Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Apesar de ter comprado o apartamento (novo) em novembro, tem garantia dada pelo construtor. Mas a Samsung já não dá garantia, pois são maquinas já instaladas desde 2011. Com a crise, os apartamentos estiveram à espera de ser vendidos. Sou do Algarve. Se alguém quiser fazer uma visita técnica, agradeço.
  2.  # 82

    não, depende da modulação e da potencia da maquina em relação á exterior, pois apesar de reduzir a potencia para na mesma como as convencionais.


    Mas com uma temperatura exterior de cerca 10C, interior inicial de 18C, programado para calor a 22C, é normal trabalhar até aos 25C e desligar-se e só voltar a ligar por volta dos 20C/21C?
  3.  # 83

    Colocado por: ANdieselApesar de ter comprado o apartamento (novo) em novembro, tem garantia dada pelo construtor. Mas a Samsung já não dá garantia, pois são maquinas já instaladas desde 2011. Com a crise, os apartamentos estiveram à espera de ser vendidos. Sou do Algarve. Se alguém quiser fazer uma visita técnica, agradeço.
    Perguntei porque a empresa onde andei a estagiar, é representante da Samsung, mas só vão até a zona de Évora..
    • jlmfr
    • 9 fevereiro 2018 editado

     # 84

    Após ler ler este tópico ( e foto disponível em : https://forumdacasa.com/discussion/31879/51/moradia-em-fase-inicial-construcao-ideias-e-opinioes/#Comment_1004839) verifico que o carregamento da minha unidade multisplit inverter Samsung (2010) foi efectuada recorrendo a aparelho com manómetros . Este tipo de máquina ainda poderá ser carregada assim, ou seja com este tipo de gás (R410A ; 2,8 KG de acordo com o PDF em anexo a este tópico)?

    Se colocar um termómetro na entrada do ar do AC e marcar 20 graus após 5 minutos (teste indicado neste tópico) e depois colocar à saida do AC e marcar 35 graus (modo calor e ventoinha no mínimo; após 5 minutos) estará dentro dos parâmetros "normais" (divisão com cerca de 13 ,m2) . Para aquecer uma divisão é preferivel colocar no AUTO e seleccionar uma temperatura (por exemplo de 21 graus) ou colocar no modo de aquecimento com 21 graus (velocidade no mínimo)?


    É normal "ouvir" o gás a "circular" quando desligo uma máquina, estando por exemplo 3 ligadas (durante cerca de 3 minutos) -?


    Configuração atual:

    2 X MH026FAEA Multisplit (9000) + 1X MH 020 FAEA Multisplit (7000 BTU) + 1 X MH035FAEA Multisplit (12.000 BTU)).

    De acordo com a tabela de compatibilidades da Samsung, esta configuração, com a máquina MH070FXEA4B resulta na taxa de 137% (capacidade de Aquecimento) e de 153 % em arrefecimento.
    • jlmfr
    • 12 fevereiro 2018

     # 85

    Efetivamente, verifiquei em várias unidades que o diferencial temperatura do ar que entra no AC (20) e o que sai (34)é aproximadamente 14 graus . Apenas 2 unidades internas ligadasp,regulação ventoinha no minimo e temperatura pedida de 20 graus. A temperatura da sala, com cerca de 30 m2 era de 20.4 graus no extremo oposto ( canto) onde estava o AC.
  4.  # 86

    Colocado por: jlmfrEste tipo de máquina ainda poderá ser carregada assim, ou seja com este tipo de gás (R410A ; 2,8 KG de acordo com o PDF em anexo a este tópico)?
    NÃO.

    Colocado por: jlmfré preferivel colocar no AUTO e seleccionar uma temperatura (por exemplo de 21 graus) ou colocar no modo de aquecimento com 21 graus (velocidade no mínimo)?

    não use modos automáticos, se selecciona velocidade mínima é evidente que a maquina somente vai aquecer junto á mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  5.  # 87

    Colocado por: jlmfrÉ normal "ouvir" o gás a "circular" quando desligo uma máquina, estando por exemplo 3 ligadas (durante cerca de 3 minutos) -?
    nos multi-split sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  6.  # 88

    Bom dia,

    Comprei casa em Agosto uma casa relativamente recente de 2010. Estou com um problema que me parece idêntico a vários que aqui já colocaram mas com a agravante de me terem indicado que o meu ar condicionado não foi bem dimensionado para o tamanho da casa. O pior problema é que não consigo encontrar informação nenhuma de jeito sobre os AC.

