Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    O meu foi carregado com a "bilha" e dois manómetros com um tubo ligado à unidade exterior e com as unidades interiores ligadas.

    Assim, não foi "pesado". Sendo inverter, pode-se dizer que o procedimento foi mal feito!!!
  2.  # 42

    Colocado por: ANdieselO meu foi carregado com a "bilha" e dois manómetros com um tubo ligado à unidade exterior e com as unidades interiores ligadas

    numa intervenção deste genero, primeiro recolhe-se o gás para uma garrafa e pesando-se para saber quanto tinha, depois é reintroduzido na quantidade correcta para a instalação,

    pelo método que refere não se consegue saber qual a quantidade de gás que se introduz ou retira, se acertar é por pura sorte.
  3.  # 43

    Colocado por: ANdieselAssim, não foi "pesado". Sendo inverter, pode-se dizer que o procedimento foi mal feito

    exacto.
  4.  # 44

    Qual o procedimento e equipamento utilizado quando é carregado da forma correta ("peso")?
  5.  # 45

    é como fiz neste caso,

    primeiro recolho e depois alterando as ligações das mangueiras reintroduzo o mesmo gás que retirei.
      Recolha.jpg
  6.  # 46

    O equipamento será sempre uma máquina de aspeto semelhante a essa e nunca uma bilha com manometros, certo?
  7.  # 47

    Colocado por: jorgealvesquase todas as maquinas de climatização com mais de 10anos usam R22, desde o dia 1 que este gás somente pode ser recolhido e enviado para abate em centros autorizados,

    Já andei a ler na internet sobre isso uma pesquisa rápida, e vi que foi "extinto" em 2015..

    Colocado por: jorgealvesisto é feito som,ente para control,

    Sim, é só para ter uma ideia, mas para ser bem feito é a peso..

    Colocado por: jorgealvesa única correcta e nas maquinas inverter é mesmo a unica forma de carrega-las.

    Quanto a isto não sei, só mexi em frigorificos e arcas, é identico mas tem algumas diferenças, AC's foi só um, e mal deu para aprender..

    Colocado por: jorgealvesprimeiro recolhe-se o gás para uma garrafa e pesando-se para saber quanto tinha, depois é reintroduzido na quantidade correcta para a instalação

    Primeiro pesa-se a bilha com o gás, sem mexer em nada.. Depois tira-se o gás do equipamento para a bilha(que se tinha pesado antes), e volta-se a pesar(depois de tirar o gás do equipamento) para saber quanto tinha, depois e só voltar a introduzir o peso correto(no equipamento)..
  8.  # 48

    Colocado por: ktm333Primeiro pesa-se a bilha com o gás, sem mexer em nada.. Depois tira-se o gás do equipamento para a bilha(que se tinha pesado antes), e volta-se a pesar(depois de tirar o gás do equipamento) para saber quanto tinha, depois e só voltar a introduzir o peso correto(no equipamento)..
    mais simples, colocas a garrafa em cima da balança, colocas o mostrador a zero e ela conta somente o que recolhes, simples,

    Colocado por: ktm333Quanto a isto não sei, só mexi em frigorificos e arcas, é identico mas tem algumas diferenças, AC's foi só um, e mal deu para aprender..

    é rigorosamente igual, somente mudam os gases e as quantidades usadas, um frigorífico ou arca leva 150grs a 300grs de gás R600 ou outro e um ac leva 750grs a 18kgs de R410.
  9.  # 49

    Colocado por: ANdieselO equipamento será sempre uma máquina de aspeto semelhante a essa e nunca uma bilha com manometros, certo?

    aquele é um dos meus (tenho 2, sendo o outro muito maior mas de aspecto idêntico), mas sei que existem outros,

    garrafa e manómetros não serve para COMPROVAR e RECARREGAR uma maquina.
  10.  # 50

    Ok. Nesse caso, numa próxima recarga não vou aceitar a bilha e os manómetros. Mas neste momento nem vou aceitar a carga do ar condicionado, pois não é normal uma terceira carga passadas 2 semanas após a última carga.
  11.  # 51

    Colocado por: ANdieselnuma próxima recarga

    recarga só porque sim, não é solução,

    se precisou de gás é porque tem fuga, primeiro detecta a fuga e resolve-a, somente depois é que recarrega.

    não existe outra forma de trabalhar, afinal o gás até é bem caro e estar a mandar gás fora é crime.
  12.  # 52

    Colocado por: jorgealvesmais simples, colocas a garrafa em cima da balança, colocas o mostrador a zero e ela conta somente o que recolhes, simples,
    a balança que usavamos por acaso dava para fazer isso, mas pensei que algumas não dessem..

    Colocado por: jorgealvesé rigorosamente igual, somente mudam os gases e as quantidades usadas, um frigorífico ou arca leva 150grs a 300grs de gás R600 ou outro e um ac leva 750grs a 18kgs de R410.

