Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    hoje de manhã, estive na casa de um amigo meu, que vai fazer um tanque para retenção de água (6m largura x 8m comprimento x 2m altura x 0.25m de espessura).

    Fui a casa dele para tratar de outro assunto. Nem sabia que ele estava a fazer o tanque.

    Eram 7h30, estavam 3ºC negativos - neste momento, 12h, estão 2ºC - e o empreiteiro estava-se a preparar para começar a fazer o betão. Ele tem uma betoneira grande a que chama "central de betonagem".

    Acabei a meter o "bedelho".
    Sondei o empreiteiro se tinha mantas para cobrir o betão logo depois da betonagem e ele começou a rir-se e ainda querer gozar com a situação "Frio tem você. O betão não tem frio! Deixe trabalhar quem quer trabalhar c#r%l&o". Ainda insisti na relevância de proteger o betão logo após a sua aplicação mas foi uma cedência que se recusou liminarmente a fazer. “O betão precisa de respirar ó meu ignorante” praguejava ele.

    Perante a atitude e como o dia não estava para aquecer - estava e ainda está enublado - convenci o meu amigo a não deixar betonar hoje nem nos próximos dias, até passar esta vaga de frio ou até o empreiteiro arranjar umas mantas para proteger devidamente o betão.

    O empreiteiro ficou fulo da vida e o meu amigo ficou a olhar para os dois a tentar acalmar os ânimos, esperando que eu não estivesse a dizer uma grande bacorada. Mantive a opinião até ao fim e o trabalho foi adiado.

    Agora, passada a situação, gostaria de me informar melhor sobre o assunto porque, na verdade, a informação que tenho é resultante do que vou vendo fazer e do que vou ouvindo.
    Não tenho formação nesta área. Agi como para mim mas agora gostaria de saber o que ditam os regulamentos. Por um lado para ficar informado; por outro lado para poder argumentar com o engenheiro civil, que o empreiteiro disse que ia chamar.

    Exposta a situação, agradeço desde já a vossa colaboração :)
  2.  # 2

    pag 9 tem bonequinhos e tudo http://www.cimpor-portugal.pt/cache/binImagens/Regras_Basicas_Betao_versao_BL-818.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira, bodrelhos
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2015

     # 3

    Colocado por: bodrelhosO empreiteiro ficou fulo da vida

    Já arranjou aí um amigo... :D
  3.  # 4

    Colocado por: FD
    Já arranjou aí um amigo... :D

    Sim... foi uma situação chata.

    Mas acho que se ele cair em si, ainda vai pedir desculpas, porque foi muito inconveniente, mal-educado até.

    Mas pronto, a minha preocupação depois de sair de lá foi garantir que não tinha informado mal o meu amigo, não tendo assim, sido injusto com o empreiteiro.


    E a avaliar pela informação que o Sr. Sérgio colocou penso que não fugi em nada às recomendações vigentes.

    No documento falam até em formas de aquecer o betão, para manter a temperatura acima dos 4ºC.
    Desconhecia por completo. Por cá, estas máquinas usam-se na prática?
  4.  # 5

    E outra coisa:
    em Portugal, a ausência de cuidados com o frio do empreiteiro da situação relatada, será a excepção ou a regra?
  5.  # 6

    Imprima o pdf do link e deixe uma copia ao seu amigo ;) ele vai agradecer.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, bodrelhos
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2015

     # 7

    Colocado por: bodrelhosPor cá, estas máquinas usam-se na prática?

    Usam. Já vi fotos por aqui... se não me engano, colocadas pelo Joao Dias (que depois pediu para as remover).
    Nesse caso eram uma espécie de termoventiladores tamanho gigante.
  6.  # 8

    Colocado por: FDque depois pediu para as remover

    :/ pois, já me apercebi disso. O tópico dele ficou só com a pescada. O sumo foi-se à vida :/

    Colocado por: FD
    Nesse caso eram uma espécie de termoventiladores tamanho gigante.

      hmmm, vou pesquisar.
     
    0.0138 seg. NEW