Iniciar sessão ou registar-se
    • DAJP
    • 4 agosto 2022

     # 81

    Alguma solução idêntica mais em conta?

    Alguém tem feedback desta solução?

    Queria diminuir o desperdício de água enquanto espero no wc pela água quente mas não tenho retorno de água quente.

    Tenho bomba de calor para aqs.
  1.  # 82

    Colocado por: vpalmeiraFiz mais uns testes e...
    O caudal de recirculação imposto pela bomba, que depende da potência da mesma e da perda de carga ao longo da tubagem...no meu caso não é suficiente para acionar o meu esquentador.

    Este aparelho funciona certamente bem com um termoacumulador ou um painel solar, mas o tempo de chegada da água quente é maior do que pelo método convencional que é desperdiçar água.

    No caso que vou ter futuramente, estimo
    6 min de funcionamento de aquareturn para poupança de 17 litros.

    Se justifica ou não, depende de 3 factores:
    1- Económico
    2- Conforto
    3- Consciência ambiental

    1- Considerações económicas

    Custo: 0.124kW x 0.1h x 0.20€/kWh x 4 utilz/dia x 365 dias/ano= 3.6€/ano
    Benefício: 0.017m3 x 2€/m3 x 4 ut./dia x 365 dias/ano = 49.64€/ano

    Beneficio: ~ 46€/ano
    Payback: 300€ / 46€/ano = 6,5 anos

    A analise feita corresponde ao meu perfil de utilização.
    Outros casos terão perfis mais favoráveis e outros mais desfavoráveis.

    Cabe a cada um avaliar se justifica, em função do seu perfil e tempo de utilização esperado (vai mudar de casa nos próximos anos?).
    É de considerar também possíveis avarias.

    2 - Conforto

    Relativamente ao conforto que alguns aqui falaram depende... ...
    ...se eu quiser utilizar a água no imediato, desperdicar a água será mais rápido mas tem que se estar á espera para desligar a torneira quando chega a água quente.
    Com o sistema pode acionar a recirculação e fazer outras coisas despreocupadamente enquanto a água quente chega, sendo que demora um pouco mais tempo. Depende de cada um.

    3- Consciência ambiental

    Naturalmente que há a questão ambiental... Que é complexa de avaliar...
    Pois a água é um bem renovável embora escasso, mas existe também um custo ambiental no seu processamento relacionado com o consumo de energia no seu tratamento e bombagem, assim como a utilização de químicos (que também têm uma pegada ecológica) para o seu tratamento.
    Portanto ou imputamos ao ambiente o custo ambiental relacionado com o desperdício ou...
    Poupamos essa vertente mas imputamos um consumo energético (eléctrico) adicional que poderá ser mais ou menos gravoso (em termos de emissões de CO2) em função do mix das fontes de energia utilizadas na produção dessa electricidade.
    Penso que não é fácil chegar a uma conclusão óbvia...

    Agora quanto á comparação dos sistemasAquareturn vs bomba de recirculação
    (Estas são apenas as minhas considerações que ainda estão em maturação)...

    A bomba de recirculação:
    1- oferece opções de funcionamento adicionais
    2- o facto de ter uma linha directa de retorno faz diminuir a perda de carga na recirculação do sistema, o que se pode traduzir em maior caudal (suficiente para acionar um esquentador)
    3- A necessidade de uma linha de retorno aumenta a complexidade da instalação, especialmente em casa já em utilização
    4- Podemos ter mais potência na bomba de recirculação, com maior rapidez na reposição da água quente e também vencer o caudal mínimo necessário para utilização de um esquentador
    5- É mais caro? (Esta não sei, mas pode depender se é preciso pagar a um instalador)

    Se quiserem incluir algumas considerações pertinentes, força...

    Boa noite
    Chegou a instalar o Aquareturn ? Com que equipamento de aquecimento de AQS ? Estou a pensar em comprar um para funcionar em conjunto com a minha caldeira Baxi de condensação, instalando no ponto mais distante da mesma .
  2.  # 83

    Colocado por: jdmosorioEstou a pensar em comprar um para funcionar em conjunto com a minha caldeira Baxi de condensação, instalando no ponto mais distante da mesma .
    se for caldeira de aguas diretas não vai funcionar pois somente é compatível com depósitos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  3.  # 84

    Colocado por: jorgealvesse for caldeira de aguas diretas não vai funcionar pois somente é compatível com depósitos.


