Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mais uma vez recorro a este douto forum para perguntar:

    Estou a considerar fazer um poço apenas para irrigação do jardim.

    O ideal seria um furo artesiano, que na minha zona deverá andar pelos 70 metros, portanto incompatível com o meu orçamento.

    Um amigo meu falou-me em fazer um poço. O dele tem 10 metros e tem tido sempre cerca de 2,5 metros de água. Foi feito recentemente. Ele não sabe o preço porque já lá estava qdo comprou a casa que é nova.

    Isto será uma boa ideia? Se sim quem me poderá fazer este poço na zona de Almada/Setubal?
    Obrigado
    •  
      FD
    • 17 março 2009

     # 2

    Tem espaço? Porque é que não faz um tanque?

    Não sei quais são as suas necessidades, mas se é só para o jardim, existem também uns reservatórios (devem ter um nome técnico, recuperador de água?, mas só conheço o nome inglês waterbutt) que recolhem a água da chuva.

    Este é de 750l:

    reservatorio aguas pluviais

    http://www.ecoagua.pt/produtos_detail.php?id=81&cat=38&prod=182

    Por exemplo, no AKI, este custa 125€ e dá para 350l:



    http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=3295

    Servirá para o pretendido?
  2.  # 3

    Diz que o seu furo teria de ser feito a 70 metros, se fizer o poço a 10/15 metros terá agua?
    Não arriscará fazer o poço para depois não ter água?

    Na minha casa (onde a água canalizada não chega) o furo foi feito a semana passada, estava previsto fazer 120 metros, acabou por ficar com 102. Pagamos 27,50€ o metro.
    O sr. que fez o furo é da zona de Palmela.
  3.  # 4

    FD: Obrigado pelos links. Gosto dos depósitos, vou ver qual o preço do de 750 Litros. Penso que 750 litros a 20 litros por dia dá cerca de um mês. Vou ter que equacionar bem o preço. O do AKI (350L) dará para cerca de 15 dias. Eu iria precisar de ligar o depósito ào tubo que descende da caleira que tem seccção rectangular e não circular como está na figura.

    marjoao: 2800 Euros não me parece um mau preço para um furo de 102 metros. Isso inclui bombas etc e iVA?
    • jafmac
    • 17 março 2009 editado

     # 5

    Penso que 750 litros a 20 litros por dia dá cerca de um mês.

    Estou a pensar construir casa e este fim de semana discuti este assunto com 2 pessoas que têm esta solução. Ambos me disseram que não valia a pena porque os 1000 l dos seus depósitos dão para 2 ou 3 dias no verão para a rega da relva. 20l são 4 garrafões de água do luso, as suas necessidades são só essas?
  4.  # 6

    Sei que é um pouco offtopic mas desde já aconselho se for possível a construção de poço num terreno visto que a agua é um bem escasso e que cada vez mais o seu preço tende a aumentar.

    Eu no meu terreno tenho um poço e pretendia utilizar essa agua na moradia para aguas sanitárias. Estava a pensar colocar um deposito no sótão não habitado de 1000l.

    É possível colocar um sistema onde depois a bomba só volte a encher o deposito quando este atinja um nível mínimo e encha de uma vez o deposito para estar a bomba sempre ligada?

    Cumps
  5.  # 7

    O valor é + IVA.
    Em relação a bombas, ainda andamos a pesquisar potência x €€€.

    Concordo com jafmac, 20 litros de água dá para regar uma dúzia de vasos. Se é só essa a sua necessidade acho que mais vale usar a água da rede, se a área a regar for realmente maior, acho que esses depósitos não serão suficientes. Senão imagine, 1 ou 2 depósitos de água que vai enchendo conforme chova, ainda não fez calor a sério e a água já teria sido gasta.

    Cuptos
  6.  # 8

    alguem me sabe dizer em numeros redondos uma casa com aproximadamente 120m2 de telhado na zona norte quantos litros de agua consegue colectar num ano normal ? ou qual a precipitaçao por metro quadrado na zona norte durante o ano. é que estou inclinado pa~ra comprar daquelas piscinas que se vendem ai nas grandes superficies e que levao 15000 litros de agua para servir de reserva ficando semi enterrada, mas queria saber se vale o investimento da mais ou menos 700 € que elas custam.
    • Jonh
    • 17 março 2009

     # 9

    Colocado por: FDTem espaço? Porque é que não faz um tanque?

