Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Colocado por: MartaM
    Obrigada pela resposta. Vou sugerir a alteração ao instalador, até porque a diferença de preço parece-me que não é assim tão grande.
    Tenham um bom fim-de-semana! :-)


    Quantos cm de betonilha vai aplicar por cima?
  2.  # 282

    Colocado por: jorgealves
    dependendo do numero e tipo de colectores solares termicos pode ir de 20% a 100% anuais, eu considero que é economicamente viavél entre 30% a 50%.


    Sendo assim o que recomendaria (número e tipo) para uma moradia com cerca de 120m2?
  3.  # 283

    Colocado por: monicaa

    Sendo assim o que recomendaria (número e tipo) para uma moradia com cerca de 120m2?
    depende evidentemente da localizacao e exposicao da mesma.
  4.  # 284

    Jorgealves, evidente que depende de vários fatores a serem calculados, e desde já agradeço a disponibilidade que apresentou em esclarecer muitas das minhas duvidas. Fiquei mais atenta à relação custo-benefício das várias hipóteses que coloquei e das que acabou por sugerir.
  5.  # 285

    no inicio da discussao deram um mau exemplo pois sao duas bombas de calor com tecnologias bem diferentes
  6.  # 286

    Boa noite.
    Gostaria de pedir a vossa opinião sobre as bombas de calor aerotermicas da "Energie", particularmente da "Aquapura inverter" com um depósito de inercia de 80L para aquecimento de 80m2 de piso radiante hidráulico de uma habitação unifamiliar.
  7.  # 287

    Existem outras soluções melhores/ mais eficientes... mas tudo depende do preço ;)

    Se estiver devidamente dimensionada para o seu caso, é uma opção válida.
  8.  # 288

    Ola Pedro Barradas.

    A minha duvida imediata é a capacidade do depósito, porque também me foi colocada a hipótese de ser de 50L. Habituei-me a ver aqui depósitos que devem rondar os 250L e fiquei um pouco cética.

    Na sua opinião qual seria a solução mais eficiente?
  9.  # 289

    Colocado por: monicaaA minha duvida imediata é a capacidade do depósito, porque também me foi colocada a hipótese de ser de 50L. Habituei-me a ver aqui depósitos que devem rondar os 250L e fiquei um pouco cética.
    esse "deposito" serve somente como distribuidor hidráulico e não propriamente como volume de inercia, como tal o volume é quase irrelevante.
  10.  # 290

    Colocado por: jorgealves(...) como tal o volume é quase irrelevante.


    Poderei concluir que sendo o volume de 50-80L suficiente para aquecer os 80m2 de piso, quando precisar de trabalhar para subir a temperatura vai consumir menos energia?
  11.  # 291

    Colocado por: monicaasuficiente para aquecer os 80m2 de piso, quando precisar de trabalhar para subir a temperatura vai consumir menos energia?
    a única função desse deposito é permitir que a bomba de calor tenha sempre um volume mínimo para funcionar sem restrições.
 
0.0554 seg. NEW