Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ClioII
    A máquina é de 24 kW e aquece bem a casa (180m^2). Se tiver o aquecimento ligado todo o dia (controlado pelo termostato nos 20ºC) gasta-me um saco de pellets (3.35€/dia).

    De notar que há divisões que uso pouco, e nessas o aquecimento está tipicamente desligado (radiadores fechados) para poupança.
    ).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:setau88,leiria,bodrelhos


    Boa tarde

    180m2 a aquecer efectivamente???(a casa pode ter 180m2 mas se só estiver a aquecer 100 só esses é que contam - quantos aquece por favor?)
    Quantos elementos de radiador tem efectivamente ligados durante todo dia para fazer esse consumo???
    Para que temperatura está regulada a àgua da caldeira???

    Esta relação de elementos de radiador-m2-temperatura da àgua pedida à máquina é muito importante para se perceber os consumos..

    Obrigado
  2.  # 2

    Boa tarde

    180m2 a aquecer efectivamente???(a casa pode ter 180m2 mas se só estiver a aquecer 100 só esses é que contam - quantos aquece por favor?)
    Quantos elementos de radiador tem efectivamente ligados durante todo dia para fazer esse consumo???
    Para que temperatura está regulada a àgua da caldeira???

    Esta relação de elementos de radiador-m2-temperatura da àgua pedida à máquina é muito importante para se perceber os consumos..

    Obrigado


    Radiadores Faral Lineal 80 com 68 cm de altura, num total de 71 elementos e 2 toalheiros;

    Temperatura da água: 70ºC regulada na máquina (não dá mais).

    Temperatura termóstato: 20ºC das 6h da manhã às 9h e das 18h às 23h (horas em que as pessoas estão em casa), 17ºC no restante tempo.

    Normalmente todos os radiadores a funcionar, por vezes desligo uma zona da casa que uso menos (talvez uns 25m^2).

    Claro que em dias mais frios gasta mais, com dias menos frios gasta menos: nos dias mais frios de inverno era capaz de gastar quase saco e meio (aí uns 20kg de pellets) em 8 horas (as do horário acima) , neste momento há dias que quase não trabalha (hoje de manhã nem arrancou, por exemplo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setau88
  3.  # 3

    Ainda em termos de consumos, vamos lá fazer umas continhas e apreciações quanto a este inverno:

    20 sacos "oferta" na compra da máquina + 102 sacos comprados - 10 sacos que sobram = 112 sacos consumidos no inverno.
    Compro o saco de 15 kg a 3.35€ já com IVA e entrega.
    112 sacos são 1680 kg de pellets num custo de 375€.

    Quanto aos materiais:

    - 20 sacos "oferta" na compra da salamandra, marcados "Larinox" mas fabricados pela Pinewells, bons pellets, dão bom calor, pegam bem, têm boa durabilidade, quase não deixam resíduo;

    - 90 sacos CarvoAveiro, bons pellets, duram muito, dão ainda melhor aquecimento que os Pinewells (até tenho que reduzir à potência máxima da salamandra), muito duráveis, não pegam tão bem e deixam um pouco mais de resíduo;

    - 12 sacos NicePellets, saíram muito fracos, pareciam feitos comlenha verde, muito cheiro a resina, muita humidade, pouco calor, queimavam muito depressa com pouco rendimento, deixavam muito resíduo incandescente na parede da câmara de combustão (e são certificados, que faria se não fossem...!!!!);
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setau88
  4.  # 4

    Colocado por: ClioIIcusto de 375€


    para quantos meses de aquecimento?
  5.  # 5

    Colocado por: sergyio

    para quantos meses de aquecimento?


    A instalação do aquecimento ficou concluída a 13 de Novembro de 2014 (pelas fotos colcoadas neste mesmo tópico) e as contas acima são até à data de hoje.

    Logo, são cerca de 4 meses e uma semana.
  6.  # 6

    Clioll

    Acho €375 muito bom gasto para aquecimento....

    Mas chamo a atenção para 2 coisas

    1- 71 elementos apenas :) (no meu caso com 132.... quase o dobro, nem quero pensar no consumo....)

    por outro lado

    2- agua a 70º - isto é excelente.... mas apenas uma opinião muito própria... se baixares isso para 60º ou até mesmo 55º e aumentares ao numero de horas penso que consegue o mesmo conforto com ainda menor consumo

    obrigado pela tua contribuição
  7.  # 7

    Colocado por: setau88Clioll

    Acho €375 muito bom gasto para aquecimento....