    Colocado por: jorgealvesse for caldeira de aguas diretas não vai funcionar pois somente é compatível com depósitos.

    Terei de montar uma bomba com maior potência para "puxar" a água da caldeira ?
  4.  # 85

    Colocado por: jdmosorio


    Terei de montar uma bomba com maior potência para "puxar" a água da caldeira ?

    Daí a minha dúvida, no video explicativo e na página mostra que é compatível com caldeira

    https://youtu.be/rdoq2QE1FJw

    https://aquareturn.pt
    • SrR
    • 23 outubro 2022

     # 86

    Desde que a bomba vença o caudal mínimo de arranque da caldeira nao deve existir problemas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdmosorio
  5.  # 87

    Colocado por: SrRDesde que a bomba vença o caudal mínimo de arranque da caldeira nao deve existir problemas
    o circulador do aquareturn não consegue fazer arrancar a caldeira por falta de caudal
    • SrR
    • 23 outubro 2022

     # 88

    Colocado por: jorgealveso circulador do aquareturn não consegue fazer arrancar a caldeira por falta de caudal
    depende do circuito e da perda de carga.
  6.  # 89

    Colocado por: SrRdepende do circuito e da perda de carga.


    Colocado por: SrRdepende do circuito e da perda de carga.

    Haverá forma de conseguir analisar/testar a situação antes de investir no equipamento ?
  7.  # 90

    Um teste interessante sobre o Aquareturn.

    https://youtu.be/RuEpohrPGjU
  8.  # 91

    Isso não é mais do que um aquecedor eléctrico instantâneo? Eu acabei de instalar um da bosch para o lavatório da casa de banho principal e ficou em 125€. A água sai logo morna, que é a ideia para lavar mãos, cara e dentes. Também há versões que são um mini termo acumulador e até são bastante mais baratas, mas precisam de mais espaço para instalar e eu queria que ficasse na parede por trás das gavetas do lavatório. Caso contrário até será uma solução boa, com depósito de 5-15L.
    Mas no meu caso desliguei mesmo a água quente e agora vem toda do aquecedor.
  9.  # 92

    O aquareturn não é nenhum aquecedor de água.
    Concordam com este comentário: SrR
  10.  # 93

    Caros participantes deste fórum

    Despois de ler e reler atentamente todos os comentários, ponderar os prós e contras, decidi investir num sistema de recirculação de AQS que use a tubagem da água fria, tendo em vista não só a comodidade, como a poupança de água, dado que tanto pagamos a que entra como a que sai.

    Fiz um trabalho de pesquisa de bombas de recirculação, sensores de temperatura, válvulas termostáticas, controlo/automatização com os famosos Shelly, etc…etc que pela soma total do preço dos componentes necessários, acabei por optar pelo dispositivo Aquareturn, que já tem tudo e vem montado 😉 , nomeadamente a sua última versão N8.

    Ainda assim, para ter um maior grau de certeza da solução escolhida, também falei com responsáveis técnicos, da WILO (a bomba de recirculação do Aquareturn) e da própria empresa em Espanha, colocando sempre a mesma questão, que o dispositivo é para funcionar com uma Caldeira Baxi Platinum Max iPlus, para ser colocado no último WC do apartamento, a uma distância 20/25mts da caldeira. Todos me garantiram que não haveria qualquer problema para que o dispositivo funcionasse normalmente e que teria água quente em todas as casas de banho.

    No entanto o técnico espanhol referiu um senão, que o constructor do apartamento possa ter criado circuitos independentes das AQS para as diversas áreas do apartamento (ex. Wc Servíço/Cozinha/Wc’s Suites), aí o Aquareturn só funcionará no circuito a que tiver ligado, vou fazer figas, para que o constructor, há cerca de 15 anos, tenha feito um único circuito de AQS.

    Primeira questão, como ter energia eléctrica no armário do WC, um furo discreto no armário foi buscar energia á caixa de ligações do motor da banheira de hidromassagem, assunto resolvido (Fotos 1 e 2).

    Montagem do dispositivo á boa maneira DIY caseira, e o primeiro teste….cumpriu com o que se esperava, fez a recirculação e só deixou sair a água quando chegou aos 35,5º.

    Falta agora fazer contas ás poupanças/gastos durante o próximo mês.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  11.  # 94

    Aqui vão as primeiras conclusões, que me deixaram intrigado, de um mês na utilização do Aquareturn.

