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  1.  # 121

    Não há dúvidas que as petrolíferas e tantas outras marcas patrocinam o mundo automóvel, agora dizer que os motores não seguem outro caminho, porque lhes metem o lubrificante x, parece-me exagerado. Quanto custa um motor? Quanto custa x Lts de lubrificante para um motor? As petrolíferas oferecem-no? Que garantias têm de que na primeira muda o concessionário y vai utilizar o mesmo lubrificante?
    Sinceramente não me parece que a questão da não maior evolução dos motores esteja ligada aos patrocínios das petrolíferas. Se assim fosse, com o dinheiro que têm era mais fácil tornarem-se accionistas dos fabricantes de automóveis.
  2.  # 122

    Colocado por: nocas1Não há dúvidas que as petrolíferas e tantas outras marcas patrocinam o mundo automóvel, agora dizer que os motores não seguem outro caminho, porque lhes metem o lubrificante x, parece-me exagerado. Quanto custa um motor? Quanto custa x Lts de lubrificante para um motor? As petrolíferas oferecem-no? Que garantias têm de que na primeira muda o concessionário y vai utilizar o mesmo lubrificante?
    Sinceramente não me parece que a questão da não maior evolução dos motores esteja ligada aos patrocínios das petrolíferas. Se assim fosse, com o dinheiro que têm era mais fácil tornarem-se accionistas dos fabricantes de automóveis.
    basicamente é isso , eles tem que gastar dinheiro e fazem-no com os carros , vou-te colocar uma pergunta , o que é que sai primeiro o oleo x para o motor y ou o motor Y para o oleo X ????? os lubrificantes tem patentes o desenvolvimento dos motores tem patentes ... basicamente para copiares um sistema tens que pagar este valor para alguem é lucro ...

    depois existe compromissos e de marca para marca são cumpridos ou não conforme o acordo , por isso existe marcas recomendadas e outras apenas aconselhadas e outras nem uma nem outra ficando apenas pelos curiosos e classificações super mal interpretadas que depois de adaptadas cumpre os minimos requesitos mas não as tecnologias apropriadas ... são coisas diferentes .
  3.  # 123

    Por acaso não é assim, os lubrificantes têm especificações e equivalencias. As marcas para serem recomendadas pagam por isso, num ano é uma no seguinte ou qd terminar o contrato da 1a pode ser outra. P.ex no limite , para o mesmo motor, o fabricante pode ter uma marca recomendável, o distribuidor outra e o concessionário outra.
    Não precisamos de ir muito longe, basta olhar para o que se passa em Portugal onde há inúmeras marcas a recomendar galp, marcas essas que lá fora, como é óbvio têm outras marcas de lubrificantes que recomendam.
  4.  # 124

    Colocado por: nocas1Por acaso não é assim, os lubrificantes têm especificações e equivalencias. As marcas para serem recomendadas pagam por isso, num ano é uma no seguinte ou qd terminar o contrato da 1a pode ser outra. P.ex no limite , para o mesmo motor, o fabricante pode ter uma marca recomendável, o distribuidor outra e o concessionário outra.
    Não precisamos de ir muito longe, basta olhar para o que se passa em Portugal onde há inúmeras marcas a recomendar galp, marcas essas que lá fora, como é óbvio têm outras marcas de lubrificantes que recomendam.
    percebeu o que eu disse , foi precisamente parte do que disse , a outra parte está na marca "escolhida" para fazer parte do desenvolvimento de um motor novo e ao mesmo tempo o oleo para este motor ... aí é que as petroliferas investem muito ... depois para se ter algo comparavel é preciso que haja algo original ...Percebe ?

    o exemplo que dá da Galp significa que esta que não inventa nada , tem que pagar para ser recomendada por alguem ... visto que isto reverte no final para os construtores automoveis .
  5.  # 125

    Não digo que as petrolíferas não colaborem com as grandes marcas de automóveis, mas uma coisa é o desenvolvimento do motor, outra é a especificação do lubrificante mais adequado para o referido motor.

    Se reparar os nossos automóveis não têm a marca do lubrificante nos manuais, o que têm são as especificações e a grande maioria, até são as do próprio fabricante de automóveis e não desta ou daquela petrolífera, portanto não vejo onde é que estas colhem benefícios por esta via. Onde ganham são nos contratos de exclusividade que fazem com esta ou outra marca, com este ou outro concessionário, mas qualquer um de nós pode usar outro qualquer lubrificante desde que cumpra as especificações do construtor.

    Já agora o grande segredo de um lubrificante são os aditivos (antes de os terem incorporados não se denominam lubrificantes mas sim óleos bases) e estes aditivos não são produzidos pelas petrolíferas mas sim pela indústria química especíalizada.
  6.  # 126

    As petrolíferas controlam todo o mercado automóvel, de montante a jusante ( pois bem vejam quem são os fundos e os principais
    accionistas que são donos e controlam as principais marcas de automóvel). Sendo que estes mafiosos que estão a destruir o planeta há décadas aplicam a táctica de comprar os eventuais concorrentes ( pequenas empresas de combustíveis alternativos, como as baterias electricas) para a seguir as fecharem.

