Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    ouvi dizer que fazia varizes nas senhoras, eheh:)
  2.  # 142

    Colocado por: riscosouvi dizer que fazia varizes nas senhoras, eheh:)


    entao mas ha estudos ou ouviu dizer?

    é mito....
  3.  # 143

    Colocado por: valtores

    é mais caro de facto, agora os outros dois pontos desconheço. Que estudo é que diz isso?


    Os estudos financiados pelas empresas de AC e de radiadores :D

    Se não quer levantar o soalho coloque radiadores que fica muito bem servido. A Baxiroca tem radiadores com design lindíssimo. Se tiver dinheiro veja os radiadores da Foursteel. São caros, mas para mim são os mais lindos do mundo e ainda por cima é uma empresa Portuguesa (de Ovar se não estou em erro).
    • fasca
    • 20 fevereiro 2015 editado

     # 144

    Devo colocar radiador, digo-vos já que a escolha do tipo de aquecimento é o que me está a dar mais dores de cabeça.. para além de querer fazer um investimento sem me arrepender naquilo que vier a escolher, já sei k no Inverno vou deixar muitos € de lado.. A maria é muito friorenta e a casa n é pequena.

    Ventiloconvectores tem a desvantagem de fazer barulho e de levarmos com o calor na "cara", de cima para baixo, n é? :)

    Depois, a bomba de calor também leva vantagem. Penso que o a/c é caro (e n fazemos tensões de no Verão arrefecer a casa, pq teremos espaços frescos), a pellets parece-me posta de parte pela falta de tempo para tomar conta dela, para carregar e para limpar e a lenha não tenho acesso.
  4.  # 145

    Aconselho-o a informar-se melhor sobre os diferentes tipos de climatização. Leia uns tópicos por aqui e pesquise na Internet. Vejo que está muito desinformado sobre este assunto e já disse muita coisa que não corresponde à verdade. Leia.... Há por aqui muita informação.
  5.  # 146

    Colocado por: valtoresO desvão sanitário so vale a pena se for bem ventilado.
    Concordam com este comentário:treker666


    Este post já tem duas semanas e confesso que não tenho lido todas as 8 páginas do tópico.
    Vejo neste forum toda a gente jurar e afirmar a pés juntos que desvão sanitário ou não ajuda quase nada no que diz respeito a humidades ou que se o mesmo não for ventilado não presta.

    Ainda niguém me conseguiu explicar como é que a minha casa (moradia com 43 anos) tem um desvão sanitário não ventilado com 70 cm de altura (acima do solo), não tem sapatas impermeabilizadas e a casa situa-se numa zona brutalmente humidade e foi construida num terreno super-humido e no entanto em 43 anos, a casa só teve humidades uma unica vez e foi devido a ter passado 2 meses seguidos sem ser ventilada.

    O meu vizinho construiu casa na mesma altura que esta, ventila a casa várias horas por dia e no entanto tem as paredes de casa todas negras, especialmente junto ao pavimento. A diferença da casa dele para a minha é que a dele não tem desvão sanitário (está assente na terra).

    Portanto não me digam que o desvão não ajuda. O desvão pode não solucionar a 100% o problema, mas que ajuda, ajuda. E muito!
    Concordam com este comentário: fasca
  6.  # 147

    Colocado por: fascaPiso radiante tem alguns inconvenientes. Nomeadamente na saúde, por o calor subir (varizes, etc). mas n foi por isso que coloquei de parte.

    Piso radiante n daria para "controlar" por níveis. Ou seja, se tivesse piso radiante no piso 1 todo e dos 3 quartos só usasse 1, estaria a desperdiçar €nergia.

    Com radiadores posso seccionar

    nada de mais errado,

    controla individualmente em cada espaço como qualquer outro sistema de aquecimento ou arrefecimento, e quando esta desactivado não desperdiça nada pois não a produz,

    isto é independente de qualquer sistema ou fabricante,

    Colocado por: fascase avaria ainda tenho de levantar o soalho

    só existe uma maneira daquilo avariar, é alguem fazer um furo e atravessar o tubo, não tem mais nenhuma outra possibilidade de avaria, isto para um asistema concebido para piso radiante hidraulico,

    Colocado por: fascahá estudos k dizem k faz mal á saúde

    confirmo, mas são estudos feitos nos anos 60 e 70 com sistemas completamente desactualizados em relação á actualidade,

    por exemplo na altura era corrente colocar a saída da agua das caldeiras directa para o piso com temperaturas de 60ºC enquanto que na actualidade não existe nenhum fabricante que recomende mais de 40ºC, sendo que a maioria recomenda 25ºC para acabamento de ceramica ou pedra natural.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  7.  # 148

    Colocado por: fascaa bomba de calor também leva vantagem

    a bomba de calor leva vantagem se for com piso radiante,

    para colocar VC mais vale optar por ac que é mais barato e fica com o mesmo aspecto e defeitos,
    radiadores ligados numa bomba de calor não é uma solução muito consensual e acaba por sair muito mais caro que o ac.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  8.  # 149

    Colocado por: fascaSabem estimar o custo do piso radiante vs radiador?