    A instalação já está feita e é a mesma em todos os apartamentos do meu prédio. Máquina exterior no telhado (moro no 3ºAndar e as máquinas estão por cima do 6º andar), maquina interior por cima do tecto de uma casa de banho e as condutas nos tectos falsos para (no meu caso) Sala 42m2, quarto 18m2 e escritório 15 m2. Ainda nem entendi se vai para a cozinha, mas não creio que faça sentido.

    Os aparelhos são de uma marca que penso que seja espanhola Carrier, os modelos são 40AVL032RH e 38TC032R9 e apesar de ter os manuais, nada me está a ajudar a perceber se o problema é mesmo máquina insuficiente, ou outro problema qualquer.

    Em relação aos testes aqui feitos, tenho por norma a temperatura de casa nos 18ºC com 10ºC/12ºC na rua, coloco o ar condicionado a funcionar na temperatura máxima 30ºC, tenho valor de 19ºC na entrada do ar nas condutas e 42ºC na saída (com o equipamento a trabalhar à velocidade máxima) que me dá um diferencial de 23ºC. O problema é que a casa não passa dos 22ºC e só consigo chegar a este valor se estiver cerca de 4/5 horas com o ar condicionado ligado.

    Será um problema de carregamento de gás devido à distancia? De frisar que no meu prédio existem T3 que tem mais 25m2 que a minha casa. Do que vi no telhado as máquinas são todas iguais.
    • eu
    • 13 fevereiro 2018

     # 89

    Colocado por: xicoamaraltenho valor de 19ºC na entrada do ar nas condutas e 42ºC na saída

    Então, o AC está a funcionar bem...

    Colocado por: xicoamaralO problema é que a casa não passa dos 22ºC

    É porque está mal isolada e tem muitas perdas...
  7.  # 90

    hum...se tivesse muita perda, como conseguia que a casa sem AC tivesse nos 18ºC quando na rua estão 10ºC?
  8.  # 91

    Colocado por: xicoamaralBom dia,
    Os aparelhos são de uma marca que penso que seja espanhola Carrier...


    A Carrier é uma marca americana fundada pelo criador do ar condicionado Willis Haviland Carrier. Dependendo do pais como por exemplo Brasil ela e a marca chinesa Midea são a mesma coisa.

    Colocado por: xicoamaral...tenho valor de 19ºC na entrada do ar nas condutas e 42ºC na saída (com o equipamento a trabalhar à velocidade máxima) que me dá um diferencial de 23ºC...


    Por segurança desligue primeiro o disjuntor (eletricidade) do ar condicionado e depois verifique se o filtro da unidade interior ta limpo. Se ele tiver sujo o ar ate pode sair a 55ºC mas quantidade de ar que vai sair é tão pouca que nunca vai aquecer esse ambiente.

    PS: Não entendo de ar condicionado. Mas ja tive um problema assim e era o filtro sujo. Pode também ser vários outros problemas.
  9.  # 92

    Já tirei os filtros e limpei, nao notei diferença nenhuma. Eles também não estavam muito sujos. Vou ter que chamar alguém para ver o que se passa :S
    • jlmfr
    • 28 fevereiro 2018

     # 93

    Obrigado. MAs no PDF acima indica gás do tipo R410 (2,8Kgs) ! A máquina foi instalada em 2011. De seguida, mudei de casa e levei as máquinas ( o instalador/vendedor recolheu o gás e depois voltou a "colocar" na nova instalação em 2016). Qual o gás a utilizar?

    Colocado por: jorgealvesNÃO.

    não use modos automáticos, se selecciona velocidade mínima é evidente que a maquina somente vai aquecer junto á mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr


    Neste caso, devo regular para Heat e a velocidade da ventoínha para automático, mínimo, médio ou máximo? Qual o mais eficiente em termos de utilização do sistems multisplit com 4 máquinas internas e 1 externa (em particalr, entre a velocidade automática ou mínimo,medio, máximo , tudo em modo Heat )?

    O que li e o que indicaram foi que quanto maior a velocidade seleccionada (modo aquecimento neste caso) , embora o ar passe mais rápido pela unidade de AC, aquece menos, ou seja , a temperatura do ar à saída da unidade é menor..
  10.  # 94

    Bom dia..

    Subitamente,as 4 unidades interiores do AC Samsung (7 anos) apresentam o seguinte código de erro no display interior (E101). No manula indica que há problema nas conexões elétricas. Em modo de aquecimento, as unidades não funcionam (ar não sai do AC) e chgou a mostrar 10 graus no display interno dos AC.

    Nas outras funções (FAn, Cool e Dry) funciona, ou seja o ar sai da unidade interior, mas presumo que OU não precisem da unidade exterior para funcionar OU, uma vez que a temperatura indicada é inferior à pedida ( principalemmte modo COOL) o ar sai do AC. Ou colocar novammente em modo de heat, as unidades interiores começa a condensar e a pingar água....

