Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    desde já agradecemos ao user joaopedro, ainda bem que ficou satisfeito com o nosso trabalho e o que seu furo continua a captar água limpa, como sabe se necessitar estamos disponíveis para prestar qualquer assistência técnica necessária
  2.  # 22

    Pedi 5 ou 6 propostas e só recebi duas respostas, e ainda dizem que não à trabalho em Portugal...

    já tomei a decisão de avançar e já entreguei a papelada para me autorizar a fazer o furo, espero que a autorização chegue durante o mês de Janeiro para mandar fazer o furo
    Concordam com este comentário: Tyson
  3.  # 23

    Já tenho autorização para fazer o furo de água, para terem uma ideia o meu processo demorou cerca 1 mês a ser aprovado, e tive que pagar 125 euros para emissão da licença na Agência Portuguesa do Ambiente.

    Agora espero que a empresa venha o mais depressa fazer o furo, pois a água do furo já faz falta...tem chovido muito pouco.
  4.  # 24

    optimo feedback Claudio.
    Mais uma agencia para tachos no governo nao é :P
  5.  # 25

    já chegou o equipamento para perfurar o terreno, espero dentro de dias ter água do furo a correr nas torneiras, como a profundidade estimada é de 200metros, dizem-me que pode demorar 3 a 4 dias a fazer o furo.
  6.  # 26

    fique é do lado para saber a profundidade :p
  7.  # 27

    E conte quantos tubos metem la para baixo, que muitas vezes eles ate abrem o furo aos metros que dizem, mas o tubo não vai ate la ao fundo.
  8.  # 28

    Mandei fazer um furo há uns 5 anos por uma empresa de Torres Vedras (Vedrosondagens) que faz muitos trabalhos na zona onde resido.

    Paguei 30€/metro e o furo tem 70 metro de profundidade.

    Inicialmente tive alguns problemas e julguei nunca obter água limpa, a água saia barrenta, o senhor da empresa disse-me que deveria abrir a torneira por várias horas, fechar e voltar a abrir, para a água ir abaixo e acima, de forma a lavar o furo, esta situação foi melhorando mas só ficou ultrapassada decorrido mais de uma ano.

    Hoje está tudo ok e o problema não teve a ver com más praticas da empresa mas sim das características do terreno, o responsável da empresa disse-me que ao longo da sua vasta experiência profissional, alguns furos levavam um ou dois anos até estabilizarem e isso aconteceu com o meu, entretanto tive de remover as redes/filtros das torneiras, dado ficarem constantemente entupidos com os vestígios de terra mas já foram repostos e está tudo ok.

    Tenho o cuidado de mandar analisar a água uma vez por ano e sempre tem estado com os valores razoáveis para ser utilizada para consumo domestico.

    De salientar que a empresa em causa trata da respetiva licença.
  9.  # 29

    Depois do furo estar executado tem de pedir outra licença na APA, licença de exploração. Segundo o que disse julgo que a licença que tem é a de abertura de furo, pesquisa, mas pergunte na APA.
  10.  # 30

    Está a chegar o Verão e já estou a utilizar em pleno o meu furo, fiz com uma empresa já aqui referenciada no fórum www.sondagensbatalha.com e muito conhecida no mercado e correu td bem e não tive nenhum dos problemas já aqui relatados no fórum com outras empresas, até agora ainda não faltou a água e a água tem saído sempre limpa.
    Concordam com este comentário: diasfer
    • Paio
    • 14 junho 2015

     # 31

    boas, preciso da vossa ajuda, tenho já furo feito de 92m, queria agora quando fosse para colocar a bomba e o restante equipamento, queria colocar um deposito separado ai de 500l só para a rega do jardim, e que essa àgua do depósito não fosse para consumir(cozinhar ou beber), vou ter mais consumo de eletricidade ou há outra solução??
    obrigado...
  11.  # 32

    Boa tarde a todos os participantes do fórum,

    Felicito a Sr. Cláudio Martins pelo aparente sucesso da sua captação, de facto é uma aventura, quem pretende fazer um "furo" encontrar um serviço final de qualidade.

    Quanto ao Sr. Paio, o importante é saber que bomba submersível coloca para extrair a água e quanta energia "gasta" esse equipamento, será captação licenciada para consumo humano e neste caso irá colocar um "balão de água"?, será uma captação apenas licenciada para rega? ou será que está licenciada para outras utilizações de recursos hídricos. Em todo o caso, tratando-se de um pequeno reservatório de 500l o consumo energético não me parece ser significativo.

    Gostaria ainda de deixar aqui o seguinte esclarecimento, uma vez que existe uma errada noção relativamente à existência de captações a menos de 100m. O que estipula o DL n.º 226-A de 31 de Maio no seu Art. 41º alínea d) é o seguinte:

    "d) É observado um afastamento mínimo de 100m entre as captações de diferentes utilizadores de uma mesma massa de água subterrânea, podendo, quando tecnicamente fundamentado, a ARH definir um limite diferente."

    como se poderá ler, está explícito que a ARH, (actualmente a APA-Agência Portuguesa do Ambiente) podem definir outro limite, entenda-se inferior aos 100m, desde que tecnicamente fundamentado o que significa que não existe proibição à construção de um furo de captação de águas subterrâneas a menos de 100m de um outro furo licenciado. A questão é saber fundamentar tecnicamente.