    Com a fonte a ser a bomba de calor


    Custo de instalção:

    Mais caro: Piso radiante
    Preço intermédio: radiadores de baixa temperatura
    Mais barato: radiadores de alta temperatura


    Mensalidade (gastos com energia): o inverso do custo de instalação
    Se colocar radiadores de alta temperatura com caldeira a pellets o caso muda de figura (é o custo de instalção mais baixo e a mensalidade é a mesma que o piso radiante, mas tem a desvantagem de todos os dias ter de re-carregar a caldeira e limpar 1x por semana).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  9.  # 150

    Colocado por: jorgealves
    a bomba de calor leva vantagem se for com piso radiante,

    para colocar VC mais vale optar por ac que é mais barato e fica com o mesmo aspecto e defeitos,
    radiadores ligados numa bomba de calor não é uma solução muito consensual e acaba por sair muito mais caro que o ac.


    Concordo em absoluto. Apesar das inumeras combinações possiveis, na minha opinião as bombas de calor dão-se lindamente com o piso radiante e as caldeiras a pellets com os radiadores. Sobre sistemas a gás natural não me pronuncio, pois em minha casa não entra gás por questões de segurança.
  10.  # 151

    Colocado por: jorgealvessó existe uma maneira daquilo avariar, é alguem fazer um furo e atravessar o tubo, não tem mais nenhuma outra possibilidade de avaria, isto para um asistema concebido para piso radiante hidraulico,


    Jorge,
    Nao pode também acontecer algum tipo de entupimento da tubagem?
  11.  # 152

    Fasca grande casa!

    Até admira como uma casa destas, pelo menos só na planta, não aparece com uma piscina :P, só mesmo para ficar bonito na planta :P.


    Uma coisa, a imagem 3d da cozinha, não condiz com aquilo que está na planta, ou se condiz estou a ver mal...

    - A cozinha de um lado tem o balcão, e do outro, na planta, tem o pátio, não tem aquele móvel com os electrodomésticos, pois nesse lado da planta (lado dos electrodomésticos) tem então o pátio e a despensa. Houve alterações à planta?
  12.  # 153

    Colocado por: santosvieiraNao pode também acontecer algum tipo de entupimento da tubagem?

    para existir um entupimento tem que existir matéria e ela somente entra no sistema se alguém a lá colocar de propósito ou por desleixo,

    o normal deposito de resíduos pode ser removido sem grandes problemas com uma simples lavagem,

    intervi numa instalação com 10 anos e sem grandes cuidados que já tinha um nível de deposito bastante apreciável, bastou injectar no circuito um desincrustante, deixei um mês no circuito, depois bastou lavar e ficou como novo.
  13.  # 154

    Colocado por: fascaboa tarde. mais umas fotos dos 15 deias de trabalho..http://imgur.com/vmlN8kX,pnJ6ICS,Pjh7LU8,3zfPKQCna 1ª foto começa a ganhar forma

    Não vou colocar arrefecimento no verão. A questão é que de área útil para aquecimento vão ser uns 150m2 daqui a uns meses qd for para lá e uns 200m2 daqui a uns anos qd tiver filhos...
    - Piso radiante não vou colocar por 3 motivos: 1) é mais caro; 2) se avaria ainda tenho de levantar o soalho e 3) há estudos k dizem k faz mal á saúde.
    - Pellets os meus sogros e pais têm e aquilo ou está entupido ou avaria volta e meia. Sei que é o mais económico.
    Solução provável? Devo colocar ou radiador ou ventiloconvectores, alimentados por uma bomba de calor. Como eu e a Maria chegamos sempre tarde a casa, não iríamos ter tempo para tomar "conta" dos pellets...
    Teem ideia, em condições iguais, por mês quanto me ficaria mais caro utilizar uma bomba de calor em detrimento de pellets? Falo para aquecer 150m2 umas 8h por dia. Qual destas 2 acham a melhor? e já agora, se concordam com o que eu descrevi... baseado no que li e por experiências de amigos e familiares.


