Iniciar sessão ou registar-se
    • ClioII
    • 11 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Como já escrevi por aí, tenho intenções de comprar uma placa de indução, de 60 cm de largura (aprox.) para substituir uma placa a gás Teka existente.

    Consultei os sites e manuais de três fornecedores/fabricantes (IKEA, Ariston, Siemens) e as medidas do rasgo na bancada são sempre 49cm x 56cm.

    Fui ver as dimensões do rasgo na minha bancada (por debaixo da placa há um armário vulgar onde guardo os tachos, pelo que tive acesso para medir) e descobri que as medidas são aproximadamente 47cm x 58cm. Ou seja: numa das dimensões é curto demais e na outra dimensão é grande demais.

    - Na medida mais curta a solução passará, certamente, por alargar um pouco mais. Sabendo que o tampo é de granito preto polido, qual a melhor maneira de o cortar?

    - Na medida que está grande demais, que problemas poderão advir disso? Se colocar uma ripa de madeira para preencher o excesso, resolvo o problema?
      abertura_placa_fogao.png
  1.  # 2

    Confirmo noutros fabricantes: é sempre 49cm x 56 cm o rasgo.
  2.  # 3

    Tem aí um problema.
    Ou corta um troço de bancada (maior que a largura atual do buraco) e coloca nova pedra igual com a buraco pretendido. E isso seria difícil tendo em atenção que teria de encontrar uma pedra com a mesma tonalidade, mesma acabamento.
    Ou então compra uma placa de indução de 90cm.
    Por exemplo, a da Bosch precisa de um buraco de 527x916.
    Secalhar nesta versão teria de cortar uma parte dos móveis (a parte superior) para puder ventilar a placa na zona inferior. Normalmente no catalogo da marca indica o mínimo de espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 4

    Arranjar pedra igual, 14 anos depois, será impossível.

    Para serrar a pedra sem a tirar, como fazer? Rebarbadora?
  4.  # 5

    Colocado por: ClioIIArranjar pedra igual, 14 anos depois, será impossível.

    Para serrar a pedra sem a tirar, como fazer? Rebarbadora?


    Para tirar o excesso de pedra, pergunte no instalador da sua placa se fazem o serviço. Eu para a semana vou comprar placa, e infelizmente também vou precisar cortar a pedra. Liguei para a loja que vou fazer a compra e expliquei a situação. Eles disseram que faziam o corte. Se não me falha a memória cobravam 35€ pelo serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 6

    A minha da Beko em termos de medidas de encaixe é de 58.2x51.2cms

    Atenção às placas dr indução, estas são ventiladas e convém que a parte do móvel que fica em frente à sonda de ventilação da placa tenha uns furos ou rasgos para esta ventilar.
    Fiquei a saber disto quando fizeram a minha cozinha, perguntaram-me se ia ser placa de indução para fazerem os furos
  6.  # 7

    Colocado por: ClioIIe descobri que as medidas são aproximadamente 47cm x 58cm


    O que é isso aproximadamente?
    É que esse 'aproximadamente' é muito importante, no seu caso.

    Em relação aos 47cm...aumentar o buraco para 49 não há grande problema.

    Em relação aos 58... também não haverá grande problema se, de facto, forem 58 e não mais. Todas as placas têm, pelo menos, 60 cm o que significa que a placa ficará bem apoiada na face de cima e de baixo e apoiada em 1cm de cada lado nas laterais. Ora... 1cm de pedra é mais do que suficiente para segurar a placa que quiser.
    Concordam com este comentário: ClioII
  7.  # 8

    E como fazer como alargar o buraco na pedra?
    Pode-se fazer no local com uma rebarbadora? Com que disco?
    O tampo é granito preto e tem 3 cm de espessura.
  8.  # 9

    Existe discos para a rebarbadora específicos para cortar pedra.
    E poeirada é o que não vai faltar nessa cozinha. Muita mesmo.
    Se estiver à vontade com o uso de rebarbadora é um trabalho que se faz.
    Senão é melhor pagar a alguém.
    Especial atenção aos cantos, não sei se será melhor com um berbequim fazer primeiro um buraco.
    Em madeira pelo menos é assim.
  9.  # 10

    Colocado por: ClioIIE como fazer como alargar o buraco na pedra?