    Tinha ideia que sim, a diferença dos AC's é que também "fazem" calor, apesar dos frigoríficos também "fazerem" mas não sei bem o funcionamento.. Vi alguns frigorificos a levar pouco mais de 100g de R600a, os únicos gases com que trabalhei foram o R134 e o R600, desconheço os outros.
  13.  # 53

    Colocado por: ktm333a diferença dos AC's é que também "fazem" calor

    a unica diferença é que existe uma válvula que faz a troca do "aquecedor"(condensador) com o "arrefecedor"(evaporador), o resto do circuito frigorífico é rigorosamente igual, mesmo nos grandes cjillers de 1000Kw´s é a mesma coisa só que levan 240kgs de gás e compressores de parafuso ou duplo parafuso, agora até já existem uns de levitação magnética.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aztino, dedao
    • ktm333
    • 4 janeiro 2015 editado

     # 54

    Colocado por: jorgealvesa unica diferença é que existe uma válvula que faz a troca do "aquecedor"(condensador) com o "arrefecedor"(evaporador), o resto do circuito frigorífico é rigorosamente igual, mesmo nos grandes cjillers de 1000Kw´s é a mesma coisa só que levan 240kgs de gás e compressores de parafuso ou duplo parafuso, agora até já existem uns de levitação magnética.

    O unico AC que fomos reparar, foi essa valvula que estava avariada, e meter umas "borrachas"(calços penso eu) novas que aquilo fazia muito barulho. Se são quase iguais não tem muito que saber, apesar de só ter 2 meses de "experiência" sem formação na área deu para ter uma ideia de como funcionam..
  14.  # 55

    Boa tarde,

    Tenho um problema semelhante com um ar condicionado recentemente adquirido.
    Tenho instalado um Gree de 12000 BTU, inverter, numa divisão sala/cozinha com cerca de 20 m2. As paredes são duplas sem qualquer isolamento e viradas a norte o que a torna numa divisão bastante fria.
    O ar condicionado foi instalado por um revendedor oficial da Gree.

    O aparelho não aquece a divisão e mesmo com a temperatura a 30º e a velocidade no máximo não ultrapassa os 17º e só num espaço à frente do aparelho. Ao nível do chão e a mais de 1 mt do aparelho esta temperatura não passa dos 14º. Para além disso sempre uma grande amplitude térmica por todo o espaço.

    No início, o aparelho não expelia o ar a mais de 36º. Felizmente, depois de encontrar esta discussão verifiquei que a temperatura de saída do ar deveria ser de 55º. Confrontei o vendedor que veio "solucionar" o problema.
    Na primeira visita ligou uma garrafa com os tais manómetros e andou umas horas a fazer que fazia junto do aparelho exterior até que ao fim do dia desistiu e disse que não tinha conseguido meter pressão porque estava muito frio. Ficou agendada uma segunda visita.
    Na segunda visita, fez um varrimento com azoto e repôs o refrigerante no aparelho. Segundo ele ficou a sair o ar a 56º. Não estive presente nessa segunda visita pelo que não pude comprovar a veracidade dessa afirmação.

    A verdade é que o problema persiste. Noto que sai mais calor do aparelho mas este calor não se difunde pela divisão seja qual for o modo de funcionamento das ventoinhas que escolha. Cria-se uma bolsa de calor que pode chegar aos 19º ao fim de 3 ou 4 horas de funcionamento à volta do aparelho (1mt à frente) enquanto que nos sofás em frente (a uns 2mt!) e ao nível do chão estão uns 13º.
    Quando ligo o modo turbo a temperatura tende a uniformizar-se em volta dos 15º.

    Já não sei o que pensar... Alguém me pode indicar um caminho? Será falta de potência do aparelho para este espaço?

    Eu quando escolhi esta marca fi-lo porque no trabalho temos um igual (Gree 12000 BTUs) para uma divisão um pouco maior, num edíficio gelado, com imenso vidro e alumínio de correr antigo, sendo uma sala com um pé direito de 3,5 mt.

    Obrigado.
  15.  # 56

    Colocado por: brunosrNa segunda visita, fez um varrimento com azoto e repôs o refrigerante no aparelho.

    O Azoto costuma ser usado para detetar fugas..

    Colocado por: brunosrJá não sei o que pensar... Alguém me pode indicar um caminho? Será falta de potência do aparelho para este espaço?

    Não será antes problema do técnico?
  16.  # 57

    Colocado por: ktm333
    O Azoto costuma ser usado para detetar fugas..


    Ele disse que o varrimento com azoto seria para limpar as tubagens... Que estas podiam estar sujas.


    Colocado por: ktm333Não será antes problema do técnico?

    É muito provável. Mas este é o técnico da marca para esta zona. E pelo que li são os técnicos e não as marcas as responsáveis pela garantia.

    E o pior é que não sei distinguir o que é normal do que não é. Ou seja, será suposto este AC aquecer bem esta divisão ou deveria ter sido escolhido um mais potente?
    O técnico quando veio ver a casa até disse que se abrisse as portas aquecia o resto da casa!
    • eu
    • 8 janeiro 2015

     # 58

    Colocado por: brunosrSerá falta de potência do aparelho para este espaço?

    pergunta: isso acontece com todas as portas para outras divisões fechadas ?
  17.  # 59

    Se consegue fazer medições na sala ao nivel do solo, faça igualmente junto à saída do aparelho e veja qual o valor.
  18.  # 60

    Colocado por: eu
    pergunta: isso acontece com todas as portas para outras divisões fechadas ?


    sim, com tudo fechado.



    Colocado por: treker666Se consegue fazer medições na sala ao nivel do solo, faça igualmente junto à saída do aparelho e veja qual o valor.


    vou tentar. não é fácil estar com a estação a essa altura tanto tempo.
 
0.0289 seg. NEW