Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Os meus cumprimentos.
    Tenho reparado que é precisamente nas soleiras e ombreiras de portas e janelas (zonas envolventes) que aparece mais humidade nas habitações, mesmo nas construídas recentemente. Estas situações devem-se essencialmente a duas causas. A primeira à ignorância de quem está a executar e a segunda ao desleixo e falta de acompanhamento em obra de quem sabe, e que permite fazer estas asneiras, que por sinal não são nada fáceis de resolver e envolvem custos elevados.
    Como estou a recuperar pouco a pouco uma casa do inicio dos anos 60, sou parte interessada em saber como efetuar estes cortes térmicos, mesmo sabendo à partida que não tenho paredes com cx. ar e isolamento no seu interior. São apenas paredes duplas (para a época) porque são constituídas por dois tijolos paralelos, mas encostados uns aos outros, em que salvo erro de dois em dois na longitudinal aparece um e meio na tranversal (servia para travar segundo explicação dos mais antigos) e que permitia à parede ficar com uns razoáveis 30 cm.
    Agora, o que era interessante era foristas da área da recuperação e restauro de casas antigas, que colocassem aqui fotos se possivel e explicação de como efetuar e minorizar as pontes térmicas junto às tais ombreiras e soleiras. No meu caso só tenho soleiras. Quais são os melhores materiais aplicar? Silicones? Mastiques? Perfis de nylon? Perfis feitos com XPS? Sei lá...
    Obrigado desde já
  2.  # 2

    como é que vai fazer o isolamento térmico?
  3.  # 3

    Colocado por: fernandoFerreiracomo é que vai fazer o isolamento térmico?


    Boa noite,
    De momento vou colocar apenas uma janela de sacada em PVC (tenho um tópico aberto e à espera de opiniões), mas de futuro e pouco a pouco isolamento pelo interior. O que acha?
    Obrigado.
  4.  # 4

    se o isolamento é pelo interior, meta a soleira até à face interior actual da parede.
    A Caixilharia deve ser montada no local onde vai ser aplicado o isolamento. há umas peças próprias para essa fixação.
    depois o isolamento contorna toda a janela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, paulovalente
  5.  # 5

    assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, paulovalente
      Screenshot-2014-12-04_22.13.38.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiraassim:
      Screenshot-2014-12-04_22.13.38.jpg


    Então posso deduzir que se o perfil da janela fôr de 70 mm o isolamento vai ter que ter esta espessura. Correcto?
    Obrigado pela foto, pois ajuda imenso.
  7.  # 7

    Colocado por: aquapegoEntão posso deduzir que se o perfil da janela fôr de 70 mm o isolamento vai ter que ter esta espessura. Correcto?

    sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  8.  # 8

    Colocado por: fernandoFerreiraassim:
      Screenshot-2014-12-04_22.13.38.jpg


    Com mais atenção verifica-se que na base da caixilharia existe um apoio em massa cimentícia. Essa massa depois é retirada senão temos aí uma ponte térmica. Correcto?
  9.  # 9

    Colocado por: aquapegoCom mais atenção verifica-se que na base da caixilharia existe um apoio em massa cimentícia. Essa massa depois é retirada senão temos aí uma ponte térmica. Correcto?


    sim esse apoio não é necessário. pode usar uma peça de madeira nivelada para suportar o caixilho provisóriamente enquanto fixa a mesma.

    esse apoio em argamassa deve ter servido para chumbar a pedra de peitoril... (esta imagem tirei da net, quando procurava os fixadores laterais da caixilharia). nem reparei nesse pormenor na base.

    o ideal é usar um peitoril prefabricado em chapa ou PVC, muito usado no ETICS, por cá ainda se vê pouco...

    pra mim as pedras não são boa solução, pois têm uma condutibilidade térmica elevada; podem fissurar, e podem ser absorventes (principalmente os calcários).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, paulovalente
  10.  # 10

    exemplo de um peitoril de PVC
    há com várias cores, e com acabamento em aluminio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, paulovalente
      Screenshot-2014-12-04_22.58.24.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: aquapegoEntão posso deduzir que se o perfil da janela fôr de 70 mm o isolamento vai ter que ter esta espessura. Correcto?
    Obrigado pela foto, pois ajuda imenso.