    Se não sabe... acho que é melhor pagar a alguém :)
  10.  # 11

    Colocado por: MikeMelga

    Se não sabe... acho que é melhor pagar a alguém :)


    Há muita coisa que eu não sei fazer... mas aprendo! Para isso e para outras coisas servem os fóruns. Neste caso específico estou tentado a dar-lhe razão. O chato é arranjar alguém para fazer "biscates".
  11.  # 12

    A minha era a gas da zanuzi, e tive de cortar um pouco junto a parte dos fundos da pedra pois a placa não coube,,
  12.  # 13

    Na teoria a coisa até não é complicada.
    A questão maior é aquela coisa chamada rebarbadora que trabalha acima de 10.000rpm.
    Mas por outro lado, também não há nada (à partida) onde prender o disco.
    E, usando a rebarbadora de 115 com as protecções todas (as da rebarbadora e as pessoais), a coisa faz-se.
    Pode não cortar logo tudo de primeira, mas por ir cortando aos bocados.
    Pode dar um primeiro golpe por cima da bancada a contornar o desenho, sem ser a toda a profundidade para em caso de a coisa correr mal, não estalar logo onde não deve.
    Pode proteger a restante bancada para minimizar o risco da rebarbadora escorregar para onde não deve, e fica logo com um risco tramado de disfarçar.
    E começa a fazer o trabalho pelo local onde se vê menos, para em caso de a coisa correr mal, pelo menos não ser onde se vê mais.
    E tire tudo da cozinha, o pó até pelas frestas das portas vai entrar.
    Mascara para a cara também não seria má ideia.

    Se encontrar alguém para fazer o trabalho, que lhe dê garantias que faz a coisa bem, talvez não pensasse duas vezes.
  13.  # 14

    Colocado por: ClioIIHá muita coisa que eu não sei fazer... mas aprendo! Para isso e para outras coisas servem os fóruns. Neste caso específico estou tentado a dar-lhe razão. O chato é arranjar alguém para fazer "biscates".


    Conforme disse, e bem, o paulovalente... o problema é a rebarbadora. Se está à vontade com isso... força!
    Se não está, não se meta agora a aprender :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mcc7
  14.  # 15

    Nunca mais vim a este tópico, e devia ter deixado aqui o feedback.

    A resolução acabou por ser um contornar da situação: comprei uma placa de indução cujas "entranhas" são menores que o standard 49cm x 56cm. Fiquei com a escolha reduzida a material Indesit. A única coisa que fazia a placa ajustar-se a estas dimensões eram duas pequenas lamelas de metal de cada lado. No lado em que a abertura era mais pequena do que devia, limei essas duas lamelas, e a placa assentou na perfeição.

    Tive bastante receio de cortar a pedra, porque o risco de a partir era considerável ainda que fosse alguém experiente (zona fina, pedra pouco apoiada e com um pedaço em vão, etc...) e iria encher-me a cozinha de pó (= várias "demãos" de limpeza).

    Assim, preferi este "workaround". Um dia que reformule a cozinha, ponho uma abertura de medida standard.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  15.  # 16

    Colocado por: ClioIINunca mais vim a este tópico, e devia ter deixado aqui o feedback.

    A resolução acabou por ser um contornar da situação: comprei uma placa de indução cujas "entranhas" são menores que o standard 49cm x 56cm. Fiquei com a escolha reduzida a material Indesit. A única coisa que fazia a placa ajustar-se a estas dimensões eram duas pequenas lamelas de metal de cada lado. No lado em que a abertura era mais pequena do que devia, limei essas duas lamelas, e a placa assentou na perfeição.

    Tive bastante receio de cortar a pedra, porque o risco de a partir era considerável ainda que fosse alguém experiente (zona fina, pedra pouco apoiada e com um pedaço em vão, etc...) e iria encher-me a cozinha de pó (= várias "demãos" de limpeza).

    Assim, preferi este "workaround". Um dia que reformule a cozinha, ponho uma abertura de medida standard.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod


    Boas Clioll, estou de momento na mesma situação. E a tender para a mesma solução, mas desta forma é perdida a garantia sobre o aparelho, certo?
  16.  # 17

    Caro joaopaulo, no meu caso as ditas lamelas que desbastei eram tão pequenas, insignificantes e longe da maquinaria que era preciso o reparador ser muito "camelo" para considerar que aquilo invalidava a garantia ..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopaulo
 
0.0192 seg. NEW