    Mas chamo a atenção para 2 coisas

    1- 71 elementos apenas :) (no meu caso com 132.... quase o dobro, nem quero pensar no consumo....)

    por outro lado

    2- agua a 70º - isto é excelente.... mas apenas uma opinião muito própria... se baixares isso para 60º ou até mesmo 55º e aumentares ao numero de horas penso que consegue o mesmo conforto com ainda menor consumo

    obrigado pela tua contribuição


    Se eu tivesse o dobro dos elementos não iria ter o dobro do consumo: simplesmente chegaria à temperatura ideal mais depressa.

    Na verdade, pelas minhas contas, tenho poucos elementos para a dimensão da casa, pois parece-me que foram projectados para água a 80ºC. Como a água só vai a 70ºC, a potência dissipada é menor e a temperatura não sobe tão depressa quanto gostaria.

    Até tenho um quarto que me custa bastante a aquecer, mas esse padece de 3 defeitos: está meio virado a norte, é a divisão o mais longe possível da salamandra, tem a maior área de paredes exteriores e fica junto ao telhado (tudo pessimamente isolado). Como este verão deverei ficar com revestimento de ETICS, espero ter o problema deste quarto resolvido.
  8.  # 8

    não sei se é um valor normal ou não... mas em minha casa... com piso radiante e bomba de calor (+/-200m2 de piso radiante)... em 4 meses gasto 250/300€ em electricidade já com tudo incluído... ou seja, só consumo electricidade, nada mais (não tenho gas e afins)
  9.  # 9

    Colocado por: ClioIIestá meio virado a norte, é a divisão o mais longe possível da salamandra, tem a maior área de paredes exteriores e fica junto ao telhado (tudo pessimamente isolado).


    Isso não é um quarto, isso é uma boa razão para esbofetear o arquitecto :-)
  10.  # 10

    Colocado por: Italiano

    Isso não é um quarto, isso é uma boa razão para esbofetear o arquitecto :-)


    Dadas as outras condicionantes da construção, não.
    Razões para esbofetear o construtor tenho de sobra.
  11.  # 11

    Colocado por: sergyiom valor normal ou não... mas em minha casa... com piso radiante e bomba de calor (+/-200m2 de piso radiante)... em 4 meses gasto 250/300€ em electricidade já com tudo incluído... ou seja, só consumo electricidade, nada mais (não tenho


    Tem outros fontes de energia, como paineis solares, aerogeradores ou outros?
  12.  # 12

    Colocado por: ClioII

    Tem outros fontes de energia, como paineis solares, aerogeradores ou outros?


    painel solar... mas no inverno... como é óbvio nem sempre ajudam à coisa!!! :(
    • ClioII
    • 20 março 2015 editado

     # 13

    Colocado por: sergyio

    painel solar... mas no inverno... como é óbvio nem sempre ajudam à coisa!!! :(



    Claro que ajuda, porque se a única fonte de energia que você tem fosse os 300€ de electricidade paga em 4 meses (75€/mês), diria que você nem banho tomava, ou não cozinhava, ou as duas coisas! :)

    Com painéis é diferente, ainda que não dê para todo o gasto do aquecimento de ambiente e de águas, dá sempre para alguma coisa.

    Claro que os painéis tb não são de borla...
  13.  # 14

    opss

    €85 pago eu no verão e o unico extra que tenho e o motor da rega do jardim que funciona 30m de manha e 30m a noite....

    €75 no inverno com aquecimento tb quero.......

    mas vendo bem as coisas....

    €75 / 0,158(preço por kw) = 474 KW/mês
    474kw / 30dias = 15,8..kw/dia
    15kw / 8 horas de aquecimento por dia = 1,97...Kw/h durante 8 horas

    Se a isto tirarmos
    - placa/forno de cozinha que ronda sempre um consumo de 5kw/h
    - luzes ligadas
    - aprelhos em standby /ligados
    - talvez persianas automaticas
    - portões automaticos
    - aquecimento de aguas sanitárias
    entre outros.... UAU tb quero...... help me...

    é que aquecer 200m2 com 1kw-1.5kw de electricidade É MESMO MUITO BOM.

    pode disponibilizar a marca e modelo da sua máquina e se possivel o manual para vermos as caracteristicas???

    Já agora de que zona do país é??? numa bomba de calor é muito importante a localização

    OBRIGADO
 
0.0314 seg. NEW