Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Já alguém pensou em fazer um recuperador de calor caseiro?

    Se sim, quais as vossas diretrizes para a conceção do mesmo?

    Tenho já ideias em mente - e dúvidas também - mas, para não vos condicionar, gostaria de ouvir primeiro as vossas opiniões.


    É minha pretensão fazer um recuperador de calor, sendo o combustível a lenha e a recuperação feita a ar.

    Se depois esta experiência correr bem, talvez pondere fazer também um a água.

    Obrigado desde já pela participação :)
  2.  # 2

    Para não perder muito tempo em invenções sugiro que copie um modelo de uma boa marca e que tenha um bom funcionamento.

    Um dos pontos essenciais é a admissão de ar à combustão, é nessa regulação que estão os segredos dos recuperadores. Outro ponto importante é a capacidade da ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  3.  # 3

    Certamente não será um trabalho fácil, mas incentivo-o vivamente, bodrelhos!
    Para começar, escolheria o material. Materiais resistentes à temperatura e que permitam soldadura. Isto exclui já ferro fundido cinzento e ferros brancos. Idealmente, seria de aço refractário nos locais mais expostos ao fogo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  4.  # 4

    Ora bem, isto começou da melhor maneira possível!

    Sábios conselhos aqui colocaram :)



    Colocado por: Rui A. B.Para não perder muito tempo em invenções sugiro que copie um modelo de uma boa marca e que tenha um bom funcionamento.

    O modelo que irá servir de inspiração está escolhido: Série VISTA da ADF. Do que melhor se faz a nível nacional e não só!
    A nível estético não terá nada a ver. Aliás, neste primeiro projeto apenas me irei preocupar com o nível funcional. A nível estético ficará, em princípio, com um aspeto rústico.



    Colocado por: Rui A. B.Um dos pontos essenciais é a admissão de ar à combustão

    Certo!
    Neste ponto pretendo fazer uma melhoria em relação ao vista - pretendo que seja um recuperador estanque. Não sei se entretanto a ADF já melhorou este aspeto. No modelo de 2013 o recuperador não era estanque.
    E a localização para a entrada de ar também ainda não está definida mas em principio será junto à parte superior do vidro.
    O local para a saída dos gases de combustão ainda não faço ideia. Tenho que definir primeiro como vou querer os deflectores.


    Colocado por: Rui A. B.Outro ponto importante é a capacidade da ventilação.

    Neste ponto ainda não tenho nada decidido.

    Colocado por: zeus_Materiais resistentes à temperatura e que permitam soldadura.

    Colocado por: zeus_Idealmente, seria de aço refratário nos locais mais expostos ao fogo.

    Consegue-me arranjar referências? Em que tipo de casas se venda aço refratário?
    Este é uma dúvida que tenho. Ainda que eu tenha como soldar não tenho como controlar a tempera resultante na zona das soldas...
    Provavelmente não vou deixar ferro algum exposto ao fogo mas antes tijolo refratário. O que não é um problema já que pretendo que a câmara de combustão em si mantenha a temperatura máxima possível de modo a otimizar o processo de combustão.
    Mas depois na zona de recuperação vou precisar de materiais com boa resistência ao calor e ótima capacidade de dissipação do calor.


    Venham daí ideias, perguntas, sugestões :)
  5.  # 5

    Colocado por: bodrelhosOra bem, isto começou da melhor maneira possível!

    Sábios conselhos aqui colocaram :)




    O modelo que irá servir de inspiração está escolhido:Série VISTA da ADF. Do que melhor se faz a nível nacional e não só!
    A nível estético não terá nada a ver. Aliás, neste primeiro projeto apenas me irei preocupar com o nível funcional. A nível estético ficará, em princípio, com um aspeto rústico.




    Certo!
    Neste ponto pretendo fazer uma melhoria em relação ao vista - pretendo que seja um recuperador estanque. Não sei se entretanto a ADF já melhorou este aspeto. No modelo de 2013 o recuperador não era estanque.
    E a localização para a entrada de ar também ainda não está definida mas em principio será junto à parte superior do vidro.
    O local para a saída dos gases de combustão ainda não faço ideia. Tenho que definir primeiro como vou querer os deflectores.



    Neste ponto ainda não tenho nada decidido.



    Consegue-me arranjar referências? Em que tipo de casas se venda aço refratário?
    Este é uma dúvida que tenho. Ainda que eu tenha como soldar não tenho como controlar a tempera resultante na zona das soldas...
    Provavelmente não vou deixar ferro algum exposto ao fogo mas antes tijolo refratário. O que não é um problema já que pretendo que a câmara de combustão em si mantenha a temperatura máxima possível de modo a otimizar o processo de combustão.
    Mas depois na zona de recuperação vou precisar de materiais com boa resistência ao calor e ótima capacidade de dissipação do calor.


    Venham daí ideias, perguntas, sugestões :)


    Isso é que é vontade!! Parabéns. Uma das coisas que eu não gosto muito é não ter gaveta de cinzas, sendo por isso necessário aspirador. Outra coisa que não me parece bem idealizada é a admissão de ar à combustão na parte superior. O meu, um Bodart & Gonay, tem a admissão do ar para a queima na parte inferior, por cima da gaveta das cinzas. A ventilação é feita através de uma espécie de câmara a toda a volta do recuperador, onde o ar é inspirado na parte inferior frontal, percorre a parte de baixo, trás e cima do recuperador e é expelido pela parte superior frontal, nessa fase o ar já sai a queimar...

