tinta preta de petroleo em bruto?


    Não, não chega. Precisa de me dizer:

    1) Qual o preço, em euros, "há cinco anos";

    2) Qual o preço do gasóleo antes de impostos "há cinco anos";

    3) Qual o preço, em euros, "agora";

    4) Qual o preço do gasóleo antes de impostos "agora";
    • eu
    • 17 outubro 2014

     # 44

    Colocado por: luisvvAcha ou sabe?

    1- Você perguntou o que é que eu "achava";

    2- A minha resposta começa por " eu acho que";

    Portanto, porque faz perguntas óbvias?

    Já agora, sobre esta questão: o que é que você "acha" ou "sabe" ?
    • luisvv
    • 17 outubro 2014 editado

     # 45

    http://fliscorno.blogspot.pt/2010/07/gasolina-gasoleo-e-brent-precos-2005.html

    Para facilitar, tem aqui um gráficozito com a evolução, entre 2005 e 2010, de: a) preços antes de impostos do gasóleo e b) da gasolina; c) do Brent com um desfasamento de uma semana (não é o referente ideal, mas serve);

    Evolução de preços combustíveis
    http://lh5.ggpht.com/_ajSffy5BsnY/TE4orzXv4lI/AAAAAAAACUA/SgftpbaVruY/s1600-h/image%5B8%5D.png

    Se quiser, tem este só com a evolução do preço do Brent em Euros. Pode comparar com o de "agora"

    Evolução
    http://lh5.ggpht.com/_ajSffy5BsnY/TEu_XhRrt2I/AAAAAAAACTE/_TlgJkl9XBU/s1600-h/image%5B8%5D.png


    Pode até lembrar-se como era bom ter o gasóleo baratinho:

    Evolução


    Se quiser, pode ler qualquer coisita, levezinha (é antigo, mas o raciocínio será semelhante):
    http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=63993
    • ceac
    • 17 outubro 2014

     # 46

    Eu tenho ideia que o gasoleo foi bem mais taxado nos ultimos 5 anos por causa do ambiente.

    Convirá também rever os custos de refinaria e transporte...
  4.  # 47


    1- Você perguntou o que é que eu "achava";

    2- A minha resposta começa por " eu acho que";

    Portanto, porque faz perguntas óbvias?

    Porque julguei que se tivesse dado ao trabalho de pesquisar.



    Já agora, sobre esta questão: o que é que você "acha" ou "sabe" ?


    O que o eu também poderia achar ou saber:

    Ora, a visualização dos gráficos infra, nomeadamente, os que comparam os Platts e os PMAI, confirma a ideia, refletida nas Newsletters anteriores, de que o ajustamento dos PMAI nacionais aos preços Platts NWE CIF se processou sem assimetrias significativas, in casu, no período em análise e à semelhança do que se verificou em Espanha e em média na UE27.
  5.  # 48

    contudo isso que mostra aqui ficamos a saber que o governo é um grande ladrão , rouba na gasolina e bem , agora queria saber é porque rouba tanto quando poderia-mos gastar o mesmo e se calhar embolsar mais imposto que agora ... uma coisa é certo se antes o carro dava para tudo e com maior á vontade hoje é para o minimo possivel e para o que não se pode dispensar ... e é estupidamente pensar que o que faz equilibrar a balança é baixar o consumo e aumentar os impostos ... é estupido pensar assim .

    se era preferivel baixar o valor do imposto e incentivar o consumo e com isso até exportar imposto a coisa trabalha completamente ao contrario ... é isso que não percebo !!!
  6.  # 49


    se era preferivel baixar o valor do imposto e incentivar o consumo e com isso até exportar imposto a coisa trabalha completamente ao contrario ... é isso que não percebo !!!

    Isso são contas típicas de quem não faz contas...
    Tudo se resume a isto: o Estado gasta mais do que recebe, e quanto mais recebe mais gasta. Logo, o guito tem que vir de algum lado, o que significa que de forma mais ou menos criativa virá sempre de impostos.
  7.  # 50

    Colocado por: luisvv
    Isso são contas típicas de quem não faz contas...
    Tudo se resume a isto: o Estado gasta mais do que recebe, e quanto mais recebe mais gasta. Logo, o guito tem que vir de algum lado, o que significa que de forma mais ou menos criativa virá sempre de impostos.
    o facto de vender um lt de combustivel com um certo valor de imposto não quer dizer que seja mais rentavel do que vender 2 lt de combustivel com 60% do imposto do 1º lt referido o consumo seria maior em certos pontos extrategicos o imposto éra exportado e vinha do exterior os lucros , as pessoas gastavam mais porque é a lei da vida e tudo se resumia a um bem estar ... agora pelo andamento daqui a dias temos 1lt a 50 centimos e pagamos a 25 € , ficamos com 1 milhão de carros a circular e os restantes ficam a criar galinhas ... é critico e penaliza as pessoas que tem algum para gastar ...
  8.  # 51

    Concordo inteiramente, aliás o Estado acabava por ganhar porque o consumo de gasolina e gasóleo seria proporcionalmente maior em relação á percentagem de descida de imposto por litro.