    Pode aplicar uma maior espessura de isolamento. A espessura do caixilho não é limitativa em toda a parede, apenas na zona da junção soleira - caixilho.
    Este pormenor poderá ajudar a entender(está tosco mas deve dar para perceber):
    Legenda do exterior para o interior: reboco impermeável e tijolo(26 cm), isolamento térmico(10cm) e finalmente duas placas de gesso cartonado(2,4 cm)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  12.  # 12

    Colocado por: rui moreiraPode aplicar uma maior espessura de isolamento. A espessura do caixilho não é limitativa


    exacto. até fica mais bonito (na minha opinião) porque fica com um ressalto em toda a volta do caixilho (embora dê mais trabalho).
    isto se não optar por perfil de encostar, que tem aquela aba pra encostar à parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  13.  # 13

    Colocado por: fernandoFerreira

    sim esse apoio não é necessário. pode usar uma peça de madeira nivelada para suportar o caixilho provisóriamente enquanto fixa a mesma.

    esse apoio em argamassa deve ter servido para chumbar a pedra de peitoril... (esta imagem tirei da net, quando procurava os fixadores laterais da caixilharia). nem reparei nesse pormenor na base.

    o ideal é usar um peitoril prefabricado em chapa ou PVC, muito usado no ETICS, por cá ainda se vê pouco...

    pra mim as pedras não são boa solução, pois têm uma condutibilidade térmica elevada; podem fissurar, e podem ser absorventes (principalmente os calcários).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego


    Esse peitoril pré-fabricado em chapa também não é uma boa fonte condutora de calor/frio e consequentes condensações? Ou são efetuadas com algum corte térmico?.
    As de PVC sim , mas depois o desgaste, riscos, limpeza, etc.? Vou tentar pesquisar no "sabe tudo" ( google ).
  14.  # 14

    Sim os de PVC são melhores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  15.  # 15

    E se usarmos duas pedras impermeáveis (granito), em que a pedra exterior não tem contacto com a interior, fazendo-se a sua "união" com um mastique de alta resistência e que faça um corte térmico. Existe algum produto específco? Esta "união" teria que ficar debaixo e logo imediatamente a seguir à face da caixilharia. Será que estou a inventar? Tal procedimento vai dificultar a fixação dos caixilhos de PVC?
  16.  # 16

    no caso que foi apresentado não tem pedra por dentro... não faz lá falta nenhuma.
    pode meter granito sim, mas com o PVc julgo que fica outro trabalho
    Concordam com este comentário: aquapego
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  17.  # 17

    Colocado por: aquapegoE se usarmos duas pedras impermeáveis (granito), em que a pedra exterior não tem contacto com a interior, fazendo-se a sua "união" com um mastique de alta resistência e que faça um corte térmico. Existe algum produto específco? Esta "união" teria que ficar debaixo e logo imediatamente a seguir à face da caixilharia. Será que estou a inventar? Tal procedimento vai dificultar a fixação dos caixilhos de PVC?


    E se for assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, paulovalente
      DSC01187.JPG
  18.  # 18

    Colocado por: rui moreiraE se for assim:
      DSC01187.JPG


    essa solução é para parede dupla.
    Concordam com este comentário: aquapego
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  19.  # 19

    Colocado por: fernandoFerreiraessa solução é para parede dupla.


    Esta afirmação do aquapego levou-me a concluír que também seria uma hipótese:

    Colocado por: aquapegoE se usarmos duas pedras impermeáveis (granito), em que a pedra exterior não tem contacto com a interior, fazendo-se a sua "união" com um mastique de alta resistência e que faça um corte térmico.
    Concordam com este comentário: aquapego
  20.  # 20

    Colocado por: fernandoFerreiraexemplo de um peitoril de PVC
    há com várias cores, e com acabamento em aluminio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego
      Screenshot-2014-12-04_22.58.24.jpg


    As empresas de caixilharia têm este tipo de produto? Pode ser usado para soleiras?
    Fica impecável sem dúvida.
    Obrigado.
 
0.0240 seg. NEW