    Aparentemente poderá ser problema da unidade exterior, eventualmente da placa eletrónia (PCB)...? Será cara a substituição? Uma vez que possuo cobertura por risco eléctricos na apólice multirriscos, caso seja possível identificar que a avaria foi causada devido a um problema deste tipo, será possível ativar o seguro»?
    • eu
    • 5 março 2018

     # 95

    Colocado por: jlmfrAparentemente poderá ser problema da unidade exterior, eventualmente da placa eletrónia (PCB).

    Problema crónico de alguns modelos Samsung...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  11.  # 96

    Colocado por: eu
    Problema crónico de alguns modelos Samsung...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr


    Obrigado.É possível saber o custo aproximado de uma placa nova? Em 7 anos é a primeira vez que avaria....
  12.  # 97

    Colocado por: xicoamaralJá tirei os filtros e limpei, nao notei diferença nenhuma. Eles também não estavam muito sujos. Vou ter que chamar alguém para ver o que se passa :S


    A sua casa foi construida pela Obriverca?

    Tenho o mesmo problema num T3, em que a configuração que explicou é a mesma. A casa só tem uma orientação, sendo que o ar condicionado só aquece convenientemente a sala e a suite, sendo que os quarto intermédios muito dificilmente atingem os 21/22ºC.

    O máximo que consegui ter em casa foi 22º C, mas acho uma boa temperatura ambiente e o suficiente para termos conforto.
  13.  # 98

    Colocado por: coveiro

    A sua casa foi construida pela Obriverca?

    Tenho o mesmo problema num T3, em que a configuração que explicou é a mesma. A casa só tem uma orientação, sendo que o ar condicionado só aquece convenientemente a sala e a suite, sendo que os quarto intermédios muito dificilmente atingem os 21/22ºC.

    O máximo que consegui ter em casa foi 22º C, mas acho uma boa temperatura ambiente e o suficiente para termos conforto.


    Sim, é uma casa da Obriverca. Na volta ainda somos vizinhos..ahah

    Pois, eu já consegui fazer algumas alterações que me ajudaram a subir um pouco as temperaturas, pode ser que ajude:

    - Descobri que tinha uma saída na cozinha e nos dois Wc's. Fechei totalmente uma vez que não necessito de AC nessas áreas.
    - Abri a cerca de 70% a grelha da sala, nos quartos deixei totalmente abertos uma vez que as grelhas são bem mais pequenas.

    Esteve um técnico no local e concluiu que o AC está a funcionar perfeitamente apenas foi mal pensado. Esteticamente é bom, mas o nível de eficiência é fraco.

    Já agora tem só 1 comando de parede ou tem os 2?
  14.  # 99

    Colocado por: xicoamaral

    Sim, é uma casa da Obriverca. Na volta ainda somos vizinhos..ahah

    Pois, eu já consegui fazer algumas alterações que me ajudaram a subir um pouco as temperaturas, pode ser que ajude:

    - Descobri que tinha uma saída na cozinha e nos dois Wc's. Fechei totalmente uma vez que não necessito de AC nessas áreas.
    - Abri a cerca de 70% a grelha da sala, nos quartos deixei totalmente abertos uma vez que as grelhas são bem mais pequenas.

    Esteve um técnico no local e concluiu que o AC está a funcionar perfeitamente apenas foi mal pensado. Esteticamente é bom, mas o nível de eficiência é fraco.

    Já agora tem só 1 comando de parede ou tem os 2?


    Só se morar na Amadora :)

    Sim só tenho um comando na parede, também fiz o mesmo na cozinha mas mantive os WC´s abertos.

    Creio que a máquina é fraca para as dimensões da casa mas experimente o seguinte:

    - ligar a maquina na máxima temperatura (32º C) e velocidade 3 (maxima) para arrancar
    - passado 1 hora, reduzir para a velocidade 1 e colocar 22;

    Vai ver que ira trabalhar automaticamente e certas vezes até se desliga.

    Não sei se já reparou que as entradas de ar não têm tubagens ligadas à maquina de AC, por isso, tem de lavar os filtros muito regularmente.
  15.  # 100

    Colocado por: jlmfr

    Obrigado.É possível saber o custo aproximado de uma placa nova? Em 7 anos é a primeira vez que avaria....


    Logo nesta altura de frio e chuva sem aquecimento em casa.E o "tecnico" ainda vai confirmar qual o erro " E1 01". Poderá ser da" sonda externa", mas quase de certeza será a placa electrónica.
 
0.0331 seg. NEW