Colocado por: luisvv
Muito bem. Como o carlosj39 não engole nem uma coisa nem outra, estará em condições de desmentiros factosapresentados.
Pode começar por dizer-nos o que acha que está errado na explicação apresentada:
1) O facto de aproximadamente metade do preço serem impostos, a maioria dos quais de valor fixo, logo não susceptível de variação relacionada com descidas ou subidas de preço?
2) O facto de os produtos refinados serem transaccionados com referência a preços de mercados internacionais?
3) O facto de os restantes custos não variarem de acordo com os preços dos produtos refinados?
4) Ou o facto de as variações cambiais também influenciarem os preços?
5) Talvez ainda o facto de ambas as premissas apontadas no post inicial (descida de 40% no preço do petróleo bruto e não-descida dos preços dos combustíveis) serem falsas?
Colocado por: carlosj39" ... Há cinco anos , quando o preço do barril era o mesmo de agora, o litro de gásoleo custava 1.08 eur."
Chega, ou é preciso fazer um desenho não com tinta da china mas com tinta preta de petroleo em bruto?
Colocado por: luisvvAcha ou sabe?
1- Você perguntou o que é que eu "achava";
2- A minha resposta começa por " eu acho que";
Portanto, porque faz perguntas óbvias?
Já agora, sobre esta questão: o que é que você "acha" ou "sabe" ?
se era preferivel baixar o valor do imposto e incentivar o consumo e com isso até exportar imposto a coisa trabalha completamente ao contrario ... é isso que não percebo !!!
Colocado por: luisvvo facto de vender um lt de combustivel com um certo valor de imposto não quer dizer que seja mais rentavel do que vender 2 lt de combustivel com 60% do imposto do 1º lt referido o consumo seria maior em certos pontos extrategicos o imposto éra exportado e vinha do exterior os lucros , as pessoas gastavam mais porque é a lei da vida e tudo se resumia a um bem estar ... agora pelo andamento daqui a dias temos 1lt a 50 centimos e pagamos a 25 € , ficamos com 1 milhão de carros a circular e os restantes ficam a criar galinhas ... é critico e penaliza as pessoas que tem algum para gastar ...
Isso são contas típicas de quem não faz contas...
Tudo se resume a isto: o Estado gasta mais do que recebe, e quanto mais recebe mais gasta. Logo, o guito tem que vir de algum lado, o que significa que de forma mais ou menos criativa virá sempre de impostos.
Colocado por: rafaelisidoroo facto de vender um lt de combustivel com um certo valor de imposto não quer dizer que seja mais rentavel do que vender 2 lt de combustivel com 60% do imposto do 1º lt referido o consumo seria maior em certos pontos extrategicos o imposto éra exportado e vinha do exterior os lucros , as pessoas gastavam mais porque é a lei da vida e tudo se resumia a um bem estar ... agora pelo andamento daqui a dias temos 1lt a 50 centimos e pagamos a 25 € , ficamos com 1 milhão de carros a circular e os restantes ficam a criar galinhas ... é critico e penaliza as pessoas que tem algum para gastar ...
Colocado por: carlosj39Concordo inteiramente, aliás o Estado acabava por ganhar porque o consumo de gasolina e gasóleo seria proporcionalmente maior em relação á percentagem de descida de imposto por litro.
Para além disso há que contar e contabilizar também com o efeito multiplicador que a gasolina e o gasóleo têm no desenvolvimento das actividades económicas.
Colocado por: TyrandePois, vai descer 6 cêntimos para a semana e vai subir 8 cêntimos em 2015...
gg
o facto de vender um lt de combustivel com um certo valor de imposto não quer dizer que seja mais rentavel do que vender 2 lt de combustivel com 60% do imposto do 1º lt referido o consumo seria maior em certos pontos extrategicos o imposto éra exportado e vinha do exterior os lucros , as pessoas gastavam mais porque é a lei da vida e tudo se resumia a um bem estar ... agora pelo andamento daqui a dias temos 1lt a 50 centimos e pagamos a 25 € , ficamos com 1 milhão de carros a circular e os restantes ficam a criar galinhas ... é critico e penaliza as pessoas que tem algum para gastar ...
Concordo inteiramente, aliás o Estado acabava por ganhar porque o consumo de gasolina e gasóleo seria proporcionalmente maior em relação á percentagem de descida de imposto por litro.
Para além disso há que contar e contabilizar também com o efeito multiplicador que a gasolina e o gasóleo têm no desenvolvimento das actividades económicas.
Afinal a gasolina já vai descer 6 cts - um balúrdio - para a semana. A malta das petrolíferas devem ter lido aqui o meu post e de ter ficado cheios de medo, LOL. Este país - melhor, esta républica das bananas - só visto, que contado ninguém acredita...
Colocado por: luisvv
O rafael está a partir do princípio que uma redução de 40% do imposto (o que equivaleria a cerca de 25% do preço final) resultaria na duplicação do consumo de combustível. Essa conclusão, embora seja útil para fazer o argumento parecer lógico, não tem qualquer suporte na realidade. A procura de combustíveis é sensível ao preço, naturalmente, mas não há qualquer indicação desse tipo de relação...
O "rafael" escreve-se com letra grande è o "Rafael" ou o Luis também gosta que se lhe dirijam com "o luis.."?
Quanto á troca, isso é mais uma baldroca, vejamos que o efeito multiplicador também se sentiria no aumento de impostos cobrados em sede de irs e de irc resultante do aumento das actividades economicas e que suplantariam em muito o acrescimo do imposto pela importação do crude.
De resto aqui na importação podia-se poupar muito , não há muito li uma importante entrevista do ex- CEMA Almirante Melo Gomes ( salvo erro ao DN) que defende que Portugal já devia há ter comprado navios petroleiros usados, em dois anos o que agora paga de fretes de navios, pagaria a compra dos navios...
Quanto ao efeito multiplicador do consumo de combustíveis, tenho para a troca o efeito contrário do aumento dos outros impostos que necessariamente decorreria da redução das cobranças destes, bem como o efeito do aumento de consumo de produtos importados.
Não sei qual o espanto. Essa descida era já prevista e antecipada por todos quantos seguem as cotações do PLATTS, e é apenas mais um indicador de como os preços são perfeitamente previsíveis.
O "rafael" escreve-se com letra grande è o "Rafael" ou o Luis também gosta que se lhe dirijam com "o luis.."?
Colocado por: rafaelisidoro
Quanto á troca, isso é mais uma baldroca, vejamos que o efeito multiplicador também se sentiria no aumento de impostos cobrados em sede de irs e de irc resultante do aumento das actividades economicas e que suplantariam em muito o acrescimo do imposto pela importação do crude.
De resto aqui na importação podia-se poupar muito , não há muito li uma importante entrevista do ex- CEMA Almirante Melo Gomes ( salvo erro ao DN) que defende que Portugal já devia há ter comprado navios petroleiros usados, em dois anos o que agorapaga de fretes de navios, pagaria a compra dos navios...
Colocado por: ClioIIO preço até pode ser previsível mediante a cotação do petróleo, mas uma coisa que me faz imensa confusão é uma associação chamada OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) que fixam o número de barris extraídos diariamente pelos associados, manipulado assim a oferta e consequentemente o preço. Se a OPOP não é um cartel descaradíssimo, não sei o que será.