    O consumo do aparelho é residual (1,68kWh x 0.212=0.36€)
    O consumo de gás da caldeira aumentou cerca de 20% (24.4kWh x 0.1836=4.48€)
    O consumo de água foi práticamente o mesmo (13 m3)

    Detectei que no caso do funcionamento com caldeira a gás, não se pode por o dispositivo em marcha abrindo e fechando a torneira, porque neste caso o quando dispositivo chega á temperatura de 35º pára, fazendo parar também o gerador da caldeira, pelo que a temperatura da água cai abruptamente, demorando uns segundos a recuperar.
    O ideal, nestes casos, é deixar abrir a electro-valvula do dispositivo, deixando correr a água quente, abrir de imediato a torneira que se vai utilizar e só depois fechar a torneira onde o dispositivo está ligado.

    Por último, resta a situação do conforto de não ter de andar de baldes, esperando pela água quente, que nesta análise custa cerca de 5€/mês para 4 adultos :)
    • zed
    • 30 novembro 2022

     # 95

    Colocado por: jdmosorioO ideal, nestes casos, é deixar abrir a electro-valvula do dispositivo, deixando correr a água quente, abrir de imediato a torneira que se vai utilizar e só depois fechar a torneira onde o dispositivo está ligado.


    Quando se fecha a torneira onde está o Aquareturn ele deixa de bombear? Da forma que sugeriu está a desperdiçar água na segunda torneira, certo?

    Existe forma de ligar o aparelho através de um botão ou comando? Seria útil para se poder automatizar o Aquareturn sem ter de se ir àquela torneira específica.
  12.  # 96

    Eu, para ter água quente instantânea no lavatório da casa de banho (poupa-se o tempo que demora a água quente a chegar, a água fria que vai cano abaixo e o gás usado para aquecer a água que fica nos canos) comprei um aquecedor eléctrico instantâneo da Bosch e devo dizer que funciona bem. Só usa electricidade quando se abre a água quente e a água sai apenas morna, como pretendido para lavar dentes, mãos ou cara. Não foi barato, mas foram 125€ bem dados. Há soluções mais baratas que funcionam como mini termoacumuladores, mas não tinha espaço para que ficasse invisível por detrás das gavetas do móvel, a capacidade é pequena e estão sempre a gastar electricidade para manter a temperatura (que será mais elevada que a minha solução, mas não relevante para o uso que lhe damos)
    • zed
    • 30 novembro 2022

     # 97

    Colocado por: jdmosorioO consumo de gás da caldeira aumentou cerca de 20% (24.4kWh x 0.1836=4.48€)

    Não percebo como aumenta o consumo de gás se só liga a torneira nas alturas em que vai usar água quente. Sem o Aquareturn esse gás não seria consumido na mesma?

    Se calhar antigamente ficava-se pela água fria para os mesmos fins? :)
  13.  # 98

    Colocado por: jdmosorioPor último, resta a situação do conforto de não ter de andar de baldes, esperando pela água quente, que nesta análise custa cerca de 5€/mês para 4 adultos :)


    E quanto custou esta soluçao?
    • joni
    • 30 novembro 2022

     # 99

    Atenção à temperatura de entrada de água fria na caldeira
    No verão pode ter água da rede publica a entrar a 25ºC e só tem que gastar gás suficiente para subir mais 10ºC para chegar aos 35ºC (por exemplo)
    Já no inverno a água fria da rede publica pode estar-lhe a chegar a 5ºC ou seja, tem que gastar gás para subir mais 30ºC.

    É por isso normal que, para o mesmo consumo de m3 de água haja variação de consumo de gás, se forem diferenças de temperatura muito grandes em termos de água fria.
    Concordam com este comentário: jdmosorio, zed, bluthunder82
  14.  # 100

    Colocado por: zed

    Quando se fecha a torneira onde está o Aquareturn ele deixa de bombear? Da forma que sugeriu está a desperdiçar água na segunda torneira, certo?

    Existe forma de ligar o aparelho através de um botão ou comando? Seria útil para se poder automatizar o Aquareturn sem ter de se ir àquela torneira específica.


    Quando aciono o Aquareturn pela forma de abrir e fechar a torneira de água quente, ele fica a fazer a recirculação. Quando atinge os 35º, apita e deixa de fazer a recirculação, aí a caldeira pára de produzir a água quente o que tem impacto, porque se trata de um dispositivo de produção instantânea.
    Se abrir outra torneira e fechar de imediato a torneira ligada ao Aquareturn, não há desperdício de água e a caldeira mantém-se em funcionamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
 
0.0356 seg. NEW