    Estes criminosos poluidores do planeta parece que já andam a comprar grandes jazidas de lítio por todo o mundo para se assegurarem que a alternativa electrica não tem hipoteses...



    Colocado por: rafaelisidoropercebeu o que eu disse , foi precisamente parte do que disse , a outra parte está na marca "escolhida" para fazer parte do desenvolvimento de um motor novo e ao mesmo tempo o oleo para este motor ... aí é que as petroliferas investem muito ... depois para se ter algo comparavel é preciso que haja algo original ...Percebe ?

    o exemplo que dá da Galp significa que esta que não inventa nada , tem que pagar para ser recomendada por alguem ... visto que isto reverte no final para os construtores automoveis .
  7.  # 127

    eu ja nao me lembrava de ver o gasoleo a 1,16
  8.  # 128

    Voltamos a velha teoria da conspiração. A Toyota e atualmente o maior construtor automóvel do mundo. Diga lá qual a petrolífera que controla essa empresa.
    Concordam com este comentário: nocas1
  9.  # 129

    Colocado por: joaosantoseu ja nao me lembrava de ver o gasoleo a 1,16

    Está aonde?
  10.  # 130

    As grandes empresas ou são sociedades anónimas ou sgps, onde os accionistas são muitas vezes fundos de investimento em cascata, onde é -propositadamente- díficil ao cidadão comum saber quem é o dono do quê. As petrolíferas ou fundos soberanos dos países produtores de petroleo, são dos maiores investidores mundiais, um exemplo é o investimento de Angola em Portugal, donde pensa que lhes vem o dinheiro ?


    Colocado por: CarvaiVoltamos a velha teoria da conspiração. A Toyota e atualmente o maior construtor automóvel do mundo. Diga lá qual a petrolífera que controla essa empresa.
  11.  # 131

    Prontes, já percebi, a AutoEuropa é dos angolanos...
  12.  # 132

    é certo que as petroliferas não estão a dar saltos de contente com a tecnologia dos carros eléctricos. Estão indirectamente a boicotar a tecnologia. Basta ver o preço de um Nissan Leave (carro eléctrico básico).

    Quem faz avançar a tecnologia é a investigação, basta estrangular fundos para a investigação das baterias para dar mais uns anos largos ao motor de explosão que é uma tecnologia que tem mais que 100 anos (porque será?)
  13.  # 133

    Estes gajos das petrolíferas são mesmo uns mafiosos. Até as baterias dos telemóveis e computadores só duram um dia por causa do boicote dos gajos.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 134

    Colocado por: CarvaiEstes gajos das petrolíferas são mesmo uns mafiosos. Até as baterias dos telemóveis e computadores só duram um dia por causa do boicote dos gajos.


    Para os carros a autonomia actual bas baterias cujo preço é aceitável, não é suficiente para fazer os automóveis eléctricos viáveis para a maioria da população neste momento.

    Experimente bater à porta de uma farmacêutica a dizer que tem a cura para a doença, para a qual eles fabricam um medicamento...Leva com a porta na cara...

    As farmaceuticas não gostam da palavra cura, gostam muito mais da palavra tratamento...
  15.  # 135

    Nissan Leaf.
    • eu
    • 30 novembro 2014

     # 136

    Não há nenhuma conspiração contra os carros elétricos, as baterias é que são muito caras, para já não há nada a fazer...
  16.  # 137

    Colocado por: euNão há nenhuma conspiração contra os carros elétricos, as baterias é que são muito caras, para já não há nada a fazer...


    Contra os carros eléctricos actuais não há, mas irá haver contra novos projectos de desenvolvimento de carros eléctricos eficientes. Mais de metade do Mundo vive do petróleo.
    • eu
    • 30 novembro 2014

     # 138

    Colocado por: BricoleiroContra os carros eléctricos actuais não há, mas irá haver contra novos projectos de desenvolvimento de carros eléctricos eficientes. Mais de metade do Mundo vive do petróleo.

    Não vi ninguém a impedir o Elon Musk de criar a Tesla, não vi ninguém a impedir a Toyota de desenvolver o Prius, não vi ninguém a impedir a Nissan de lançar o Leaf.

    Atualmente já existem boas propostas de carros híbridos plugin e elétricos puros. Não existe nenhuma conspiração.
  17.  # 139

    Colocado por: euAtualmente já existem boas propostas de carros híbridos plugin e elétricos puros.


    Se essas propostas compensassem já não haveria hoje carros a motor de explosão...a verdade é q autonomia/capacidade das baterias de preço aceitável é muito modesto, excepto as baterias que só a Nasa pode comprar e essas sim têm autonomia/capacidade mas o preço é proibitivo.

    É obvio q a tecnologia vai avançar, não será provávelmente no meu tempo, mas entretanto para o lobby gasolineiro, como diz o povo enquanto o pau vai e vem folgam as costas...
    • eu
    • 1 dezembro 2014

     # 140

    Colocado por: Paramontea verdade é q autonomia/capacidade das baterias de preço aceitável é muito modesto

    E isto acontece por influência das companhias de petróleo ? Ou será devido a limitações técnicas ?
 
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