    Só mais uma coisa, a admissão de ar no meu é feito de forma +\- automática, apesar de ter um regulador manual, que permite abrir ou fechar a tal admissão do ar à combustão, tem um sensor de temperatura que quando o recuperador atinge temperaturas demasiado elevadas ele vai fechando a porta, e abre quando ele perder temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  6.  # 6

    Colocado por: Rui A. B.tem um sensor de temperatura que quando o recuperador atinge temperaturas demasiado elevadas ele vai fechando a porta

    Hmm, tb já vi isso num Hergom. Mas a peça que abria/fechava era específica.

    Haverá uma peça genérica, para este efeito, para recuperadores a ar? (Tipo o regulador de tiragem para as caldeiras de água)
      regulador_de_tiragem-caleffi.jpg
  7.  # 7

    Colocado por: Rui A. B.Outra coisa que não me parece bem idealizada é a admissão de ar à combustão na parte superior.

    Terá isso desvantagens a nível funcional?

    A ADF vende esta alteração como uma mais valia e passo a citar o catálogo comercial:
    "•Sistema de limpeza de vidro extremamente eficaz"
  8.  # 8

    Colocado por: Rui A. B.O meu, um Bodart & Gonay, tem a admissão do ar para a queima na parte inferior, por cima da gaveta das cinzas.

    Nunca vi nenhum ao vivo mas só ouço falar bem dessa marca! Pelo que vou fazer por analisar um com atenção.
    Não tem/consegue fotografias que ilustrem os vários pormenores que enunciou?
  9.  # 9

    Colocado por: bodrelhos
    Nunca vi nenhum ao vivo mas só ouço falar bem dessa marca! Pelo que vou fazer por analisar um com atenção.
    Não tem/consegue fotografias que ilustrem os vários pormenores que enunciou?


    Claro que sim... Vou tratar disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  10.  # 10

    Sistema de tampa de admissão do ar para a zona de combustão.
      image4.jpg
  11.  # 11

    Este vidro não é limpo há vários meses...
      image5.jpg
  12.  # 12

    Outra...
      image6.jpg
  13.  # 13

    Sabe o modelo em específico? Para tentar encontrar esquemas detalhados.

    A saída de fumos é aquela tira a meia altura?
  14.  # 14

    Sim, é um 683 Infire se não estou em erro. Aquela chapa a meio faz parte de duas chapas em aço Inox de 2mm com algumas quinagens, que obrigam o fumo e alguma chama a fazer um "s" antes de sair pelo tubo de fumos... Tipo chicanes.
  15.  # 15

    Colocado por: Rui A. B.Sistema de tampa de admissão do ar para a zona de combustão.

    Bem fixe!
    Vejo ali uma regulador. Foi regulado na instalação ou regula também no dia a dia?
  16.  # 16

    Colocado por: bodrelhos
    Bem fixe!
    Vejo ali uma regulador. Foi regulado na instalação ou regula também no dia a dia?


    Posso regular no dia a dia, mas por exemplo este ano, como estou a utilizar lenha rachada há meses, preciso dele sempre no máximo. Quando a lenha está bem seca pode regular a entrada de ar para o nível 5/6 sem problemas que ele arde bem na mesma e ainda consome menos lenha, claro que não debita tanta potência como na abertura máxima...
  17.  # 17

    Aqui já reduziu a entrada de ar automaticamente para não sobreaquecer o recuperador. Compare com a outra foto deste mecanismo...
      image7.jpg
  18.  # 18

    O ar - elemento comburente - em excesso ou em falta vai comprometer a qualidade da combustão. Ainda não sei como se pode determinar o ponto óptimo. Por exemplo, nas caldeiras a gasóleo, há povo que olha para a cor do fumo para determinar a quantidade de ar admissível para combustão: penso que se estiver branco é ar a mais e se estiver preto é ar a menos. Mas na lenha nunca ouvi nenhuma "receita"
  19.  # 19

    Colocado por: bodrelhosO ar - elemento comburente - em excesso ou em falta vai comprometer a qualidade da combustão. Ainda não sei como se pode determinar o ponto óptimo. Por exemplo, nas caldeiras a gasóleo, há povo que olha para a cor do fumo para determinar a quantidade de ar admissível para combustão: penso que se estiver branco é ar a mais e se estiver preto é ar a menos. Mas na lenha nunca ouvi nenhuma "receita"


    Pois, isso também não sei. No meu é só meter lenha que ele abre e fecha a tampa como bem entende... Lolll
  20.  # 20

    bodrelhos, vou tentar-lhe dar referências dos materiais em causa (mais tarde, pois não possuo essa informação).

    No entanto, penso que contactar uma empresa de corte e quinagem de chapa lhe iria facilitar em muito o trabalho.Caso já tenha um plano com todas as superfícies, poderia cortar numa empresa desse tipo o material e depois seria quase montar um puzzle com solda.
    Não sei se fica longe para si, mas em Braga existe uma empresa desse tipo chamada Ferrocavado. Pode ser um ponto de partida mesmo para arranjar materiais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
 
0.0213 seg. NEW