    Com a mesma potencia o prh não fica mais caro que os radiadores.
  14.  # 155

    Colocado por: pc ferreira

    Com a mesma potencia o prh não fica mais caro que os radiadores.


    O PRH com BC tem instalação muito mais cara que radiadores com caldeira a pellets e consumo ligeiramente (muito pouco) mais caro que os radiadores a pellets.
    Claro que o conforto é diferente.

    Tem alguns relatos de ambas as situações aqui no forum, de users que possuem estes sistemas, com clara vantagem para o piso radiante no que toca a conforto e clara vantagem para os radiadores a pellets no que toca a custos de instalação e consumo de energia.
  15.  # 156

    Colocado por: marcoaraujo

    O PRH com BC tem instalação muito mais cara que radiadores com caldeira a pellets e consumo ligeiramente (muito pouco) mais caro que os radiadores a pellets.
    Claro que o conforto é diferente.

    Tem alguns relatos de ambas as situações aqui no forum, de users que possuem estes sistemas, com clara vantagem para o piso radiante no que toca a conforto e clara vantagem para os radiadores a pellets no que toca a custos de instalação e consumo de energia.


    E quem lhe disse que o prh tinha que ser com bomba de calor?

    Pode ser com caldeira a paletts, a gaz, a lenha, paineis solares.

    E reafirmo - Com a mesma capacidade calorífica!
  16.  # 157

    Gostei do projeto! Os meus parabéns!
    Muita sorte para o que aí vem!
    Vou acompanhar.
    Concordam com este comentário: fasca
    • fasca
    • 21 fevereiro 2015

     # 158

    Colocado por: jorgealves
    a bomba de calor leva vantagem se for com piso radiante,

    para colocar VC mais vale optar por ac que é mais barato e fica com o mesmo aspecto e defeitos,
    radiadores ligados numa bomba de calor não é uma solução muito consensual e acaba por sair muito mais caro que o ac.
    Concordam com este comentário:sergio_pintas


    eh pah, agora estou baralhado de novo. Já tinha basicamente "decidido" que seria radiadores (por ser mais económico e por ser mais prático na minha opiniao) com uma bomba de calor.. Pq n encaixam um com o outro?
    a pellets não tenho "vida" nem eu nem a Maria para prestar a atençao devida em limpeza, carregamento, manutenção, etc.. e na casa de sogros e de pais volta e meia avaria, apesar de concordarem k é económica.
    Quanto ao AC no verão n conto usar ar frio, terei zonas da casa frescas e o k arrelia mais é mesmo o Inverno (se bem que gastei a % maior em isolamento e impermeabilizações, sendo a casa A+)..

    De referir que terei acesso a uma bomba de calor a preço basicamente de custo, visto a empresa familiar poder encomendar isso.
    • fasca
    • 21 fevereiro 2015

     # 159

    Colocado por: jorgealves
    a bomba de calor leva vantagem se for com piso radiante,

    para colocar VC mais vale optar por ac que é mais barato e fica com o mesmo aspecto e defeitos,
    radiadores ligados numa bomba de calor não é uma solução muito consensual e acaba por sair muito mais caro que o ac.
    Concordam com este comentário:sergio_pintas


    que é VC? pq dizes q n é consensual? n tem "força" para cumprir a missão? obrigado desde já pela resposta
    • fasca
    • 21 fevereiro 2015

     # 160

    Colocado por: lfvmagalhaesFasca grande casa!

    Até admira como uma casa destas, pelo menos só na planta, não aparece com uma piscina :P, só mesmo para ficar bonito na planta :P.


    Uma coisa, a imagem 3d da cozinha, não condiz com aquilo que está na planta, ou se condiz estou a ver mal...

    - A cozinha de um lado tem o balcão, e do outro, na planta, tem o pátio, não tem aquele móvel com os electrodomésticos, pois nesse lado da planta (lado dos electrodomésticos) tem então o pátio e a despensa. Houve alterações à planta?


    Com o nosso clima acho k só uma piscina coberta compensaria :) mas o Orçamento já foi muito apertado mesmo tendo terreno.. espaço tenho, mais tarde se a vida correr bem quem sabe n coloco uma piscina para o verão..
    a cozinha já n é essa. agora é em L.. a despensa foi alterada tbm, mas o pátio mantém (é moda ag e a maria gosta)..
    Concordam com este comentário: lfvmagalhaes
 
0.0944 seg. NEW