    Para além disso há que contar e contabilizar também com o efeito multiplicador que a gasolina e o gasóleo têm no desenvolvimento das actividades económicas.


    Colocado por: rafaelisidoroo facto de vender um lt de combustivel com um certo valor de imposto não quer dizer que seja mais rentavel do que vender 2 lt de combustivel com 60% do imposto do 1º lt referido o consumo seria maior em certos pontos extrategicos o imposto éra exportado e vinha do exterior os lucros , as pessoas gastavam mais porque é a lei da vida e tudo se resumia a um bem estar ... agora pelo andamento daqui a dias temos 1lt a 50 centimos e pagamos a 25 € , ficamos com 1 milhão de carros a circular e os restantes ficam a criar galinhas ... é critico e penaliza as pessoas que tem algum para gastar ...
  9.  # 52

    Afinal a gasolina já vai descer 6 cts - um balúrdio - para a semana. A malta das petrolíferas devem ter lido aqui o meu post e de ter ficado cheios de medo, LOL. Este país - melhor, esta républica das bananas - só visto, que contado ninguém acredita...


    Colocado por: carlosj39Concordo inteiramente, aliás o Estado acabava por ganhar porque o consumo de gasolina e gasóleo seria proporcionalmente maior em relação á percentagem de descida de imposto por litro.

    Para além disso há que contar e contabilizar também com o efeito multiplicador que a gasolina e o gasóleo têm no desenvolvimento das actividades económicas.


  10.  # 53

    Pois, vai descer 6 cêntimos para a semana e vai subir 8 cêntimos em 2015...

    gg
  11.  # 54

    Então, assim tem mais piada, faz um belo de um carroçel de preços.

    Entretanto até pode sair um novo imposto verde ou uma nova lei que faça depender ainda menos o preço final do preço da matéria prima, nesse caso teríamos a bela e divertida montanha russa em perspectiva...



    Colocado por: TyrandePois, vai descer 6 cêntimos para a semana e vai subir 8 cêntimos em 2015...

    gg
  12.  # 55

    Que as gasolineiras (TODAS) se aproveitam destas oscilações de preços para realizar mais valias não é surpresa nenhuma em País nenhum do Mundo.
    Que os combustíveis da UE e não só são altamente tributados também não é novidade nenhuma, senão vendia os mesmos a metade do preço dos nossos.
    Por isso vir com a velha cassete do só em Portugal já é cansativo...
    Façam como eu, nadem 9 kms a pé todos os dias como eu. (num campo de golfe).
  13.  # 56


    o facto de vender um lt de combustivel com um certo valor de imposto não quer dizer que seja mais rentavel do que vender 2 lt de combustivel com 60% do imposto do 1º lt referido o consumo seria maior em certos pontos extrategicos o imposto éra exportado e vinha do exterior os lucros , as pessoas gastavam mais porque é a lei da vida e tudo se resumia a um bem estar ... agora pelo andamento daqui a dias temos 1lt a 50 centimos e pagamos a 25 € , ficamos com 1 milhão de carros a circular e os restantes ficam a criar galinhas ... é critico e penaliza as pessoas que tem algum para gastar ...



    Concordo inteiramente, aliás o Estado acabava por ganhar porque o consumo de gasolina e gasóleo seria proporcionalmente maior em relação á percentagem de descida de imposto por litro.
    Para além disso há que contar e contabilizar também com o efeito multiplicador que a gasolina e o gasóleo têm no desenvolvimento das actividades económicas.


    O rafael está a partir do princípio que uma redução de 40% do imposto (o que equivaleria a cerca de 25% do preço final) resultaria na duplicação do consumo de combustível. Essa conclusão, embora seja útil para fazer o argumento parecer lógico, não tem qualquer suporte na realidade. A procura de combustíveis é sensível ao preço, naturalmente, mas não há qualquer indicação desse tipo de relação...