    Um outro sintoma frequente de que os trabalhos de construção de um furo foram concluídos antes do devido tempo é a existência de areias, finos, ou material em suspensão na água. Uma das fases obrigatórias na execução de um furo é a limpeza e desenvolvimento, esta tem procedimentos próprios e tempo correcto para ser executada, no entanto muito raramente é realizado correctamente, por esse facto a água sai (barrenta ou escura, ou turva) e acaba por ser a bomba submersível que o cliente compra a realizar a limpeza da captação ao longo do tempo. Aparentemente não existe problema mas na verdade, essa matéria suspensa agride ou corrói o interior da bomba desgastando a tal ponto que com frequência escutamos referir que "a bomba queimou" e lá vai o cliente comprar outra bomba.

    Até há pouco tempo os sondadores eram as únicas pessoas a quem alguém que necessita um furo poderia recorrer, ficando sujeito ao que dizia esse sondador, no entanto há uma solução única em Portugal para garantir que a captação é executada com rigor e em condições de prolongar a durabilidade de todos os componentes, assim como, conservar a boa qualidade do recurso água.

    Cumprimentos a todos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: soniac_teixeira
  12.  # 33

    Ola a todos. Eu tambem realizei um furo com a Sondagens Batalha e devo dizer que foram os mais profissionais que tenho visto. Ja vi fazer muitos furos com outras empresas aqui de amigos agricultores e nenhum deixou o furo tao desenvolvido nem usaram maquinaria tao moderna. Eu na altura nem sabia o que isso era, mas chama-se "desenvolver o furo" ao processo de pos abertura em que se utiliza ar comprimido para limpar e excitar a producao de agua no furo, durante esse processo ha muitas paragens e arranques para mandar ca para fora toda a sujidade de lamas e remexer o areao, o que vai abrir pequenos canais para a agua passar e entrar no furo, isso requer muitas horas de compressor e so assim e' que se garante um furo com muita e agua limpa. Se nao for feito, quem paga e' a bomba e todas as valvulas (torneiras). O meu furo so teve agua turva nos primeiros minutos devido a isso. Por isso vale bem a pena contratarem a empresa correcta, no meu caso eu nem sabia do processo de desenvolvimento e ele foi feito por isso estou muito satisfeito esta empresa e isso so demonstra profissionalismo.

    Similarmente, quando o desenvolvimento nao e' feito, mais tarde tem que se fazer uma limpeza que vai fazer a desobstrução dos tubos drenos como diz nesta pagina: http://www.sondagensbatalha.com/furos-de-agua/limpeza-recuperacao-de-furos-de-agua

    Boa sorte a todos e escolham bem que nao se vao arrepender.
  13.  # 34

    Colocado por: diasferOla a todos. Eu tambem realizei um furo com a Sondagens Batalha e devo dizer que foram os mais profissionais que tenho visto. Ja vi fazer muitos furos com outras empresas aqui de amigos agricultores e nenhum deixou o furo tao desenvolvido nem usaram maquinaria tao moderna. Eu na altura nem sabia o que isso era, mas chama-se "desenvolver o furo" ao processo de pos abertura em que se utiliza ar comprimido para limpar e excitar a producao de agua no furo, durante esse processo ha muitas paragens e arranques para mandar ca para fora toda a sujidade de lamas e remexer o areao, o que vai abrir pequenos canais para a agua passar e entrar no furo, isso requer muitas horas de compressor e so assim e' que se garante um furo com muita e agua limpa. Se nao for feito, quem paga e' a bomba e todas as valvulas (torneiras). O meu furo so teve agua turva nos primeiros minutos devido a isso. Por isso vale bem a pena contratarem a empresa correcta, no meu caso eu nem sabia do processo de desenvolvimento e ele foi feito por isso estou muito satisfeito esta empresa e isso so demonstra profissionalismo.

    Similarmente, quando o desenvolvimento nao e' feito, mais tarde tem que se fazer uma limpeza que vai fazer a desobstrução dos tubos drenos como diz nesta pagina:http://www.sondagensbatalha.com/furos-de-agua/limpeza-recuperacao-de-furos-de-agua

    Boa sorte a todos e escolham bem que nao se vao arrepender.
    e criou a conta para dizer isto ..anda
    Concordam com este comentário: mhpinto
  14.  # 35

    Isso e nao so', mas pelo menos digo algo util (espero), ao contrario do seu comentario e para mais voce com 91 agradecimentos e diz coisas assim que em nada contribuem para o topico, humm... onde esta o butao de [des-agradecimento]?
  15.  # 36

    un bico..
  16.  # 37

    Colocado por: jorgandun bico..
    Fizeste um bico de carvão?
  17.  # 38

    sim fiz.
    • maat
    • 7 setembro 2017

     # 39

    O feedback de sondagensbatalha é bastante positivo de facto, mas sendo eu de Viana do castelo, será viavél ?
    • mcap
    • 29 janeiro 2019

     # 40

    Boa tarde,
    Preciso de ajuda pois, tenho um furo a cerca de 7 anos e, neste espaço, já tive que substituir 3 motores.É sempre assim, começa por disparar o térmico do quadro da bomba, cada vez em tempo mais reduzido, até que dispara o quadro geral e não trabalha mais.Tem sido sempre a mesma empresa a efectuar as reparações aliás, a empresa que efectuou o furo e montagem do sistema de bombagem e que me parece ter pouca capacidade técnica para o efeito que, para já não refiro o nome.Dizem sempre que está tudo bem, que não encontram nenhuma anomalia, mas o que é facto é que as situações se repetem.Em conversas com pessoas mas não conhecedoras dizem que o problema pode estar no quadro e que o deveria trocar por um digital. Moro na zona de Aljezur Algarve e agradecia imenso que me pudessem dar opiniões.
    Obrigado
    MCAP
 
0.0228 seg. NEW