Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Os 3.25 m2 são relativos a 1 painel de 0.65 m2 por cada ocupante convencional previsto, mas esse painel é um painel teórico, não existe no mercado.

    Na prática, o que conta não é a área, mas sim a energia produzida por qualquer solução existente no mercado que permita superar a produção energética desse colector padrão. Ou dos tais 3.25 m2 de colector padrão. Isso serve apenas como termo de comparação, como bitola, digamos assim.
    Concordam com este comentário: agosto07
  2.  # 302

    não percebo porque mencionam marcas nos pré-certificados... se é um equipamento já escolhido pelo cliente em fase de projecto, tudo bem.... mas não me parece ser o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elastikman
  3.  # 303

    No caso dos equipamentos tem de colocar uma marca e modelo se não não há dados para as contas.
  4.  # 304

    Colocado por: callinasNo caso dos equipamentos tem de colocar uma marca e modelo se não não há dados para as contas.

    Isso é no Certificado Final, apos conclusão da obra.

    na fase de projeto não é para mencionar marcas. não é permitido fazer publicidade. Instruções da Adene
  5.  # 305

    Colocado por: fernandoFerreiranão percebo porque mencionam marcas nos pré-certificados... se é um equipamento já escolhido pelo cliente em fase de projecto, tudo bem.... mas não me parece ser o caso.


    O equipamento não foi escolhido por mim. Foi sugerido no pré-certificado como diz.
    • VCAC
    • 21 dezembro 2017

     # 306

    Colocado por: agosto07

    O equipamento não foi escolhido por mim. Foi sugerido no pré-certificado como diz.


    Estranho... Por acaso pensei que tivesse sido uma sugestão sua, porque o painel especificado é um painel horizontal.... Normalmente quando não é dito nada definem painéis verticais...
  6.  # 307

    Colocado por: fernandoFerreira
    Isso é no Certificado Final, apos conclusão da obra.

    na fase de projeto não é para mencionar marcas. não é permitido fazer publicidade. Instruções da Adene


    E mesmo no certificado final não costumo mencionar marcas, deixo referência ao certificado (Certif, Solar Keymark, DIN CERTCO, etc) e não mais que isso.
  7.  # 308

    Colocado por: callinasNo caso dos equipamentos tem de colocar uma marca e modelo se não não há dados para as contas.


    Ser uma caldeira Vulcano ou Baxi não afecta nada o certificado. Ser um painel Sonnenkraft ou Norquente também não, o que conta são os dados técnicos do equipamento e esses não dependem da marca.

    Se não se diz que o ETICS é da Weber, que os alumínios são Anicolor, que o vidro é Saint-Gobain, que a telha é Cobert, porque é que se há-de dizer a marca do esquentador? Ou do recuperador de calor?
  8.  # 309

    Você vive noutra ADENE





  9.  # 310

    Ora bem, o erro é meu, por ser diferente de todos os outros que fazem mal? Essa também está boa...

    Eu indico as marcas e modelos nos campos próprios definidos pela ADENE para isso, mas essas indicações não vêm nem devem vir mencionadas no texto do certificado, porque o certificado é um documento técnico e não comercial.

    Esses certificados têm para aí informação desnecessária até dar com um pau, com marcas e mais marcas e depois o descritivo está uma salganhada que não se entende nada. Depois indica aí como medida de melhoria um split da Mitsubishi... então e se eu quiser entrar para o consórcio e meter um split Daikin, como é que vai ser, não se considera?

    Mais, na cobertura horizontal, mais uma vez anda a perder tempo com marcas do XPS e faltam aí camadas, nomeadamente impermeabilizações e pendetes, pelo menos.

    Mas pronto, admito que os meus certificados perdem "elan" se não disserem Mitsubishi ou DOW ou Knauf.

    Já agora, qual é a marca do gesso cartonado? e do reboco? Falam aí em caixilharias, então e as ferragens, não têm marca? Fornecedor de pré-esforçado e por aí fora...