    Quanto ao efeito multiplicador do consumo de combustíveis, tenho para a troca o efeito contrário do aumento dos outros impostos que necessariamente decorreria da redução das cobranças destes, bem como o efeito do aumento de consumo de produtos importados.

    Afinal a gasolina já vai descer 6 cts - um balúrdio - para a semana. A malta das petrolíferas devem ter lido aqui o meu post e de ter ficado cheios de medo, LOL. Este país - melhor, esta républica das bananas - só visto, que contado ninguém acredita...

    Não sei qual o espanto. Essa descida era já prevista e antecipada por todos quantos seguem as cotações do PLATTS, e é apenas mais um indicador de como os preços são perfeitamente previsíveis.
  14.  # 57

    Colocado por: luisvv



    O rafael está a partir do princípio que uma redução de 40% do imposto (o que equivaleria a cerca de 25% do preço final) resultaria na duplicação do consumo de combustível. Essa conclusão, embora seja útil para fazer o argumento parecer lógico, não tem qualquer suporte na realidade. A procura de combustíveis é sensível ao preço, naturalmente, mas não há qualquer indicação desse tipo de relação...










    O "rafael" escreve-se com letra grande è o "Rafael" ou o Luis também gosta que se lhe dirijam com "o luis.."?

    Quanto á troca, isso é mais uma baldroca, vejamos que o efeito multiplicador também se sentiria no aumento de impostos cobrados em sede de irs e de irc resultante do aumento das actividades economicas e que suplantariam em muito o acrescimo do imposto pela importação do crude.

    De resto aqui na importação podia-se poupar muito , não há muito li uma importante entrevista do ex- CEMA Almirante Melo Gomes ( salvo erro ao DN) que defende que Portugal já devia há ter comprado navios petroleiros usados, em dois anos o que agora paga de fretes de navios, pagaria a compra dos navios...



    Quanto ao efeito multiplicador do consumo de combustíveis, tenho para a troca o efeito contrário do aumento dos outros impostos que necessariamente decorreria da redução das cobranças destes, bem como o efeito do aumento de consumo de produtos importados.


    Não sei qual o espanto. Essa descida era já prevista e antecipada por todos quantos seguem as cotações do PLATTS, e é apenas mais um indicador de como os preços são perfeitamente previsíveis.
  15.  # 58


    O "rafael" escreve-se com letra grande è o "Rafael" ou o Luis também gosta que se lhe dirijam com "o luis.."?


    Colocado por: rafaelisidoro




    Quanto á troca, isso é mais uma baldroca, vejamos que o efeito multiplicador também se sentiria no aumento de impostos cobrados em sede de irs e de irc resultante do aumento das actividades economicas e que suplantariam em muito o acrescimo do imposto pela importação do crude.

    Está a ignorar o efeito contrário, da redução da actividade de outros sectores, afectados pelo que poderemos chamar "impostos substitutivos".

    E sim, é perfeitamente natural que uma redução da arrecadação de um imposto que representa 50% do preço de um bem tenha efeitos multiplicadores de 3 e 4 para 1, como sugere, sendo ainda compensado por receitas acrescidas de um imposto cuja taxa máxima rondava os 27,5%..
    ...



    De resto aqui na importação podia-se poupar muito , não há muito li uma importante entrevista do ex- CEMA Almirante Melo Gomes ( salvo erro ao DN) que defende que Portugal já devia há ter comprado navios petroleiros usados, em dois anos o que agorapaga de fretes de navios, pagaria a compra dos navios...


    Ah, essa célebre proposta, nunca levada à prática porque seguramente a Galp nunca fez essas contas tão simples de fazer...

    .. .
  16.  # 59

    O preço até pode ser previsível mediante a cotação do petróleo, mas uma coisa que me faz imensa confusão é uma associação chamada OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) que fixam o número de barris extraídos diariamente pelos associados, manipulado assim a oferta e consequentemente o preço. Se a OPOP não é um cartel descaradíssimo, não sei o que será.
    • ceac
    • 21 outubro 2014

     # 60

    Colocado por: ClioIIO preço até pode ser previsível mediante a cotação do petróleo, mas uma coisa que me faz imensa confusão é uma associação chamada OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) que fixam o número de barris extraídos diariamente pelos associados, manipulado assim a oferta e consequentemente o preço. Se a OPOP não é um cartel descaradíssimo, não sei o que será.


    A OPEP é um cartel... Isso toda a gente sabe... Mas que é que você vai fazer? Levantar um embargo aos produtos petroliferos desses países?
 
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