Iniciar sessão ou registar-se
    • mcarmo
    • 23 março 2009 editado

     # 1

    Num outro tópico já foi explicado que as obras no meu condomínio já foram iniciadas, mas estão a ser mal executadas https://forumdacasa.com/discussion/3670/massa-de-acabamento/
    O problema que se põe aqui, é que por mais que explique e prove ao condomímio que aquilo está mal e que vai dar problemas, eles não querem ouvir, e preferem continuar a estar do lado do pintor (que é o vizinho do andar de baixo e que se fartou de "fazer favores" a toda a gente...).

    Eu tentei directamente resolver o problema na minha zona de fachada usando água (até comprei uma máquina de jato de água). Já tirei muita coisa mas não saiu tudo (precisava talvez de uma semanita de chuva... ou talvez picar...)

    O problema agora, é que no último fim-de-semana os vizinhos chamaram a polícia que me mandou parar e disseram-me que só podia continuar com uma autorização da câmara (para contrariar a vontade dos condóminos).
    A Justificação que a polícia deu é que fazia uma poça de água no passeio... provavelmente se estivesse a chuver já não teria problemas com a polícia, e podia continuar a trabalhar... LOL.

    Alguém me sabe dizer como é que funciona esse pedido de autorização da câmara? e quanto tempo é que leva?
  1.  # 2

    Isso está complicado. E há gente muito teimosamente %$#@ neste País...

    Provavelmente esse pintor-vizinho faz uns preços de arromba e, por isso, não há qualquer interesse dos outros condóminos em hostilizá-lo.

    Não vale a pena deixar a «sua zona» da fachada impecável, porque você apenas é dono de uma percentagem dela. Se for preciso reparar a fachada em todo o lado MENOS na «sua zona», você comparticipa na mesma nos custos, com o valor correspondente à sua permilagem.

    Em vez de ir contra a maré, talvez seja melhor mudar de estratégia.
    Se você quiser mesmo que na «sua zona» se remova a tinta velha em vez de a barrar com uma massa para exteriores, talvez você possa negociar com o pintor para que seja ele a fazer este trabalho. Por exemplo, você empresta a máquina de jacto de água e dá-lhe um par de cervejas para fazerem as pazes.

    Além disso, arranje maneira que esse pintor afirme (/escreva!) que o trabalho por ele efectuado tem uma garantia qualquer. Uma vez que ele é vizinho, não terá tanta facilidade em fugir à responsabilidade assumida.
  2.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.
    Se você quiser mesmo que na «sua zona» se remova a tinta velha em vez de a barrar com uma massa para exteriores,


    O problema não é esse... o problema é que ele barrou com massa de INTERIOR... à base de gesso!!
    Isso vai dar problemas de certeza, não sei quanto tempo é que leva a evidenciá-los...
    O "Pintor" é um biscateiro, a profissão dele acho q é de segurança, ouvi dizer que anda cheio de dívidas, e duvido muito que quando a fachada começar a mostrar os problemas do mau trabalho dele (meses?... anos?...), ele vá desembosar dinheiro para reparar....
    •  
      FD
    • 23 março 2009

     # 4

    Para mim até pode ser relativamente simples. Deixe-os fazer o que querem. Mostre o seu desacordo e faça questão que o mesmo fique registado em acta.
    Nessa mesma acta, faça inscrever que, à falta da garantia (mais que provável) dada pelo "empreiteiro", a responsabilidade da reparação de quaisquer problemas que advenham da actual obra é única e exclusivamente dos condóminos que aprovem as obras no contexto em que estão a ser feitas (com a tal massa para interiores). Isto até pode nem ser legal, mas dessa forma obriga-os a pagar pelos erros.

    Ou seja, eu pagaria o trabalho agora, se estivesse em clara minoria (o único condómino). Mas, se problemas houver no futuro, fica registado que não tem que comparticipar com nada para a reparação dos problemas.
    Dessa forma, todos põem a carteira no lugar da boca e você fica salvaguardada/o.
  3.  # 5

    Colocado por: FD

    faça questão que o mesmo fique registado em acta.


    Isso é mais um problema... Não existe condomínio legalizado, livro de actas ou seja o que fôr...
    Aquando da montagem do andaime, eu informei-me e ofereci-me para obter licença da câmara para nos prevenir de problemas, e tudo o que tinham que fazer era comprar um livro de actas... nem isso quiseram fazer.
  4.  # 6

    Colocado por: mcarmo
    Colocado por: Luis K. W.
    Se você quiser mesmo que na «sua zona» se remova a tinta velha em vez de a barrar com uma massa para exteriores,
    O problema não é esse... o problema é que ele barrou com massa de INTERIOR... à base de gesso!!..
    ...PARA INTERIORES! É o que eu queria dizer. Sorry :-)
    Colocado por: mcarmoIsso é mais um problema... Não existe condomínio legalizado, livro de actas ou seja o que fôr...
    Ok...! Isso é mais um problema, mas... de que, não esqueça, você é co-responsável.

    Portanto, o andaime foi montado ilegalmente, não vai haver facturas do trabalho executado, executado por um biscateiro sem alvará nem seguros,...

    Caro FD, coloque mais esta na "ANTOLOGIA das obras à Portuguesa"! :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcarmo
  5.  # 7

    Porquê co-responsável?
    Eu tentei convencê-los..!
    Só estou a 2 anos no prédio, e até à data ainda não foi a minha vez de ser administradora...
    Como é que posso ser co-responsável de uma coisa que não tenho poderes/apoios/capacidade de para poder "levar pra frente" sozinha?!?
  6.  # 8

    Porque compropriedade implica co-responsabilidade.
  7.  # 9

    Acho que compreendo a diferença entre responsabilidade e culpa, mas legalmente parece-me sempre mais complicado.
    Uma pessoa está sempre a aprender...
 
0.0167 seg. NEW