    Isso é tudo uma tanga. Não é para mencionar marcas e ponto final.
  10.  # 311

    Se forem usadas marcas e houver evidências do seu uso, qual é o problema de referir isso?
    Como justifica um R para o Xps diferente do das tabelas, quando o R do xps da fibran é melhor que o xps genérico?
    Idem para o resto.
    Faça como achar melhor. É mais fácil não meter marcas, nem andar a pedir certificados de materiais, o cliente que se *&#@.
  11.  # 312

    Colocado por: callinasSe forem usadas marcas e houver evidências do seu uso, qual é o problema de referir isso?
    Como justifica um R para o Xps diferente do das tabelas, quando o R do xps da fibran é melhor que o xps genérico?
    Idem para o resto.
    Faça como achar melhor. É mais fácil não meter marcas, nem andar a pedir certificados de materiais, o cliente que se *&#@.


    Se quer usar um R melhor, menciona a condutibilidade térmica do material específico, porque é isso que lhe dá a resistência térmica melhorada. Por acaso, nesses certificado até é referido o "lambda", por isso não há qualquer necessidade de referir a marca, até porque o que não falta são marcas cujos materiais, dentro da mesma gama, têm diferentes "lambdas". Mais, o mesmo material, da mesma marca, da mesma gama, tem "lambdas" diferentes para diferentes espessuras, mas se simplesmente referir a resistência térmica, tudo isso fica condensado num único valor, que no fim de contas é o que interessa.

    Acho muito bem que se peçam catálogos de materiais, para mencionar uma resistênca térmica melhorada no certificado é preciso comprová-la e são os folhetos que o DTO reúne que permitem comprovar essa melhoria. Eu discordo é que seja necessário meter no certificado "Fibran" ou DOW ou outra marca qualquer.
    Concordam com este comentário: AXN
  12.  # 313

    Skinkx
    gostaria de conversar consigo?
    Este são os meus contactos
    968086296 [email protected]
    cps
  13.  # 314

    Qual o melhor isolamento possível de uma laje de cobertura de um sótão habitável de 2 águas com vigota dupla e abobadilha de cerâmica de 15 +5 cm de camada de compressão e telha cerâmica?
    Muito obrigado
  14.  # 315

    A título de curiosidade, ter uma lareira aberta influencia negativamente um Certificado Energético? Para efeitos de certificação ter lareira aberta é pior que não ter lareira nenhuma?
  15.  # 316

    Ter lareira aberta ou não ter é igual. Não conta simplesmente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
  16.  # 317

    Vou aproveitar o tópico... já tenho o certificado energético da minha casa nova, A+ (13%), até aqui tudo bem, nada que não esperasse com o isolamento, vidros duplos, painéis solares e recuperador... Fiquei foi curioso para saber o que é preciso ter para uma boa pontuação no arrefecimento, no aquecimento está a 100% e água 89%, arrefecimento 21%, que formas renováveis é que existem para melhorar isto? É que nem foram indicadas nenhumas medidas de melhoria.
  17.  # 318

    Colocado por: ml21Vou aproveitar o tópico... já tenho o certificado energético da minha casa nova, A+ (13%), até aqui tudo bem, nada que não esperasse com o isolamento, vidros duplos, painéis solares e recuperador... Fiquei foi curioso para saber o que é preciso ter para uma boa pontuação no arrefecimento, no aquecimento está a 100% e água 89%, arrefecimento 21%, que formas renováveis é que existem para melhorar isto? É que nem foram indicadas nenhumas medidas de melhoria.

    Que soluções tem para AQS+ Aquecimento + arrefecimento ?
  18.  # 319

    Colocado por: RicardoPortoTer lareira aberta ou não ter é igual. Não conta simplesmente

    conta sim
    entra na componente de Ventilação.
  19.  # 320

    Colocado por: ml21Vou aproveitar o tópico... já tenho o certificado energético da minha casa nova, A+ (13%), até aqui tudo bem, nada que não esperasse com o isolamento, vidros duplos, painéis solares e recuperador... Fiquei foi curioso para saber o que é preciso ter para uma boa pontuação no arrefecimento

    para reduzir as necessidades de arrefecimento, tem de investir em vidros de controle solar, protecções exteriores (estores), sombreamentos, etc
 
0.0461 seg. NEW