    Não sei quais são as suas necessidades, mas se é só para o jardim, existem também uns reservatórios (devem ter um nome técnico, recuperador de água?, mas só conheço o nome inglês waterbutt) que recolhem a água da chuva.

    Este é de 750l:

    reservatorio aguas pluviais

    http://www.ecoagua.pt/produtos_detail.php?id=81&cat=38&prod=182

    Por exemplo, no AKI, este custa 125€ e dá para 350l:



    http://www.aki.pt/main.php?id=52&sid=3295

    Servirá para o pretendido?


    Quanto custará o de 750?
  7.  # 10

    Vou ver, logo direi

    Entrteanto obrigado pelo input
  8.  # 11

    Para Mitroska

    Há um interruptor que liga quando o deposito está quase vazio e desliga quando fica cheio.
    Há também um sistema que lhe permite ter o deposito para uso sanitário, e (caso a agua seja própria para consumo) funcionar automaticamente (em baixa pressão) em caso de falha de agua da companhia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mitroska
  9.  # 12

    Colocado por: ParamonteVou ver, logo direi

    Entrteanto obrigado pelo input


    Ja sabe o preço? Abraço!
  10.  # 13

    Esse depósito de 1000L da ECOÁGUA custa cerca de 500€ já com IVA...

    Um preço desses por 1000L de água, não justifica minimamente o investimento...
    • GA
    • 29 abril 2009

     # 14

    marjoao... Apenas 2800 euros por fazer um furo com cerca de 100m de profundidade? Já tinha colocado essa hipótese de parte por em terem informado que era processo a rondar os 15000 euros!
  11.  # 15

    Fiz um há dois meses, com 106 m 4.923 euros só o furo agora a bomba uma britefil de 5,5 cavalos de 4.4kw.Com montagem 2.020 Euros ,falta o deposito (1500L/3500L) que andará pelos 750/ 1200 euros conforme a capacidade.Este furo é de 14cm, quanto mais largo mais caro pelo preço do tubo. Tem uma capacidade de 30.000l /hora.
  12.  # 16

    Ah! desculpem preços já com IVA. Zona de Almeirim. Cumprimentos Carlos Alberto
  13.  # 17

    Colocado por: GAmarjoao... Apenas 2800 euros por fazer um furo com cerca de 100m de profundidade? Já tinha colocado essa hipótese de parte por em terem informado que era processo a rondar os 15000 euros!


    Paguei 27,50€ + Iva por metro (foi feito a 102 metros) do furo. A bomba com montagem e todos os acessórios ( bomba, balão, tubo 1 1/2", quadro para bomba, caixa de betão 50x50, ...)custou 2750,00€ ( iva incluido).

    O sr. que fez o furo é de Palmela e o furo foi feito em Palmela. O sr. que montou a bomba é de Fernão Ferro (Seixal)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VeraCalado
  14.  # 18

    marjoão ainda não coloquei o Autoclave com bomba, isso vai ser outro molho de dinheiro, os preços que dei foi para por a bomba do furo a tiarar agua para o reservatório, a bomba do furo è de 2" polegadas e tira 14000l /h a 60metros. Ah! falta agora a baixada da EDP.
    • Nuno
    • 26 setembro 2009

     # 19

    Não esquecer que o preço de furação dependerá muito da profundidade, diâmetro e geologia atravessada.

    Aproveito este tópico para colocar o meu problema

    Tenho um poço na zona mais baixa do terreno, cota da superficie 220m, em Agosto com água a 10m de profundidade.

    Pretendo:
    Abastecimento de água à casa, cota 225m;
    Rega até à cota 270m.

    Qual será a solução?

    Fazer um furo dentro do poço a maior profundidade para ter água potável;
    Bombear água potável para cisterna mais elevada que a casa;
    Bombear água para rega para uma cisterna à cota 270m.
  15.  # 20

    Boas

    Parece-me que a solução é bombear a água para uma cisterna à cota 270 m. Se a bombear para a cota da casa não poderá usá-la para rega à uma cota superior.
    chamo a atenção para o facto de não ser permitida a ligação da rede pública de água com redes provenientes de poços ou outras origens. Se quiser usar água do poço terá de fazer uma rede própria totalmente independente da outra. Por esta razão é de pensar em usar a água do poço apenas para autoclismos, rega e lavagens de pátios, carro, etc.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0204 seg. NEW